Ano 16 Número 534 2008



30 de março de 2008
 

"Fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão, 
face a face,
em todas as épocas da humanidade"

Allan Kardec



 ° EDITORIAL

Reflexão

       


 ° ARTIGOS

Células-Tronco e Fundamentalismo Religioso

Caráter da Revelação Espírita

   

 ° HISTÓRIA & PESQUISA

Cronologia Espírita


          Referências Bibliográficas
   

 ° QUESTÕES & COMENTÁRIOS

Estudando o Livro dos Espíritos
   

 ° PAINEL

Encontro Estadual de Mediunidade e Atividade na Casa Espírita

Palestra: Métodos Contraceptivos à Luz da Doutrina Espírita   

Casas Espíritas de Matão homenageiam Cairbar Schutel
Site de Evangelização Infanto-Juvenil


 ° EDITORIAL

Reflexão

"A ação do homem só tem sentido se for compromissada com a realidade, uma vez que, diferente do animal, o ser humano é capaz de reflexão. O homem existe. Está inserido no mundo. Toma conhecimento deste mundo, sendo até capaz de modificá-lo.

Esta ação modificadora, entretanto, torna-se impossível, se ele estiver imerso e acomodado a este mundo e for incapaz de distanciar-se dele para admirá-lo e perceber o seu conjunto.

Daí, a necessidade que tem o homem, de contínua coexistência do "viver a realidade" com o "distanciar-se dela para refleti-la", a fim de que possa, realmente, assumir seu compromisso.

Isto é consciência crítica. E é, a partir desta visão crítica de realidade, que o homem se torna capaz de modificar o mundo em que vive. Ao contrário, a consciência ingênua leva a uma visão distorcida da realidade." - Resumo das idéias do educador Paulo Freire em um texto que nos foi repassado pelo Aureci F. Martins.


Amigos,

O trecho acima com as idéias de Paulo Freire, de um e-mail que recebemos do Aureci F. Martins, nos chamou a atenção por conta do momento em que passamos na vida nacional. Há algumas grandes questões sendo discutidas, questões que moldarão o futuro da nação, a médio e longo prazo. Independente da posição política de cada um, os espíritas como quaisquer outros cidadãos, tem o direito e o dever de participar destas discussões.

Vivemos em uma sociedade laica e isto é resultado de uma evolução muito positiva da civilização. Longe se vão os tempos em que as pessoas eram perseguidas porque suas idéias religiosas contradiziam a religião de estado. Os debates devem se fundamentar nos valores éticos e morais da sociedade, bem como nas explicações da Ciência e na busca dos porquês que está no domínio da Filosofia. O exercício da cidadania nas eleições e pelos mecanismos representativos fornece o caminho legítimo para que todas as posições sejam ouvidas e respeitadas. As instituições democráticas, solidamente estabelecidas em nossa Pátria, com sua divisão nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário garantem o pleno estado de direito.

O exercício da cidadania requer a consciência crítica defendida por Paulo Freire[1]. E o Espírita não pode se furtar a ter essa visão crítica da realidade, a Doutrina Filosófico-Científica que esposa tem consequências e aspectos religiosos, porém não abre espaço para o fundamentalismo. Por fundamentalismo entendemos aqui a observância rigorosa a práticas e crenças sem seu exame permanente à luz da razão. O discípulo consciente de Kardec não teme questionar a si mesmo e as suas crenças, validá-las pelo estudo, confrontá-las com o estágio atingido pela Ciência e mesmo analisá-las sobre o prisma de outras visões da vida. A Fé verdadeira não teme encarar a razão e nem mesmo questionar-se a si própria. Só teme o questionamento a Fé mal fundamentada, porquê ela tem medo de descobrir-se falsa diante dos fatos apresentados na argumentação.

Por isso, abrimos espaço para o texto do Prof. Antonio Baracat. Ele se refere a um debate apaixonado entre defensores das pesquisas com células-tronco e os que se opunham ao uso de embriões congelados. O debate mobilizou a sociedade e a mídia, chegando inclusive a levar a esfera mais alta do Poder Judiciário a se pronunciar.

Pessoalmente não temos uma opinião formada a respeito da questão. Respeitamos a decisão das autoridades constituídas e acreditamos que a troca de idéias nos ajudará a compreender melhor a questão das pesquisas com células-tronco, permitindo que participemos com consciência crítica dos debates que surgirem a partir delas.
 
Muita Paz,

Carlos Iglesia
Os Editores

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[1] Explicação de Paulo Freire do que é "consciência ingênua" e "consciência crítica" (Paulo Freire - Educação e mudança. 6ª ed, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983), citada no texto repassado por Aureci F Martins:

1. Características da consciência ingênua
  • Revela uma certa simplicidade, tendente a um simplismo na interpretação dos problemas, isto é, encara um desafio de maneira simplista ou com simplicidade. Não se aprofunda na causalidade do próprio fato. Suas conclusões são apressadas, superficiais.
  • Há também uma tendência a considerar que o passado foi melhor. Por exemplo: os pais que se queixam da conduta de seus filhos, comparando-a ao que faziam quando jovens.
  • Tende a aceitar formas gregárias ou massificadoras de comportamento. Esta tendência pode levar a uma consciência fanática.
  • Subestima o homem simples.
  • É impermeável à investigação. Satisfaz-se com as aparências. Toda concepção científica para ele é um jogo de palavras. Suas explicações são mágicas.
  • É frágil na discussão dos problemas. O ingênuo parte do princípio de que sabe tudo. Pretende ganhar a discussão com argumentações frágeis. É polêmico, não pretende esclarecer. Sua discussão é feita mais de emocionalidades de que de criticidades: não procura a verdade; trata de impô-la e procurar meios históricos para convencer com suas idéias. É curioso ver como os ouvintes se deixam levar pela manha, pelos gestos e pelo palavreado. Trata de brigar mais, para ganhar mais.
  • Tem forte conteúdo passional. Pode cair no fanatismo ou sectarismo.
  • Apresenta fortes compreensões mágicas.
  • Diz que a realidade é estática e não mutável.
2. Características da consciência crítica
  • Anseio de profundidade na análise de problemas. Não se satisfaz com as aparências. Pode-se reconhecer desprovida de meios para a análise do problema.
  • Reconhece que a realidade é mutável.
  • Substitui situações ou explicações mágicas por princípios autênticos de causalidade.
  • Procura verificar ou testar as descobertas. Está sempre disposta às revisões.
  • Ao se deparar com um fato, faz o possível para livrar-se de preconceitos. Não somente na captação, mas também na análise e na resposta.
  • Repele posições quietistas. É intensamente inquieta. Torna-se mais crítica quanto mais reconhece em sua quietude a inquietude, e vice-versa. Sabe que é na medida em que é e não pelo que parece. O essencial para parecer algo é ser algo; é a base da autenticidade.
  • Repele toda transferência de responsabilidade e de autoridade e aceita a delegação das mesmas.
  • É indagadora, investiga, força, choca.
  • Ama o diálogo, nutre-se dele.
  • Face ao novo, não repele o velho por ser velho, nem aceita o novo por ser novo.
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 ° ARTIGOS

Células-Tronco e Fundamentalismo Religioso

Antonio Baracat [1]

Tomado pelo bom senso, com o voto do Relator e da sua Presidente, o Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou a aprovação das pesquisas com células-tronco embrionárias, conforme previsto na Lei de Biossegurança. Como se espera, o STF está julgando improcedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a autorização legal para as pesquisas. A partir do final do julgamento, os cientistas poderão usar em seus experimentos os embriões congelados a mais de três anos, precisando apenas da autorização do casal doador. Issoum destino útil aos embriões congelados, que de outra forma seriam simplesmente descartados. Evitando-se esta irracionalidade, com algum esforço, os pesquisadores brasileiros poderão “tirar o atraso” e acompanhar o andamento das investigações mundiais na área. Com o tempo, os estudos contribuirão para a descoberta de meios terapêuticos para o tratamento de doenças tidas como incuráveis, como o Mal de Parkinson, a Distrofia Muscular, a Paraplegia e a Doença de Alzheimer, dentre outras.

Mas a decisão do STF, embora apoiada pelos que são solidários aos que sofrem com doenças ainda incuráveis, não alcançou unanimidade. Enfrentou fanática oposição capitaneada por líderes cristãos, argumentando que quando um espermatozóide adentra um óvulo em laboratório início da vida e por isso o embrião formado não pode ser usado em pesquisas e terapias. O que não explicam é como o embrião de proveta vai fazer para se desenvolver e tornar-se um ser humano sem contar com o acolhimento de um útero...

Em O Evangelho segundo o Espiritismo (Cap. I, Item 8), Allan Kardec escreveu que “a Ciência e a Religião são as duas alavancas da inteligência humana: uma revela as leis do mundo material e a outra as do mundo moral”. Teve razão o Codificador do Espiritismo em anotar esta afirmação, pois do conflito entre Ciência e Religião surgiu, em todas as épocas e lugares, a incredulidade e a intolerância. Se bem que a humanidade neste confronto, entre idas e vindas, tem preferido ficar com a Ciência... O Espiritismo veio ao mundo para mediar este conflito e induzir o diálogo produtivo entre Ciência e Religião, tanto é que, sendo uma Religião, tem como postulado que o progresso da Ciência pode modificar suas diretrizes e, assim, não tem dificuldades em admitir novidades como neste caso. É que o Espiritismo compreende que a melhoria progressiva da qualidade de vida que a Ciência vem proporcionando aos homens não é senão uma cabal manifestação da misericórdia divina. A Ciência avança e proporciona maiores recursos a todos nós que estamos na Terra para expiar nossas faltas e experimentar novos aprendizados, “mas, todos, sem exceção, devemos esforçar-nos por abrandar a expiação dos nossos semelhantes, de acordo com a lei de amor e caridade”. (O Evangelho segundo o Espiritismo, Cap. V, Item 27)

Como espírita convicto, asseguro que nãoqualquer comunicação mediúnica idônea contendo veto à pesquisa com embriões congelados e nenhuma prova de que a estes existem espíritos reencarnantes associados. Não há possibilidade de advento de uma criatura humana a partir de um embrião que não seja devidamente acolhido pelo complexo materno... Logo, não tem sentido fazer agitação em busca de notoriedade e dizendo que se “defende” a vida, quando a equaçãoespermatozóide + óvulo + úteronão se formou. Por outro lado, mutatis mutandis, a doação de órgãos de pacientes com morte encefálica é acolhida pelo Espiritismo sem restrições, que nãomais possibilidade de preservação da vida intelectual e moral do que alcançou este estágio. São duas formas de doação de órgãos para o tratamento de doentes graves: as células-tronco embrionárias, obtidas por meios artificiais antes da formação de um ser humano, e os demais órgãos, quando da constatação da morte encefálica. Apenas isto!

Seja como for, convém que o STF afaste dúvidas e aprove as pesquisas. Assim se dará um recado claro aos que fazem do profissionalismo religioso meio de alcançar o conforto da vida política. Ficará claro que o Brasil não se rende ao obscurantismo clerical que tentam reeditar. A Ciência continuará avançando em termos éticos para que brevemente os necessitados se beneficiem de suas descobertas, principalmente os mais pobres, que, caso as pesquisas não fossem feitas no Brasil, seriam excluídos de seus benefícios, pois, diferentemente dos ricos, não têm como pagar tratamentos no exterior e dependem da rede pública de saúde para a satisfação de suas demandas.

______________________

[1] Antonio Baracat é Professor de Filosofia e História formado pela UFMG, Especialista em Bioética formado pela UFLA e Mestre em Filosofia em formação pela UFMG. Membro da Fraternidade Espírita “Casa do Caminho” de Belo Horizonte.


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Caráter da Revelação Espírita

Christiano Torchi

Este é um dos mais importantes temas para a compreensão correta da Doutrina Espírita, porque abrange a estrutura teórica da "Ciência da Alma" ou da "Ciência do Infinito", que é o Espiritismo. Como este espaço não nos permite tratar do assunto com profundidade, esboçaremos algumas noções básicas que estimulem o leitor à pesquisa.

A Revelação Espírita tem por característica essencial a verdade e possui natureza dúplice: é divina, por um lado, porque a sua iniciativa é dos Espíritos superiores; é científica, por outro, porque a sua elaboração compete aos homens.

A Doutrina Espírita “não foi ditada completa, nem imposta à crença cega; porque é deduzida, pelo trabalho do homem, da observação dos fatos que os Espíritos põem sob os olhos e das instruções que lhe dão, instruções que ele estuda, comenta, compara, a fim de tirar ele próprio as ilações e aplicações”.[i]

O Espiritismo não é da alçada da Ciência[ii], porque esta refere-se às ciências ordinárias (Física, Química, Biologia, etc), que estudam os fenômenos puramente materiais e tratam das propriedades da matéria, que se pode examinar e manipular livremente.

O Espiritismo, que tem base científica própria, “é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal”,[iii] cujos fenômenos repousam na ação de inteligências dotadas de vontade própria e livre-arbítrio, as quais, geralmente, não estão dispostas a se submeterem ao papel de cobaias nem permanecem ao sabor das exigências e dos caprichos dos investigadores humanos. Apesar de serem independentes, a Ciência e o Espiritismo se completam reciprocamente.

Embora tenha surgido em meados do século XIX, após o que houve um espantoso surto de progresso científico, a Doutrina Espírita não está desatualizada. A razão disso é que os seus princípios encontram-se muito próximos do nível fenomênico,[iv] havendo atravessado incólume as radicais mudanças de paradigma[v] ocorridas nas primeiras décadas do século XX.

Ademais, a revelação é gradual e apropriada ao estágio evolutivo da humanidade. De Moisés ao Espiritismo, passando por Jesus, temos cerca de 4.000 (quatro mil) anos de saga evolutiva, e ainda não superamos totalmente os instintos animais que nos prendem à retaguarda, dos quais, muitas vezes, abusamos, por falta da necessária renovação moral, que exige profundas mudanças por meio da educação, “que é o conjunto dos hábitos adquiridos[vi].

Não raro, vemos muitos dos modernos modelos de Física e de outras ciências sofrerem radicais revisões, todavia, “a obra de Kardec constitui um genuíno paradigma científico e esse paradigma representa, até hoje, a única diretriz segura ao longo da qual se podem desenvolver pesquisas científicas acerca dos fenômenos espíritas e do aspecto espiritual do ser humano em geral”.[vii]

A Metapsíquica e a Parapsicologia malograram no seu propósito de interpretar os fenômenos psíquicos, porque tentaram realizá-lo fora do paradigma espírita, utilizando metodologia inadequada, pertinente às ciências ordinárias, mais centradas em aparelhos e em cálculos numéricos e estatísticas, quase sempre sujeitos a equívocos.

Sem prejuízo da utilização combinada, pela Ciência Espírita, dos métodos indutivo e dedutivo, preconizados pelas ciências positivas, a estabilidade dos fundamentos espíritas está garantida, também, pelo ensino coletivo concordante dos Espíritos, característica que confere grande autoridade e força moral à Revelação Espírita, imprimindo-lhe marcantemente o caráter divino.

Como adverte Ademir L. Xavier Jr., inspirado em André Luiz, “experimentações científicas detalhadas no campo espírita só podem ser feitas com a expressa colaboração do Plano Espiritual superior que, para isso, exige uma definitiva demonstração desses valores divinos em nós.[viii]  Não dá para fazer Ciência Espírita sem os Espíritos Superiores.

Ressalvem-se os legítimos esforços dos pesquisadores espíritas sinceros, que, atentos ao avanço das ciências, procuram decifrar determinadas indagações que ainda se apresentam como desafiadores enigmas para os estudiosos em geral, contudo, “Pelo fato de o Espiritismo assimilar todas as idéias progressistas, não se segue que se faça campeão cego de todas as concepções novas, por mais sedutoras que sejam à primeira vista, com o risco de receber, mais tarde, um desmentido da experiência e de se expor ao ridículo de haver patrocinado uma obra inviável.[ix]

Por isso, devemos nos espelhar em Kardec, que sempre se pautou com muita prudência, evitando adotar teses científicas prematuras.

O Espiritismo, não tenhamos dúvida, é chamado a desempenhar imenso papel na Terra, por meio de seus adeptos conscientes: “Na gênese dos males que afligem o homem e a Humanidade, permanece a ignorância” e “há muita angústia aguardando a contribuição espírita, e muita loucura necessitada de socorro espírita.[x]

As revelações sempre obedecem a um fim útil, nunca para satisfazer a vã curiosidade. Sendo assim, é muito importante ter em mente o Conselho de Kardec: não devemos pedir ao Espiritismo o que ele não nos pode dar.[xi]

Serve-nos de grande alerta o caso do “Processo dos Espíritas”,[xii] ocorrido logo após a desencarnação de Kardec, que, em virtude da invigilância de um médium, levou um inocente à prisão, no rumoroso caso das “fotografias espíritas”.

Eis um meio preventivo excelente para nos livrar das armadilhas da caminhada, para não sermos vítimas da mistificação, para não sermos ludibriados por nós mesmos nem pelos falsos profetas encarnados e da erraticidade:

[O fim do Espiritismo] é o melhoramento moral da Humanidade; se vos não afastardes desse objetivo, jamais sereis enganados, porquanto não há duas maneiras de se compreender a verdadeira moral, a que todo homem de bom-senso pode admitir. Os Espíritos vos vêm instruir e guiar no caminho do bem e não no das honras e das riquezas, nem vêm para atender às vossas paixões mesquinhas.[xiii]  (Realcei).

Jesus é o nosso paradigma maior. Confiemos nele e sigamos o seu exemplo, fazendo a nossa parte, e tudo o mais virá por acréscimo. Enfim, atendamos aos sagrados deveres que ele nos designou para cada hora, perseverando até o fim, quando então poderemos, jubilosos e de consciência tranqüila, colher os frutos de nosso trabalho, em consonância com as leis da Criação Divina.
 



Referências:
 
[i] KARDEC, Allan. A Gênese. 34ª ed., Rio de Janeiro: FEB, 1991. “Caráter da Revelação Espírita”. Cap. I, item 13, p. 19-20.
 
[ii] _____. O Livro dos Espíritos. 72ª ed. Rio de Janeiro: FEB, 1992.Introdução”, item VII, p. 29.
 
[iii] _____. O que é o Espiritismo. 37ª ed. Rio de Janeiro: FEB, 1995. “Preâmbulo”, p. 50.
 
[iv] As teorias fenomenológicas são erigidas a partir da observação empírica direta dos fatos, gozando, por isso, de alta estabilidade, o que já não ocorre com as teorias não-fenomenológicas (construtivas), que compõem, por exemplo, a maioria das teorias da física e da química, cujo alto grau de abstração reduz a segurança na formulação dos seus princípios.
 
[v] Sobre o paradigma e outros temas ligados ao Espiritismo e à Filosofia da Ciência, indicamos para consulta os seguintes artigos, de autoria do prof. Sílvio Seno Chibeni, todos publicados na Revista Reformador (FEB): O paradigma espírita, junho de 1994, p. 176-80; A Excelência Metodológica do Espiritismo, novembro de 1988, p. 328-33, e dezembro de 1988, p. 373-78; O Aspecto Tríplice do Espiritismo, agosto de 2003, p. 37-40, setembro de 2003, p. 38-40 e outubro de 2003, p. 39-40; e Revisão da Terminologia Espírita? agosto de 1999, p. 30-32; bem como: Ciência Espírita, do mesmo autor, pub. na Revista Internacional do Espiritismo, março de 1991, p. 45-52; Polissemias no Espiritismo, de Aécio Pereira Chagas, pub. na Revista Internacional do Espiritismo, setembro de 1996, p. 247-9; e Ciência e Espiritismo: um alerta de Allan Kardec e André Luiz, de Alexandre Fontes da Fonseca, pub. na Revista Internacional do Espiritismo, outubro de 2003, p. 476.
 
[vi] KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. 72ª ed. Rio de Janeiro: FEB, 1992. “Da Lei do Trabalho”. Parte 3ª, cap. III, Questão 685-A. Nota do Codificador.
 
[vii] CHIBENI, Sílvio Seno. “O Paradigma Espírita”. Revista Reformador, junho de 1994, p. 176-80 (FEB).
 
[viii]  XAVIER JR, Ademir L. “Algumas considerações oportunas sobre a relação Espiritismo-Ciência”, Reformador, agosto de 1995, p. 26 (FEB).
 
[ix] KARDEC, Allan. Revista Espírita. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. 1ª ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005, julho de 1868. “A geração espontânea e a Gênese”, p. 286.
 
[x] FRANCO, Divaldo P. Reflexões Espíritas. 1ª ed. Pelo Espírito Vianna de Carvalho. Salvador: LEAL, 1991. “Hora da Divulgação Espírita”. Cap. 28, p. 127-8.
 
[xi] KARDEC, Allan. O Livro dos Médiuns. 61ª ed. Rio de Janeiro: FEB, 1995. Cap. XXVII. “Das Contradições e das Mistificações”, item 303, 1ª resposta, p. 405.
 
[xii] Sobre o “Processo dos Espíritas”, consulte a obra com o mesmo título, de Madame P.-G. Leymarie. Resumo, em Português, de Hermínio C. Miranda (FEB).
 
xiii] KARDEC, Allan. O Livro dos Médiuns. 61ª ed. Rio de Janeiro: FEB, 1995. Cap. XXVII. “Das Contradições e das Mistificações”, item 303, 1ª resposta, p. 405.
 
 
Índice
 ° HISTÓRIA & PESQUISA

(Seção em parceria com a "Liga de Historiadores e Pesquisadores Espíritas")

Cronologia Espírita

Carlos Iglesia

(Compilação de datas significativas  para o Movimento Espírita iniciada no Boletim 505)


Lista de Eventos

1871

Registros da época listam periódicos espiritualistas e espíritas em vários países:
  • Banner of Light. Weekly, Boston, Mass.
  • American Spiritualist. Fortnightly. Cleveland, O.
  • Present Age. Weekly. Chicago, Ill.
  • Religio-Philosophical Journal. Weekly. Chicago, Ill.
  • The New Life. Weekly. Baltimore, Md.
  • The Spiritual Helper. Monthly. Lake Mills, Wis.
  • The Tafelrunde (Round Table), (German). Fortnightly. Edited by P. J. Shückling, M. D., Washington, D. C.
  • Human Nature. Monthly. J. Burns, 15 Southampton Row, London.
  • The Spiritual Magazine. Monthly. Wilkinson and Shorter, Editors. J. Burns, 15 Southampton Row, Publisher.
  • The Medium and Daybreak. Weekly. J. Burns, Editor and Proprietor, 15 Southampton Row.
  • The Spiritualist. Semi-Monthly. W. H. Harrison, Editor. E. W. Allen, Publisher, Ave-Maria Lane, St. Paul’s Churchyard, E. C., London.
  • Revue Spirite. Published by the Allan-Kardec Society. Paris, Rue de Lille.
  • Revue Spiritualiste. M. Pierart, Joinville le Pont, 2, Paris.
  • Le Magnetiseur Universel. Once or more monthly. Paris, 15 Rue J. J. Rousseau.
  • Spiritisme à Lyon. Fortnightly. Lyons, Cours Lafayette.
  • La Vérité. Lyons, 48 Rue de la Charité.
  • Le Magnetiseur. Monthly. Geneva, 9 Rue de Mont blanc.
  • L’Union Spirite. Bordeaux, 57 Cowes de Acquitaine.
  • Licht des Jenseits. Monthly. Vienna, 7 Singerstrasse.
  • Psyche. P. H. Hoffner. Grossen, Hayne, Saxony.
  • Le Salut. Semi-Monthly. Bologna, 1748 via Venezia.
  • Anuali dello Spiritism. Monthly. Turin, 2 via S. Dominico.
  • L’Epoca Nicova. Turin, via Nuova.
  • La Voce de Dio. Monthly. Signor G. Modica, Scordi, Sicily.
  • El Criterio Espiritista. Madrid, Calle del Vico Santa Maria, 25.
  • El Spiritism. Semi-Monthly. Seville, Calle de Jenova, 54.
  • Revista Espiritista. Barcelona, Calle de Basca, 30.
  • The Aurora. Florence, Italy. Monthly. Edited and published by Sig. Parisi.
  • The Glowworm. Monthly. Edited and published by N. S. Naylor, Melbourne, Australia.
EPHEMERA, 2008

Sabadell, Espanha
  

Miguel Vives y Vives (1842-1906) tem o primeiro contato com o Espiritismo. Ele registra o episódio no seu livro "GUÍA PRÁCTICA DEL ESPIRITISTA" como seu irmão lhe falou do Espiritismo e da impressão que lhe causou a leitura das obras de Kardec.

VIVES, 2004

New York, Estados Unidos

Publicado o livro "The debatable land between this world and the next : with illustrative narrations" de Robert Dale Owen.

BERNARDO, 2006

Londres, Inglaterra

Publicado o relatório da comissão da Sociedade Dialética de Londres que investigou o Espiritualismo durante os anos de 1869 e 1870. A comissão, formada por 34 pessoas, chegou a conclusão de que as experiências que eles realizaram não demonstraram qualquer evidência de fraude cometida pelos médiuns e que o assunto merecia ser tratado com seriedade e investigado de forma mais cuidadosa do que tinha sido até então. A Sociedade recebeu muito mal essa conclusão e recusou-se a publicar o relatório. Ao final a publicação foi custeada pelos próprios membros da comissao.

DOYLE, 2003

28 de janeiro de 1871
Versailhes, França

É assinado o armistício que põem fim a guerra Franco-Prussiana. A derrota nesta guerra foi um golpe duro para a França e a animosidade que gerou entre franceses e alemães foi uma das causas da Primeira Guerra Mundial (1914-1919).

CERNUDA, 2002
DUBY, 2003
MIQUEL, 1983
MORAL, 2002
WIKIPEDIA, 2008

18 de março de 1871
Paris, França

Com a rendição de Napoleão III foi criada na França uma republica de tendência conservadora. O conselho municipal de Paris recusou-se a aceitar os termos da rendição e a forma como a nova republica foi constituida, estabelecendo em 18 de março de 1871 um governo independente. As tensões do final da guerra acabaram levando a exaltação dos animos e ao radicalismo de ambos os lados. A "Comuna de Paris" reviveu episódios do extremismo jacobino da revolução de 1789, com execuções publicas e assasinatos cometidos pela turba descontrolada. Foi um período de grande miséria e sofrimento para os Parisienses.

CERNUDA, 2002
DUBY, 2003
MORAL, 2002
WIKIPEDIA, 2008

18 de abril de 1871
Versailhes, França

Guilherme I é coroado imperador do Império Alemão. A hábil política de Bismarck possibilitou que a vitória na Guerra Franco-Prussiana alavancasse a união dos vários estados Germânicos em um só império capitaneado pela Prussia. A coroação ocorreu ainda em território francês, no Palácio de Versailhes.

CERNUDA, 2002
DUBY, 2003
MORAL, 2002
WIKIPEDIA, 2008

28 de maio de 1871

Paris, França

Sem uma organização militar efetiva a Comuna foi facilmente derrotada pelas tropas do governo na "Semana Sangrenta" (21 a 28 de maio de 1871). A punição aos partidários da Comuna foi extremamente rigorosa.

CERNUDA, 2002
DUBY, 2003
MORAL, 2002
WIKIPEDIA, 2008

Junho de 1871
Paris, França

A. Desliens, administrador da Sociedade Anônima do Espiritismo, entidade responsável pela continuidade da Revue Spirite, se afasta devido a grave enfermidade e em seu lugar assume Pierre-Gaëtan Leymarie.

CHIBENI, 2003
LEYMARIE, 1975
MALGRAS, 2002
WANTUIL, 1979

28 de setembro de 1871
Rio de Janeiro, Brasil

Lei do Ventre Livre, que tornava livres todos os filhos de escravos nascidos a partir desta data. Segundo a lei deveriam permanecer até os oito anos em poder do proprietário da mãe, na companhia dela, e a partir daí deveriam ser libertados mediante uma indenização paga pelo governo. Caso o proprietário optasse, podia utilizar o trabalho dos "libertos" até que eles completassem 21 anos, como retribuição pelas despesas com sua criação.

Nos anos seguintes esta lei suscitou muitos abusos por parte dos fazendeiros, desinteressados em criar os filhos de seus escravos sem o retorno financeiro que desejavam. Por essa época, Anália Franco (1853-1919) já seguia o caminho que a levaria a ser um dos grandes nomes da Educação e do Espiritismo brasileiros. Ela escreveu cartas para as mulheres fazendeiras apelando em favor das criancinhas abandonadas e buscou meios de ampará-las.

CARNEIRO, 2000
MONTEIRO, 1992
MONTEIRO, 2003

17 de outubro de 1871

Reino Unido

Um texto curioso do periódico Daily News de outubro de 1871 registra a forma como o biólogo Thomas Henry Huxley reagiu ao convite para participar da comissão da Sociedade Dialética de Londres que investigou o Espiritualismo.  A resposta de Huxley é mencionada por Arthur Conan Doyle em sua obra sobre a História do Espiritualismo. Huxley foi defensor de Charles Darwin e um dos grandes cientistas de sua época. Foi ele quem cunhou o termo "agnosticismo" para descrever sua posição com relação a crença religiosa. O agnosticismo é a "posição metodológica que só admite os conhecimentos adquiridos pela razão e evita qualquer conclusão não demonstrada" (Dicionário Aurélio). O texto segue transcrito abaixo:

"I regret that I am unable to accept the invitation of the Committee of the Dialectical Society to co-operate with a committee for the investigation of "Spirtualism"; and for two reasons. In the first place, I have not time for such an inquiry, which would involve much trouble and (unless it were unlike all inquiries of that kind I have known) much annoyance. In the second place, I take no interest in the subject. The only case of "Spiritualism" I have had the opportunity of examining into for myself, was as gross an imposture as ever came under my notice. But supposing the phenomena to be genuine–they do not interest me. If anybody would endow me with the faculty of listening to the chatter of old women and curates in the nearest cathedral town, I should decline the privilege, having better things to do. And if the folk in the spiritual world do not talk more wisely and sensibly than their friends report them to do, I put them in the same category. The only good that I can see in the demonstration of the truth of "Spiritualism" is to furnish an additional argument against suicide. Better live a crossing-sweeper than die and be made to talk twaddle by a "medium" hired at a guinea a séance"

Tradução livre do texto: Eu lamento não ser possivel aceitar o convite do Conselho da Sociedade Dialética para cooperar com uma comissão de investigação do Espiritualismo, por duas razões: Em primeiro lugar, eu não tenho tempo para tal pesquisa, a qual envolveria muitos problemas e (a menos que ela fosse diferente do tipo de pesquisas que eu conheço) aborrecimentos. Em segundo lugar, eu não tenho interesse no tema. O único caso de "Espiritualismo" que eu tive a oportunidade de examinar por mim mesmo, foi a mais grosseira impostura que me chegou ao conhecimento. Mas supondo que o fenômeno seja verdadeiro, ele não me interessa. Se alguém me habilitasse com a faculdade de ouvir as ladainhas das senhoras idosas e dos coroinhas da catedral mais próxima, eu declinaria desse privilégio por ter coisas mais importantes a fazer. Se os habitantes do mundo espiritual não falam mais sábia e sensivelmente do que seus amigos tem me reportado, eu os coloco na mesma categoria. A única coisa boa que eu vejo na demonstração da verdade do "Espiritualismo" é fornecer um argumento adicional contra o suicídio. É melhor viver como um mendigo do que morrer e ser obrigado a falar asneiras através de um "médium" contratado por alguns trocados para uma sessão espiritualista.

DOYLE, 2003
HUXLEY, 1871 
WIKIPEDIA, 2008 [2]

Referências Bibliográficas

BERNARDO. Carlos A. I. Robert Dale Owen. In Boletim GEAE 521. Disponível em www.geae.inf.br/pt/boletins/geae521.html. Edição de 30 de agosto de 2006.

CARNEIRO. Altamirando. Abolição - Esperança de Ontem, Promessa de Hoje. 1.a ed. São Paulo: Panorama, 2000.

CERNUDA, L. P., Napoleão III. In: Revista Historia y Vida. Barcelona: agosto 2002.

CHIBENI, Silvio Seno. Quadro dos Principais Fatos Referentes a Allan Kardec e às Origens do Espiritismo. In: GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS ESPÍRITAS - Boletim 465. Publicado em 4 de novembro de 2003. Disponível em: www.geae.inf.br/pt/boletins/geae465.html. Último acesso em 17 de setembro de 2007.

DOYLE, Arthur Conan. The History of Spiritualism - Vol I. Australia: Projeto Guttemberg, 2003. Disponível em: http://gutenberg.net.au/ebooks03/0301051.txt. Último acesso em 31 de março de 2008.
 
DUBY. G. Histoire de La France. 3. ed. Paris: Larousse, 2003

EPHEMERA. The Year-Book of Spiritualism for 1871. In: Ephemera - Spirithsitory.com. Disponível em www.spirithistory.com/71yrbook.html. Último acesso em 29 de março de 2008.

HUXLEY. Thomas Henry. In THE HUXLEY FILE. Disponível em aleph0.clarku.edu/huxley/UnColl/PMG/PMGetal/ReSpir.html. Último acesso em 29 de março de 2008.

LEYMARIE, Madame P. G. Processo dos Espíritas. 1.a edição em português. Tradução de Herminio C. Miranda. Rio de Janeiro: FEB, 1975.

MALGRAS, J. Os Pioneiros do Espiritismo. Tradução Sebastião Paz. São Paulo: DPL, 2002.

MIQUEL, Pierre. La Grande Guerre. França: Librarie Arthème Fayard, 1983.

MONTEIRO, Eduardo C. Anália Franco - A Grande Dama da Eduação Brasileira. 1.a ed. São Paulo: Editora Eldorado Espírita, 1992.

______. Entrevista com Eduardo Carvalho Monteiro sobre Anália Franco. In: Boletim GEAE 459. Disponível em  www.geae.inf.br/pt/boletins/geae459.html. Edição de 15 de julho de 2003.

MORAL, A. M. El Segundo Imperio. Historia y Vida - n° 413. Barcelona (Espanha): Editora Mundo Revistas, agosto de 2002.

VIVES, Miguel Vives y. Guía Práctica del Espiritista. Versão digitalizada pela Federação Espírita Espanhola em 2004. In: Federación Espírita Española. Disponível em www.espiritismo.cc/modules.php?name=Downloads&d_op=getit&lid=144. Último acesso em 29 de março de 2008.

WANTUIL, Zêus; THIESEN, Francisco. Allan Kardec. Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira, 1979.

WIKIPEDIA. Guerra Franco-Prussiana. In: WIKIPEDIA – A Enciclopédia Livre. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_franco-prussiana. Último acesso em 15 de março de 2008.

______. Thomas Henry Huxley. In: WIKIPÉDIA - A Enciclopédia Livre. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Thomas_Henry_Huxley. Último acesso em 29 de março de 2008. [2]

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 ° QUESTÕES & COMENTÁRIOS

Estudando o "Livro dos Espíritos"

Christiano Torchi

(Os textos transcritos[1] do "Livro dos Espíritos" estão em itálico, com as questões em negrito e as notas de Kardec entre aspas)

FORMAÇÃO DOS SERES VIVOS

44 - Donde vieram para a Terra os seres vivos?
A Terra lhes continha os germens, que aguardavam momento favorável para se desenvolverem. Os princípios orgânicos se congregaram, desde que cessou a atuação da força que os mantinha afastados, e formaram os germens de todos os seres vivos. Estes germens permaneceram em estado latente de inércia, como a crisálida e as sementes das plantas, até o momento propício ao surto de cada espécie. Os seres de cada uma destas se reuniram, então, e se multiplicaram.

Como se sabe, os compostos minerais se formam a partir da combinação dos elementos, obedecendo, em primeiro lugar, às afinidades existentes entre eles e decorrentes das estruturas de seus átomos; e, em segundo lugar, às leis das combinações químicas, entre as quais sobrelevam a da conservação das massas, de ANTOINE LAURENT LAVOISIER (1743-1794): numa reação química que ocorre em ambiente fechado, a massa total antes da reação é igual à massa total após a reação, a partir da qual foi cunhada a famosa frase: “na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.

Temos também a lei das proporções definidas, ou lei de proporcionalidade, descoberta por JOSEPH LOUIS PROUST (1754-1826): uma determinada substância pura, qualquer que seja a sua origem, apresenta sempre a mesma composição em massa ou a proporção das massas que reagem permanece constante. Ex: O hidrogênio e o oxigênio têm grande afinidade química e em condições apropriadas se combinam para formar água. Ao se combinarem, as suas massas guardam entre si uma relação invariável (de 1 para 8).

Os compostos orgânicos apresentam a particularidade de terem todos como elemento primordial o CARBONO, vindo depois, em importância, o hidrogênio, o oxigênio e o nitrogênio (azoto) e em seguida o enxofre, o fósforo, o ferro e outros metais e muitos outros elementos.

Quanto à formação dos seres vivos – explicam os Espíritos –, ela segue as mesmas leis que regulam a formação das substâncias minerais, isto é, obediência às afinidades existentes entre seus elementos constitutivos e às leis das combinações químicas, acrescidas, porém, do PRINCÍPIO VITAL.

O princípio vital, também denominado de fluido vital, fluido elétrico ou fluido magnético, é o elemento que comunica aos vegetais e aos animais a vida orgânica, possibilitando-lhes o exercício de todas as funções vitais. Voltaremos a este tema na questão 60 e seguintes de O Livro dos Espíritos.

Não é outro o ensinamento dos Espíritos, como se infere de “A Gênese”, a quinta obra básica codificada por Kardec:

“6. A composição e decomposição dos corpos se dão em virtude do grau de afinidade que os princípios elementares guardam entre si.” (cap.X, p. 192, FEB). [...]

“8. Tal, em poucas palavras, a lei que preside à formação de todos os corpos da Natureza. A inumerável variedade deles resulta de um número pequeno de princípios elementares combinados em proporções diferentes.” (cap. X, p. 192, FEB). [...]

“12. A lei que preside à formação dos minerais conduz naturalmente à formação dos corpos orgânicos. A análise química mostra que todas as substâncias vegetais e animais são compostas dos mesmos elementos que os corpos inorgânicos. (...) Assim, na formação dos animais e das plantas, nenhum corpo especial entra que igualmente não se encontre no reino mineral.” (cap. X, p. 195, FEB). […].

“14. As diferentes combinações dos elementos, para formação das substâncias minerais, vegetais e animais, não podem, pois, operar-se, a não ser nos meios e em circunstâncias propícias; fora dessas circunstâncias, os princípios elementares estão numa espécie de inércia. Mas, desde que as circunstâncias se tornam favoráveis, começa um trabalho de elaboração; as moléculas entram em movimento, agitam-se, atraem-se, aproximando-se e se separam em virtude da lei de afinidades e, por suas múltiplas combinações, compõem a infinita variedade das substâncias. Desapareçam essas condições e o trabalho subitamente cessa, para recomeçar quando elas de novo se apresentarem. É assim que a vegetação se ativa, enfraquece, pára e prossegue, sob a ação do calor, da luz, da umidade, do frio ou da seca; que esta planta prospera, num clima ou num terreno, e se estiola ou perece noutros.

15. — O que diariamente se passa às nossas vistas pode colocar-nos na pista do que se passou na origem dos tempos, porquanto as leis da Natureza não variam. Visto que são os mesmos os elementos constitutivos dos seres orgânicos e inorgânicos; que os sabemos a formar incessantemente, em dadas circunstâncias, as pedras, as plantas e os frutos, podemos concluir daí que os corpos dos primeiros seres vivos se formaram, como as primeiras pedras, pela reunião das moléculas elementares, em virtude da lei de afinidade, à medida que as condições da vitalidade do globo foram propícias a esta ou àquela espécie.” (cap. X, itens 14-15, p. 196-197, FEB). Destaquei.

Os seres vivos nunca se mostram desde o início de sua existência como os conhecemos nos indivíduos adultos. Vegetal ou animal, os seres vivos procedem sempre de um gérmen.

Os germens são sistemas orgânicos minúsculos, em que potencialidades funcionais se encontram em estado latente (oculto), à espera de condições propícias de calor, umidade, meio nutritivo apropriado, para eclodirem, determinando o crescimento, o desenvolvimento e a multiplicação celular, de modo que surja do gérmen o embrião, e do embrião o ser completo (tomemos a semente, do reino vegetal, como analogia).

Como não poderia ser diferente, a vida, aí incluída a espécie humana, apareceu na Terra também a partir dos germens.

Nas questões seguintes, continuaremos a desenvolver este tema.

________________________

Notas do GEAE

[1] - Os trechos do "Livro dos Espíritos" foram transcritos da edição da Federação Espírita Brasileira. Essa edição está disponível para download no endereço www.febnet.org.br/file/135.pdf

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° PAINEL

Encontro Estadual de Mediunidade e Atividade na Casa Espírita

Julia Nezu

Data: 13 de abril de 2008 (domingo) - das 8h30 às 12h50
 
Local: Sede da USE-SP - Rua Dr. Gabriel Piza, 433 - Santana - São Paulo/SP (2 quarteirões do metrô Santana)
 
Realização: Depto. de Orientação Doutrinária da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo
 
Tema Central: A atividade na Casa Espírita
 
 08:00 - 08:30 - Recepção
 08:30 - 08:45 - Prece inicial.
 08:45 - 09:15 - O Centro Espírita e suas atividades básicas
 09:15 - 09:30 - Discussão
 09:30 - 10:15 - A recepção na casa espírita
 10:15 - 10:30 - Discussão
 10:30 - 10:45 - intervalo para café
 10:45 - 11:30 - Atendimento fraterno na casa espírita
 11:30 - 11:45 - Discussão
 11:45 - 12:30 - Práticas mediúnicas - Discussão e questionário
 12:30 - 12:45 - Avaliação do questionário
 12:45 - 12:50 - Vibração e Prece de encerramento
 
Bibliografia básica: Livro "Orientação ao Centro Espírita", do CFN da FEB
 
Equipe: Aylton Paiva, Julia Nezu, Neyde Schneider e Paulo Ribeiro
 
Inscrições: via e-mail ou telefone. Taxa colaborativa R$5,00 (pagar na entrada).
Rua Dr. Gabriel Piza, 433 - Santana - São Paulo-SP
Fone: 11 - 6950.6554 com Edméia - e-mail: use@use-sp.com.br - www.use-sp.com.br

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Palestra: Métodos Contraceptivos à Luz da Doutrina Espírita

CENTRO DE CULTURA, DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA DO ESPIRITISMO - EDUARDO CARVALHO MONTEIRO

www.ccdpe.org.br

PROMOVE:
Palestra em 05 de Abril 2008

TEMA:
"Métodos Contraceptivos à Luz da Doutrina Espírita - Laqueadura e Vasectomia - uma reflexão"

POR:
Valmir Gomes Mirante
Medico - cirurgião plástico, membro do corpo docente da FEESP; aulas no segundo básico e terceiro ano do Curso de Expositor. Médico do ambulatorio da sopa fraterna Frei Fabiano De Cristo. Palestrante em Centros Espíritas no Reino Unido e na Itália.

DATA:
05 abril  - sábado
das 15h00  às 17h00
 
LOCAL:
Alameda dos Guaiases, 16 - Planalto Paulista - São Paulo/SP
(travessa da Av. Indianópolis, altura do nº. 1.435)

INFORMAÇÕES:
Márcia Valente – Dir. de Eventos Sociais
Tel: 11- 5072-2211 ou 11-3661-3028
marcia@rwturismo.com.br
eventos@ccdpe.org.br

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Casas Espíritas de Matão homenageiam Cairbar Schutel

Orson Peter Carrara

Para comemorar os 140 anos de nascimento de Cairbar de Souza Schutel, o Bandeirante do Espiritismo, os espíritas de Matão promovem no dia 21 de setembro de 2008, domingo, em programação a ser divulgada oportunamente, o ENCONTRO DE ESTUDOS ESPÍRITAS CAIRBAR SCHUTEL, em evento que se pretende realizar anualmente, unindo os espíritas de Matão na gratidão ao trabalho pioneiro de Schutel.

Cairbar nasceu no dia 22 de setembro de 1868 e realizou uma obra notável em Matão, que se propagou para todo o planeta, tendo sido cognominado o Espírita nº 1 do Brasil, tendo sido, inclusive, o primeiro Prefeito da cidade.
 
Oportunamente serão divulgadas a programação, o local do evento e demais informações do evento.
 
A iniciativa, anseio dos espíritas matonenses, visa destacar a incomparável personalidade numa manifestação de gratidão ao grande seareiro espírita.
   
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Site de Evangelização Infanto-Juvenil

Evangelizadores do Grupo Espírita Seara do Mestre - Santo Ângelo - RS

O site de evangelização infanto-juvenil www.searadomestre.com.br/evangelizacao está com novidades:

Apostilas, com sugestões de aulas para a Evangelização Espírita Infantil volume II, para download, separadas por ciclo:

* Maternal e Jardim
* Primeiro Ciclo
* Segundo e Terceiro Ciclos

 Encontre também:

* Apostilas com  Temas Extracurriculares e Técnicas;
* Novas aulas para a Infância (de acordo com o currículo da FEB );
* Apostilas para capacitação de evangelizadores;
* Dinâmicas para Grupos de Jovens;
* Histórias Inéditas para Evangelização Espírita Infantil (separadas por tema);
* Dicas para Evangelizadores;
* Mensagem aos Evangelizadores (em áudio);
* Material de estudo para Grupos de DAFA (Departamento de Assuntos da Família);
* Informações para realizar o Evangelho no Lar.

Sugerimos, também, uma visita ao site do Grupo Espírita Seara do Mestre: www.searadomestre.com.br . Lá você encontra farto material para leitura e estudo,  e poderá conhecer e assinar o periódico Seara Espírita.

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GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS ESPÍRITAS
 
O Boletim GEAE é distribuido por e-mail aos participantes do Grupo de Estudos Avançados Espíritas
Inscrição pelo site do GEAE

O Cancelamento pode ser feito pelo site do GEAE ou por e-mail a editor@geae.inf.br

Informações Gerais - www.geae.inf.br/pt/faq
Conselho Editorial - editor@geae.inf.br
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