1795 – 1856 Prof. Rivail e sua Época

por Carlos Alberto Iglesia Bernardo

1795 – 1856 Prof. Rivail e sua Época

O período que se estende de 1795 a 1856 corresponde aos anos em que o Prof. Rivail e sua esposa reencarnam, constroem suas carreiras como educadores e tem os primeiros contatos com o Magnetismo e com os fenômenos que dariam nascimento ao Espiritismo. 

É nesse periodo que, com os eventos de Hydesville, inicia-se a etapa moderna da comunicação entre o plano espiritual e o material. Novamente a mediunidade, como fenômeno humano natural, manifesta-se em pessoas de todos os níveis sociais e econômicos, por todas as partes do mundo.  
 

23 de novembro de 1795

Thiais, França  

Nasce em Thiais, comuna do departamento parisiense de Val-de-Marne, Amélie-Gabrielle Boudet (1795-1883). Após cursar o primeiro grau, sua família estabeleceu-se em Paris, onde ela ingressou em uma Escola Normal e se tornou Professora de Letras e Belas Artes, vindo posteriormente a casar-se com H. L. D. Rivail. 

Colaboradora do Prof. Rivail nos projetos pedagógicos, constituiu-se em grande apoio na fase da Codificação Espírita, tornando-se verdadeira secretária do esposo, secundando-o nos novos e árduos trabalhos que praticamente lhe tomaram todo o tempo de 1857 a 1869. Após a desencarnação deste em 1869 trabalhou ativamente para garantir a vitalidade do Espiritismo, participando da fundação da “Sociedade Anônima do Espiritismo” (depois “Sociedade para continuação das obras Espíritas de Allan Kardec”) destinada a prosseguir com a publicação da “Revue Spirite”. 

Oficialmente seu nascimento se deu aos 2 do Frimário do ano IV, pois nessa época estava em vigência o Calendário Republicano, instituído na França pela Revolução Francesa (1789).  

1, 2  

9 de novembro de 1799

Paris, França
  
O general Napoleão Bonaparte lidera o golpe que encerra a Revolução Francesa. O golpe destinado a “salvar” uma França em frangalhos pelos excessos revolucionários e pela ameaça externa, leva Napoleão a implantar um governo pessoal e na liderança dos exercitos franceses a impor-se a toda Europa continental. A Revolução Francesa, iniciada em 1789, criou o mundo contemporâneo, não só pondo fim a ordem social feudalista do Velho Regime, como dando origem aos conceitos atuais de nacionalismo, de direitos humanos, de igualdade perante a lei, de separação entre religião e estado. Também são criações suas as formas modernas dos extremismos de esquerda e de direita, o terror politico, o internacionalismo revolucionário, etc…  Muitas das conquistas da Revolução foram consolidadas sob Napoleão, bem como estendidas ao restante da Europa. De destaque é o Código Napoleonico, código legal que é a base da legislação moderna de boa parte dos países ocidentais.  

3, 4  

1804

Paris, França  
Napoleão Bonaparte é coroado Imperador da França. Não só faz com que o Papa se desloque a París para a coroação, como lhe toma a coroa das mãos e coroa a sí próprio.  3

3 de outubro de 1804

Lion, França  

Nasce Hippolyte Léon Denizard Rivail (1804-1869). De família tradicional na magistratura e na tribuna jurídica, desde cedo se sentiu atraído para o estudo das ciências e da filosofia, tornando-se mais conhecido sob o pseudônimo Allan Kardec utilizado nas obras da codificação espírita.  

1, 5, 16  

Fins de 1805

Yverdun, Suíça  

Criação do instituto de educação no castelo de Yverdun por Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827). Nesse instituto, que funcionaria até 1825, o notável educador suiço pode colocar em prática suas idéias sobre o ensino, contribuindo não só para a formação de grandes nomes da cultura européia, como influenciando profundamente futuros educadores, entre eles H. L. D. Rivail.  

Pestalozzi acreditava na necessidade de desenvolver o entendimento da criança através da observação e da manipulação de objetos, e não do ensino de preceitos e normas. Além do instituto de Yverdun fundou também, em 1789, na cidade de Stans, um instituto educacional para crianças pobres e publicou livros pedagógicos.  

1,  6

1807

Londres, Inglaterra  

Willian Wilberforce, lider da causa abolicionista na Grã-Bretanha, consegue a aprovação no Parlamento da lei que proibe o tráfico de escravos no Império Britânico. 

7

1808 – 1825

América Latina 
 
Por influência da Revolução Francesa, da independência dos Estatos Unidos da América e da situação européia (invasão da Espanha e Portugal por tropas de Napoleão), a maior parte dos países da América Latina se tornam independentes. Somente algumas poucas exceções, como Cuba e as Guianas, permanecem como colônias.  3  

19 de outubro de 1812

Moscou, Russia

Começa o maior desastre militar de todos os tempos. As tropas francesas iniciam a volta para a França após uma desastrosa invasão da Russia. Napoleão viu-se obrigado a abandonar a campanha premido pelo inverno e pela bem-sucedida estratégia Russa de evitar uma batalha decisiva cedendo terreno “devastado”. Dos 610 mil soldados que invadiram o país, apenas 100 mil cruzaram a fronteira de volta. A sequência dos eventos levaria a derrotas sucessivas das estenuadas tropas francesas e a captura de Paris em 1814 por russos e prussianos, nessa ocasião Napoleão abdica pela primeira vez.  3  

1815

Yverdun, Suíça  

Rivail ingressa como aluno no instituto de Pestalozzi.  

Paris, França  

Napoleão retorna a França e novamente é aclamado pelo povo e restabelecido no poder. Seu governo só dura cerca de 100 dias, quando é definitivamente derrotado na batalha de Waterloo e forçado a abdicar novamente. Napolão morre em 1821 na ilha de Santa Helena como prisioneiro dos ingleses.  3, 4
Viena, Austria  Realizado o “Congresso de Viena” que tentou restabelecer – sem sucesso – a velha ordem. A revolução e Napoleão tinham mudado a Europa de modo irreversível.  3,  8

1819

Yverdun, Suíça  

Rivail desempenha no instituto funções de submestre.  

1  

1 de fevereiro de 1823

Paris, França  

Prospecto “Cours Pratique et Théorique D’Arithmétique” por H. L. D. Rivail relacionado na “Bibliographie de la France”.  

1  

6 de dezembro de 1823

Paris, França  

Livro “Cours Pratique et Théorique D’Arithmétique” por H. L. D. Rivail relacionado na “Bibliographie de la France”.  

1  

1823

Paris, França  

Rivail toma contato com o “Magnetismo Animal”. O magnetismo animal estudava a energia, ou o fluído como chamavam na época, emanado dos seres vivos e que podia ser dirigido pela vontade do “magnetizador” para diversas finalidades, entre elas as curas. Alguns fenômenos estudados pelo magnetismo animal são atualmente classificados como hipnotismo enquanto que outros passaram a ser estudados pelo Espiritismo.  

1, 5  

1825

Paris, França  

O prof. Rivail começa a dirigir a “École de Premier Degré”, estabelecimento fundado por ele em Paris.  

Paris, França  

Livro “Contos Primaveris” por Amélie-Gabrielle Boudet.  

1  

1826

Paris, França  

Livro “Noções de Desenho” por Amélie-Gabrielle Boudet.  

1  

1828

Paris, França  

Livro “O Essencial em Belas-Artes” por Amélie-Gabrielle Boudet.  

1  

21 de junho de 1828

Paris, França  

Livro “Plan proposé pour l’amélioration de l’éducation publique” por H. L. D. Rivail relacionado na “Bibliographie de la France”.  

1  

1829

Alemanha  

Publicação do livro “Die Seherin von Prevorst” (A Vidente de Prevorst), do Dr. Justinus Kerner. Neste livro, o Dr. Kerner relata fenômenos mediúnicos que ele presenciou e analisou, realizados por intermédio da senhora Hauffe. 

9

Janeiro de 1831

Paris, França  

Livro “Grammaire Française Classique sur un nouveau plan” por H. L. D. Rivail.  

1  

06 de fevereiro de 1832

França  

Matrimonio de Hippolyte Léon Denizard Rivail e Amélie-Gabrielle Boudet.  

1  

1832 ?

Paris, França  

O prof. Rivail e sua esposa fundam e dirigem um pequeno pensionato para mocinhas (demoiselles). Merece ser destacado que por essa época as escolas mistas eram proibidas na França e o ensino feminino relegado a segundo plano.  

1  

1833

Inglaterra  

O matemático inglês Charles Babbage apresenta os planos de sua maquina de calcular programável (chamada de “Difference Engine”). As dificuldades impostas pela falta de recursos financeiros e tecnológicos impediram que implementasse suas idéias. Elas só se tornariam realidade mais de 100 anos depois com os computadores baseados em relês e válvulas eletrônicas. No mesmo ano se dá seu encontro com Augusta Adda Byron, Lady Lovelace, que estuda o funcionamento do equipamento e escreve textos sob sua programação. Charles Babbage pode ser considerado como o projetista do primeiro computador da história (embora não tenha sido implementado) e Adda Byron a primeira programadora.  10, 94  Londres, Inglaterra  É aprovada pelo Parlamento a lei que termina definitivamente com a escravidão no Império Britânico. A lei garante aos “proprietários” de escravos uma indenização paga pelo governo britânico.  7  

1835

Paris, França  

O prof. Rivail passa por serias dificuldades financeiras, com o fechamento do instituto de ensino que dirigia e com prejuízos decorrentes da falência de um amigo comerciante ao qual ficou confiada a renda da liquidação do referido instituto. Ele emprega-se como contabilista de casas comerciais, dedica-se a trabalhos de tradução e à preparação de cursos.  

1, 2  

1835 – 1840

Paris, França  

O prof. Rivail organiza e ministra cursos gratuitos de química, física, astronomia, etc. O curso dirigido a alunos pobres é ministrado na própria residência do prof. Rivail.  

1, 2  

30 de outubro de 1837

Estados Unidos da América
  
Samuel Morse (1791-1872) obtém a patente do seu invento, o Telégrafo, que revolucionaria as comunicações e permitiria a divulgação rápida de idéias, eventos e notícias. Já em 1851 seria instalado o primeiro cabo telegráfico submarino entre a Inglaterra e a França e em 1865 seria criada a União Telegráfica Mundial. Ainda em vida Morse teve a oportunidade de testemunhar os imensos benefícios trazidos por sua invenção. Antes do Telégrafo as notícias eram transmitidas pelos meios de transportes existentes, marítimos ou terrestres, e o seu tempo de propagação dependia fortemente da distância percorrida.

11

1840

Wütenberg, Alemanha  

Em Mottlingen, Wütenberg, fenômenos de audição, visão, comunicação, que provinham incontestavelmente de espíritos, foram motivos dos periódicos locais.  

9  

1843 – 1848

Paris, França  

O prof. Rivail dá também cursos públicos, bissemanais, de matemática e astronomia.  

1  

1846

Paris, França  

O prof. Rivail publica o Manuel des examens pour les brevets de capacité, com soluções raciocinadas de questões e problemas de aritmética e geometria.  

1, 2  

28 de março de 1848

Hydesville, Estados Unidos da América  

Iniciam os eventos em Hydesville na casa da família Fox.  

1, 12, 13, 14, 15, 16  

31 de março de 1848

Hydesville, Estados Unidos da América  

O comunicante invisível de Hydesville se identifica como um caixeiro viajante assassinado no local.  

1, 12, 13, 14, 15, 16  

julho de 1848

Paris, França  

Livro “Catéchisme grammatical de la langue française” por H. L. D. Rivail.  

1  

1849

Paris, França  

Livro “Dictées normales des examens” por H. L. D. Rivail.  

1  

14 de novembro de 1849

Rochester, EUA  

As primeiras demonstrações públicas das irmãs Fox no maior salão local, o Corinthian Hall, das quais resultou a organização do primeiro núcleo de estudantes do Espiritualismo Moderno. (Modern Spiritualism, ou também New Spiritualism).  

15  

26 de janeiro de 1850

Paris, França  

Livro “Dictées du premier áge” por H. L. D. Rivail.  

1  

13 de abril de 1850

Paris, França  

Livro “Dictées du second áge” por H. L. D. Rivail.  

1  

Fins de 1850

Estados Unidos da América  

Por indicação dos próprios espíritos começa-se a utilizar um novo método de comunicação mediúnica: as Mesas Girantes. As pessoas se sentavam ao redor de uma mesa, em cima da qual colocavam as mãos, e a comunicação era feita por pancadas dadas pelos pés da mesa indicando letras do alfabeto. O fato dos pés levantarem-se do chão deu o nome ao fenômeno.  

15  

1851

Londres, Inglaterra  

Helena Petrovna Blavatsky (1831-1891), mais conhecida como Madame Blavatsky, tem seu primeiro encontro com o guia espiritual que a conduziria na criação da TEOSOFIA. Doutrina espiritualista com muitos pontos comuns com o Novo Espiritualismo e com o Espiritismo, diferentemente destes porém, apoia-se nos conhecimentos espiritualistas das religiões orientais (que ajudou a divulgar no Ocidente) e do chamado ‘Ocultismo’. Granjeou bom número de adeptos e razoavel popularidade na segunda metade do século XIX, principalmente nos Estados Unidos da America, para onde Madame Blavatsky mudou-se em 1873. Ali, em 1875, foi fundada a Sociedade Teosófica, que mais tarde se transladaria para Adyar na Índia.  17

Janeiro de 1851

Estados Unidos da América  

O anúncio da conversão do famoso jurista John Worth Edmonds, ex-senador, ex-juiz do Supremo Tribunal de New York, materialista confesso, abala profundamente a opinião pública. Ele declara-se convencido da realidade do espírito, após haver presenciado os mais diversos fenômenos de efeitos físicos e de efeitos intelectuais produzidos sob o mais rigoroso controle.  

16  

1852

Estados Unidos da América  

Manifesto publicado pelos professores W. Bryant, B. K. Bliss, W. Edwards, e David A. Wells, da Universidade de Harvard, em apoio à autenticidade do fenômeno das mesas girantes.  

16 

Escócia  

Chegam a Europa alguns médiuns americanos. Com eles inicia-se a introdução do Espiritualismo Moderno na Europa, em menos de um ano o fenômeno das mesas girantes se generalizou por toda a Inglaterra.  

15, 16 

Inglaterra  

A médium americana Mrs. Hayden, esposa de um respeitável jornalista da Nova Inglaterra, é considerada a primeira médium a trazer os novos fenômenos para a Inglaterra. Segundo Arthur Conan Doyle, sua mediunidade bastante limitada pelos padrões modernos, consistia na produção de batidas que respondiam, de forma exata e convincente, as perguntas dirigidas aos espíritos.  

13, 19

Baviera, Alemanha  

Fenômenos semelhantes aos “raps” de Hydesville ocorrem na cidade de Bergzabern.  

9  

8 de maio de 1852

Estados Unidos da América  

Primeiro número do jornal neo-espiritualista “The Spiritual Telegraph” (EUA), subvencionado pelo comerciante Charles Partidge, com o auxílio do Reverendo S. B. Britain.  

14, 15, 16, 18  

26 de julho de 1852

Paris, França  

O jornal L’Univers é o primeiro jornal Francês a dar maior destaque a questão do Espiritualismo Moderno, no artigo “Les spiritualistes d’Amérique”.  

15 

1853

Europa  

O fenômeno das mesas girantes causa sensação na Europa.  

1, 2, 15, 16 

Yorkshire, Inglaterra  

David Richmond cria a primeira “Igreja Espiritualista” (Spiritualist Church) na Inglaterra.  
 
 19

Augsburg, Alemanha  

O número 94 da Gazeta de Augsburg, publica o artigo sobre a primeira ocorrência das mesas girantes na Alemanha, onde o Dr. André, de Bremen, narra o acontecimento com minuciosidade. Personalidades da Universidade de Heidelberg se reúnem para analisar tais fenomenos.  

Alemanha  

O compositor Robert Schumman passa a se interessar pelos fenômenos das mesas girantes e inicia experiências em sua própria casa  

Gota, Alemanha  

É publicada a obra “As mesas girantes: sessenta e quatro novas experiências físicas com indicação dos resultados obtidos”, do professor de matemática e física do Seminário de Gota, o Sr. C. E. Hering, na qual conclui que a força atuante possuia propriedades opostas ao magnetismo.  

Düsseldorf, Alemanha  

É publicado o livro “Tischrucken und Tischkloppen: Eine Tatsache” (Mesas Girantes e Mesas Batedoras: Um Fato), da autoria de C. H. Schaünberg.  

9  

10 de junho de 1853

Paris, França  

Os Espíritos indicam como utilizar o cesto em substituição a mesa girante como meio de comunicação: “Vá buscar no quarto ao lado a cestinha; prenda nela um lápis, coloque-a sobre o papel e ponha-lhe os dedos na borda”. Tal fato está registrado no cápitulo “Introdução ao Estudo da Doutrina dos Espíritos” (O Livro dos Espíritos). Pela mesma época instruções semelhantes foram passadas pelos Espíritos na América e em diversos outros países.  

5  

14 de junho de 1853

Rio de Janeiro, Brasil  

“Jornal do Comércio” publica a primeira noticia sobre mesas girantes no Brasil, segundo o correspondente do jornal em Berlim: “Não há neste momento uma reunião em Alemanha na qual não se fale da nova importação Americana – the moving table, e não se experimente mais de uma vez o fenômeno”.  

15, 20, 21  

24 de dezembro de 1853

Paris, França  

O jornal “L ‘Illustration” publica nota em que informa a colocação das mesas girantes no INDEX (relação de obras e assuntos condenados pela Igreja) pelos Bispos de Orleães e de Viviers.  

2  

1854

Inglaterra  

A conversão de Robert Owen, livre-pensador famoso por seus trabalhos humanitários, ao Espiritualismo Moderno causa grande interesse e admiração.  

13, 19  

fins de 1854

Paris, França  

O Sr. Fortier, magnetizador, informa o prof. Rivail sobre as mesas girantes.  

1, 5  

1855

Alemanha  

Karl Freiherr du Prel, nascido em abril de 1839, doutor em filosofia, escreve o famoso livro “A Filosofia do Misticismo” (Philosophie der Mystik): “Somos, assim, um ser duplo, e o corpo material juntamente com a consciência forma somente um único lado da nossa existência. (…) A morte elimina apenas a forma corporal da aparência”  

Yorkshire, Inglaterra  

Surge o primeiro jornal espiritualista inglês, “The Yorkshire Spiritual Telegraph”, publicado em Keighley.  

19  

maio de 1855

Paris, França  

O prof. Rivail presencia pela primeira vez, na casa da Sra. Plainemaison, o fenômeno das mesas girantes.  

1  

1856

Paris, França  

Sessões na casa do Sr. Baudin, nessas sessões começou-se a formar o “Livro dos Espíritos”.  

1, 14  

25 de março de 1856

Paris, França  

O prof. Rivail toma conhecimento da existência do seu guia espiritual – o espírito que ficou conhecido sob o nome “A Verdade” – que o acompanharia na tarefa de codificação do Espiritismo.  

20, 22  

30 de abril de 1856

Paris, França  

O prof. Rivail é informado através da médium Srta. Japhet da missão que lhe estava destinada. A mensagem é transmitida em sessão realizada na casa do Sr. Roustan, sendo que a comunicação foi feita com o uso da “cesta” (Uma cesta com um lápis preso em sua extremidade – esse mecanismo foi uma etapa intermediária entre a mesa girante e a psicografia)  

1, 2, 20  

4 de agosto de 1856

Roma, Itália  

O Santo Ofício condena o fenômeno das mesas girantes, tachando de hereges as pessoas por intermédio das quais eram produzidos.  

1, 2, 21  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *