00:03:43.932,00:03:46.932
ILKA: Boa noite a todos!
00:07:25.194,00:07:28.194
Sergio Bezerra: “Cada época é marcada com o cunho da virtude ou do vício que a tem de salvar ou perder. A virtude da vossa geração é a atividade intelectual; seu vício é a indiferença moral.
[…] Submetei-vos ao impulso que vimos dar aos vossos Espíritos. Obedecei à grande lei do progresso, que é a palavra da vossa geração. Infeliz do Espírito preguiçoso, daquele que fecha o seu entendimento!
00:08:13.945,00:08:16.945
Sergio Bezerra: Toda resistência orgulhosa deverá ceder, cedo ou tarde. Mas bem-aventurados os que são mansos, porque darão ouvidos dóceis aos ensinamentos.”
-Lázaro. (O Evangelho segundo o Espiritismo, Cap. IX, item 8)
00:10:32.321,00:10:35.321
Lucia carvalho: como fomos criados espiritos simples e imperfeitos foi atraves das encarnações que tanto o aprimoramento das virtudes qto o combate dos vicios foi um aprendizado e ainda o é, através da evolução e da reforma íntima que todos passamos
00:12:33.343,00:12:36.343
Aroldo Jose Piacesi: http://bibliadocaminho.com/ocaminho/TKP/Re62/Jul/Re62JulA03.htm#It4
00:18:51.189,00:18:54.189
Raul Franzolin Neto: Alguma pergunta específica?
00:21:22.071,00:21:25.071
Sergio Bezerra: LE 895. Postos de lado os defeitos e os vícios acerca dos quais ninguém se pode equivocar, qual o sinal mais característico da imperfeição?
“O interesse pessoal. Frequentemente, as qualidades morais são como, num objeto de cobre, a douradura que não resiste à pedra de toque. Pode um homem possuir qualidades reais, que levem o mundo a considerá-lo homem de bem. Mas essas qualidades, conquanto assinalem um progresso, nem sempre suportam certas provas, e às vezes basta que se fira a corda do …
00:23:59.431,00:24:02.431
Sergio Bezerra: L.E.906. Será passível de censura o homem por ter consciência do bem que faz e por confessá-lo a si mesmo?
“Pois que pode ter consciência do mal que pratica, do bem igualmente deve tê-la, a fim de saber se andou bem ou mal. Pesando todos os seus atos na balança da lei de Deus e, sobretudo, na lei de justiça, amor e caridade, é que poderá dizer a si mesmo se suas obras são boas ou más, que as poderá aprovar ou desaprovar. Não se lhe pode, portanto, censurar que reconheça haver triunfado dos maus
00:28:37.984,00:28:40.984
Sergio Bezerra: O Livro dos Espíritos > Parte segunda — Do mundo espírita ou mundo dos Espíritos > Capítulo I — Dos Espíritos > Escala espírita. > Segunda ordem – Espíritos bons
00:30:48.397,00:30:51.397
Nilzelí Nery Mancini: LE. Q.605. Nota AK: As duas naturezas nele (homem) existentes dão às suas paixões duas origens diferentes: umas provêm dos instintos da natureza animal, provindo as outras das impurezas do Espírito, de cuja encarnação é ele a imagem e que mais ou menos simpatiza com a grosseria dos apetites animais. Purificando-se, o Espírito se liberta pouco a pouco da influência da matéria. Sob essa influência, aproxima-se do bruto. Isento dela, eleva-se à sua verdadeira destinação.
00:31:03.906,00:31:06.906
Sergio Bezerra: Revista espírita — Jornal de estudos psicológicos — 1869 > Março > A carne é fraca
00:31:24.251,00:31:27.251
Nilzelí Nery Mancini: LE Q.611. …De animal só há no homem o corpo e as paixões que nascem da influência do corpo e do instinto de conservação inerente à matéria…
00:33:56.615,00:33:59.615
Nilzelí Nery Mancini: LE Q. 670. …À proporção que se foram melhorando… os Espíritos tinham então a envolvê-los o véu material, mas, por meio do livre-arbítrio, possível lhes era vislumbrar suas origens e fim, e muitos, por intuição, já compreendiam o mal que praticavam, se bem que nem por isso deixassem de praticá-lo, para satisfazer às suas paixões.”
00:34:28.436,00:34:31.436
Nilzelí Nery Mancini: LE Q.907. Será substancialmente mau o princípio originário das paixões, embora esteja na natureza? “Não; a paixão está no excesso de que se acresceu à vontade, visto que o princípio que lhe dá origem foi posto no homem para o bem, tanto que as paixões podem levá-lo à realização de grandes coisas. O abuso que delas se faz é que causa o mal.
00:35:04.152,00:35:07.152
Nilzelí Nery Mancini: LE Q.908. Como se poderá determinar o limite em que as paixões deixam de ser boas para se tornarem más? “As paixões são como um corcel, que só tem utilidade quando governado e que se torna perigoso desde que passe a governar. Uma paixão se torna perigosa a partir do momento em que deixais de poder governá-la e que dá em resultado um prejuízo qualquer para vós mesmos, ou para outrem.” Ver nota de AK.
00:35:20.720,00:35:23.720
Sergio Bezerra: 895. A part les défauts et les vices sur lesquels personne ne saurait se méprendre, quel est le signe le plus caractéristique de l’imperfection ?
« C’est l’intérêt personnel. Les qualités morales sont souvent comme la dorure mise sur un objet de cuivre et qui ne résiste pas à la pierre de touche. Un homme peut posséder des qualités réelles qui en font, pour tout le monde, un homme de bien ; mais ces qualités, quoiqu’elles soient un progrès, ne supportent pas toujours certaines épreuves, et il s
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Nilzelí Nery Mancini: Raul e amigos, vejam a nota de Kardec na questão 908…
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Sergio Bezerra: 908. Como definimos o limite em que as paixões deixam de ser boas ou ruins?
00:45:35.600,00:45:38.600
Sergio Bezerra: “As paixões são como um cavalo que é útil quando está sob controle e perigoso quando é controlado. Reconheça, portanto, que uma paixão se torna perniciosa no momento em que você deixa de ser capaz de governá-la e ela resulta em algum dano para si mesmo ou para os outros.”
00:49:33.109,00:49:36.109
Sergio Bezerra: As paixões são alavancas que aumentam dez vezes a força do homem e o ajudam a cumprir os planos da Providência; mas se, em vez de dirigi-las, o homem se deixa dirigir por elas, cai em excessos, e a própria força que, em suas mãos, poderia fazer o bem, cai sobre ele e o esmaga.
00:50:21.007,00:50:24.007
Sergio Bezerra: Todas as paixões têm seu princípio em um sentimento ou necessidade da natureza. O princípio das paixões não é, portanto, um mal, uma vez que se baseia em uma das condições providenciais de nossa existência. A paixão, propriamente falando, é o exagero de uma necessidade ou de um sentimento; ela está no excesso e não na causa; e esse excesso se torna um mal quando tem como consequência um mal de qualquer espécie.
00:51:14.459,00:51:17.459
Sergio Bezerra: Toda paixão que aproxima o homem da natureza animal o distancia da natureza espiritual.
Qualquer sentimento que eleve o homem acima da natureza animal anuncia a predominância do Espírito sobre a matéria e o aproxima da perfeição.
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