por Carlos Alberto Iglesia Bernardo
Os acontecimentos de Hydesville correspondem a um marco importante na História, mas é com o surgimento do “O Livro dos Espíritos” e com as demais obras de Allan Kardec que as consequências científicas, morais e filosóficas dos novos fenômenos são consolidadas em um corpo doutrinário lógico e preciso. No período de 1857 a 1869 Allan Kardec se dedica integralmente a esse trabalho, que ficou conhecido como a “Codificação Espírita”.
18 de abril de 1857
Paris, França
Publicado o livro “O Livro dos Espíritos” de H. L. D. Rivail sob o pseudônimo de Allan Kardec. O livro foi o resultado do estudo científico dos fenômenos mediúnicos; da compilação, análise e condensação de mensagens recebidas através de mais de uma dezena de médiuns e de uma plêiade de Espíritos supervisionados pelo Espírito “A Verdade”. Se iniciava a Codificação Espírita, obra a qual Allan Kardec se dedicaria até sua desencarnação em 1869.
1, 5, 13
1 de janeiro de 1858
Paris, França
Primeiro número da “Revue Spirite” editada por Allan Kardec. Esta revista que seria dirigida por Allan Kardec até sua desencarnação em 1869, constitui, além do seu aspecto doutrinário, uma das mais importantes fontes históricas dos primeiros anos do Espiritismo. Nela foram publicados artigos e ensaios que serviram como estudos preliminares para as obras básicas da codificação e em suas páginas estão registrados os passos iniciais da divulgação do Espiritismo na França e no mundo.
1, 2, 5
1 de abril de 1858
Paris, França
Fundada em Paris a “Societé Parisiense des Études Spirites” (Sociedade Parisiense De Estudos Espíritas). Nas palavras de Kardec: “A extensão, por assim dizer universal que tomam, diariamente, as crenças espíritas fazia desejar-se vivamente a criação de um centro regular de observações. Esta lacuna acaba de ser preenchida” (Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, Revue Spirite – maio de 1858).
1, 5
13 de abril de 1858
Paris, França
A criação da “Societé Parisiense des Études Spirites” é autorizada por portaria do Prefeito de Polícia, conforme aviso do Ministro do Interior e da Segurança Geral.
5
1859
Inglaterra Charles Darwin publica o livro “A Origem das Espécies” que impõe nas ciências biológicas o conceito de evolução das espécies. O livro, que causou profundo impacto no pensamento cientifico e filosófico, sofreu forte reação da maior parte das correntes religiosas, que consideravam a teoria de evolução das espécies uma afronta a Deus e a Bíblia. Já para os Espíritas a obra nada tinha de ofensivo, pois do ponto de vista do Espiritismo, Darwin descobriu uma outra faceta da lei de progresso que rege a natureza. Nada mais lógico do que o aperfeiçoamento gradativo das formas corpóreas em consonância com a evolução dos espíritos que as utilizam. 158 |
1860
Rio de Janeiro, Brasil
O prof. Casimir Lieutaud, poeta e contista, diretor-fundador de um Colégio onde se lecionava a língua francesa, dava a público a primeira obra de caráter espírita impressa no Brasil, “Les Temps sont arrivés” (Os tempos são chegados).
2, 21
setembro de 1860
França
Primeira viagem de divulgação Espírita. Empreendida por Allan Kardec com destino a Lião e algumas cidades no trajeto.
1, 5, 23
19 de setembro de 1860
França
Allan Kardec é recebido no Centro Espírita de Broteaux, Lion, pelo dirigente do grupo, Sr. Dijou.
23
15 de janeiro de 1861
Paris, França
É publicado o “O Livro dos Médiuns” de Allan Kardec.
1, 5
abril de 1861 – abril de 1865
Estados Unidos Guerra Civil nos Estados Unidos. O evento, que teve como pivô a eleição de Abraham Lincoln (1809-1865) para a presidência da República e sua forte posição anti-escravagista, diz muito sobre o período histórico em questão, quase metade dos Estados Unidos entraram em guerra com a outra metade pelo direito de escravizarem seres humanos ! 27 |
9 de outubro de 1861
Barcelona, Espanha
Por ordens do Bispo de Barcelona se realiza o celebre Auto-de-fé em que foram queimados trezentos volumes e brochuras sobre Espiritismo, entre eles:
- Exemplares da Revue Spirite;
- “O Livro dos Espíritos”, Allan Kardec;
- “O Livro dos Médiuns”, Allan Kardec;
- “O que é o Espiritismo”, Allan Kardec;
- “Fragmento de uma Sonata”, ditado pelo Espírito Mozart;
- “Carta de um Católico sobre o Espiritismo”, Dr. Grand;
- “A História de Joana D’Arc”, médium Mlle. Ermance Dufaux, Autora Joana D’Arc;
- “A realidade dos Espíritos demonstrada pela escrita direta”, Barão de Guldenstubbé;
Extenso relato do evento, realizado na mesma esplanada onde eram executados os criminosos condenados a morte, foi publicado no periódico barcelonense “La Corona”, que se manisfestou contra tal ato.
1, 2, 5, 24
1862
Paris, França
É publicado o livro “A pluralidade dos Mundos Habitados” de Camille Flammarion (1842-1925). Nesta obra filosófica, o astrônomo e filósofo francês, Espírita desde os primeiros momentos da doutrina, apresenta a defesa da pluralidade dos mundos habitados baseando-se em argumentação cientifica e lógica, dentro dos conhecimentos da época.
20, 25
Paris, França
É publicada a tradução em português da brochura de Allan Kardec “O Espiritismo em sua mais simples Expressão”. A tradução feita por Alexandre Canu foi impressa em Paris no mesmo ano da 1.a edição francesa e chegou a chamar a atenção do próprio Kardec.
2, 21
janeiro de 1862
Paris, França
É publicada a brochura “O Espiritismo em sua mais simples Expressão” de Allan Kardec.
1, 2, 5
1863
Washington, Estados Unidos da América
São realizadas sessões mediúnicas na Casa Branca, residência oficial do presidente dos Estados Unidos, o presidente Abraham Lincoln (1809-1865) ocupava então o cargo.
27
29 de abril de 1864
Paris, França
Publicado o livro “O Evangelho segundo o Espiritismo” de Allan Kardec.
1, 5
1 de maio de 1864
Roma, Itália
Obras Espíritas no “Index Librorum prohibitorum” da Igreja Católica.
1, 21
1865
Inglaterra O Físico James Clerk Maxwell apresenta sua teoria dos fenômenos eletromagnéticos, unificando as teorias parcias existentes. As equações de Maxwell permitiram não só a descrição matemática dos fenômenos conhecidos como conduziram a novos experimentos e descobertas. A nova teoria traz um conceito totalmente novo, as equações apresentadas são equações de “campos” de energia e não de pontos “materiais” como todas as outras equações da mecânica newtoniana. 28, 87 |
Alemanha
Primeiro jornal alemão dedicado ao estudo dos fenômenos mediúnicos: Psyche.
13
1 de agosto de 1865
Paris, França
Publicado o livro “O Céu e o Inferno” de Allan Kardec.
1, 5
17 de setembro de 1865
Salvador, Bahia
“Grupo Familiar do Espiritismo” fundado no Brasil por Luiz Olímpio Teles de Menezes (1825-1893).
21, 22
Dezembro de 1865
Paris, França
É publicado em folhetim no jornal francês Moniteur Universal o primeiro romance de temática espírita. Sob o título de “SPIRITE” (Espírita), o trabalho de autoria de um dos grandes nomes da literatura francesa Théophile Gautier, gira em torno das manifestações do espírito de uma moça que procura ajudar o homem por quem se apaixonara em vida. O fato do amor ter permanecido ignorado levou ao título usado na tradução em português, “O Ignorado Amor” (Editora O Clarim).
Esse primeiro romance espírita chamou a atenção de Allan Kardec e foi motivo de artigos na Revue Spirite (Os Romances Espíritas – Dezembro 1865, Notícias Bibliográficas, Espírita – Março 1866).
Cabe ressaltar que, antes do advento do rádio e da televisão, o folhetim era equivalente em sucesso de público as novelas modernas e normalmente os romances da época eram publicados inicialmente nesse formato.
5, 29
25 de dezembro de 1865
Rio de Janeiro, Brasil
Uma observação deixada pelo espírita Manuel de Araújo Porto, Barão de Santo Ângelo, em sua correspondência com o amigo Joaquim Manuel de Macedo (escritor brasileiro, autor do livro “A Moreninha”), registra o interesse despertado pelo Espiritismo na corte brasileira: “a Princesa Isabel lhe pedira para saber quem era seu protetor”.
21
1866
Salvador, Bahia
Publicado o opúsculo “O Espiritismo – Introdução ao Estudo da Doutrina Espírita” com extratos de “O Livro dos Espíritos” traduzidos por Luiz Olímpio Teles de Menezes.
2, 21
Rio de Janeiro, Brasil António da Silva Neto (1836-1905), baiano radicado no Rio de Janeiro, publica seu trabalho “Estudos sobre a Emancipação dos Escravos no Brasil”. O autor defende nesse trabalho a proposta, que seria efetivada em 1871 com a “Lei do Ventre Livre”, de libertar os recém-nascidos. Fazendeiro, que por iniciativa própria alforriou seus escravos, defendia a libertação sem pagamento de indenização aos proprietários. 21 |
1867
Paris, França
Camille Flammarion (1842-1925) publica o livro “Deus na Natureza” em que, segundo suas palavras, procura “representar os estado atual dos nossos conhecimentos precisos, sobre a Natureza e o homem”.
30
junho de 1867
França
Uma noticia a respeito do uso terapêutico de PASSES em um grupo espirita é publicada na Revue Spirite (Grupo Curador de Marmande).
1, 5
1868
Barcelona, Espanha
Fundada a “Revista de Estudios Psicológicos” por José Maria Fernandez Colavida (1819-1888). Fernandez Colavida foi o primeiro tradutor das obras de Allan Kardec para o Espanhol e presidente de honra do Primeiro Congresso Espírita Internacional Espírita, realizado em Barcelona em 1888.
31
Madrid, Espanha
Amalia Domingo Soler (1835-1909), natural de Sevilha, acometida de grave enfermidade nos olhos e em extrema penuria, afasta-se do catolicismo e frequenta a “Capela Evangélica da Rua de Calatrava” . Por essa época, através do médico homeopata Dr. Hysern, chega ao seu conhecimento a notícia de que existiam “(…) uns novos loucos que crêem com a melhor boa fé deste mundo que a alma vive, melhor dizendo o espírito, que assim o chamam eles à força inteligente, que dá vida ao organismo humano, – vive por toda a eternidade, encarnando tantas vezes quanto necessitar, na Terra e em outros mundos, e essa série de existências servem para adquirir-se conhecimentos, aperfeiçoar-se e pagar ao mesmo tempo os desmandos, as felonias, as traições, os atropelos e demais abusos cometidos em outras encarnações (…)”. O Dr. Hysern também lhe conseguiria um exemplar do periódico espírita “El Critério” e a partir daí Amália não descansaria até encontrar uma família espírita que lhe emprestasse os livros de Allan Kardec. Iniciava-se assim o apostolado da grande escritora e poetisa, divulgadora incansável da Doutrina Espírita.
31
6 de janeiro de 1868
Paris, França
Livro “A Gênese” de Allan Kardec.
1, 5
1 de novembro de 1868
Paris, França
Allan Kardec faz o célebre discurso de abertura da sessão comemorativa do dia dos mortos, na Sociedade de Paris. Esse discurso constitue peça importante para a compreensão do que Kardec entendia por “religião”, como encarava o papel desempenhado pelas “religiões”, a sua visao da Doutrina Espírita dentro deste contexto e porque preferia não apresentar o Espiritismo como uma religião. O discurso foi publicado na Revista Espirita de dezembro de 1868.
5, 32
1869
Viena, Áustria
Publicada a tradução em alemão do livreto “O Espiritismo em sua mais simples expressão” de Allan Kardec (Der Spiritismus in seinem einfachsten Ausdruck).
12
Rio de Janeiro, Brasil Publicada a tese “A Escravidão no Brasil e Medidas que Convém Tomar para Extingui-la sem Danos para a Nação”, do ilustre médico e político Dr. Bezerra de Menezes (1831-1900). 21 |
31 de março de 1869
Paris, França
Desencarna Allan Kardec. Segundo Zeus Wantuil e Francisco Thiesen, em sua obra “Allan Kardec” (FEB): “Henri Sausse fez referências aos grandes e variados encargos de Allan Kardec, aos esforços físicos e intelectuais, que já lhe vinham prejudicando a saude, e às recomendações dos Espíritos no sentido de moderar-se nas atividades a fim de poder concluir a obra pela qual era responsável. Não deixou de mencionar, ainda, que ele dispunha de constituição física para viver cem anos, mas que possuia coração sensível, sendo de admitir-se que a origem do aneurismo que o vitimara, se devesse, entre outras causas, as traições, insultos e calúnias sistemáticas assacadas contra ele – causadoras de emoções fortes. Kardec, porém, gênio benfeitor e benfazejo, de conduta irrepreensível, mais sofria diante das injustiças partidas de espíritas futeis e levianos.”
1, 5
julho de 1869
Salvador, Bahia
Lançado por Luiz Olímpio Teles de Menezes (1825-1893) o jornal “Eco D’Além Túmulo”, o primeiro periódico Espírita Brasileiro.
2, 18, 33
outubro de 1869
França, Paris
A Revue Spirite publica em sua seção bibliográfica notícia a respeito do jornal brasileiro “Eco D’ Alem Túmulo”, lançado em julho de 1869.
2, 5