De 1870 a 1913 vemos a Doutrina Espírita se estendendo por vários países, principalmente na Europa continental e nos países latinos. No mundo Anglo-Saxão o Novo Espiritualismo se desenvolve de forma paralela, rejeitando de início a reencarnação e sem uma unidade doutrinária, mas também caminhando firmemente.
A ciência comum também está em um período de grandes mudanças, a visão Newtoniana do mundo cede terreno a novas concepções, que transformarão de forma surpreendente o pensamento do século XX. Na Medicina, na Biologia, na Psicologia, na Sociologia, na História, enfim em todos os campos do saber humano, se vê intensa atividade na criação e definição de novos conhecimentos e rumos.
Infelizmente esse período, que corresponde ao apogeu das nações Européias, corresponde também ao período em que essas nações mergulharam nas disputas coloniais e armamentistas. O orgulho e a insensatez plantaram nesse período as amargas sementes que germinariam de 1914 em diante.
1870
Leipzig, Alemanha
Publicada em Leipzig, Alemanha, a tradução alemã do livro “Deus na Natureza” de Camille Flammarion (Gott in der Natur).
12
Inglaterra
O químico e físico inglês William Crookes (1832-1919) inicia sua famosa pesquisa sobre os fenômenos mediúnicos de materialização. Com o auxílio da médium Florence Cook e do espírito Katie King, são realizadas diversas experiências com todo o rigor científico possível na época. Os resultados foram publicados em 1874 e consta que o cientista sofreu diversas retaliações por ter confirmado a origem espiritual dos fenômenos.
16,
Buenos Aires, Argentina
Dom Justo de Espada, nativo de Málaga, Espanha, funda a primeira sociedade espírita argentina.
31
1871
Tarrasa, Espanha
Miguel Vives y Vives (1842-1906) conhece o Espiritismo quando ao se encontrar muito enfermo é conduzido a um grupo espírita que o cura. Dedicando-se ao Espiritismo, destacou-se como médium de incorporação, psicografo e de curas. Foi o primeiro a introduzir o Espiritismo no Teatro. Fundou o Centro Espiritista de Tarrasa com o nome de “Fraternidad Humana”.
31
1872
Madrid, Espanha
É publicado no periódico espírita “El Critério”, na página de rosto da edição de número 9 de 1872, o primeiro artigo espírita escrito por Amália Domingo Soler.
31
1873
Alicante, Espanha
Amália Domingos Soler inicia sua colaboração no periódico espírita “La Revelación” de Alicante. Pelo mesmo período ela começa a participar das reuniões da “Federación Espiritista Española”, através de recomendações que lhe foram fornecidas, a seu pedido, pela sociedade de Alicante.
31
Lérida, Espanha
Fundado por José Amigo y Pellicer o “Circulo Espiritista” e posteriormente o periódico espírita “El Buen Sentido”.
31
Liverpool, Inglaterra
A partir de um congresso em Liverpool é criada a “British National Association of Spiritualists”. Essa associação contribuiu com a expansao do Moderno Espiritualismo na Grã-Bretanha, devido aos homens públicos bem conhecidos e senhoras da alata sociedade que a ela se associaram.
13, 19
2 de agosto de 1873
Rio de Janeiro, Brasil
Fundado o grupo espírita “Confucius”. O nome do grupo foi dado em homenagem a um espírito, que vinha desde algum tempo, ensinando elevados princípios de moral em reuniões particulares. Característica interessante dessa primeira sociedade espírita juridicamente constituída no Brasil era a preponderância de pessoas ligadas a homeopatia.
O grupo “Confucius” duraria menos de três anos como resultado de discórdias internas. Na raiz do problema estava a posição de alguns de seus participantes, refletida nos estatutos da sociedade (artigo 28), que aceitavam da codificação somente “O Livro dos Espíritos” e “O Livro dos Médiuns”, ou seja, não aceitavam as consequências religiosas resultantes do “Evangelho segundo o Espiritismo”.
21, 22, 37
25 de dezembro de 1873
Bordeux, França
É psicografada, através da médium Mme. W. Krell, a “Prece de Cáritas” de autoria do Espírito Cáritas. Repetida por gerações de espíritas é ainda hoje uma das preces mais difundidas. Mme. W. Krell era uma das grandes médiuns de seu tempo, tendo psicografado com perfeição tanto poesias de eminentes nomes da literatura francesa como na prosa textos de: Espírito de Verdade, Dumas, Lacordaire, Lamennais, Pascal, Ésopo, Fénelon e diversos outros. As mulheres em geral não eram muito frequentes nas comunicações, mas entre elas se destacava Cáritas, que preferia temas religiosos. Vale lembrar que o nome escolhido pelo Espírito significa em látim “Caridade”. No livro “Rayonnements de la Vie Spirituelle”, publicado em maio de 1875, foram preservadas comunicações recebidas pelo grupo de Bourdeaux.
4 de abril de 1874
Espanha
Amalia Domingo Soler lê em reunião da Federación Espiritista Española o seu poema “A La Memoria de Allan Kardec”. Nas suas próprias palavras, incia-se uma nova etapa de sua vida, em que passa a tomar parte atuante entre as fileiras dos propagandistas do Espiritismo.
31
1875
Inglaterra
Dr. Alfred Russel Wallace publica o seu famoso livro “On Miracles and Modern Spiritualism” (Sobre Milagres e o Moderno Espiritualismo).
13
1875-1876
Rio de Janeiro, Brasil
Joaquim Carlos Travassos (1839-1915) faz as primeiras traduções no Brasil das obras básicas de Kardec: O Livro dos Espíritos (1875), O Livro dos Médiuns (1875), O Céu e o Inferno (1875) e O Evangelho segundo o Espiritismo (1876). Através desse trabalho de tradução a codificação espírita foi colocada ao alcance do leitor comum, que não dominava a língua francesa, contribuindo significativamente para a divulgação do Espiritismo no Brasil.
Como curiosidade histórica é interessante destacar que foi a tradução de Joaquim Carlos Travassos, recém saída do prelo, que ofertada a seu amigo Bezerra de Menezes (1831-1900) o levaria a tornar-se espírita.
2
Janeiro de 1875
Rio de Janeiro, Brasil
Fundada pelo Dr. António Silva Neto, a “Revista Espírita”, primeiro periódico espírita do Rio de Janeiro. Esta cidade era então a capital do Brasil (Império do Brasil), sediando a Corte Imperial e consequentemente o centro da vida político e cultural brasileira.
18
16 de junho de 1875
Paris, França
Instaurado pelo Ministério Público Francês o processo que ficaria conhecido como o “Procès des Spirites” (O Processo dos Espíritas). Esse processo, sob a acusação de falsificação de fotos de espíritos pelo fotógrafo Bouget, foi utilizado para atacar o Espiritismo, envolvendo injustamente o redator-chefe da “Revue Spirite”, Pierre-Gaëtan Leymare (1827-1901), que conhecia o fotógrafo e publicou um artigo sobre ele na revista.
Parece certo que Buget era realmente médium e que chegou a obter fotografias verdadeiras de espíritos, porém levado pela ganância, serviu-se, como ele próprio chegou a confessar, de fraudes quando nada conseguia normalmente. Quanto a Leymare, Buget declarou em carta enviada ao ministro da Justiça, que ele tinha sido vitima de suas fraudes e que nada sabia a respeito das falsificações.
Apesar do imenso apoio recebido, não só dos espíritas franceses, como do exterior (até mesmo do Brasil) e de todas as declarações atestando sua integridade moral, Leymare foi condenado a um ano de reclusão (deu entrada na prisão de la Santé em 22 de abril de 1876).
Os fatos envolvendo o processo e a defesa apresentada, estão registrados no magistral trabalho de sua esposa, Madame Marina P. G. Leymare, o livro documentário “Procès des Spirites”. Uma tradução para o português foi publicada pela FEB no centenário da instauração do processo.
14 de fevereiro de 1876
Estados Unidos da América
Alexander Graham Bell (1847-1922) patenteia o Telefone. Uma curiosidade histórica é que o invento ganhou notoriedade após chamar a atenção de um visitante ilustre, o Imperador do Brasil D. Pedro II (1825-1891), quando de sua apresentação na Exposição do Centenário da Independência dos Estados Unidos realizada na Filadelphia.
11, 48
26 de abril de 1876
Rio de Janeiro, Brasil
Francisco Leite de Bittencourt Sampaio (1834-1895) funda a “Sociedade Espírita Deus, Cristo e Caridade”, na qual era dado destaque ao estudo do Evangelho à luz do Espiritismo. Essa foi a primeira sociedade espírita brasileira dedicada de forma regular aos estudos evangélicos. Bittencourt Sampaio presidia os trabalhos e, através de sua mediunidade, os Espíritos receitavam remédios homeopáticos.
1877
Espanha
Uma pesquisa revela que no ano de 1877 existiam 112 Sociedades Espíritas em toda a Espanha.
31
9 de fevereiro de 1877
Buenos Aires, Argentina
Fundada a “Asociación Espiritista Constancia”, que contaria em seus quadros, a partir de 1879, com Cosme Mariño (1847-1927), personagem de destaque na história do Espiritismo Argentino.
4 de novembro de 1877
Buenos Aires, Argentina
Lançada a revista espírita “Constancia”. A revista contou em sua direção com a figura de Cosme Mariño, que a dirigiu até sua desencarnação em 1927. Merece ser destacado que em sua carreira jornalística Cosme Mariño também fundou, junto com o jornalista José C. Paz, o grande diário portenho “La Prensa”.
26, 39
1878
Barcelona, Espanha
Publicada no jornal “La Gaceta de Cataluña” o primeiro dos célebres artigos escritos por Amalia Domingos Soler respondendo a ataques contra a doutrina Espírita. Nesse ano respondeu em abril a ataques do sacerdote dom Manuel Lasarte e em novembro respondeu aos sermões do conêgo dom Vicente Manterola. Em 1879, o mesmo Manterola publicaria “El Satanismo, o sea la Cátedra de Satanás, combatida desde la Cátedra del Espiritu Santo, Refutacion de los errores del Espiritismo”, que Amalia refutaria, palavra por palavra, em 46 artigos.
31
Australia e Nova Zelândia
A médium inglesa Emma Hardinge Britten faz uma excursão promovendo o Espiritualismo Moderno.
13, 19
1879
Barcelona, Espanha
Amalia Domingo Soler funda o periódico espírita “La Luz del Porvenir”. Ao ser publciado o seu artigo “A Idéia de Deus” surgiu tal celeuma que a revista foi suspensa, por manobra dos interesses religiosos dominantes, durante 42 semanas. Durante essa supensão Amalia, com a colaboração de J. Torcentes, substitui temporariamente “La Luz del Porvenir” pela revista “El Eco de la Verdad” (26 números).
31
1879 – 1899
Barcelona, Espanha
Amalia Domingo Soler dirige a revista Espírita “La Luz del Porvenir”. Matilde Fernandes e Cândida Saus colaboram com ela na redação da revista.
31,
1880
Leipzig, Alemanha
É publicada a obra “Stimmen aus dem Reich der Geister” (Vozes do reino dos espíritos), do Dr. Robert Friese: “O importante processo que chamamos morte é também uma simples separação do corpo espiritual, e da alma que nele vivia, do corpo físico ou corpo material. Uma espécie de passagem que se poderia denominar de uma troca de moradia da alma…”
9
1881
Barcelona, Espanha
Criada por Miguel Vives y Vives a “Federación Espiritista de Cataluña”.
31
6 de setembro de 1881
Rio de Janeiro, Brasil
Primeiro congresso espírita no Brasil. Nessa ocasião D. Pedro II (Pedro de Alcântara, 1825-1891), imperador do Brasil, recebe uma comissão espírita.
20
1882
França
Léon Denis (1846-1927) inicia seu apostolado na divulgação do Espiritismo. Escritor e Filósofo, produziu obras marcantes entre as quais: Cristianismo e Espiritismo; Depois da Morte; Espíritos e Médiuns; Joana D’Arc, Médium; O Porque da Vida; O Problema do Ser, do Destino e da Dor; Socialismo e Espiritismo; além de artigos em jornais e na Revue Spirite.
Inglaterra
Criação da “Society por Psychical Research” destinada a desenvolver pesquisas cientificas isentas sobre os fenômenos mediúnicos. Seu trabalho, que marcou uma fase na história do Espiritualismo, teve porêm a falha de tratar os médiuns de forma excessivamente rigorosa, com suspeitas e acusações levianas, afastando aqueles que mais poderiam contribuir ao sucesso de seus objetivos. Segundo Arthur Conan Doyle, em sua época a Sociedade possuia uma excelente sala de reuniões, a grande dificuldade era convencer um médium a entrar nela.
13, 16, 19
22 de março de 1882
Brasil
Primeira edição em língua portuguesa do livro “A Gênese”.
20
2 de novembro de 1882
França
Pela primeira vez se manifesta para Léon Denis o espírito ‘Jerônimo de Praga’, que iria acompanha-lo no seu apostolado.
41
21 de janeiro de 1883
Paris, França
Desencarna Amélie-Gabrielle Boudet (1795-1883), esposa de Allan Kardec.
1, 2, 20
Rio de janeiro, Brasil
Lançada a revista “Reformador” por Augusto Elias da Silva (1848-1903).
2, 18, 20, 37,
1884
Alemanha
As experiências do físico alemão Heinrich Hudolf Hertz (1857-1894) revelam de forma cabal o fenômeno das ondas eletromagnéticas.
11
2 de janeiro de 1884
Rio de Janeiro, Brasil
Criação no Rio de Janeiro da “Federação Espírita Brasileira”, FEB, pelo grupo de espíritas reunidos em torno de Augusto Elias da Silva e da revista Reformador. Uma informação interessante, mostrando a posição da FEB com relação ao grave problema da escravidão, que mobilizava a opinião pública, foi a alforria promovida nesse mesmo ano através de uma subscrição popular.
15 de janeiro de 1884
Rio de Janeiro, Brasil
A revista Reformador passa a ser órgão da Federação Espírita Brasileira.
2
1885
Alemanha
Eduard von Hartmann, autor do livro “Filosofia do Inconsciente”, publica uma brochura intitulada “Espiritismo” em que ataca o Espiritismo: “Do ponto de vista da filosofia de Hartmann a ação dos espíritos é inadmissivel e a imortalidade pessoal uma ilusão”. O livro foi refutado pelo russo Alexandre Aksakof em artigos publicados na revista “Psychische Studien”.
13
1886
Quisiro, Venezuela
Se constitui o primeiro agrupamento espírita venezuelano, a “Sociedad Espírita de Quisiro”, graças aos livros de Amalia Domingo Soler que, por ordem desta, foram distribuidos entre alguns livre pensadores por um espiritista de uma companhia teatral ambulante de artistas espanhóis.
31
16 de agosto de 1886
Rio de Janeiro, Brasil
No salão da FEB, na rua da Guarda Velha, atual Avenida 13 de maio, o eminente político e médico Dr. Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti (1831-1900), proclama solenemente sua adesão ao Espiritismo. O salão com capacidade para 1500 pessoas estava completamente lotado.
2, 26, 37
novembro de 1886 a dezembro de 1893
Rio de Janeiro, Brasil
Bezerra de Menezes, sob o pseudônimo de Max, publica a série de artigos “Estudos Filosóficos” no jornal “O Paiz”, que marcaram profundamente a propaganda espírita no Brasil.
2, 26, 37
1887
Paris, França
Camille Flammarion cria a “Société Astronomique de France”, cujos trabalhos, para difundir os estudos sobre o Universo, continuam até os dias de hoje.
26 de julho de 1887
Polônia
Lázaro Luíz Zamenhof (1859-1917) de Bialystok, publica sob o pseudonimo D-ro Esperanto a obra “Lingvo Internacia, Antaüparolo kay Plena Lernolibro” em que define um nova lingua para uso internacional. O pacifista Zamenhof propôs uma língua neutra, de fácil aprendizado e que permitisse a todos o domínio de uma segunda língua, além da natal, para comunicação internacional. O fato da lingua ser neutra, isto é, não pertencente a nenhum povo ou raça em particular, colocaria todos os seus falantes em condições de igualdade, ajudando portanto a uma convivência pacífica entre os povos. Devido ao pseudonimo adotado em seu livro, a lingua tornou-se conhecida como ESPERANTO.
Os ideias humanitários associados ao ESPERANTO logo atraíram muitos espíritas que acabaram levando aos seus respectivos grupos espíritas a esperança de uma língua universal. Desse modo é muito comum encontrar-se em grupos espíritas cursos de ESPERANTO e que diversos livros espíritas tenham sido traduzidos para esse idioma. Não se pode também esquecer que no outro sentido também ocorreram muitas adesões, ou seja, muitos esperantistas foram atraídos pela doutrina espírita e deram valiosa contribuição a sua propagação.
13 de maio de 1888
Rio de Janeiro, Brasil
Assinada pela Princesa Isabel (1846-1921), atuando como regente durante viagem do Imperador Dom Pedro II, a “Lei Áurea”, que extinguiu a escravidão no Brasil. A lei completou o lento processo iniciado em 1850 com a proibição do tráfego negreiro, seguindo-se a Lei do Ventre Livre de 1871 e a Lei dos Sexagenários de 1885.
Importante destacar que uma das consequências da aprovação dessa lei foi a perda de sustentação da monarquia entre os grandes proprietários de terras. A monarquia, que já se encontrava enfraquecida pelo estado de saúde do Imperador e por crises com os militares e a igreja, seria substituida pela republica em 1889.
D. Pedro II, um dos mais notáveis governantes da história brasileira, era por si próprio contrário a escravidão, porém de temperamento prudente temia lançar o país em uma crise das proporções enfrentadas pelos Estados Unidos, país que só conseguiu eliminar a escravidão após uma sangrenta guerra cívil (1861-1865).
Ainda está para ser escrita uma história da participação dos espíritas no movimento abolicionista, mas quando for escrita com certeza o Dr. António da Silva Neto (1836-1905), pioneiro do Espiritismo no Brasil e abolicionista convicto, merecerá destaque. Autor desde 1866 de vários trabalhos anti-escravagistas, fez em 1886 memorável palestra no Salão da FEB, na rua da Velha Guarda, encerrada com a citação de trechos do “O Livro dos Espíritos” contra a escravidão.
2,
2 de agosto de 1888
Rio de Janeiro, Brasil
É empossada a primeira diretoria do Centro Espírita João Batista, criado em Amparo, povoado do município de Nova Friburgo, na casa de Hermano Hermsdorff. No final do século XIX aquela região fluminense era região de matas, que estavam sendo desbravadas por imigrantes suiços e alemães. Colonos esses que também trouxeram a semente do Espiritismo para a região, dentro os quais se destacam Hortência Gripp e sua família. Hortência iniciou a divulgação da doutrina em Amparo após receber (em torno de 1878 – 1880) de sua irmã Francisca Marchon (também pioneira do Espiritismo em Aldeia Velha no distrito de Casimiro de Abreu) os livros de Allan Kardec, culminando na organização de reuniões de estudos em sua residência e finalmente na criação do Centro Espírita João Batista. O prédio em que funciona atualmente o Centro é sua sede própria desde 1898.
outubro de 1888
Barcelona, Espanha
Realiza-se de 19 a 23 de outubro de 1888 o primeiro Congresso Internacional Espírita. Participam 70 sociedades espíritas espanholas, 18 sul-americanas, 124 francesas, 4 italianas, 2 belgas, 1 romena (Bucarest) e 1 russa (Odessa).
31
1889
São Paulo, Brasil
António Gonçalves da Silva (1839-1909), mais conhecido por Batuíra, comerciante e empreendedor de sucesso que tornou-se adepto do Espiritismo após a morte de seu filho de 12 anos e dedicou-se a diversas atividades de amparo aos desafortunados, passou a ser na cidade de São Paulo o agente da revista “O Reformador”. Por essa época não havia no Estado de São Paulo qualquer periódico espírita.
2
1890
Paris, França
Publicação do Livro “Obras Póstumas” reunindo alguns textos de Allan Kardec que ainda não tinham sido publicados e outros ensaios que apareceram como artigos da Revue Spirite
5
Boêmia, Republica Checa
Francisco Valdomiro Lorenz (1872-1957) publica seu primeiro livro, “Plena Lernolibro de Esperanto por Cehoj”, dedicado ao ensino do Esperanto. O autor era Espírita, Esperantista e defendia idéias políticas democráticas, o que o obrigaria logo após a publicação do livro a deixar o seu país (1891), então sob o domínio do império Austro-Hungaro, e emigrar para o Brasil. Conhecedor de mais de 80 idiomas, antigos e modernos, não só trabalhou ativamente na tradução de obras espíritas e espiritualistas para o Esperanto (a partir de 1937 colaborando com o Departamento de Esperanto da Federação Espírita Brasileira – é de sua autoria a excepcional tradução do texto hindu “Bhagavad-Gitá”), como também escreveu livros próprios sobre Espiritismo, Espiritualismo e Esperanto. Não se poderia deixar de citar o “Esperanto sem Mestre”, utilizado como livro introdutório na lingua internacional por grande número de espíritas brasileiros.
2, 85
6 de abril de 1890
São Paulo, Brasil
Batuíra restabelece o grupo espírita “Verdade e Luz” e dá início a uma série de palestras sobre o “Evangelho segundo o Espiritismo”.
2
20 de maio de 1890
São Paulo, Brasil
Batuíra lança o periódico espírita “Verdade e Luz” que passa a ser o único periódico espírita publicado na época em São Paulo. O jornal chegou a atingir, em 1904, a tiragem de onze mil exemplares distribuídos por todo o Brasil.
2
20 de outubro de 1892
Madrid, Espanha
Inaugura-se o Primeiro Congresso Espírita Espanhol que se estenderia até o dia 24 do mesmo mês.
31
1893
Estados Unidos da América
É fundada a “National Spiritualists’ Association of America’
1894
Leipzig, Alemanha
Publicada a tradução em alemão do livreto “O que é o Espiritismo” de Allan Kardec (Ueber das Wesen des Spiritismus).
12
8 de novembro de 1895
Würzburg, Alemanha
O cientista Wilhelm Konrad Roentgen, da Universidade de Würzburg, ao terminar suas experiências no final do dia e desligar as luzes do laboratório percebe uma luminosidade emando de um tubo de Crookes (tubo de ráios catódicos) envolto em papel preto. Os ráios catódicos, do mesmo modo que a luz visível, não atravessam o papel preto: Estava descoberto um novo tipo de radiação, que Roentgen denominou Raios X.
1896
Inglaterra
O italiano Guilherme Marconi (1874-1937) patenteia o seu sistema de Rádio-Comunicação (Radiotelegrafia) que aperfeiçoa as descobertas de Hertz. Em 1897 Marconi já conseguiria fazer um transmissão a distância de 55 quilometros; em 1901 ocorreria a primeria comunicação transoceânica por Rádio; em 1912 o rádio telégrafo seria utilizado pelo transatlântico Titanic para emitir seu pedido de socorro e em 1920 surgiria o Rádio Comercial com a emissora KDKA de Pitsburg (EUA).
11
1 de março de 1896
París, França
O prof. Antoine Henri Becquerel, professor de Física no Museu de História Natural de París, descobre que o Urânio emite naturalmente radiações que podem ser registradas em chapas fotográficas.
50
1898
Leipzig, Alemanha
Publicada a tradução alemã do livro “Evolução do Espiritismo” de A. Aksakow (Verläufer des Spiritismus).
12
1899
Roma, Itália
O futuro criminalista grego e professor da Universidade de Atenas, Panes Yotopolos (1878-1965), se interessa pelo Espiritismo ao observar em Roma, Itália, o fenômeno das mesas girantes. Panes Yotopolos posteriormente participou de vários congressos espíritas, da criação da “Sociedade Metapsíquica Helênica”, da criação do jornal espírita grego “O Mundo da Alma” e publicou diversos livros sobre o Espiritismo.
14
4 de novembro de 1899
Viena, Áustria
É publicado o livro “Die Traumdeutung” (A Interpretação dos Sonhos) de Sigmund Freud (1856-1939). Freud apresentou nessa obra os princípios fundamentais da Psicanálise, da qual foi o criador. A Psicanálise viria a revolucionar o tratamento das doenças mentais e dos problemas psíquicos dentro da ciência médica, pois os distúrbios da mente deixaram de ser considerados unicamente como disfunções orgânicas. Se reconheceu que a mente poderia adoecer devido a fatores puramente psíquicos. Freud, materialista convicto, via os processos psíquicos como resultantes de um jogo de pressões e resistências entre a parte consciente e a inconsciente da mente. Sua visão, de certo modo pessimista, dos processos mentais dava suma importância aos recalques sofridos durante a infância, não admitindo, de modo algum, qualquer tipo de princípio espiritual. A ciência médica ainda estava longe de reconhecer o Espírito e os complexos fenômenos que o envolvem, mas esse foi um primeiro passo rumo as novas realidades descortinadas após os fatos de 1848 em Hydesville.
1900
Argentina
Fundada a “Confederação Espiritista Argentina”, entre seus doze fundadores se encontrava Cosme Mariño.
38
Milão, Italia
Surge o periódico “Luce e Ombra”, criado por Angelo Marzoratti ( -1931) e que continua sendo publicado até nossos dias, dedicado a “Ricerca Psicchica” (tradução da expressão inglesa “Psychical Research”). O periódico contou com a participação de importantes cientistas italianos como Cesare Lombroso e Ernesto Bozzano (1862-1943).
fevereiro de 1900
Espanha
Publicado o livro “Memorias del Padre German” de Amalia Domingo Soler, que se tornaria sua obra mais conhecida. O livro reune mensagens recebidas no “Centro Espiritista La Buena Nueva” copiadas e anotadas por Amalia, que em parte já haviam sido publicadas no periódico “La Luz del Porvenir”.
31,
2 de novembro de 1901
Ceará, Brasil
O jornal “Luz e Fé”, de distribuição gratuita, é o primeiro jornal espírita do Ceará.
54
19 de novembro de 1901
Ceará, Brasil
Documentos registram a posse da nova diretoria do “Grupo Espírita Fé e Caridade”, de Maranguape, fundado provavelmente nos últimos anos do século XIX e que foi o primeiro grupo espírita do Ceará.
1902
Alemanha
A médium Anna Rothe é processada e condenada a prisão por supostas fraudes nas sessões em que participava. Segundo o historiador Arthur Connan Doyle, que não descarta a possibilidade dela ter algumas vezes se utilizado de truques, as provas apresentadas durante o processo demonstraram que sua mediunidade era real. Ainda segundo Connan Doyle o discurso do procurador iniciou pelo trecho: “A Corte não se permite criticar a teoria espírita, porque deve ser reconhecido que a ciência, com a genialidade dos homens de cultura, declara que são impossiveis as manifestações sobrenaturais”.
13
1904
Barcelona, Espanha
Fundado o “Centro Espírita Luz del Alma” (Atualmente denominado “Associación Catalana de Estudios Practicos del Espiritismo”).
12
19 de março de 1904
Minas Gerais, Brasil
Inicio da divulgação do Esperanto no Brasil, com o aparecimento nas livrarias do primeiro livro em português destinado ao ensino da lingua internacional – a tradução feita por A. Caetano Coutinho do livro do Prof. Théophile Cart, “Premières leçons d’Esperanto” – e, em seguida, do primeiro curso ministrado por Caetano Coutinho a colegas da “Escola de Farmácia de Ouro Preto” e amigos.
Deve-se notar que antes dessa data já existiam alguns poucos Esperantistas no Brasil, entre eles o espírita Francisco V. Lorenz, que vindo da Europa residia então em São Feliciano, Rio Grande do Sul. Francisco V. L. já constava em 1896 como assinante brasileiro da revista “Lingvo Intenacia” editada pelo “Klubo Esperantista de Upsala” (Suécia).
23 de novembro de 1904
Boston, EUA
“Boston Journal” noticia a descoberta de um cadáver nas ruínas da casa da família Fox. O cadáver encontrado correspondia as informações prestadas pelo espírito do caixeiro viajante em suas comunicações a família Fox. Ele só foi encontrado devido ao desabamento de uma parede interna.
13, 16
Dezembro de 1904
São Paulo, Brasil
Batuíra funda a “Instituição Cristã Beneficente Verdade e Luz”, e passa-lhe como patrimônio a “Tipografia Espírita”, onde desde 1890 era impresso o jornal espírita “Verdade e Luz” e dois sítios no município de Santo Amaro para o estabelecimento de agremiações para o socorro aos órfãos e às viúvas pobres, bem como o tratamento de enfermos e obsidiados.
2
1905
Berna, Suiça
Albert Einstein (1879-1955) começa uma revolução nos meios científicos com o primeiro de seus trabalhos sobre a “Teoria de Relatividade”. A teoria da relatividade mudaria de modo significativo o pensamento cientifico e filosófico do mundo ocidental. Dentro das consequências filosóficas a “matéria” deixou de ser um elemento por si só, passando a ser uma forma de energia; as certezas da mecânica newtoniana, que tinham sido extrapoladas para outros campos do pensamento humano, mostraram-se aproximações da realidade.
Para o Espiritismo essa nova etapa do progresso cientifico trouxe apenas benefícios, que na realidade ainda estão para serem completamente explorados, os novos conceitos de matéria, energia, tempo e espaço são muito mais adequados as realidades descortinadas pelo estudo da mediunidade e do plano espiritual, que os velhos conceitos mecanicistas.
45, , 87
15 de julho de 1905
São Paulo, Brasil
Cairbar de Souza Schutel (1868-1938) funda em Matão, interior de São Paulo, Brasil, o “Centro Espírita Amantes da Pobreza”. Na época Matão era um local de mataria grossa (de onde surgiu seu nome) e, como era comum em toda cidade do interior, sob forte influência do clero. Sob instigação do padre local, o centro espírita chegou até a receber uma ordem do delegado de policia para seu fechamento. Na sequência desse evento seguiu-se histórica conferência pública de Cairbar Schutel na praça da cidade para defesa do centro e do Espiritismo, onde não faltaram tentativas do padre para impedi-la.
agosto de 1905
Boulogne-sur-mer, França
Primeiro Congresso Universal de Esperanto onde 700 adeptos de varias partes do mundo comunicaram-se utilizando a lingua universal do D-ro Esperanto. O sucesso desse primeiro congresso provou a viabilidade de uma lingua auxiliar neutra que servisse de instrumento de comunicação entre os povos. Neste congresso foi aprovado o livro de Zamenhof, intitulado “Fundamento de Esperanto”, em que se estabeleciam as bases da lingua (Declaração sobre o Esperantismo). O livro continha as 16 regras gramaticais (1887), o conjunto de exercícios fundamentais (1894) e o Vocabulário Universal (1893).
,
15 de agosto de 1905
São Paulo, Brasil
Lançado em Matão, São Paulo – Brasil, o primeiro número do jornal espírita
“O Clarim”, sob direção de Cairbar Schutel.
17 de março de 1906
São Paulo, Brasil
É fundado por Jean Keating (?-1925) e Tobias Rabello Leite (1852-1920), na cidade de Campinas, o primeiro grupo esperantista brasileiro, Suda Stelaro (A Estrela do Sul).
47
1907
Rio de Janeiro, Brasil
Realiza-se o “1.o Congresso Brasileiro de Esperanto” a que se segue a fundação da “BRAZILA ESPERANTO-LIGO” (Liga Esperantista Brasileira).
46, 55
1908
França
É publicado o artigo “O Esperanto e o Espiritismo” de Camillo Chaigneau, na revista de Gabriel Delanne (1857-1926), também reproduzido no periódico “La Vie d’Outre-Tombe” de Charleroi.
63
janeiro de 1908
Lisboa, Portugal
Publicada a obra “Do País da Luz” do grande médium português Fernando de Lacerda, contendo mensagens recebidas de espíritos diversos.
24 de maio de 1908
São Paulo, Brasil
Batuíra, unido a outros confrades ilustres, constitui na capital paulista a “União Espírita do Estado de São Paulo” que se filiaria pouco depois a “Federação Espírita Brasileira”.
2
1909
Brasil
O inventor Augusto de Oliveira Cambraia, que possui 17 patentes registradas em seu nome, inclusive do tecido que criou (a cambraia) encaminha para registro no Arquivo Nacional um protótipo do seu aparelho “Telégrafo Vocativo”, um inusitado aparelho de comunicação a distância com a utilização de “almas”. Não há notícias de que o aparelho tenha funcionado nas mãos de outras pessoas, porêm se o tivesse feito, teria sido um dos precursores da Transcomunicação Instrumental de nossos dias. A busca de meios “técnológicos” para a comunicação com o plano espiritual não foi uma “excentricidade” apenas do inventor brasileiro, nela também se empenharam outros ilustres inventores como o americano Thomas Alva Edison e o italiano Guglielmo Marconi.
109, 110
15 de fevereiro de 1909
Rio de Janeiro, Brasil
Aparece pela primeira vez na Revista Reformador um artigo sobre o Esperanto, “O Espiritismo e o Esperanto”, com uma pequena apresentação e uma tradução do texto publicado em 1908 de Camillo Chaigneau : “(…) Pensando na quantidade de factos que a nós espíritas nos escapam por falta de traducção, na demora que essa mesma traducção traz á nossa documentação, parece que o Espiritismo deve ter todo o interesse em constituir uma revista central em que os fatos mais salientes possam agrupar-se, graças a uma linhua commum a todos os paizes. É preciso, pois, que o Espiritismo aproveite dessas vantagens. Sómente o facto de se servir do Esperanto estabelece um laço fraterno entre todos os esperantistas, e favorece a intercomunicação das doutrinas escriptas ou faladas. É de absoluta utilidade para toda idéia sincera (…)”
,
1910
Granada, Espanha
José Castillo Bravo, pastor de ovelhas, pessoa analfabeta e simples, começa a ensinar uma doutrina cristã baseada na reencarnação. Com a idade de 60 anos, começa a divulgar sua doutrina, bem como fatos sobre o passado, presente e o futuro, que despertam a curiosidade dos que vão escuta-lo. Suas explicações se baseavam na conduta exemplar que deve ter o homem para seu aperfeiçoamento e, principalmente, no “Amar ao Próximo”. Com o tempo se formou um grupo de pessoas que seguiram seus ensinamentos, os quais posteriormente foram identificados como sendo iguais aos ensinamentos da Doutrina Espírita. Esse grupo, denominado “Los Pastoreros”, prosseguiu na linha indicada por José Castilho, desencarnado em 1932. Junto com a previsão da guerra civil que se aproximava foi-lhes dada a orientação de que se afastassem da política, o que lhes garantiu a sobrevivência durante o período franquista. Em 1955, frente as dificuldades econômicas por que passava a Espanha, o grupo começou a trabalhar unido e fundou uma cooperativa agrícola no pueblo de Fuente Vaqueros, experiência realmente inédita no sentido de ter sido organizada segundo os ensinamentos que lhes foram deixados por seu fundador. O grupo, que participa da Federação Espírita Espanhola, e a sua cooperativa, existem até os dias de hoje, representando um modelo de organização que é bastante respeitado no seu país.
1911 – 1937
São Paulo, Brasil
Em 1911 é publicado o primeiro livro de Cairbar Schutel e criada em Matão, São Paulo – Brasil, a editora espírita “O Clarim”. Nesse período se publicariam também de Cairbar Schutel: Espiritismo e Protestantismo (1911), Histeria e Fenômenos Psíquicos (1911), O Diabo e a Igreja (1914), Espiritismo para as Crianças (1918), Interpretação Sintética do Apocalipse (1918), Médiuns e Mediunidade (1923), Gênese da Alma (1924), Materialismo e Espiritismo (1925), Fatos Espíritas e as Forças X… (1926), Parábolas e Ensinos de Jesus (1928), O Espírito do Cristianismo (1930); A vida no Outro Mundo (1932), Vidas e Atos dos Apóstolos (1933), Livro de Preces (1936), Conferências Radiofônicas (1937), além de “Cartas a Esmo” e um livreto “O Batismo”.
2, 26, 57, 60
1912
Minas Gerais, Brasil
Inicia a obra mediúnica de Zilda Gama (Três Ilhas, Juiz de Fora – Minas Gerais, Brasil), com a psicografia do livro de poesias “Elegias Douradas”. A autora do livro foi sua irmã Antonieta Gama, escritora e poetisa desencarnada em 1901.
86
Alemanha
Carl Gustav Jung (1875-1961), publica o livro “Transformações e Símbolos da Libido”, em que começa a se afastar das idéias de Freud. Jung abriu novos campos na Psicologia, criando a chamada “Psicologia Analítica”, onde a ênfase é dada a energia psíquica. Os fenômenos psíquicos são considerados de natureza energética, os complexos são nós de energia, os arquétipos são núcleos de energia e os símbolos são máquinas transformadoras de energia. São criadas as noções de individuação (que pode ser entendido como um processo natural de progresso psíquico do indivíduo) e de sincronicidade (a ocorrência de eventos “casuais” em sincronicidade com as necessidades psíquicas de evolução do indivíduo – no processo de individuação). Do ponto de vista de Jung a religiosidade é um fenômeno natural na psique humana e que sempre esteve presente, mesmo entre as tribos mais primitivas e na sua psicologia analítica o elemento espiritual e os fenômenos mediúnicos, se não são abertamente postulados, são extensões naturais. O trabalho deste cientista não só colocou a psicologia em dia com os conceitos da física moderna, em contraste com a “visão” mecanicista de Freud, como a colocou razoavelmente próxima das posições Espíritas.
Nas palavras de Jung (Memórias, Sonhos, Reflexões): “Posso facilmente imaginar que já vivi em séculos anteriores e ao deparar com perguntas a que ainda não posso responder, supor que me é necessário nascer novamente, por não ter completado a tarefa que me foi imposta. Quando morrer meus atos me seguirão. É pelo menos o que imagino”.
, ,
1913
Genebra, Suiça
Realizado o Congresso Espírita de Genebra, presidido por Léon Denis.