por Nubor Orlando Facure.
Nos primeiros passos do paradigma científico moderno comprovou-se:
A Terra é redonda, gira em torno do Sol.
Os corpos caem por ação de uma força gravitacional.
O movimento de um corpo é contínuo, só se modifica se outra força atuar sobre ele.
Toda ação gera uma força de reação igual e contrária.
Tudo se movimenta e o firmamento está em constante transformação.
Existem crateras na Lua e satélites em volta de Júpiter.
O Universo está em expansão.
O corpo humano é uma máquina cujo mecanismo podemos compreender.
Todas as espécies de vida passam por processos de evolução ocorrendo a sobrevivência dos mais adaptados ao ambiente.
Existem genes que transmitem as características de uma geração para a outra em todos seres vivos.
O átomo não é indivisível.
Energia e matéria são reversíveis.
Todas essas afirmações, produziram mudanças definitivas no pensamento científico sobre o funcionamento do mundo, não sem antes provocar um intenso choque cultural na ocasião em que foram enunciadas.
Que mudanças podemos esperar para o futuro?
Estaremos preparados para aceitá-las?
Fiz aqui algumas sugestões:
1 – Há um “mundo” espiritual a nossa volta com o qual mantemos intenso intercâmbio de informações com a população que nele existe. Podemos dizer que vivemos duas “fases” que se alternam repetidamente: uma de vida orgânica material e outra de vida espiritual.
2 – Há outras expressões da energia para as quais ainda não temos instrumentos para registar sua presença – todo esse Mundo Espiritual ao qual nos referimos, é expressão de “matéria” e energia que ainda escapam ao nosso entendimento e capacidade de registro com nossa tecnologia, mas o “mundo” quântico poderá vir a ser a “janela” entre nosso ambiente material e o mundo espiritual.
3 – A evolução fundamental e primordial, é a evolução da Alma, que está direta ou indiretamente determinando a nossa evolução biológica.
4 – A frequência de vivências e experiências ao nível psíquico e espiritual é muito maior do que na dimensão material, porém ainda não temos instrumentos que registem sua ocorrência e intensidade.
5 – A causa dos fenômenos psíquicos transcendem o mundo físico; são extrafísicas, espirituais.
6 – A Ciência espiritual deve assumir prioridade sobre a Ciência física.
7 – Nossas sensações ao nível dos cinco sentidos serão ampliadas quando desenvolvermos as percepções espirituais – essas nos permitem perceber a “história” pregressa e o significado de cada objeto – o meu relógio, além de mostrador de horas, contém minhas histórias de vida com ele.
8 – O corpo físico é limitadíssimo comparado ao corpo espiritual – esse contém minha história filogenética em toda sua extensão, registro das múltiplas personalidades que já vivi.
9 – As quatro dimensões físicas conhecidas serão ampliadas para um Universo multidimensional.
10 – Nossa personalidade que parece única será substituída pelas personalidades múltiplas em decorrência de múltiplas vidas que já transcorremos.
11 – O conceito dualista Cérebro e mente será complementado com três elementos: cérebro, corpo mental ou perispírito e mente – O Espírito se expressa no corpo mental permitindo acesso aos arquivos definitivos de memórias de todas as vidas pelas quais passei.