por Roberto Aniche
Resumo simplificado do livro “Mecanismos da Mediunidade” ditado pelo Espírito André Luiz e psicografado por Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira
Algumas explicações acerca deste trabalho.
Corria o ano de 2014 e eu era aluno do 1º ano do Mediúnico da Casa do Caminho de Vila Guilhermina quando tive contato, por iniciativa própria ao livro Mecanismos da Mediunidade, de André Luiz psicografado por Francisco Xavier e Waldo Vieira. Minha surpresa foi encontrar uma obra ininteligível, um verdadeiro desafio para o estudo.
Conversei com nossa querida professora da época, Dona Cleusa que já havia lido o livro e considerava-o extremamente difícil de ser compreendido. Em brincadeira sadia eu lhe disse que um dia haveria de “traduzir” o livro para nossa linguagem simples, para que mentes atrasadas como as nossas pudessem fazer bom proveito do estudo.
Ficaria tudo esquecido se não fosse numa noite, em sono profundo eu me vejo sentado num banco de praça, numa alameda florida aonde eu já estivera várias vezes. Tinha este livro numa das mãos, e na outra, uma prancheta e uma caneta. Auxiliava-me alguém bondoso e calmo, que eu não via mas sentia a presença carinhosa a me explicar cada parágrafo.
Novamente conversei com Dona Cleusa que me disse: “Você se comprometeu a escrever a “tradução” do livro. E está tendo ajuda, não perca a oportunidade.”
Aos leitores, não sou pretensioso, não sou nada. Gosto de estudar e utilizo o estudo para questionar, e no questionamento aprender. Não estudo apenas o kardecismo, mas tantas outras religiões, teologias e correntes filosóficas. Cada vez descubro que sei menos e que preciso me dedicar mais.
Sou médico formado em 1985. Antes fui tecnólogo em mecânica sempre com o sonho de ser médico. Adorava meu trabalho na fábrica. Um dia, mesmo sendo na época um ateu convicto, acordei e disse comigo mesmo: Não vou deixar passar esta vida sem ser médico. E comecei minha saga em busca de minha nova vida na Terra. Não poderia deixar de tentar fazer um resumo explicativo do livro, e com a ajuda dos queridos Mentores aqui está.
Àqueles que acharem um atrevimento meu ter feito este trabalho, peço que vibrem por mim. Os sãos não precisam de médico. E se julgarem que nesta concepção eu estaria ofendendo André Luiz ou Chico, ou Waldo, entendam que não foi minha intenção, e podem, como no Martelo das Bruxas, modernamente deletá-lo de seu computador.
Muito conversei (claro que num monólogo, aonde só eu falo) com Dr.André Luiz sobre o livro e minha intenção. Encontrei textos na internet escritos por evangélicos e teólogos criticando muito este livro com a mesma opinião do leitor incauto: o livro tem trechos ininteligíveis para os mortais comuns. Muitas teorias da física moderna não existiam quando o livro foi psicografado, muitas explicações não podem ser tomadas ao pé da letra.
Um bom livro de apoio para mim foi “A Física da Alma” de Amit Goswit. Tão difícil quanto o Mecanismos, eles se complementam e nos mostram nosso espírito dentro da física quântica. Kardec já dizia que o Espiritismo e a Ciência andam de mãos dadas.
Um fraterno abraço a todos,
Roberto Antonio Aniche
12 de outubro de 2017
São Paulo, SP