# B o l e t i m ############################################# .--- .-- .--. .-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS / __ /_ /__/ /_ _____________________________________________ / / / / / / `---' `--/ / `-- 09 (204) 96 03 Setembro 96 ################################################################### *********************** INDICE **************************** MATERIALIZACAO E A CONCEPCAO DA VIDA APOS A MORTE COMENTARIOS: DO MILTON JR. SOBRE CIENCIA ESPIRITA DO RAUL SOBRE A PRATICA MEDIUNICA DO PAULO LUIZ JR. SOBRE LIVRE-ARBITRIO DA LILIA SOBRE O LIVRE-ARBITRIO *********************************************************** MATERIALIZACAO E A CONCEPCAO DA VIDA APOS A MORTE Talvez um dos fenomenos mais intrigantes e mais complexos promovido pela natureza humana, a materializacao eh uma das provas irrefutaveis da vida apos a morte . Alexander Aksakof e mais 6 pessoas pesquisavam sobre Foto Transcendental , atraves da mediunidade do medium profissional Sr. Eglintong . Naquele dia, todo o aparato foi tomado para que a pesquisa tivesse exito . O medium jah estava em transe profundo, a frente de um pano preto, caido de frente com os bracos cruzados, quando por de traz do pano surge a imagem de Abdula, um amigo dos presentes, que jah fora falecido . Ele fizera questao de acenar para os participantes, mostrando a seu braco coto . Foi tirada algumas fotos dele ao lado de Aksakof . Posteriormente pesquisando a medium Elizabeth Compton , Aksakof conseguiu um fenomeno de voz direta de um indio que conversou com um dos presentes que conhecia sua lingua atestando a veracidade do fenomeno , e a materializacao e pesagem da menina Katie Brink que sentara no colo e acariara o rosto dos presentes ( nao confundir com Katie King , entidade materializada por Florence Cook ), que distava do peso da medium cerca de 40 libras !!! Isto retira o carater de embuste ao fenomeno . William Crookes tirara "n" fotos de Katie King , e publicara algumas conclusoes sobre o fenomeno . Aqui em Salvador , o pesquisador Carlos Bernardo atraves do medium baiano Jose Medrado , conseguira a dificil materializacao do veu de noiva que demanda grande quantidade de ectoplasma dispendido pelo medium . Uma das conclusoes retiradas pelos pesquisadores , foi unanimidade: A comprovacao da vida apos a morte . Muitos dos mediuns que eram considerados embusteros, ao aparecerem as entidades materializadas , nao teriam condicoes de reproduzir ( naquela epoca 1853 ) a riqueza de detalhes que as entidades mostravam ( rosto, peso que as entidades conseguiam alterar , orgaos perdidos, roupas de epocas e etc ) , bem como no caso de d'Esperance ateh chegaram a desmaterializar-se !!! Outra conclusao era que apos o processo , os mediuns chegavam a exaustao e quase a morte !!! A explicacao era que o ectoplasma era composto de celulas vivas ( este estudo histologico foi feito tambem pelo baiano Carlos Bernardo, alem de fotos do processo de materializacao ) do corpo do proprio medium e que elas saiam realmente deles . No caso dos raps ou da movimentacao de objetos , o ectoplasma do medium faz uma alavanca fluidica que foi fotografada por William Crookes . Todos os pesquisadores sao unanimes em afirmar que tal fenomenologia tem melhores resultados em locais que tenham mais recursos da natureza ( floresta, bosques, praias ) , pois as energias animalizadas do local favorece ao fenomeno , tanto a nivel de riqueza e variedade , quanto ao restabelecimento e economia da energia do medium . O Sr. Eglintong no fenomeno descrito acima , passou quase 15 minutos de frente para um bosque ateh se restabelecer; d'Esperance passou 30 minutos quase desfalecida. Consequentemente , idependente do grau de energia do medium , ha um desgaste fluidico muito grande . Outra conclusao eh que quanto mais escuro melhor; a luz pode destruir ou desorganizar o ectoplasma despendido pelo medium . Aksakof se apercebeu disto com d 'Esperance nas sucessivas experimentacoes em que ele foi alterando a quantidade de luz ambiente e quanto mais escuro ficou melhor . Os espiritos envolvidos neste processo, sao conhecedores profundos da dinamica PSI , alem de anatomia perispiritual e fisica . Andre Luiz esclarece bem isto nos 2 de seus livros citados . Para nao me alongar mais deixarei algumas referencias : Livros : Outras Dimensoes e Dos Raps a Comunicacao Transcendental - Carlos Bernardo Loureiro Historia do Espiritismo - Arthur Conan Doyle Um Caso de Desmaterializacao - Alexander Aksakof Nos Dominios da Mediunidade e Missionarios da Luz - Andre Luis Claudio Manoel Nascimento G. da Silva DO MILTON JR. SOBRE CIENCIA ESPIRITA Numa edicao passada desse boletim um colaborador chamado Reinaldo, expos suas preocupacoes com relacao `a Ciencia Espirita e seu objeto de pesquisa. Como ja tambem havia pensado neste assunto, quero contribuir para a discussao. Temo que nosso amigo Reinaldo esteja equivocado quando concluiu uma serie de conceitos que mereciam uma analise mais demorada sobre a Ciencia Espirita. Disse Reinaldo: " e' objetivo da ciencia espirita provar a existencia do espirito? A reencarnacao? A lei de causa e efeito? A pluralidade dos mundos habitados? Decerto que nao, pois tais coisas ja' foram provadas e estabelecidas por Kardec e sao consideradas como postulados basicos, sem mais necessidade de provas." Talvez Reinaldo tenha razao no que concerne `a prova de existencia do espirito, mas com certeza ainda nao foi provada a reencarnacao, muito menos a pluralidade dos mundos habitados. Kardec nao provou experimentalmente nenhum desses ultimos postulados. A unica prova existente e' uma prova filosofica, quanto a esses dois ultimos conceitos. Se elas bastam e sao totalmente passiveis de prova dentro de um arcabouco filosofico isso nao faz diferenca, pois qualquer um e' livre para aceitar os postulados primeiros da Doutrina Espirita. Posso fazer uma filo- sofia que permita-me provar por a+b que Deus nao existe. Mesmo assim as pes- soas sao livres para aceitar as premissas nas quais baseio meu raciocinio. Para que o Espiritismo seja aceito em toda a sua inteireza e' preciso pressupor postulados como a existencia de Deus ou se contentar com as provas da existencia divina dadas em O Livro dos Espiritos, caso contrario voce continuara' sendo cetico quanto a realidade espiritual. Mas entao o que e' preciso fazer? Construir uma estrutura experi- mental rigorosa do ponto de vista cientifico para tentar enquadrar os fenomenos espirituais na ordem do mensuravel. Para fazer ciencia e' preciso, como o filosofo Descartes definiu, enquadrar dentro da ORDEM e da MEDIDA. Os fenomenos espirituais precisam ser encaixados a esse molde, precisam ser organizados (ordem) e mensurados (medida). Willian Crookes, o celebre fisico ingles que pesquisou os fenomenos mediunicos de materializacao atraves da medium Florence Cook, percebeu que os fenomenos devem ser medidos, calcula- dos, mensurados, ordenados, classificados e definidos. Ora, mas nao possui- mos instrumentos para algumas medicoes! Entao nao podemos avancar no conhe- cimento. E' possivel provar a reencarnacao? Talvez. Como isso seria feito? Vamos procurar saber. O que temos e' apenas a doutrina dos espiritos supe- riores com sua congruencia, coerencia, alta probabilidade e a vantagem de ser uma teoria que funciona muito bem no seu interior, mas e' so' isso. E' preciso, antes de partir para a exploracao cientifica metodica da realidade espiritual, a postulacao de uma Filosofia da Ciencia Espirita, que instrumentalize a Ciencia Espirita neste novo campo de conhecimento. Fico triste quando vejo um amigo como Reinaldo ter tao poucas esperancas ao horizonte de pesquisa da Ciencia Espirita. E lhe digo amigo que esse campo e' imenso! Nao sabemos quase nada. Nao sabemos como funciona organicamente a interacao espirito-perispirito-corpo, nao sabemos como funciona a mecanica da transmissao fluidica dos passes (se e' que o passe e' isso mesmo), nao sabemos como se da' a interacao mediunica, os seus mecanismos. Ah mas Andre Luiz ja' explicou como isso acontece! Mas acontece que temos somente a opiniao de Andre Luiz (sem entrar no merito pessoal desta pessoa). Andre Luiz nao foi um cientista que provou em suas experimentacoes e pesquisas metodicas o funcionamento da mediunidade desta ou daquela forma, ele ate' agora apenas ditou como isso acontece, podendo estar enganado. Nao conhecemos como funciona as leis que regem a realidade espiritual, por exemplo, ha'gravidade no plano extrafisico? E mais outras inumeras perguntas que se poderia fazer. Devemos chegar a uma excelencia do conhecimento cien- tifico a ponto de descrever com formulas matematicas as leis que regem o mundo espiritual, assim como fazemos na Fisica. Isso e' possivel? Esse e' um dos problemas que a Filosofia da Ciencia Espirita tera' de resolver. A Ciencia Espirita nao deve se basear nos relatos espirituais, isso nao e' fonte de conhecimento cientifico. Se quisermos fazer ciencia devemos nos propor a seguir seus metodos, reconhecidamente eficazes e devemos deixar a fe' fora da ciencia, embora ela se ligue com esta, mas nao se mescla com ela. A fe' espirita que se pretende raciocinada deve ser realmente raciocinada sem mesclas de atavismos seculares de misticismo e igrejismo impregnados em nossa mente. Quem quiser discutir mais sobre esse assunto mande e-mail para mim: Abracos a todos :-) Milton Junior Sao Paulo_SP DO RAUL SOBRE A PRATICA MEDIUNICA Realmente a literatura espirita traz muita informacao alertando-nos para os graves problemas que podem advir do despreparo das pessoas que trabalham com a pratica mediunica. Por que isso e' tao importante ? Kardec nos fala de uma nova relacao de vida na Terra com o advento da revelacao Espirita. Relacao que e' capaz de modificar todos os habitos e costumes da humanidade. Isso se deve ao fato primordial da comunicacao entre os Espiritos encarnados e desencarnados. Assim, somente com a pratica mediunica teremos condicoes de adquirir os novos conhecimentos revelados gracas `a esse intercambio e que sao necessarios `a nova era evolutiva do planeta. O grande problema e' que ainda nao temos o total controle das comunicacoes espiritas. Em nosso meio, enfrentamos grandes dificuldades com pessoas inescrupulosas, falsas, desonestas, que se ocupam de coisas inuteis e prejudiciais e que usam de todos os meios para falsear informacoes colocando-nos em situacoes de graves consequencias. Vamos imaginar a seguinte situacao: uma pessoa quer vender todos os seus bens; aparece um comprador, identifica-se, mostra seu RG, CIC, etc, fornece referencias, telefones, enfim, tudo certo. O negocio e' fechado, os dois desaparecem. Algum tempo depois percebe que foi enganado e perdeu tudo o que tinha. Como se sentira' a pessoa que foi enganada?. Sera que isso e' dificil de ocorrer em nosso meio? Na pratica mediunica tudo isso tambem pode ocorrer de uma forma muito mais potencializada. Aqui nao temos nenhuma forma de seguranca sobre a identificacao do Espirito comunicante, ou seja, nao ha' RG, CIC, endereco, telefone, referencias, etc, etc. O grande ponto de referencia sera' o bom senso, a razao, o preparo atraves do estudo da mediunidade, a experiencia, enfim, ha' que se perceber o grau de evolucao da comunicacao. Por outro lado, um homem intelectualmente desenvolvido, nao perdera' seu tempo com equipamentos rudimentares e limitados `a sua cultura. Certamente, buscara' sempre o avanco tecnologico para acompanhar suas necessidades. Da mesma forma, um Espirito de Luz, nao perdera' tempo em comunicacoes rudimentares simplesmente para satisfazer a curiosidade dos mediuns. As praticas do copo, cestinha, mesas girantes, etc. como instrumentos mediunicos foram importantes no desenvolvimento da Codificacao Espirita, porem outras formas de mediunidade sao muito mais precisas e eficientes. Entretanto, de qualquer forma, o tipo de comunicacao dependera' do Espirito comunicante. Por exemplo, uma pessoa que comeca a se comunicar com os Espiritos, sem o devido preparo, podera' receber uma mensagem de um Espirito que se diz ser Jesus Cristo e que ele foi o seu escolhido para um missao importante. Pronto, esta' ai' iniciado todo um processo que podera' modificar completamente sua vida promovendo serios desajustes mentais. Recentemente, assisti um caso criminal na televisao de uma pessoa que teria recebido a comunicacao de um Espirito o qual solicitava que fosse oferecido a ele uma crianca como sacrificio. Posteriormente houve, na cidade, um assassinato brutal de um garotinho de 6 anos que foi esquartejado e teve seu coracao arrancado do corpo. O caso ainda esta' sob investigacao. Sem duvida nenhuma, a comunicacao entre os espiritos do plano terreno e espiritual e' da maior importancia para a evolucao do homem, porem, como tudo, devemos observar, estudar atentamente e orar ("orai e vigiai") para desenvolver um bom trabalho nessa area, dentro da harmonia e paz. Lembremos que, a comunicacao reflete o estado evolutivo do Espirito comunicante. Raul Franzolin Neto rfranzol@abelha.zoot.usp.br Pirassununga-SP DO PAULO LUIZ JR. SOBRE LIVRE-ARBITRIO Aproveitando o tema suscitado pelo Paulo e Monteiro, sobre o acidente da TWA, lembro da questao tratada no livro "Conversado sobre MEDIUNIDADE - Retratos de Alvorada Nova" (Casa Editora O Clarim) do Espirito Caibar Schutel, Cap XIV - Teoria do Risco. O livre-arbitrio do individuo e' ilimitado na intencao, mas as acoes que visam exteriorizar essa intencao, podem ser limitadas pela Vontade do Criador. O determinismo e' a Vontade do Criador, atuando com vistas a garantir o progresso geral. Segundo o eminente Espirito, a Teoria do Risco e' o estudo pratico da confluencia existente entre livre-arbitrio e determinismo, para ser ter regras basicas de entendimento das leis divinas e sua aplicacao. Esclarece, entretanto, que do modo como e' exemplificada, aplica-se aos encarnados, existindo, porem, sob outra forma no plano espiritual. Um quadro exemplificativo: Um espirito prepara-se para reencanar. Escolhe, por livre-arbitrio, a trajetoria num corpo fisico, em uma familia especifica; A fim de garantir que reencarne na familia pretendida e com o corpo a ele destinado, entra em acao o determinismo do Alto, atraves dos Seus emissarios, que prepara o retorno aa carne; Na infancia, ainda desenvolvendo seu discernimento, quando envolve-se em varias situacoes de risco, impera o determinismo para garantir o amadurecimento do corpo espiritual; Durante o amadurecimento, aumentam as decisoes livres que passa a tomar, e aumentando, tambem, a responsabilidade de cada ato seu; Se durante esse trajeto hah necessidade de reencontrar determinada individualidade do passado, tambem reencarnado, eh o determinismo que trata de promover esse encontro; Se tiver que se submeter a alguma prova para fomentar seu progresso espiritual, eh o determinismo que o coloca nessa situacao de risco; Na fase adulta torna-se medico. Uma epidemia surge na comunidade. Por livre- arbitrio, pode ou nao ajudar o proximo. Caso o faca, a confluencia entre o determinismo do Alto, - que o colocou frente a uma epidemia - e o seu livre-arbitrio, - a decisao de ajudar o semelhante - ocasiona seu progresso espiritual. Caso nao o faca, pode contrair debitos, e ate a estagnacao de sua evolucao. Ao final, a ultima palavra cabe ao determinismo, no momento do seu desencarne, retornando aa patria espiritual, para uma avaliacao. Um outro exemplo seria a desencarnacao de um medium que viesse utilizando em flagrante desvio de finalidade sua medinunidade, colocando em risco terceiros. Nesse caso, por determinismo, o medium, colocado em uma situacao de risco, termina desencarnando. Paulo Cruz Jr Belem-Pa DA LILIA SOBRE O LIVRE-ARBITRIO Caros amigos, Gostaria de complementar as anotacoes do Sr.Raul no boletim GEAE nr.200, sobre Livre- Arbitrio. A vida nao e' uma equacao matematica onde o resultado e' perfeitamente conhecido. A unica destinacao conhecida para o Espirito e' sua evolucao constante, sua viagem rumo ao Criador. Dessa forma, sempre que iniciamos uma reencarnacao temos um objetivo a cumprir. As linhas gerais dessa nova encarnacao ja' vem tracadas (familia em que se nasce, meio social,..em consequencia de nosso livre-arbitrio anterior), mas a realizacao fica a criterio de nossas acoes, nosso livre-arbitrio atual. Assim, por exemplo, podemos ter assumido no plano espiritual que adotariamos determinado espirito, reencarnado proximo a nosso circulo social. No decorrer da encarnacao, essa crianca bate a nossa porta. Se resolvermos adota-la, cumprimos o plano anterior. Se nao, vamos seguir rumos nao previstos e consequentemente, deixamos de cumprir o que foi estabelecido no plano espiritual. E' importante reparar nesse exemplo, que o uso do nosso livre-arbitrio nao so' alterou a programacao da nossa vida, como diretamente modificou a do espirito que deveria ser adotado. Com relacao a desencarnes violentos, lembramos o ensinamento de Jesus - Quem com a espada fere, pela espada sera' ferido. Se uma pessoa mata outra (Quem com a espada fere...), podera' numa encarnacao posterior ter uma morte violenta, uma bala perdida, por exemplo (... pela espada sera' ferido). Ninguem nasce pre-destinado a ser assassino; logo ninguem nasce pre-destinado a ser assassinado. A providencia divina tem seus mecanismos para fazer que a lei se cumpra. Sobre esse assunto, o livro da Yvonne Pereira, "Amor e Odio' exemplifica bem situacoes como essas. Kardec tratou desse assunto na perg. 861 d'O Livro dos Espiritos. Grata, Lilia. Curitiba-PR .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `--/ / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS G-------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''------G E Envie seus dados para dgeae@kholosso.fct.unl.pt E A Nome: Endereco: Fone: A E E-mail: Profissao: E G --------------------------------------------------------------- G E Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. E A Editado por: Sergio Freitas, Raul Franzolin Neto, Jose Cid e A E Carlos Iglesia Bernardo - E-mail : dgeae@kholosso.di.fct.unl.pt E G Pagina Espirita na WWW - http://zen.di.fct.unl.pt/~saf/geae.htmlG E Edicoes anteriores do Boletim, Instituicoes Espiritas em E A diversos paises, Livros e Revistas Espiritas e muito mais! A EgeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegE