====================================================================== _|_|_| _|_|_| _|_|_| _|_|_| GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS ESPÍRITAS _| _| _| _| _| Fundado em 15 outubro de 1992 _| _| _|_| _|_|_| _|_| _| _| _| _| _| _| Boletim semanal _|_|_| _|_|_| _| _| _|_|_| de distribuição eletrônica ---------------------------------------------------------------------- Ano 06 - Número 292 - 1998 12 de maio de 1998 ====================================================================== |===========================| ÍNDICE |=============================| TEXTOS Análise semiótico-lingüística de dados do evangelho, por Sady Carlos de Souza Jr., Brasil COMENTÁRIOS Sobre o espírito no embrião, Por Rejane Spiegelberg-Planer Sobre o texto "não é só genético" (boletim 290), por Walter Alves PALESTRAS FAMILIARES DE ALÉM TÚMULO Mensagem sobre a Páscoa, por Frederico (espírito) PAINEL Revista La Hora de la Verdad en la red Internet |====================================================================| _______________________________________________________________________ TEXTO ------- Análise semiótico-lingüística de dados do evangelho, por Sady Carlos de Souza Jr., Brasil _______________________________________________________________________ Aspectos lingüísticos da "água" nos capítulos de 1 ao 7 do "Evangelho Segundo S. João". As circunstâncias que levam a nos determos nestes capítulos iniciais do livro Evangelho Segundo S. João, do Novo Testamento bíblico, são devidas às constatações de variantes da lexia água", empregada aqui, vale dizer, como palavra-chave, de forma a que, de início, enseje ao pesquisador cuidadoso, em cada fato narrado, a suposição de traços sêmicos diversos para o mesmo objeto isotópico. Esta variante sêmica para a mesma lexia transformada em palavra-ocorrência em cada narrativa capitular, expressa, antes de tudo, a riqueza que se reveste o discurso do autor, que explana, na diversidade dos apontamentos, certa unidade coesa e sequencial. São os seguintes os aspectos enunciados pelo evangelista tendo a água como signo importante em relação a estrutura narrativa da obra: 1.º) Cap. I - de reconhecimento, aviso e marco (aspecto histórico) - Dois testemunhos de João Batista, v. 31: "e eu não o conhecia, mas vim batizar em água, para ele ser reconhecido em Israel"; 2.º) Cap. II - do primeiro 'milagre', a transformação da água em vinho (aspecto químico) - Bodas de Caná, v. 7: "...enchei as talhas de água". 3.º) Cap. III - de elemento ou princípio gerador e escatológico (aspectos filosóficos) - Jesus e Nicodemos, v. 5: "Em verdade, em verdade te digo que quem não renascer por meio da água e do Espírito Santo, não pode entrar no reino de Deus"; 4.º) Cap. III - de purificação da alma: batismo (aspecto religioso) - Novo testemunho de João Batista, v. 23: "...porque ali havia muita água, e o povo concorria, e era batizado". 5.º) Cap. IV - sustentador da vida material e espiritual (aspecto biológico) - Jesus e a Samaritana, diante do poço d'água de Jacó falando com uma mulher, v. 13: "...mas o que beber da água que eu lhe der, jamais terá sede..."; 6.º) Cap. V - a cura no sétimo dia (aspecto social) - Jesus cura um paralítico junto à piscina probática, v. 4: "E o primeiro que descesse à piscina, depois do movimento da água ficava curado de qualquer doença...". 7.º) Cap. VI - o corpo de Cristo, 'pão' (aspecto físico) - Jesus anda sobre as águas, v. 19 "...viram Jesus, que ia andando sobre o mar e se aproximava da barca;". 8.º) Cap. VII - felicidade da alma (aspecto psicológico) - Jesus ensina no último dia da festa, v. 38: "O que crê em mim, como diz a escritura, do seu seio correrão rios de água viva." Os "aspectos" dos signos foram qualificados segundo um contexto discursivo em que o termo "água" se apresentava. Alertamos, entretanto, para a constatação de sua diversidade aspectual enunciada de forma consecutiva, como estruturas sintáxicas pertinentes e exíguas para possível desdobramento fenomenológico. -- ooOoo -- A significação da lexia "RENASCER" como agente da potencialidade do "SER". No primeiro parágrafo do Cap. 3 do Evangelho de S. João, a expressão de dúvida em Nicodemos se constata a partir da repetição no texto, por 6 vezes da expressão "pode", que parece inserir um grau de importância sobre a potencialidade do ser (em Cristo), e a busca do SER tornar-se crível (em Nicodemos), exemplos: v.2 -"...porque ninguém pode fazer estes milagres que tu fazes, se Deus não estiver com ele"; v.3 -"Não pode ver o reino de Deus senão aquele que nascer de novo"; v.4 -"...Como pode um homem nascer sendo velho? porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e renascer?"; v.5 -"...quem não renascer por meio da água e do Espírito Santo, não pode entrar no reino de Deus"; v.9 -"Como se pode isto fazer?". Naturalmente, a questão sobre renascer" tenderia a insurgir sobre o interlocutor - Cristo - a fim de Nicodemos precisar sua melhor interpretação, tentando também fazê-lo justificar-se. Acresce-se que a potencialidade do ser posto em dúvida o será diante de um suposto enunciado afirmativo (dialeticamente negado). Desse modo, Nicodemos reconduz ao discurso de Cristo, uma outra e mesma pergunta. (Nota: na narrativa temos Cristo respondendo uma pergunta não ouvida pelo evangelista, ou seja, por isso o diálogo começar por uma resposta). Eis, a repetição, queremos crer, da mesma pergunta - agora, num caráter provocativo: v.4 -"Como pode um homem nascer sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e renascer?". A exegese canônica tem no batismo simbólico o significado do discurso, entretanto vale lembrar: 1) Cristo frisa duas formas distintas de 'renascer' e não uma só como caberia ao batismo: v. 5 -"... quem não renascer por meio da água e do Espírito Santo, não pode entrar no reino de Deus. O que nasceu da carne é carne, e o que nasceu do espírito, é espírito". 2) O estranhamento de Nicodemos, nesta interlocução, não sugere o batismo, pois antes de Cristo já batizavam! E face esta dúvida persistente de Nicodemos, Cristo afirma: v.7 -"Não te maravilhes..." e pela terceira vez repete aquela frase: "Importa-vos nascer de novo". Nota-se a questão da repetição em si do jogo como fomento ao sinal de "voltar a ser". O fato novo explica-se nesta frase: "Tu és sábio em Israel e não sabes estas coisas?" 3) Ao começar o capítulo supracitado temos o motivo pelo qual o sábio judeu procurou Cristo: v.2 -"Mestre sabemos que foste enviado por Deus para ensinar, porque ninguém pode fazer estes milagres que tu fazes...". Ora, se "renascer" fosse o significado de batismo", então os homens batizados explicariam aqueles milagres. Assim, confere-se ao significado de "renascer" um grau sígnico móvel na potencialidade interpretativa do Ser em São João. ______________________________________________________________________ COMENTÁRIOS ------------- Sobre o espírito no embrião, Por Rejane Spiegelberg-Planer ______________________________________________________________________ Caros colegas, Lendo o artigo sobre o efeito do espírito no embrião, gostaria de manifestar minha opinião em apoio ao José Cid. Pelos trabalhos que tenho lido na área de energia, tudo me leva a crer que: o espírito sendo uma forma de energia, interage com o corpo que o permitira encarnar não somente na forma embrionária, mas por toda a vida na terra. Não sou 'expert' nesta área, mas parece que tem sentido dizer que: se o espírito e' um tipo de energia ( e isso deve ser verdade) a interação energia-matéria estará presente em todos os níveis, inclusive molecular ou atómico. Assim, o espírito quando atua para curar, atuaria pelo menos a nível molecular. Mas, também poderia desestruturar a nível molecular ou atómico para que o corpo registre as impressões necessárias ao seu aprendizado na vida atual ou impressões decorrentes de uma vida passada. Isto também explica porque quando o espírito "aprende a lição", a cura e' uma consequência, enquanto que em outros casos, a doença em si não necessita de cura, porque funciona como uma válvula de alivio, liberando uma energia que estava acumulada no espírito, adquirida no passado. Após a doença (ou com o desencarne), o espírito esta mais claro, liberto daquele "stuff" ou energia. Não e' belíssimo?! E, parece-me simples. Eu espero que a ciência possa um dia, experimentalmente e teoricamente, também nos mostrar este processo. Alguns estudos estão sendo ou foram feitos nos EUA e na Alemanha, talvez existam no Brasil, eu não estou informada. O espiritismo abriu-nos a porta para entendimento da Vida, com V maiúsculo! Cabe a nos descobrirmos os mistérios que ela ainda nos esconde através da ciência ou desenvolvendo mais o espiritismo cientifico nesta área. Devo confessar que para mim esta e' uma área interessantíssima. Espero que alguém no GEAE, se interesse pelo tema e possamos iniciar interessante discussão. Com um grande abraço a todos que contribuem para o GEAE e fazem parte desta grande família! Rejane ______________________________________________________________________ COMENTÁRIOS ------------- Sobre o texto "não é só genético" (boletim 290), por Walter Alves ______________________________________________________________________ Com respeito à influência dos Espíritos na formação de um novo corpo, bem como a influência do próprio espírito reencarnante, sugerimos a leitura da obra EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO, edição I.D.E., cap. segundo, item 3: A teoria da evolução e a Doutrina Espírita. Neste item do livro citado, é analisada as obras Evolução em Dois Mundos e Missionários da Luz, de André Luiz, bem como A Origem das Espécies, de Darwin, analisando-se também as teorias de Lamarck e Darwin, demonstrando que Lamarck estava certo em muitas de suas afirmações que a ciência de hoje acabou por desprezar. Analisa-se também a enorme influência que o próprio Espírito reencarnante exerce na formação do próprio corpo, a par da hereditariedade. Walter Oliveira Alves ______________________________________________________________________ PALESTRAS FAMILIARES DE ALÉM TÚMULO ------------------------------------- Mensagem sobre a Páscoa, por Frederico (espírito) ______________________________________________________________________ Prezados editores, Submeto a sua consideração, para eventual publicação no boletim eletrônico, a seguinte mensagem sobre a Páscoa, recebida no dia 20 de abril, em reunião familiar. "A recordação da Paixão de Mestre Jesus traz sempre a reflexão sobre a necessidade do processo evolutivo e o aprendizado dos espíritos, conscientizados por sua própria vontade de reforma interior. Contemplar o sofrimento de Jesus, para os verdadeiramente cristãos, é conscientizar-se das dificuldades inerentes a reforma interior, porem condição indispensável para o progresso do espírito, sua transformação e crescimento. "Para o cristão-espírita, a Paixão de Jesus assume, contudo, ainda outro significado mais grave. E a contemplação de um dos fenômenos psíquico-mediúnico de maior beleza na história da Humanidade. O grande sacrifício realiza-se no próprio momento do nascimento, ou ainda da concepção, do Mestre, quando seu espírito excelso e sublime deixa as paragens de luz onde normalmente habita, e faz-se homem para viver entre os homens. O outro momento grandioso, e também de sacrifício, e quando Mestre Jesus, auxiliado pelo Sacerdote João Baptista, abre sua mediunidade para receber as influências evangélicas do Cristo, as margens do Rio Jordão. O Logos Solar, o Governador de todo nosso Sistema Planetário, incorpora no Mestre e vai acompanha-Lo em sua pregação por três anos na Terra, deixando também suas paragens celestiais para vir atender a cada um de seus irmãos menores encarnados e desencarnados sobre o planeta Terra. "As comemorações da Paixão recordam-nos igualmente o momento sublime do abandono do Cristo do corpo de Mestre Jesus. No Horto das Oliveiras, o Logos Solar encontra cumprida sua missão. Pregara e explicara o Evangelho, única via para o progresso do espírito. Entrega o Mestre, assim, para o cumprimento de sua missão particular de sacrifício e superação de seu próprio eu, para que o Governador da Terra, o Mestre Sublime, pudesse concluir a etapa avançada de seu progresso e de sua própria reforma interior. O terceiro sacrifício seria vivido por Mestre Jesus intensa e significativamente, para sua purificação e aperfeiçoamento. "O Mestre, depois dos sofrimentos atrozes a que foi submetido, desencarna e seu espírito 'desceu a Mansão dos Mortos, ressuscitou ao terceiro dia". Jesus visita os mais recônditos lugares do Umbral, vai ao encontro de todos aqueles espíritos que jaziam por vezes ha milênios no lodo de suas profundas e arraigadas imperfeições. Com a luminosidade de sua alma, o Sublime Peregrino percorre os corredores das iniquidades, fala da beleza do Reino de Seu Pai e vence as mais duras barreiras nos corações dos espíritos cristalizados em sentimentos de ódio, rancor, vingança. Sua passagem entre as 'hostes do Mal' é de significado sublime e conteúdo maravilhoso. Em imponente tarefa de auxilio aos mais necessitados, espíritos luminosos como José, João Baptista e o velho Simeão, do Templo de Jerusalém, são seus auxiliares mais próximos, que vão recolhendo os espíritos que se arrependem e convencidos da necessidade de progresso por aquela luz intensa que os esclarece, arrojam-se aos pés da divina corte enviada da Mansão do Logos Solar para acompanhar o Mestre em sua ultima e sublime missão sobre o Planeta Terra. "Ao final de três dias, não é somente o espírito do Mestre que se mostra ao coração e aos sentidos dos 'homens de pouca fé' que levarão sua doutrina aos quatro cantos do mundo. São milhares e milhares de espíritos que abandonam o Umbral e dirigem-se a evolução. Muitos, muitos, reencarnam nesses dias na Terra, futuros jovens e adultos que, convertidos em espírito ao Cristianismo, darão provas de sua nova fé nos circos romanos, nas perseguições na Grécia, Antioquia e na própria Judeia. Tornam-se eles, que eram os 'endiabrados' que atacaram a vara de porcos, que tentaram o Mestre no deserto, que compunham as tropas sanguinárias de Roma no oriente, os Santos Mártires do Cristianismo, num processo de redenção sublime, com suas bases assentadas no amor pregado por Mestre Jesus, por ele vivenciado até o ultimo instante. "Outros serão levados a camaras de retificação, para seu maior burilamento e engrandecimento do espírito. Em breve, retornarão ao planeta Terra, como novos mártires, como sacerdotes e divulgadores da nova fé. E quantos ainda não necessitarão de anos, séculos, para sua total recuperação, seja pelo grau de suas imperfeições, seja por seu ceticismo doentio em aceitar o Evangelho do Pai. E ainda ha os que nos nossos dias estão reencarnando, uma e outra vez, somente agora dando testemunho real de sua evolução. "A cada comemoração da Paixão, José, João Baptista e o velho Simeão retornam aos corredores de iniquidades do Umbral. Iluminados pelo amor inesgotável do Mestre, que jorra desde as alturas de sua pureza, percorrem os três irmãos os mesmos caminhos um dia pisados pelo Mestre. Ainda hoje recorrem os irmãos ai estacionados. Ministram-lhes curas imediatas, confortam-lhes com as doces palavras do Mestre e mostram-lhes o caminho da redenção e da luz. E uma e outra vez o fenômeno sublime do arrependimento se repete. E muitas e muitas centenas de milhares de espíritos, no Domingo de Páscoa, ressuscitam de seus males, de suas imperfeições. Muitíssimos então reencarnam para dar testemunho, outra vez, de sua nova personalidade. Outros tantos vão aprender a necessidade da reencarnação e pouco a pouco realizam sua tarefa de crescimento espiritual. "Ano após ano, José, João Baptista e Simeão repetem sua excursão. E convidam-nos a dela participar. Seja em desdobramento, acompanhando-os na missão que lhes foi confiada pelo Mestre, seja em oração e meditação profunda nos dias da Paixão, seja ainda na tarefa de doutrinadores, nos templos espalhados por todo o globo, para auxiliar a recuperação de espíritos, nossos irmãos mais endurecidos. "Reflitamos com sinceridade. Preparemo-nos, no próximo ano, com verdadeira disposição, para que possamos realmente colaborar na tarefa sublime de ajuda ao próximo, instituída pelo Sublime Galileu, Pescador de Almas." Mensagem ditada por FREDERICO, recebida por Fernando Igreja em reunião familiar realizada a 20 de abril de 1998. ______________________________________________________________________ PAINEL -------- Revista La Hora de la Verdad en la red Internet ______________________________________________________________________ Queridos hermanos: Que Dios nos siga iluminando para continuar este camino de progreso espiritual. Os comunicamos que ya hemos actualizado nuestra revista La Hora de la Verdad en la red Internet, con el numero 116 de Mayo-1998. Al mismo tiempo, en nuestra página podeis encontrar noticias y congresos importantes, y links a otras paginas espíritas. http://www.friendnet.es/personal/pastoreros No dejes de visitar nuestra pagina, y los articulos de nuestra revista La Hora de la Verdad. Al mismo tiempo, les rogamos incluyan nuestra dirección en su pagina de links. Gracias. Un fraternal abrazo. 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