====================================================================== _|_|_| _|_|_| _|_|_| _|_|_| GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS _| _| _| _| _| Fundado em 15 outubro de 1992 _|_| _|_|_| _|_|_| _|_| _| _| _| _| _| Boletim semanal _|_|_| _|_|_| _| _| _|_|_| de distribuicao eletronica ---------------------------------------------------------------------- Ano 06 - Numero 282 - 1998 03 de marco de 1998 ====================================================================== |=========================| INDICE ===============================| TEXTO "Para uma analise semiotica do discurso historico"(resumo), por Sady Carlos (Brasil) COMENTARIOS Espiritismo e a internet, por Carlos Iglesia (Brasil) Agua fluidificada, por Fernando Emilio (Brasil) Transcomunicao Instrumental, por Pedro Vieira (Brasil) Homossexualismo, por Miguel Angelo (Brasil) Homossexualismo, por Jarbas Mello (Brasil) Site Kardec, por Antonio Carlos(Brasil) PAINEL XIX CONJEB)- Confraternizacao de Juventudes Espiritas do Estado da Bahia, por Miguel Angelo Assunto (Subject) no envio de mensagens ao GEAE |====================================================================| ______________________________________________________________________ TEXTO ------- "Para uma abordagem semiotico-linguistica do discurso historico" (resumo), por Sady Carlos (Brasil) ______________________________________________________________________ Trata-se de um estudo cientifico lancando as bases e hipoteses cientifica da Reencarnacao atraves de uma analise comparativa da vida de tres grandes personagens da historia: Marco Polo - Cristovao Colombo - Santos Dumont. Continuarei o mesmo projeto ampliado no Doutorado. O desenvolvimento deste objeto surgiu de um metodo de verificacao da reencarnacao de personagens historicos passiveis de constatacao historiografica. O metodo foi elaborado pelo Sr. Cesar Burnier, e consta em uma publicacao do Jornal Espirita de 1983. Relata ele como conseguiu descobrir as reencarnacoes de alguns personagens da Rev. Francesa, na Guerra dos Cem Anos, em Roma antiga, etc... Procurei ele no Rio para entrevista-lo e saber sobre a citacao daqueles personagens acima. Ele me disse que nao houvera feito um estudo sobre eles, apenas os espiritos lhe comentaram. Desse modo eu mesmo resolvi fazer a comparacao da vida dos tres personagens, e o fiz de forma linguistica por razoes metodologicas contidas no cap. 1, ou seja, troquei o objeto fenomenico historico, para o signo linguistico historico. Pude proceder depois a um estudo terminologico do "Livro de bordo da primeira viagem do descobrimento da America" de C. Colombo, e compara-lo ao "Os Meus Baloes" de S. Dumont. Distingui as terminologias nauticas e aeronauticas, o legado, as lexias mais usadas, etc... Depois, no cap. 3, passei a comparar o texto de S. Dumont com o contexto de Colombo, num levantamento sintaxico-semantico com mais de 90 citacoes pertinentes entre os dois personagens. O cap.4 amplia o objeto de estudo para alem dos dois livros. Trata da denominacao dos personagens, todos os seus entornos e feitos como producao historica, nomes das descobertas e invencoes, outros personagens e suas implicacoes. Apresentei nao so dados sintaxicos, mas lexicais, semanticos, fonologicos e foneticos. O cap. 5 retrata, atraves de uma analise semiotica e extralinguistica, as correspondencias entre alguns fatos historicos desencadeiados pelos personagens; por ex: a questao da nao primazia do voo de S. Dumont. Alem disso, descobre as varias relacoes de igualdade entre Wilbur Wright e Americo Vespucio. O cap. 6 descorre sobre "numerais semioticamente designativos". A funcao psicologica que o numero estabelece entre os personagens atraves de datas, duracao de periodos, designacao de aparelhos por numerais, idades, ordenacao de capitulos, seculos, etc... No texto do cap. 7 aparecem uma teia programatica indo alem do que se considera como construcao ideologica humana, intitula-se "Aspectos geograficos e semioticos" por constar elementos fortementes ligados sem contudo dependerem da consciencia de cada personagem ou historiador. Alem do relacionamento entre todos os personagens citados insere-se agora Marco Polo. No cap. 8, "Intertextos semioticos iconograficos. Documental extralinguistico composto de cinquenta imagens de um conteudo onde se sobressai caracteres intertextuais muito pertinentes. Nesta dissertacao ha mais de 300 dados de comparacao entre Cristovao Colombo e Santos Dumont (alguns deles admiraveis), dando-nos a reconhecer objetivamente a possibilidade da relacao existente entre dois personagens de uma historia nao subsequente fortemente ligados entre si pela reencarnacao. Este e' um ligeiro resumo sem deter-me em exemplificacoes que seriam o amago da pesquisa. Um abraco amigo, Sady Carlos de Souza Jr. ----------------- N.R. A Dissertacao de Mestrado: "Para uma abordagem semiotico-linguistica do discurso historico" foi defendida pelo seu autor Sady Carlos em 8/11/96, na FFLCH/USP, tendo obtido nota 10 com distincao. ______________________________________________________________________ COMENTARIO ------------ Espiritismo e a internet, por Carlos Iglesia (Brasil) ______________________________________________________________________ Caros Amigos, Na questao do "Espiritismo e a Internet", levantada pelo Jacques e tao bem respondida pelo David e pelo Sergio (boletim 280), gostaria de colocar alguns comentarios adicionais, algumas ideias que tem sido discutidas vez por outra nos boletins e que se relacionam com a questao. O Espiritismo tem uma caracteristica um pouco diferente de outras doutrinas e filosofias, ele e' dinamico. E' uma doutrina aberta aos avancos cientificos, as transformacoes socias, as mudancas no panorama dos conhecimentos gerais do homem. Kardec assentou as bases de uma doutrina capaz de estar frente a frente com a razao e com a ciencia em todas as epocas da humanidade. E ele estabeleceu tais bases firmando-as no estudo, na pesquisa, em uma nova visao do complexo relacionamento entre no's e o mundo que nos rodeia, tanto material quanto espiritual, visao profundamente enraizada na certeza de que o homem evolue e, na medida que o faz, adquire novas possibilidades de compreensao e conhecimento. Eis porque o Espiritismo nao pode estagnar, nao pode fechar-se em um corpo ortodoxo, em uma "pureza doutrinaria" inatingivel - porque suporia a capacidade de uma pessoa, ou instituicao, englobar "todo" o conhecimento "possivel" acerca da doutrina e ser capaz de discernir "sem falhas" quando algo novo e' Espiritismo e quando nao e'. O Espiritismo e' vivo, e se os ultimos 150 anos so' tem confirmado as bases que Kardec lhe deu, tem tambem lhe dado novos detalhes, novas nuances, que caracterizam que a doutrina nao esta' parada no tempo - Quem na epoca de Kardec imaginaria os vastos panoramas da vida espiritual descortinados por Andre' Luiz, Camilo Castelo Branco e tantos outros ? Cremos que exista um nucleo comum entre todos os Espiritas: a Codificacao Espirita levada a cabo por Kardec; os novos conhecimentos acrescentados neste seculo e meio de historia, reconhecidos de comum acordo por todos (por exemplo, a obra mediunica de Francisco Candido Xavier). Mas alem desse nucleo, ha' as regioes de fronteira - onde o conhecimento se faz, se cria - que ainda nao estao consolidadas, mas que com o tempo serao "incorporadas" ao conhecimento comum, que serao transformadas ou compreendidas mais claramente (a TCI por exemplo). Nessas regioes tambem colocaria as transformacoes resultantes da interacao entre os Espiritas e as sociedades em que vivem, como por exemplo, a imensa obra assistencialista levada a cabo pelos Espiritas brasileiros e o seu aspecto "mais religioso" do que o apresentado pelo movimento espirita europeu. Pois bem, eis mais um papel da Internet, um foro de discussao, de ligacao entre todos que se dedicam ao estudo da doutrina, a pesquisa de suas novas fronteiras, a aplicacao dos conhecimentos ja' firmados. A Internet elimina as barreiras fisicas e estabelece a ligacao que permite que as noticias corram rapidamente o mundo, que novas ideias sejam apresentadas e debatidas, que exemplos sejam conhecidos e seguidos,que resultados sejam checados e validados. Nela estamos todos proximos, todos em condicao de conhecer o que se passa nos varios cantos deste nosso mundo. A vida "na Internet" e' sem duvida alguma um tanto mais "fria" que o contato humano direto, mas quem na nossa epoca tao agitada teria condicoes de dedicar-se continuamente - no mundo "real" - a trocar ideias com os irmaos que estao em outras cidades, em outros paises, e em outros continentes ? Como conseguir, com tanta eficiencia, colocar em contato espiritas que residem nas Americas, na Europa, na Asia, na Africa e na Oceania ? Como formar uma cultura espirita mundial, que sem descartar as nuances psicologicas de cada povo, e' consequencia direta do caracter universal dos ensinamentos dos Espiritos ? Um outro aspecto importante e' o seu papel de terreno neutro para os debates: Em que outro ponto poderiamos reunir, de maneira que apenas as ideias importem, uma comunidade tao heterogenea - um das provas da riqueza espiritual da doutrina - como e' hoje a Espirita ? Eis que na Internet conseguimos, de forma rotineira, ver trocas de ideias entre Espiritas com tendencias religiosas, Espiritas com visao laica da doutrina, Espiritas voltados a uma atuacao mais assistencialista, Espiritas mais dedicados aos aspectos cientificos, Espiritas de temperamento mistico, ... - Enfim todas as possibilidades de Espiritas decorrentes da infinita variedade de personalidades humanas com que Deus brindou a humanidade. Essa cooperacao de pontos de vistas diferentes, essa aproximacao de ideias, essa fraternidade nos estudos, nao parece muito frequente em outros terrenos ! O pensamento liberal, criacao dos filosofos europeus no periodo das guerras religiosas entre catolicos e protestantes, baseou-se na compreensao de que a razao humana e' limitada, que as diferencas entre a visao de mundo que cada um tem, tornam impossivel a uniformidade absoluta. A no's nos cabe fazer dessas diferencas uma oportunidade de crescimento e nao de rixas interminaveis. Algo talvez dificil no nosso dia-a-dia, pois que normalmente convivemos com quem nos compartilha as ideias, mas perfeitamente possivel na rede eletronica. Kardec nos recomendou "Espiritas, Instrui-vos" e a Internet e' mais uma ferramenta para isso. Ferramenta excepcional que merece o nome de "espaco de comunicacao" apresentado pelo Luiz no boletim 278. Atenciosamente, Carlos Iglesia ______________________________________________________________________ COMENTARIO ------------ Agua fluidificada, por Fernando Emilio (Brasil) ______________________________________________________________________ Caros amigos, venho recebendo normalmente os boletins do GEAE, que sao muito bons mesmo. Ha muito tempo que eu aproveito os conceitos, explicacoes, orientacoes, etc. do Boletim para montar palestras e dirigir grupos de estudos. Meu nome e Fernando Emilio, sou de Juiz de Fora MG, e podem acreditar que estou acompanhando de perto a evolucao deste "semanario" via Internet. Creiam que muitas vezes recorri a livros e nao encontrei assuntos que ja encontrei no Boletim. Sobre a umbanda, sobre Jesus e a Galileia, sobre tantas outras coisas. Mas, infelizmente para mim, houve um problema no meu micro com a necessidade de reinstalar o browser para navegacao e, com isso, perdi alguns numeros do Boletim porque nao os tinha copiado para meus arquivos ainda. Gostaria de pedir-lhes um favor, se ha a possibilidade de me enviarem o texto completo da "Bibliografia de Pesquisas Cientificas Espiritas" de Luiz Otavio Saraiva Ferreira, que achei excelente. E, se possivel ainda, responder-me uma questao que ouvi, mas nao soube responder com exatidao, respondi apenas com a logica: "qual a durabilidade do efeito da agua fluidificada e se ha alguma pesquisa que mostre se ocorrre mudancas quimicas e/ou fisicas na agua fluidificada". Desde ja agradeco a boa vontade de sempre dos amigos espiritas. Um abraco a todos, saudacoes fraternais. Fernando Emilio ______________________________________________________________________ COMENTARIO ------------ Transcomunicao Instrumental, por Pedro Vieira (Brasil) ______________________________________________________________________ Por ocasiao do 2o. Congresso Internacional de TCI, ocorrido em Sao Paulo, em meados do ano passado, pude acompanhar a psicografia do confrade Carlos Bacelli a que voce se refere, e algumas coisas que percebi podem ser uteis `a nossa analise. 1) A TCI utiliza-se, ainda, de espiritos de pouco esclarecimento para a manipulacao direta dos fenomenos (lembra-se das mesas girantes?). Tanto assim que o companheiro Raudive, em sua mensagem psicografica, disse ser a propria psicografia 'uma experiencia nova'. Embora nao tenha a mensagem, me recordo que ele se refere `a 'dificuldade de escrever em ingles' e que teve que ser explicado que nao seria uma boa ideia pelos mentores espirituais brasileiros. Portanto, tenhamos sempre um cunho critico nas colocacoes que esses espiritos fazem, nao por mal, mas por *desconhecimento do processo mediunico*. 2) No caso de Raudive, trata-se, aparentemente, de um Espirito de Bem, interessado no progresso para seu aprendizado e o cumprimento de uma missao de desbravamento, mas pude perceber muitos grupos no Congresso sendo altamente mistificados por Espiritos pseudo-sabios que dizem verdadeiras barbaridades ilogicas, aceitas sem problemas pelo transcomunicador menos esclarecido - e de teor vibratorio compativel. Portanto, principalmente para a TCI (serah que esqueceram que existe O LIVRO DOS MEDIUNS?), *tenha bastante cuidado ao entender as mensagens transmitidas*, julgue, com rigor, porque ateh dizer que 'os Golfinhos sao mais desenvolvidos que os homens e jah deram presenca na reuniao mediunica' jah disseram. 3) O que acontece com a Transcomunicacao eh um processo fisico sim (nao estamos falando em mediunidade ainda). Eles 'sintetizam' a voz humana, modulando-a por ondas que moldam o 'ruido branco'. Aquele sinal de radio sem sintonia ou, no caso do telefone, o 'ruido branco' simplesmente eletrico (inaudivel ao ser humano). Deixarei para os fisicos as conjecturas de que TIPO de acao pode agir sobre cada tipo de onda, mas sao efeitos eminentemente FISICOS (eletromagneticos ou nao, mas a nivel fisico). Entre voce fazer uma mesa girar e moldar um ruido branco de um radio ... a diferenca grosseira nao eh muita nao. Portanto, acredito que os Espiritos precisem sim utilizar-se de fluidos de nossa esfera de vibracao, nem que seja na estacao de transmissao do Plano Espiritual, onde podem gerar a certo local ondas de interferencia para modulacao, mas para agir sobre os fluidos da Terra ... nao hah jeito (leia A GENESE, Parte: OS FLUIDOS). Dessa forma, podem captar esses fluidos de mediuns de efeitos fisicos muito distantes, nao necessitando que estejam no local, jah que a onda nao eh gerada ali. Sao hipoteses plausiveis apenas. 4) Agora uma advertencia: mesmo os brasileiros ESPIRITAS estao se deixando empolgar de uma forma em extase pela TCI, o que nao eh recomendavel, pois que estao deixando de oferecer `as pessoas que procuram uma base fundamental para julgar e discernir as mensagens dos Espiritos. Meus amigos, o LIVRO DOS MEDIUNS estah aih! Se utilizassem ele os pesquisadores de TCI, certamente poderiam ter tido chance de aprender muito mais e ensinar `as entidades ainda ignorantes que abusam da sua credulidade. Entao vamos `a campanha: "TCI com Kardec!". Espero ter contrubuido de alguma forma, O amigo de sempre, Pedro Vieira. ______________________________________________________________________ COMENTARIO ------------ Homossexualismo, por Miguel Angelo (Brasil) ______________________________________________________________________ Caros amigos, Sobre o polemico tema "HOMOSSEXUALISMO", nao vejo motivos para que hajam controversias a luz da doutrina espirita e do evangelho. Jesus procura ensinar a todos o verdadeiro amor aos semelhantes sem nenhum preconceito, devemos compreender os homossexuais e nao reprimi-los, tentar esclarece-los e nao apoia-los. A proposta crista de amor e fraternidade entre os seres nao envolve nenhum aspecto terreno, muito menos relacoes sexuais. O equivoco em que vivem estes ja citados irmaos, quer por disturbios psicologicos ou fisiologicos, os leva de encontro as leis naturais e sociais, tornando quase impossivel o respectivo auto descobrimento e o fortalecimento da consciencia de que sao seres imortais, cujos objetivos e caminhos estao muito longe das banalidades terrestres. O Espiritismo nos propoe um comportamento de adaptacao a realidade universal, onde devemos abdicar do pouco que temos e somos para galgar posicoes de maior valor. As duas questoes citadas no boletim 276, nao contem qualquer apologia ao comportamento homossexual, respeito e procuro amar todos os meus semelhantes, mas enquanto formos seres humanos sera coerente observar as leis naturais. Muita paz para todos, Miguel Angelo do Vale Sampaio. _____________________________________________________________________ COMENTARIO ------------ Homossexualismo, por Jarbas Mello (Brasil) ______________________________________________________________________ Saudacoes aos irmaos, Gostaria de parabenizar LUCIANO BONFIM (boletim 263) pela oportuna e brilhante analise que fez do texto de Wladimir Aras (boletim 260), sobre o tao polemico tema Homossexualismo. Com certeza a existencia de mentes tao lucidas e produtivas so vem a enriquecer reflexoes sobre o assunto ali tratado. O texto de Wladimir apresenta tambem informacoes muito oportunas , porem notam-se claramente outras observacoes um tanto preconceituosas e radicais, pois igualar todo homossexual a um hetero desregrado ou rotula-los de frustrados, atormentados por ilusoes e anseios de consumacao, ao meu ver e puro exercicio mental centrado em referenciais extremitas. Para ele, os homossexuais frequentadores de casas espiritas, por estarem envoltos numa faixa vibratoria tao negativa, deveriam somente se ater a atividades secundarias de assistencia. Mas quem e como fazer essa selecao de quem e ou nao homossexual? Se for casado ou nao apresentar gestos efeminados, esta aprovado, caso contrario "resta a fogueira da ignorancia"? Mas se o dirigente de um centro espirita tem que excluir os homossexuais, tambem nao deveria fazer o mesmo com as outras anomalias tais como pessoas rancorosas, invejosas, egocentradas, autoritarias, insensiveis, raivosas etc e etc.? E se isso acontecesse, quantos "puros"sobrariam para levar os trabalhos adiante? Deus e amor e justica pura e tenho certeza que Ele sabera julgar seus filhos como um ser mais completo do que somente com os rotulos apregoados por alguns mortais.. jarbas t mello/Rio de Janeiro/Brasil _____________________________________________________________________ COMENTARIO ------------ Site Kardec, por Antonio Carlos (Brasil) ______________________________________________________________________ Congratulation pour la iniciative ! J'espere voir tous les oeuvres de Kardec ici, bientot. Et aussi en anglais, espagnol et portugais ! Et j'espere bien que, dans l'enciclopaedia brittanica, le mot "spiritisme" ne signifie pas "voodoo" seulement... D'autre part, on aura une presentation plus professionel dans le site de Kardec ! Pax vobis, Pax nobis Mattos, du Bresil PS: Je crois que les gens du GEAE peut divulguer www.Kardec.com... Il y a une copie attache ici. ______________________________________________________________________ PAINEL ------------ XIX (CONJEB)- Confraternizacao de Juventudes Espiritas do Estado da Bahia, por Miguel Angelo (Brasil) ______________________________________________________________________ Caros Irmaos, Durante o periodo de 21 a 24 de fevereiro do corrente ano foi realizada a XIX (CONJEB) Confraternizacao de Juventudes Espiritas do Estado da Bahia, que acontece nos anos pares em cidade baiana previamente escolhida pela Comissao Organizadora, desta vez a cidade de Jequie. O evento reuniu cerca de 900 jovens de "todas as idades", muito bem distribuidos em grupos pedagogicos de acordo com os conhecimentos da doutrina, idade e nivel de escolaridade, alem de treinamento para monitores de Juventudes Espiritas e treinamento para evangelizadores de Infancia. A brilhante abertura foi realizada pelo medium e Dr. Honoris Causa, Divaldo Pereira Franco, que palestrou sobre o tema da XIX CONJEB "Quando o Jovem Escolhe o Amor", as palavras notaveis do referido orador permaneceram inspirando todos jovens pelos quatro dias de Confraternizacao. Como participante pude verificar o trabalho e dedicacao exaustivos, tanto dos anfitrioes como da Comissao organizadora, principalmente da Presidente da Federacao Espirita do Estado da Bahia, Sra. Edinolia Peixinho, e do Coordenador Pedagogico Andre Luiz Peixinho. O amor se espalhou em todas as partes e direcoes, todo aquele esforco tinha a pura intencao de conscientizar e evangelizar a nova geracao. Como num magnetismo irresistivel todos participantes encontravam-se em plena integracao e harmonia, fortes lacos de amizade e fraternidade eram iniciados nos alojamentos, nas salas de aula, no refeitorio... enfim, todos estavam dispostos a se amar e criar um ambiente o mais agradavel possivel. Ao final, a confraternizacao geral de todos os grupos, todos se abracam e deixam as emocoes falarem, o que as palavras nao conseguem definir, como num sonho que nao gostariamos de acordar, as lagrimas sao inevitaveis, sentimo-nos verdadeiramente irmaos como puras manifestacoes do amor divino. Sou muito grato a todos os participantes da CONJEB 98, ja estou ansioso pela CONJEB 2000. Espero tomar conhecimento de outros eventos do genero, como por exemplo o I CONESJ, cujas informacoes ainda nao consegui ter acesso. Muita Paz para todos! Miguel Angelo do Vale Sampaio ----- N.R.- Parabens aos organizadores e participantes da XIX CONJEB pelo sucesso do Evento e esperamos que exemplos como este sejam seguidos em todo mundo. ______________________________________________________________________ PAINEL ------------ Assunto (Subject) no envio de mensagens ao GEAE ______________________________________________________________________ Prezado(a) amigo(a), A fim de facilitar o trabalho de compilacao das mensagens que chegam ao Conselho Editorial do GEAE para realizacao das edicoes dos Boletins, solicitamos a especial atencao para preencher no SUBJECT (ASSUNTO) uma devida identificacao da mensagem, de preferencia utilizar uma palavra-chave do tema em discussao (homossexualismo, religiao, TCI, clonagem, etc.). Isso devera ser feito mesmo em resposta a uma mensagem, evitando por exemplo: Re:Boletim GEAE, numero 282; Re:esclarecimento, etc. Agradecemos a colaboracao CE-GEAE .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `--/ / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS .---------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''------. | . Boletim semanal de distribuicao eletronica | | . Homepage "The Spiritism Web" com informacoes espiritas em | | geral: livros eletronicos, periodicos, boletins e | | inscricao no GEAE, etc e sobre o movimento espirita mundial: | | instituicoes, eventos, paginas espiritas na internet, etc. | | | | Conselho Editorial: | | - Ademir L. Xavier Jr. (Campinas - SP, Brasil) | | - Carlos A. Iglesia Bernardo (Sao Paulo - SP, Brasil) | | - Jose Cid (Rio de Janeiro - RJ, Brasil)| | - Raul Franzolin Neto (Pirassununga - SP, Brasil) | | - Sergio A. A. 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