por Ary Brasil Marques.
Desde os meus tempos de criança, ouço falar que o mundo vai se acabar. Muita gente acredita nisso, e alguns marcam até a data em que esse fato acontecerá.
Religiosos e profetas levam milhares de pessoas à certeza do fim, e a história está cheia de episódios de fanáticos esperando em dia certo o final de tudo.
Todos se recordam de Jim Jones e de seus seguidores, mortos em suicídio coletivo no dia em que, para eles, o mundo iria se acabar. O mundo não se acabou, a não ser para eles próprios que certamente ficarão grande tempo em estado de torpor na espiritualidade, até que se convençam da imortalidade da alma.
No final dos séculos, algumas vezes, a população do planeta esperava o fim, e esse fim não veio.
A afirmação de que mil passará mas dois mil não chegará, levou muita gente ao desespero esperando com muito medo o ano de 2000.
O terceiro milênio chegou e o mundo não se acabou. Agora há profetas que estão marcando novas datas para o fim do mundo, e a série de acontecimentos trazidos em nossos dias por alterações climáticas, terremotos, tsunamis, enchentes e inundações, bem como a elevação da temperatura média da Terra, dão margem a todo o tipo de conclusão por parte do povo e principalmente por religiosos.
Há muito tempo, Lavoisier nos afirmou que na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.
O nosso mundo vai se acabar? Quando isso se dará?
Acredito que um dia isso vai acontecer, assim como o nosso Sol, provavelmente daqui a milhões de anos, perderá sua energia e se apagará.
Tudo o que nasce, um dia morre, ou melhor, se transforma. Só o espírito imortal não morre, pois foi criado por Deus destinado a alcançar, no futuro, a perfeição.
A Terra, ao longo de milhões de anos, teve muitas transformações. Desapareceram cidades e países, civilizações, continentes. Surgiram novas configurações físicas do planeta, de modo que os mapas atuais são totalmente diferentes dos mapas de antigamente. Mas a Terra não se acabou, e isso não vai acontecer, acredito, em futuro próximo.
Os habitantes do planeta hoje são outros, pois quem estava na Terra há cem anos atrás está hoje no plano espiritual, com exceção dos que para aqui voltaram por meio da reencarnação.
O mundo não se acabou. Vão acontecer muitas transformações no planeta, todas elas obedecendo a lei de evolução, e as catástrofes que acontecem hoje são fatos decorrentes dessa lei, e o único fim do mundo que pode acontecer é o fim da era de violência e do predomínio do mal, pois tudo o que ocorre hoje levará sem dúvida a Terra a um novo estágio. Vai acabar o mundo de expiação e de provas. E chegará um mundo novo, de alegrias, de felicidade, de paz.
Temos que nos preparar para merecermos permanecer na Terra por ocasião dessa grande transformação, do contrário, para quem não estiver preparado, será o fim.
Certamente Deus, em sua bondade infinita, vai dar a todos esses irmãos menos afortunados, a oportunidade do recomeço, em outro mundo.
Fim de mundo, acredito, é só na imaginação de quem não admite o infinito e o amor imenso de nosso Pai Celestial para com seus filhos.
SBC, 12/02/2010.
“A sociedade em geral, ou melhor, a reunião de seres, tanto encarnados como desencarnados, que compõe a população flutuante de um mundo, numa palavra, uma humanidade, não é mais que um aglomerado ainda na infância, que como todo ser dotado de vida, passa por todas as fases que se sucedem desde o nascimento até a mais avançada idade. E assim como o desenvolvimento do indivíduo é acompanhado de certas alterações físicas e intelectuais que se dão mais particularmente em certos períodos da vida, a humanidade também tem suas moléstias de crescimento, suas perturbações morais e intelectuais. É a uma dessas grandes épocas que encerram um período e dão início a outro, que vos é dado assistir. (…)” 8 de setembro de 1867. Ségur, sessão íntima. Médium Sr. D Obras Póstumas (Coleção das Obras Completas de Allan Kardec EDICEL)
Fonte: Boletim GEAE, Ano 18, n. 540, 28/02/2010.