====================================================================== _|_|_| _|_|_| _|_|_| _|_|_| GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS ESPÍRITAS _| _| _| _| _| Fundado em 15 outubro de 1992 _| _| _|_| _|_|_| _|_| _| _| _| _| _| _| Boletim semanal _|_|_| _|_|_| _| _| _|_|_| de distribuição eletrônica ---------------------------------------------------------------------- Ano 06 - Número 293 - 1998 19 de maio de 1998 ====================================================================== |============================| INDICE |============================| TEXTOS Da volta do espírito, extinta a vida corpórea, à vida espiritual, Claudio Lorenço, Brasil Em Defesa dos Animais, Rogério Coelho, Brasil Jesus y Kardec: Dos Guias de una misma doctrina, Rosell Martínez, Cuba COMENTÁRIOS Espiritualidade nas Empresas, Luiz Carlos, Brasil Arquitetura Antimendigo, Janete Ribeiro, Brasil PERGUNTAS Reportagem da Rede Globo sobre a mediunidade, Associação Cultural Espírita, Portugal PAINEL Pesquisa sobre os Espíritas na Internet, Luiz Signates, Brasil Mural da Solidariedade na Internet, João Marcos, Brasil |====================================================================| _______________________________________________________________________ TEXTO ------- Da volta do espírito, extinta a vida corpórea, à vida espiritual, Claudio Lorenço, Brasil _______________________________________________________________________ O LIVRO DOS ESPÍRITOS Capítulo III - Parte 2 Perguntas 149 à 165 DA VOLTA DO ESPÍRITO, EXTINTA A VIDA CORPÓREA, À VIDA ESPIRITUAL 1. A alma após a morte; sua individualidade. Vida eterna. 2. Separação da alma e do corpo. 3. Perturbação espiritual Enfim, mais uma fase da vida eterna, tempo de conhecer o que fizemos de nós, tempo de avaliar e de sermos avaliado. Momento de felicidade ou de sofreguidão. Ë como um final de ano, tempo em que paramos para refletir sobre nossos feitos. Continuamos pensando, continuamos um só, integrados ao universo, mas continuamos um só. Somos uma identidade, um filho, somos um no universo, dando e recebendo ... Com o germe da perfeição ativo ou dormente caminhamos pela vida eterna, ele está em nós pois o pai lá o depositou. A mudança, o retorno à espiritualidade após a vivência terrena é fato pelo qual todos passamos após período encarnado. É um despertar. E segundo seu apego ao corpo, à sensualidade, sua paixão por si mesmo, seu apego ao que é apenas material, este momento se fará agradável ou penoso, rápido ou lento. O sentimento do "E agora?" ou do "Voltei !" é diretamente proporcional à elevação de nosso estado espiritual. Nossos pensamentos, nosso conhecimento da verdadeira vida são facilitadores à nossa evolução. Os conhecimentos que adquirimos na Doutrina do Espiritísmo são facilitadores ao nosso entendimento da verdadeira vida. Não vivemos no passado, nem no futuro e nem no presente; vivemos no Eterno. Memoremos o rico conteúdo desta frase que nos é transmitida e captemos derivações de idéias, sentimentos, pensamentos e atitudes para que nosso regresso à espiritualidade seja mais transparente, observe bem o uso da palavra transparente, e façamos desta oportunidade de estarmos encarnados algo que ditosos acrescentaremos como mais uma linha em nosso infinito currículum vitae. _______________________________________________________________________ TEXTO ------- Em Defesa dos Animais, Rogério Coelho, Brasil _______________________________________________________________________ "Qualificamos de hipócritas os que apenas aparentemente se privam de alguma coisa." O Livro dos Espíritos – Questão nº. 724. Existe nos Estados Unidos da América do Norte, mais especificamente no Estado de Utah, um agrupamento de jovens radicais-vegetarianos, conhecidos pela alcunha de "Straight Edge", que estão – há alguns anos – aterrorizando a capital do Estado. Têm um grupo de "rock heavy metal", tatuagens espalhadas pelo corpo, feições imbecilizadas; pregam a abstinência sexual antes do casamento, dizem-se (mas realmente não parece) contra as drogas e abstêm-se de bebidas alcoólicas; na verdade, são nada mais nada menos que uma nova modalidade de terroristas: Terroristas-urbanos-vegetarianos-radicais. Atacam pessoas, explodem e incendeiam estabelecimentos comerciais que comerciam a carne de animas. Ao ser preso, declarou o líder desses jovens equivocados, que nenhum deles têm dramas na consciência por agredir seres humanos, porque o direito dos bois e das vacas vem em primeiro lugar. Existe sempre uma incoerência muito grande em todo tipo de fanatismo e o desses jovens consiste em defender a Vida dos animais destruindo o meio de Vida dos seres humanos; e o contra-senso não fica por aí, vez que todos usam botas, roupas e adereços feitos de couro de animais. Já que a filosofia deles é proteger os animais, por coerência deveriam utilizar somente material sintético nos seus usos e costumes. Allan Kardec obtém dos Espíritos (1) Superiores, informações detalhadas sobre a alimentação animal, onde eles afirmam que: "não é racional a abstenção de certos alimentos prescrita a diversos povos, porque permitido é ao homem alimentar-se de tudo o que não lhe prejudique a saúde. A alimentação animal, além de não ser contrária à Natureza, dada à nossa constituição física, a carne alimentando a carne, evita que o homem pereça. A Lei de Conservação prescreve ao homem, _como um dever_, que mantenha suas forças e sua saúde para cumprir a Lei de Trabalho. Ele, pois, tem que se alimentar conforme o reclame a sua organização. Abster-se de alimentação animal só é meritório se se pratica essa privação em benefício de outrem. Aos olhos de Deus, porém, só há mortificação, havendo privação séria e útil. _Por isso é que qualificamos de hipócritas os que aparentemente se privam de alguma coisa._" Naturalmente não fica nada difícil concluir que na filosofia de Vida dos confusos "Straight Edge" só coexistem: fanatismo, incoerência, completa ausência de senso lógico e altas dosagens de pura hipocrisia. 1 - Kardec, A. in "O Livro dos Espíritos" – Questões 722 a 724 _______________________________________________________________________ TEXTO ------- Jesus y Kardec: Dos Guias de una misma doctrina, Rosell Martínez, Cuba _______________________________________________________________________ Es de notar como algunos espiritistas se entregan por completo al sostenimiento de enconadas discusiones sobre la cuestión de si el Espiristismo es o no cristiano, donde muchos llegan hasta pensar que se ofende con ello a la memoria del Codificador. Cuanta futileza, cuan livianos son eses seres quen sólo se complacen en discrepar sobre asuntos que nada provechoso aportan a la causa de la Doctrina Espírita, atendiendo más a un nombres que a su verdadero sentido, ocupándose de cosas que son tan insignificantes comparadas con la hermosa e importante misión que nos señala el Espiritismo; sólo ello es característico de personas de escasa instrucción moral y cultural, porque un nombre, un apellido es nada comparado com el inmenso cúmulo de enseñanzas que encierra la Tercera Revelación y por la cual tenemos tantas cosas interesantes y de mucho más valor por las que ocuparnos. El espiritista estudioso, sincero y humilde se da cuenta de antemano que la parte moral del Espiritismo no es outra que la de Jesús, pues no existe una que pueda igualarle. Por la razón de que muchos espiritistas faltos de conocimientos de la propia Codificación pretenden hacer ignorar la figura del Mesías como el modelo a seguir es que nos hemos propuesto com este trabajo, el dejar bien aclarado cuál es el verdadero criterio que al respecto el Codificador de la Doctrina Espiritista Allan Kardec ha expuesto en toda su obra, sobre sí es o no cristiana la Tercera Revelación, y, comenzamos primeramente el análisis de dichas obras con la cuestión nº. 625 de "El Libro de los Espíritus", en la cual Kardec preguntó a los Espíritus Superiores cuál es el tipo más perfecto que Diós há ofrecido al hombre, obteniendo la respuesta sintética: ¡CONTEMPLAD A JESÚS! ..."Es para el hombre el tipo de perfección moral a que puede aspirar la Humanidad en la Tierra; Dios nos lo ofrece como el modelo más perfecto y la Doctrina que enseña es la más pura expresión de Su Ley..." A pesar de la exactitud y de la claridad de la Codificación, de Kardec como su codificador, qué encontramos en estos momentos sino a personas que luchan y se sienten a gusto al proclamarse contra el calificativo de ESPIRITISMO CRISTIANO, aún cuando es el propio Kardec que con la colaboración de los Espíritus Superiores deja bien precisado a Jesús y Sus enseñanzas como el modelo del que debe guiarse el hombre. Haciendo un minucioso y bien conducido estudio de la Codificación Espírita, nos percatamos de los expuesto por Kardec en su obra "El Evangelio Según el Espiritismo", capítulo XXIV, punto 16, cuando dice: ..."Lo mismo sucederá con los adeptos del Espiritismo, puesto que su Doctrina no es otra que el desarrollo y aplicación de la del Evangelio; a ellos se dirigen también las palabras de Cristo..." Todas las restricciones de interpretación hace mucho daño a la unidad de la Doctrina al negarle su verdadera e indiscutible consistencia moral que no es otra que la de Cristo, por lo que Kardec en el "Evangelio Según el Espiritismo", capítulo I, punto 7, nos refiere lo siguiente: ..."Así como Cristo dijo: "No he venido a destruir la Ley sino a cumplirla", el Espiritismo dice también: "No he venido a destruir la _ley cristiana_, sino a _cumprirla_. No enseña nada contrario a lo que enseñó Cristo, pero desarrolla, completa y explica en términos claros para todo el mundo, lo que se dijo bajo la forma alegórica, viene a cumplir los tiempos predichos, lo que Cristo anunció, y a preparar el cumplimiento de las cosas futuras. Es pues la obra de Cristo, que El mismo preside, así como la regeneración que se opera y prepara el Reino de Dios en la Tierra como igualmente lo anunció. (Génesis, capítulo I, punto 41)." Si bien es certo que el Espiritismo como la Tercera Revelación no está personificado en ningún individuo porque es producto de la enseñanza dada, no por un hombre, sino por los Espíritus (El Evangelio Según el Espiritismo, capítulo I, punto 6), es también incuestionable que Kardec fue el Codificador aunque no su autor, por lo que cabría entonces el afirmar: ..."Yo no soy espiritista Kardeciano, soy espiritista simplesmente"..., cuando no existe ningún inconveniente en llamarse Espiritista Cristiano, pues fue el proprio Kardec quien afirmó el siguiente: (El Libro de los Médiums, I parte, Capítulo III, Del método-ítem 28 y 30.) ..." Los que no se contentan con admirar la moral Espiritista, sino que le aceptan todas las consecuencias"... La caridad es en toda regla de proceder a la que obedecen; son los verdaderos espiritistas, o mejor dicho, los espiritistas cristianos"... El propio Kardec reconoce y admite la esencia de la cual está revestida la Doctrina de los Espíritus: _la esencia Cristiana_, por sus inigualables enseñanzas morales. Además, en "El Evangelio Según el Espiritismo", capítulo VI, punto 4, Kardec afirma lo siguiente: ..."Jesús promete otro Consolador: Espíritu de Verdad, que el mundo no conoce aún, porque no tiene la suficiente madurez para comprenderle y que el Padre enviará para enseñar todas las cosas y recordar lo que Cristo dijo"... ..."El Espiritismo viene en el tiempo señalado a cumplir lo que Cristo prometió: El Espíritu de Verdad"... ..."De este modo, el Espiritismo realiza lo que Jesús dijo del Consolador Prometido: conocimiento de las cosas, que hace que el hombre sepa de dónde viene y a dónde va y porqué está en la Tierra"... Entonces, ¿enseña la Doctrina algo diferente a lo enseñado por Jesus? No, se fortalece y nutre de las sabias enseñanzas del Mesías. Hay muchas personas que dicen ser Espiritistas y se atribuyen la facultad de imponer sus puntos de vistas particulares", arguyendo de que entonces el Espiritismo en Oriente de tradición hindúbudista, será budista, en el Islan será musulmán, y que teniendo "El Evangelio Según el Espiritismo", tendremos así "El Corán Según el Espiritismo", eso pudiera ser así, pero lo que quizás no se han puesto a meditar tales personas es que el Espiritismo codificado por Allan Kardec no recoge como bien dice en "El Libro de los Espíritus", conclusión VIII: "una moral diferente de la de Jesús"; entonces negar ello equivaldría a negar el Codificador, quien en su obra "El Génesis Según el Espiritismo", capítulo I, íten 42, nos dice: "Se reconoce que el Espiritismo realiza todas las promesas de Cristo con respecto al Consolador Prometido"... No hace Kardec en toda su obra alusión alguna sobre el budismo o el islamismo, sino sobre el _Cristianismo_. ¿Dónde pues, radica la confusión? Niega a una y estarás negando al otro diría yo en particular. Tratan de confundir las bases sobre las que se apoya el Espiritismo, aún cuando el propio Codificador, que no es más que un digno y fiel defensor de la Doctrina de Jesus afirmó en un discurso en Lyon el 19 Sept. 1861 en la Revista Espírita bajo su dirección, (Anuario Espírita/95, página 28, punto 2): ..."El Espiritismo al contrario, no tiene nada que destruir, porque se asienta sobre las mismas bases del Cristianismo; sobre el Evangelio; del cual no es sino su aplicación." Pero además nos dice: ..."Por el Espiritismo, Dios viene a hacer un último llamado a la práctica de la Ley enseñada por Cristo: la Ley de Amor y de Caridad." (El Espiritismo en su más Simple Expresión, Mensaje Fraternal, página 38, punto 32 final.) En "El Evangelio Según el Espiritismo", capítulo IX, punto 8, está muy bien explicado por Lázaro que la Doctrina de Jesús enseña por todas partes la _obediencia_ y la _resignación_, dos virtudes compañeras de la _dulzura_. La obediencia es el consentimiento de la razón, la resignación el consentimiento del corazón; las dos son fuerzas activas. Quien negase la obra de Jesús como _complemento y base_ de la Doctrina Espírita estaría de por sí negando a Kardec, y ello nos daría un Espiritismo sin Codificación; pues según lo planteado en "El Génesis", capítulo I, punto 30: ..."Se afirma que: "El Espiritismo partiendo de las propias palabras de Cristo, como este partió de las de Moisés, es una consecuencia directa de Su Doctrina"... Están errados aquellos que no poseen la debida preparación moral e intelectual para pensar, hablar y actuar en nombre de una Doctrina que no asimilaron en su verdadera esencia, porque como dijo el Espíritu de Verdad en "El Evangelio Según el Espiritismo", capítulo VI, punto 5 final, en Paris en 1850: ..."Espíritas: Amaos, he aquí el primer mandamiento; instruíos, he aquí el segundo. ...Todas las virtudes se encuentran en el Cristianismo: los errores que se han arraigado en él son de origen humano; Jesús es el vencedor del mal..." Cuanta belleza, cuanto derroche de dedicación y de respeto deposita Kardec en la obra de Jesús, no sólo Kardec sino los Espíritus Superiores que inspiraron al Codificador. ¿Porqué algunos se promueven queriendo afectar las bases sobre las que se sustenta la Doctrina Espírita con actitudes tan livianas, incoherentes y faltos de veracidad y de conocimientos? Por ello Kardec en su obra "El Espiritismo En Su Más Simple Expresión", páginas 39 e 40, punto 34, Mensaje Fraternal, expresó: ..."En tanto la generación proscrita está por desaparecer rápidamente y una nueva generación surge cuyas creencias estarán fundadas sobre el Espiritismo Cristiano." ¿Y porqué el Codificador dijo eso?: "Como moral, el Espiritismo es en su esencia Cristiano porque la que enseña no es sino el desarrollo y la aplicación de la moral de Cristo, la más pura de todas y cuya superioridad nadie discute, lo que constituye prueba evidente de que es la expresión de la Ley de Dios; y esta moral es para uso de todo el mundo." ("El Génesis", capitulo I, punto 56 completo, y "El Espiritismo En Su Más Simple Expresión", página 23. Como Moral). El Espiritismo sin la obra de Jesús no puede tener sentido, porque toda la cuestión moral de este brota de las enseñanzas llenas de sabiduría y amor del Divino Maestro. En el libro "Obras Póstumas", 2ª. Parte, libro de las previsiones, una comunicación obtenida en Ségur el 09.08.1863, a propósito de la elaboración de el "El Evangelio Según el Espiritismo", se anota lo siguiente: ..."Se aproxima la hora en la que te será necesario presentar el Espiritismo tal cual es, mostrando a todos donde se encuentra la verdadera Doctrina enseñada por Cristo. Se aproxima la hora en que, en la faz del Cielo y en la Tierra, tendrás que proclamar que el Espiritismo es la única institución verdaderamente divina y humana..." Podemos entonces atribuirnos el derecho de criticar o de atacar a quien dice llamarse Espiritista Cristiano cuando el propio Codificador no reconoce en toda su obra otro guía, otro modelo, otra enseñanza que no sea la de Cristo? _El Espiritismo está estrechamente ligado al Evangelio de Jesús, y si no fuese Cristiana la Doctrina, entonces carecería de sentido_, pues el Codificador há dejado de manera precisa el asunto concluyendo en "El Libro de los Médiums" capítulo XXIX, último párrafo de que: ..."El estandarte que enarbolamos muy alto, es el del _Espiritismo Cristiano y humanitario_ ..." ------------------------------------ O texto acima, de Rosell Martínez, nos foi enviado através do amigo Rogério Coelho, que nos passou também o pedido: "Nosso irmão cubano Rosell Martínez solicita a quem puder, o envio de todo e qualquer material doutrinário: livros, revistas, jornais, vez que por lá existe muita carência nessa área." O endereço para o envio de correspondência para o autor é: Grupo Espírita "Hermanos del Bien" Rosell Alfaro Martínez Calle Máximo Gómez, 54 - Aptº. 2 (Altos) Saco y León, Bayamo, Granma Cuba - CP: 85100 _______________________________________________________________________ COMENTARIO ------------ Espiritualidade nas Empresas, Luiz Carlos, Brasil _______________________________________________________________________ Prezados amigos, muita Paz em Jesus. A titulo de colaboracao, informo que em meu local de trabalho, um orgao publico, realizamos semanalmente um encontro intitulado de "encontro de reflexoes", onde nos reunimos como no Evangelho no Lar, estudando e meditando o Evangelho Segundo o Espiritismo. Saliento que apos estes encontros o ambiente, assim como as pessoas melhoraram muito, o que nao poderia ser diferente. Aqui fica esta humilde sugestao. Um grande abraco e fico a disposicao para maiores informacoes. Luiz Carlos _______________________________________________________________________ COMENTARIO ------------ Arquitetura Antimendigo, Janete Ribeiro, Brasil _______________________________________________________________________ (Referente aos comentários publicados no boletim 290. Os textos tratam de uma reportagem do jornal "O Estado de São Paulo", edição de 26/04/98, que levantou o tema da "Arquitetura Antimendigo") Li com atenção aos dois comentários. Claro que a arquitetura contra mendigos é desumana e cruel, mas acho que mais cruel, é aceitá-los como "a parte" da sociedade e como o Governo não toma nehuma providência, nós outros também nos limitamos a ajudá-los a saciar problemas materiais de fome , agasalho, etc. o que absolutamente não resolve. Creio que dentre as pessoas que realmente praticam o espiritismo na caridade, devem haver número suficientes de empresários, pessoas com posses, recursos que pudessem começar a pensar num empreendimento onde ao mesmo tempo que se fossem cadastrando e alojando estas pessoas menos favorecidas, também lhes proporcionasse meios de produzir algo para sustentar-se a si mesmo e a essa tal obra. Resumindo, quando olho e passo pela associação dos catadores de papéis, sinto que ali houve uma iniciativa não sei de quem e que gerou um meio lícito de lutarem pela sobrevivência deles mesmos e suas familias. Não adianta impedir que fiquem nas praças e logradouros públicos nem tão pouco espantá-los com argumentos arquitetônicos; na verdade também não nos podemos permitir que a cidade toda se torne uma acomodação de sem tetos, por mais caridosos que sejamos, há de haver uma solução mais digna do que mantê-los "sempre na situação de mendigos". A luta é para conseguir-se uma melhoria para essas pessoas que são como nós e não diferenciá-los como outra espécie de pessoas e colaborarmos para que permaneçam assim. O fato de distribuir alimentos é válido, justo, caridoso, mas há que haver um grupo que se reuna e empregue parte de sua fortuna para um começo que depois, por si só, se manteria e ajudaria a muitos a se manterem; claro que no princípio, seria dificilimo como tudo que se inicia, mas, usando-se apenas de materiais recicláveis recolhidos de emresas que os quisessem fornecer gratuitamente, o que fosse "restos, sobras, sem utilidades" para essas empresas, seria a matéria prima para uma grande empresa solidária, sem fins lucrativos, apenas com fins de manutenção de si mesma, pelos gastos que isso implicaria. Claro que para manter isso, no princípio, aqueles "mais favorecidos" teriam que "aplicar recursos considerados sem volta" no que se diz materialmente, porque a volta seria apenas o que não tem volta a não ser na parte moral da caridade cristã! Não sei se me fiz entender. Mas eu por exemplo que luto contra o desemprego, contra a terceira idade, contra a discriminação, contra o baixo valor de pensão do INSS, nem siquer tenho para dividir, quanto mais para aplicar! Mas há que existir muitos que têm o suficiente para implantação de um sistema que seria submetido aos moldes do governo, aprovado e certamente funcionaria, acredito realmente nisso! O sistema de mutirão, sempre funcionou, sempre! E aí, enquanto se estabelecia os critérios de cadastramento, empresa, etc., o que poderia ser descontado do "leão"certamente, ao mesmo tempo, iriam se construindo casas em sistema de mutirão e garanto que todos aqueles que agora, ficam na fila para receber um prato de comida, iriam ter, levantar do âmago do ser, forças para construir um ou 2 ou 3 cômodos, de acordo com o seu número de pessoas agregadas, para se abrigarem. Somente com luta é que se consegue algo de útil eproveitoso na vida, não adianta, debater-se contra atitudes, adianta "tomar atitudes" que sejam melhores que aquelas que estamos condenando. Bem, isso é minha modesta opinião. _______________________________________________________________________ PERGUNTA ---------- Reportagem da Rede Globo sobre a mediunidade, Associação Cultural Espírita, Portugal _______________________________________________________________________ Olá amigos, Gostaríamos de poder ter uma cassete vídeo com o programa sobre mediunidade que passou no Globo Repórter, no entanto não sabemos como a arranjar. Alguém poderá enviá-la, que nós pagaremos as despesas? Obrigado. Caso afirmativo contactar a: Associação Cultural Espírita Rua Eça de Queirós, nº 5 - C - 2500 Caldas da Rainha Portugal - Tel: 0931-923 15 80 (p.f.); E-mail: ace@ip.pt - http://www.ipcr.pt/~ip110135 _______________________________________________________________________ PAINEL -------- Pesquisa sobre os Espíritas na Internet, Luiz Signates, Brasil _______________________________________________________________________ Nosso companheiro do GEAE, Luiz Signates, que é jornalista e professor universitário, voltado ao estudo da comunicação, vem desenvolvendo uma pesquisa sobre os espíritas na Internet: "Trata-se de uma pesquisa que tem a finalidade estudar a natureza das relações sócio-culturais estabelecidas pelos espíritas, no ambiente virtual da Internet. Para isso, pretende-se: conhecer os principais sites espíritas e sua história, obter informações sobre a forma pela qual estes sites são organizados e, por fim, observar o relacionamento instaurado pelos espíritas com seus pares e com os não espíritas. As bases teóricas para os juízos interpretativos são: o sócio-interacionismo e a fenomenologia, respaldados tais campos, principalmente, na teoria da ação comunicativa, de Jürgen Habermas, e na filosofia da alteridade, de Emmanuel Lévinas." A pesquisa é feita através de um questionário, enviado via e-mail, com perguntas que permitem levantar as informações necessárias. Os amigos que puderem colaborar, por favor, enviem um e-mail para: Luiz Signates signates@writeme.com de modo que o Luiz possa lhes enviar o questionário. _______________________________________________________________________ PAINEL -------- Mural da Solidariedade na Internet, João Marcos, Brasil _______________________________________________________________________ Prezados irmãos do Grupo de Estudos Avançados Espíritas, Somos do SolidáRio e estamos com uma página beneficiente na Internet, que oferece um espaço gratuito para que entidades e grupos assistenciais cariocas possam publicar os seus pedidos de doação online: "MURAL ELETRÔNICO PARA ESTIMULAR A CARIDADE - Grupo de Ação Espírita Rochel cria página na Internet para atrair donativos às instituições - As entidades de assistência já têm um novo meio de divulgar os seus pedidos. O Grupo de Ação Espírita Rochel criou uma página na Internet para servir de veículo para as necessidades das instituições de caridade do Grande Rio. A "Página da Caridade" funciona como um mural eletrônico para estimular a solidariedade. - Queremos que a página seja uma espécie de classificados para as instituições de caridade exporem as suas necessidades. Nosso objetivo é modernizar a solidariedade - afirma João Marcos Weguelin, criador da página.(...) As entidades que quiserem incluir os seus pedidos na home page devem enviar um e- mail para o endereço solidario@alternex.com.br. Quem preferir passar o texto por telefone pode ligar para 552.1380. O endereço da página é: http://www.alternex.com.br/~solidario/" (Jornal de Bairros - O Globo) "SOLIDARIEDADE: A exemplo de outras páginas que vêm divulgando campanhas beneficientes na Internet, O Grupo de Ação Espírita Rochel lançou o site SolidáRio. O belo trabalho baseia-se em divulgar pedidos de grupos assistenciais cariocas e, na outra ponta, em oferecer meios para que os internautas possam fazer as suas doações de forma simples. Então fica o aviso: sempre que você pensar em se desfazer de roupas, cobertores, livros e outros objetos (em bom estado), não se esqueça de antes por lá: http://www.alternex.com.br/~solidario/" (Anna Catharina, O Globo, 6 de abril de 1998) Rio ganha central de caridade online - "O Grupo de Ação Espírita Rochel inaugurou um site dedicado a divulgar gratuitamente os pedidos de donativos de todos os grupos e entidades assistenciais da cidade do Rio de Janeiro. Para aparecer nas páginas do SolidáRio, as organizações interessadas devem enviar aos administradores do site um texto de até oito linhas, descrevendo suas atividades e fazendo os pedidos de doação. Se a idáeia pegar, prestar auxílio aos mais necessitados se tornará tarefa muito mais fácil para o internauta carioca." (Internet.br - Canal Web) Atenciosamente, João Marcos .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `-- / / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS ESPÍRITAS .----------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''------. | . 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