Visita do Editor do GeaE: Raul Franzolin Neto
Recepcionista da Instituição: visita não agendada
Local: Sede Maria Paula (Rua Maria Paula, 140 – Bela Vista – SP)
Dia: 07/07/2024
Histórico:
“No dia 12.07.1936 realizou-se a 6ª Reunião da nova sociedade, presidida pelo Sr.Militão Pacheco, realizada na sede da Congregação Espírita de São Paulo
Leitura final do novo Estatuto.
O Sr. Jaime Monteiro de Barros, sugere a mudança de nome de Congregação Espírita de São Paulo para Federação Espírita de São Paulo e o Sr. Joaquim de Oliveira, completa o nome para Federação Espírita do Estado de São Paulo.
Sendo agora uma Federação e não uma Congregação, não haverá mais congregados e sim federados.
Houve escolha de uma nova Diretoria para a nova Federação: Presidente o Sr. Patrício Pinto de Miranda; Vice Presidente o Sr. Augusto Militão Pacheco (então presidente da Associação Espírita São Pedro e São Paulo), 1º secretário, o Sr. Hernani Rangel Polyceno, 2º secretário, o Sr. Eugenio Carlos Monteiro, 1º tesoureiro, o Sr. Heráclito, 2º tesoureiro, o Sr. J. B. Nola; Procurador, o Sr. Pedro de Monte Ablas, Orador Oficial, o Sr. Pedro Lameira de Andrade.
Por esse motivo comemorávamos no dia 12 de julho a fundação da Federação Espírita do Estado de São Paulo. Mas a ideia trazida pelos Benfeitores Espirituais, que deu origem a FEESP, iniciou-se, na prática, em 17.05.1936, e visava unir os Centros Espíritas do Estado de São Paulo.
Hoje, esta Casa, auxilia durante o ano milhões de pessoas direta ou indiretamente, através de colaboradores dedicados que dão continuidade aos trabalhos sugeridos pelos Benfeitores Espirituais encarregados do socorro espiritual oferecido em nome de Jesus.”
Fonte: História da FEESP – FEESP
Atualmente a FEEP presta “Assistências Espirituais Presenciais” na sede Maria Paula; Subsede Casa Transitória “Assistência Espiritual Fraterna – sábado -9h30 as 15h30 – Rua Condessa Elizabeth de Robiano, 454 – Belenzinho – SP.