====================================================================== _|_|_| _|_|_| _|_|_| _|_|_| GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS _| _| _| _| _| Fundado em 15 outubro de 1992 _| _| _|_| _|_|_| _|_| _| _| _| _| _| _| Boletim semanal _|_|_| _|_|_| _| _| _|_|_| de distribuicao eletronica ---------------------------------------------------------------------- Ano 06 - Numero 294 - 1998 26 de maio de 1998 ====================================================================== |============================| INDICE |============================| TEXTO Sexo - Artigo de Compra e Venda, Luiz Carlos Formiga, Brasil COMENTARIO Arquitetura Antimendigo, Jose Cid, Brasil |====================================================================| _______________________________________________________________________ TEXTO ------- SEXO - ARTIGO DE COMPRA E VENDA - Luiz Carlos Formiga, Brasil _______________________________________________________________________ ----------------- Este texto foi originalmente publicado na revista Fraternidade (Lisboa - Portugal), 419 (maio): 149-154, 1998 e gentilmente cedido pelo autor para publicacao no GEAE. ----------------- Os homens demonstram sua posicao na escala evolutiva pelas decisoes que tomam diante da vida. Em muitos a consciencia ainda nao despertou para os verdadeiros valores. De posse de liberdade relativa demonstram pouca responsabilidade. Antes de governar, parecem governados pelos instintos. Muitos sao especialistas na arte de multiplicar titulos e propriedades, mas no campo afetivo afastam-se da receptividade, do compromisso. Sao mestres na producao de seres-objetos. Distanciados da consciencia lucida sao ainda amantes da poligamia. No homem mais evoluido a sexualidade e entendida num contexto amplo, inclusive o espiritual. Ve na sexualidade uma atividade intimamente ligada ao crescimento pessoal, a auto-estima e a formacao de saudaveis vinculos afetivos e amorosos. Espirito mais amadurecido percebe a sexualidade como reconstituinte das forcas espirituais pelo qual as criaturas se alimentam mutuamente. Mesmo quando convivendo com insegurancas e sentimentos de rejeicao, nunca busca o sexo como forma de auto-afirmacao e alivio de incertezas ou carencias. Nao troca sexo por companhia tentando diminuir o vazio da solidao. Quando o espirito, mesmo em corpo velho, esta num nivel evolutivo ainda baixo, sua consciencia dorme e se torna dificil freiar instintos. Sao pessoas fisiologicamente adultas mas emocionalmente infantis.(5,6,7) Mas, quem atirou a primeira pedra? Analisando-se o discurso de mulheres que se vendem de forma institucionalizada (EU-ISSO) e o silencio do seu comprador, concluiu-se de que a coisificacao da mulher e indispensavel, para a grande cidade, como e a lata de lixo para a familia. Ela desempenharia o papel de defesa da ordem coletiva e o da satisfacao dos impulsos reconditos dos homens. Mas, duas questoes sao importantes. Como essa mulher que se vende (EU-ISSO) vivencia sua sexualidade (EU-MULHER)? Como se sente e o que busca o homem (EU-ISSO) ao relacionar-se sexualmente com uma mulher que se vende? O acesso A bibliografia e a realidade do dia-a-dia revelaram, na pesquisa(2), que existe uma contradicao muito grande em torno da prostituicao, pois, ao mesmo tempo em que ela e recriminada como algo nocivo a sociedade, e tolerada, servindo como importante estabilizador social, que cumpre varias funcoes. No entanto, o discurso das mulheres revelou a crenca de uma atividade profissional como outra qualquer onde a busca do dinheiro e o mais importante. Por outro lado o sonho da constituicao de uma familia apareceu neste discurso. E valida a premissa de que as circunstancias socio-economicas e morais estabelecidas pela sociedade criam e recriam os espacos do vir-a-ser prostituta. O homem deve ser visto como um co-autor, co-responsavel por esse modo milenar de vivenciar uma das inumeras facetas da sexualidade humana. No momento em que estamos escrevendo estas linhas, ha um destaque especial na novela da TV sobre essa questao, demonstrando a contradicao referida anteriormente. Ao mesmo tempo em que ela e recriminada como algo nocivo a sociedade, e tambem tolerada (casas de tolerancia), ate no "horario nobre". Nas incursoes a estas "casas" os pedagogos e psicologos pesquisadores verificam que os homens (casados) se sentem pouco a vontade em dar entrevistas, no sentido de oferecer respostas a segunda questao acima (o que busca ao relacionar-se?) Se nao existisse o estigma, quanto ao tipo de atividade, muito pouco esta se diferenciaria das atividades de outros profissionais. O que existe e uma dicotomia corpo x mente, em que o primeiro assume um valor de troca e o segundo se consome no esquecimento. Ela procura um distanciamento de si mesma, do SER-MULHER-MAE, da prostituta. Nao ha unificacao do ser. Ao buscar relacionar-se desta forma, intenciona preservar-se enquanto um ISSO, enquanto um objeto, que possui seu valor de troca, que sente prazer apenas na obtencao do dinheiro e que deve ser preservado e cuidado. O dinheiro legitima essa forma de ser no mundo e a dicotomizacao do lado impessoal, profissional e afetivo permite apenas a meta de desempenhar ou representar no palco sua funcao da melhor forma possivel. Ela precisa manter seu objeto de trabalho sempre em evidencia, possibilitando seu sustento. Fingir faz parte do "show" e pode-se pensar numa ginastica com os aparatos de uma boa aula de aerobica. O carater erotico em que se vivencia a cumplicidade, a troca, o envolvimento nao existe. Uma delas fez a sintese: "E um sexo podre". Nao ha encontro porque nao ha disponibilidade mutua, nao ha envolvimento mutuo possibilitando confirmacao mutua. Numa faixa evolutiva mais baixa, a sexualidade do homem fica muito circunscrita a sua genitalia, e muito mecanica, exigindo, entao, uma manutencao especifica e periferica, feita por um agente especifico. Em ambos ha o empenho de lidar com aquilo que e superficial, que pode ser tocado, visando cada um o seu beneficio "legal". Nas entrevistas os pesquisadores constataram outras modalidades de relacao diferentes do sexo que tambem sao requisitadas, como a "conversa", fala desprovida de zelo maior onde se mostra o lado inseguro. E diante da postura inerte de seu objeto, se permite extravasar toda a sua angustia, de forma que nao se comprometa, nao corra riscos. Isto e uma parcela do conjunto das necessidades sociais. Elas deverao dar continuidade ao "show" e para isso juntar os pedacos de seu objeto e configurar-se um todo irreal unificado. As cenas e o final sao quase sempre os mesmos. Quando interrogadas acerca de sua qualidade de MULHER ficam perplexas e mal sabem responder. Seu SER fica desprovido de todo e qualquer significado que leve em consideracao sua totalidade, seu SER-MULHER. Parece que ao viver grande parte de sua vida no "Palco", o personagem tomou conta de si, e o seu EU passou a ocupar um plano inferior e nem e lembrado. "Nao sei o que e ser mulher" foi a resposta. Se e lembrado e tambem extremamente desvalorizado. Parece que nao se consegue superar essa dicotomia e o EU fica submetido a desintegracao. O que pensar da integracao com Deus e a sociedade? "Quero ter uma familia". E um projeto que aparece no discurso como um meio de deixar a "profissao", porem, muito mais do que isso, um modo de integrar-se na sociedade e, quem sabe, ate amenizar a dicotomia existente em seu ESPIRITO. Bruns e Gomes Junior(2) concluem achando que aqueles que compram-vendem, vivenciando o "extase" do aqui e agora, vao se distanciando cada vez mais de si mesmos e a dicotomia existente entre corpo x mente se fortalece cada vez mais, de modo a nao provocar inquietacoes. As educadoras terminam dizendo que tanto um como o outro "perpetuam o monotono circulo vicioso que o mundo do faz-de-conta lhes possibilita, fingindo que esse e um dos modos de serem felizes." Duas senhoras, em um cafe num pais sul-americano, comentavam que a palestra da noite, feita pelo brasileiro, deveria ser no minimo instigante, pois falaria do amor, da imortalidade da alma e das consequencias, na vida espiritual, dos atos cometidos aqui na Terra. Uma jovem proxima ouve o comentario positivo e resolve assistI-la tambem. Apos a palestra, que falou sobre reencarnacao e memoria extracerebral, na fila dos que vieram apertar-lhe as maos caridosas, Divaldo escuta a estoria:(8) - Eu sou uma meretriz. Era uma jovem delgada de olhar entristecido. Contou-lhe que fora o padrasto quem a colocara no plano inclinado. Ela havia ouvido as senhoras falarem do brasileiro que pregava o amor como antidoto da dor e, como sofria muito, resolveu dar-se uma chance. Jogou fora a substancia corrosiva, colocada no refresco, para ouvi-lo. Divaldo explica que nao era ma vontade, mas que o seu anfitreao o aguardava. Porem, gostaria muito de encontra-la mais tarde. Ela respondeu a Divaldo que nao se preocupasse porque era uma mulher da noite. Marcaram o encontro na casa do anfitriao. A noite conta que vivia num bairro de alta classe social e economica. Quando o pai morreu ela contava quase quinze anos. A mae tinha quarenta e dois e era uma mulher frivola, de carater vulgar e, em menos de tres meses depois, estava nos bailes e festas. Ligou-se a um homem mais jovem do que ela, destes que vivem a explorar mulheres ingenuas. Ele veio viver em nossa casa e comecou a procurar-me. Minha mae acreditou quando ele disse que eu havia me oferecido. Apos a bofetada, colocou-me na rua. Aos quinze anos eu estudava e tinha uma amiga de dezessete anos que me recebeu em casa. Ela disse que a vida era maravilhosa e que deviamos desfruta-la. Era acompanhante de velhos executivos e uma noite lhe rendia quinhentos dolares. Mais tarde ela me disse que se nao trabalhasse tambem nao comeria e levou-me a uma casa. Divaldo ouviu pacientemente e ... Atraves da divulgacao do Espiritismo, por meio da palestra na reuniao publica, em clima fraternal e com interesse de ajudar na solucao dos diversos problemas humanos, conseguiu-se a reabilitacao e, posteriormente, a integracao da jovem aos labores espiritas. Hoje ela tem uma familia! E se elas se contaminarem? E se houver gravidez? Observa-se uma incidencia crescente de AIDS em criancas em todo o mundo. No Brasil a porcentagem de mulheres infectadas, em idade fertil, aumentou de 5,1% para 12,51% em dez anos. A proporcao homem/mulher era de 18/1 e atualmente e de 3/1. Este fato explica a enorme preocupacao dos profissionais de saude que trabalham com criancas. Em um trabalho observou-se que apenas uma, em 25 criancas, adquiriu o HIV atraves de tranfusao sanguinea. Todas as outras foram infectadas de modo vertical, risco que varia de 27% a 62%. A transmissao mae/filho pode ocorrer via placentaria, no canal do parto e pelo leite materno. Vamos relembrar algumas coisas:(6) Aids e um dos maiores problemas de saude publica. A epidemia nAo vai passar por si mesma e a discriminacao so empurra a doenca para a clandestinidade, onde nao podemos ve-la e combate-la. Aids e primariamente uma doenca sexualmente transmissivel, e uma imunodepressao acompanhada de doencas oportunistas graves, infecciosas ou neoplasicas, com eventual lesao neurologica. O HIV e um parasita genetico, isto e, ele se integra ao sistema de genes, ou DNA, e programa a celula transformando-a numa fabrica de HIV. Como o HIV se integra no sistema genetico da celula, quando tentamos destrui-lo acabamos destruindo tambem a propria celula. Por isso o tratamento da Aids e muito complicado. O numero de individuos com infeccao assintomatica (portadores) e que podem transmitir o virus e significativamente maior do que o numero de doentes. Se uma pessoa tem apenas um parceiro sexual, mas este tem mais de um, a pessoa tem risco de ser contaminada. Sao fatores de risco associados aos mecanismos de transmissao: as variacoes frequentes de parceiros sexuais; o uso de produtos de sangue nao controlados; o uso de agulhas e seringas nao esterilizadas e no caso do bebe a infeccao materna pelo HIV. Sao co-fatores especificos de risco em relacao a transmissao sexual: o trauma, como pode ocorrer na relacao anal e lesao genital causada por outras doencas sexualmente transmissiveis. Apenas com acesso aos preservativos e a informacao NAO mudaremos comportamentos. Adolescentes bem informados continuam tendo condutas sexuais de alto risco. Das vinte marcas examinadas, apenas sete dos preservativos utilizados no Brasil cumpriram os requisitos de seguranca. A necessidade do uso da camisinha e informacao relevante, mas isto nao e sinonimo de sexo seguro, esta seria uma afirmacao no minimo leviana e irresponsavel. Um produto que nao impede a gravidez nao evita a infeccao viral. Somos massacrados pelas mensagens eroticas que procuram transformar-nos em maquinas sexuais. A psicologa Dione Costa(4) relatou que quando ouve pacientes, individuos comuns, com doencas sexualmente transmissiveis, vindo de encontros que podem nao ter durado sequer uma hora, anonimos, desconhecidos, mas que levam a abortos, sempre questiona: E A AFETIVIDADE? Que criancas serao estas? E que adultos? Tudo isso, diz ela, nos remete a um sexo mecanizado, mostrando uma inadequacao ou negacao da sexualidade responsavel, pois possibilita doencas e com elas sentimentos como frustracao, desilusao, inseguranca, solidao, vergonha, culpa, medo que se perpetua para os proximos encontros. Como tera sido a aprendizagem amorosa desses individuos ao longo da vida? Sera este caminho do nao-encontro, ou desencontro, o unico que aprenderam ao longo de suas vidas para a busca da felicidade? Nesta hora, o profissional de saude-educacao tem um papel "fantastico" pois e um importante momento para mostrar os riscos, a possibilidade de fazer escolhas, de ensinar a dizer nao, de adquirir identidade propria. Momento, talvez, unico na vida dessas pessoas, incomodadas com seus sintomas, para uma reflexao de que seu corpo e sua casa. Nossos filhos precisam estar conscientes da existencia destes sofrimentos e lutarem para nao serem incluidos na categoria dos co-responsaveis, co-autores. Eles precisam saber que todos temos guias espirituais que nos protegem e que nos falarao a respeito de que estamos aqui para aprender, do proposito superior de nossas vidas, mas que, ao mesmo tempo, nos permitem prosseguir numa situacao se assim o desejarmos. Eles tem o cuidado de nao eliminar nossas licoes. Se estivermos avancando na direcao de algo que ira nos ensinar uma licao valiosa porem dificil, eles poderao nos mostrar maneiras mais alegres de aprender a mesma coisa. No entanto, se resolvermos persistir no caminho original, eles nao tentarao impedir-nos. Cabe-nos escolher a alegria, mas caso aprendamos melhor atraves da dor e do esforco, os guias espirituais nao os afastarao de nos. Nossos filhos precisam saber que "o homem sequioso de prazer, sentindo-se atormentado por necessidade imperiosa, irresistivel, uma excitacao espantosa que vivifica seu organismo e um fogo ardente que abrasa seus orgaos" esta tambem acompanhado de entidades muitas vezes perversas. Nos, os pais, precisamos lembrar que estas informacoes ainda nao estao disponiveis nas universidades. No futuro a " Nova Universidade" estara aberta aos temas do espirito, ela sera erguida com uma Ciencia que investigara os conceitos da Filosofia e que trara de volta a ideia de Deus. Uma Ciencia que alem de inquirir como sao as coisas, intenta responder ao porque. Com uma Filosofia de carater cientifico e uma Ciencia com consequencias religiosas. "No quadro dos valores racionais, Ciencia e Filosofia se integram objetivando as realizacoes do Espirito. Completam-se como dois grandes rios, que servindo as regioes diversas, na esfera de producao indispensavel a manutencao da vida, se reunem em determinado ponto do caminho, para desaguarem, juntas, no mesmo oceano que e o da sabedoria." Temos que nos esforcar para participar desta revolucao do pensamento se nao desejarmos continuar no papel de comparsas da tirania e da destruicao. Dai a necessidade da Etica que ilumine as conciencias na melhoria das caracteristicas morais do homem. A assimilacao de um novo paradigma e lenta e dificil porque demanda abertura mental, estudo, reflexao e critica. Havera resistencia, principalmente pela exigencia de mudancas etico-morais. Mas, e necessario mudar. A sociedade anomica, o "levar vantagem em tudo", gerou a indiferenca nas relacaes sociais e o caos na sociedade. Ha indicios de que esta revolucao esta em curso ate entre nos. Soubemos que 350 alunos da USP, aos sabados, frequentam um curso, na universidade, que discute as questoes do espirito, definido como o fez Allan Kardec. A discussao do "post-mortem" nao pode ser ignorada, pois exerce influencia sobre as questoes de Etica. A democracia no mundo e as necessidades de cooperacao economica desembocam na manifestacao livre das diversas culturas, induzindo o mundo ocidental a ampliar o seu universo cultural. Ha uma revalorizacao da importancia da religiao, enquanto agente de movimentacao social. A revolucao e agora e comeca quando abrimos as portas a etica e a fe. A fe, que tera "por templo o universo, por altar a consciencia, por imagem Deus e por Lei o mandamento do amor em acao, resumido por Jesus na categoria do proximo". A fe que atua pelo amor. Na sociedade, assim organizada, ninguem sera coisificado, ninguem morrera de fome. Nas entrevistas(2) as "Vendedoras de Prazer" disseram: " Um dia quero constituir uma familia". Os pesquisadores comentam que subjaz nessa atitude de querer integrar-se a uma familia uma grande contradicao, uma vez que grande parte de seus clientes sao homens casados. Nossas filhas precisam ser alertadas para essas coisas. Mesmo que essa formacao se concretize, isso nao quer dizer que ela va experienciar uma relacao EU-TU junto ao seu conjuge de forma plena e presente. Ha necessidade de ajudar os casais na sua escalada evolutiva, para que possam entender e ajudar seus filhos a entenderem tambem que a sexualidade(6) deve ser vista num contexto amplo, nao apenas genitalizado embora nao prescinda dele. Apesar de situado no nivel instintivo, possui a bussola da razao que o orienta para o outro, como pessoa inteira. Orienta-o para a relacao, o dialogo, na luta evolutiva da substituicao do amor captativo, infantil, pelo oblativo, altruista. A sexualidade e nobre e enriquecedora. E uma das dimensoes fundamentais do espirito, quando pode comportar-se como ser sexuado, reencarnando como homem ou mulher, formando assim os "dois polos de cuja tensao e oposicao brota o fenomeno da existencia humana", a perpetuacao da especie. Nos subsidios para implantacao e desenvolvimento da Campanha "VIVER EM FAMILIA" (3) encontramos na sua fundamentacao doutrinaria a questao 208 do Livro dos Espiritos. Nela os guias espirituais dizem que "os Espiritos dos pais tem por missao desenvolver os de seus filhos pela educacao. Constitui-lhes isso uma tarefa. Tornar-se-ao culpados, se vierem a falir no seu desempenho." Desta forma surge no Temario da Campanha o item de numero 9, Desequilibrios no Lar - Prostituicao e Promiscuidade." Diante desta advertencia cabe-nos a ajuda mutua. Vamos oferecer aos nossos filhos uma religiao amadurecida, aquela bem diferenciada atraves de um processo consciente de autocritica, aquela que tem grande poder transformador. Aquela que como diz Allport leva o homem ao amadurecimento quando e dinamico sem ser fanatico ou compulsivo em seu comportamento religioso. Aquela que produz uma condicao de coerencia entre o que o homem cre e o que diz. Aquela que e tolerante e pronta a reconsiderar sua propria condicao. Aquela que sera sempre uma busca da verdade integral. A questao agora e a revolucao do pensamento no autoconhecimento levando em conta o invisivel, o impalpavel, o imponderavel e o admensional, com Etica, na busca da verdade. Impossivel nao lembrar o Professor Newtom de Barros(1) numa sessao historica, no Grupo Andre Luiz. RJ.RJ. Deixemos o Professor contar: - "Pela voz direta, comunicou-se a Maezinha: Estou chegando das regioes umbralinas... Andre Luiz e Mae Narciza convidam os ultimos habitantes avidos de regeneracao... Andre Luiz olhava no chacra coronario e jogava uma rede... Pescador de almas... Lembrei-me de Pedro e Andre em Tiberiades. Meu filho atendeu ao meu chamado... Vai reencarnar... Ultima oportunidade... Daqui a uns quinze anos voces, talvez, encontrem um jovem, cabeludo, mal lavado, andando pelas ruas, sem destino, sem vontade de trabalhar... Talvez, procurando sexo e toxicos... Tenham piedade dele... Por certo e o meu filho... em ultima oportunidade... Aquela maezinha, falando de VOZ DIRETA, gracas a mediunidade de Peixotinho, jamais saiu de minha retina, pois destaquei o vulto semi-apagado na penumbra da sala de ectoplasmia. Nas salas de aula desses cinquenta e tantos anos de magisterio, sempre olhei o adolescente, apiedado... E ouvia Jesus na pagina maravilhosa de BOA NOVA: - Pedro, eles nao sao pecadores... Eles sao somente FRAGEIS... E a fragilidade se mistura com os nossos conhecimentos de Fisica, de Quimica, de Biologia, de Psicologia... E as VONTADES? Como despertar as vontades? Como fortalecer os frageis? Como ativar as VONTADES PARA QUERER O MELHOR PARA OS PROPRIOS ESPIRITOS? Mas sobe a superficie da memoria a PARABOLA DO SEMEADOR: - O Semeador saiu a semear... Atirou as sementes, amorosamente... Umas cairam na terra escaldante e feneceram... Outras cairam ao alcance dos passaros e foram deglutidas... Outras cresceram entre espinheiros e foram sufocadas... Mas outras cairam em terreno fertil... E PRODUZIRAM UMA POR TRINTA... UMA POR SESSENTA... UMA POR CEM... E DERAM MUITOS FRUTOS BONS... Bezerra de Menezes desce de alturas nao mensuraveis e nos diz pelas maos sagradas hoje, de Francisco Candido Xavier: A LEGENDA DE AGORA E KARDEQUIZAR... SEMEAR AS SEMENTES ESCOLHIDAS... E CONFIAR NA FERTILIDADE DOS TERRENOS..." "Agora e acao!" Vamos escolher as sementes juntos! Nao sofreremos, no futuro, por causa da omissao. Nossos erros serao perdoados! Referencias bibliograficas 1. Barros, N. G. "Macae Espirita" - Nov/1990 2. Bruns, M.A.T. & Gomes Jr, O.P. Prostituicao. O discurso de quem se vende e o silencio do seu comprador. Revista Brasileira de Doencas Sexualmente Transmissiveis, 8 (4): 1996. 3. Campanha "VIVER EM FAMILIA". Subsidios para implantacao e desenvolvimento. Reformador, marco de 1994. 4. Costa, D.P. E a afetividade (Editorial). Revista Brasileira de Doencas Sexualmente Transmissiveis, 8 (4): 1996 5. Formiga, L.C. Proposta indecente. Jornal Espirita, Sao Paulo, 219 (XIX): 2, Novembro, 1993. 6. Formiga, L.C. "DORES, VALORES, TABUS E PRECONCEITOS" "Dores, Valores, Tabus e Preconceitos", Edicoes CELD, RJ.RJ, maio, 1996 7. Formiga, L.C. Educacao Sexual: na familia ou na escola. Folha Espirita, dezembro de 1996. 8. Revista de Cultura Espirita "Nueva Generacion", Guatemala, C.A. 5 (18): 3-6, abril-junio, 1995. Prof. Luiz Carlos D. Formiga. _______________________________________________________________________ COMENTARIO ------------ Arquitetura Antimendigo, Janete Ribeiro, Brasil _______________________________________________________________________ O comentario enviado pela Janete Ribeiro e publicado no Boletim 293 espelha bem o meu pensamento. Porem, gostaria de fazer alguns comentarios. Por exemplo, nao tenho certeza que uma contribuicao desse tipo seja dedutivel do Imposto de Renda. Assim como nao vejo necessidade de que os irmaos mais abastados sejam os lideres de um empreendimento desse tipo. Eu creio que o mais importante e' que haja uma lideranca, porque existem exemplos de empreendimentos pouco nobres que florescem entre os pobres, mas que tem uma lideranca forte e presente. Existem muitas nuances nesse problema. Existem os que nao querem se esforcar; existem os que se esforcam, mas nao conseguem (por diversos fatores). Mas existem tambem as historias de sucesso. De vez em quando vemos na imprensa alguma historia de sucesso. Normalmente uma tentativa floresce em meio a tantas que evanescem... Mas, creio, o importante e' nao desistir, ja' que o principal motivo de estarmos encarnados e' para aprendermos! Um grande abraco, Jose Cid. .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `-- / / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS .----------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''------. | . Boletim semanal de distribuicao eletronica | | . Pagina WWW com informacoes espiritas em geral: livros eletro- | | nicos, periodicos, boletins e inscricao no GEAE, etc e sobre | | o movimento espirita mundial: instituicoes, eventos, paginas | | espiritas na internet, etc. | | | | Conselho Editorial: | | - Ademir L. Xavier Jr. (Campinas - SP, Brasil) | | - Carlos A. Iglesia Bernardo (Sao Paulo - SP, Brasil) | | - Jose Cid (Rio de Janeiro - RJ, Brasil) | | - Raul Franzolin Neto (Pirassununga - SP, Brasil) | | - Sergio A. A. 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