B o l e t i m ############################################# .--- .-- .--. .-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS / __ /_ /__/ /_ _____________________________________________ / / / / / / `---' `--/ / `-- 08 (202) 96 20 Agosto 96 ################################################################### ************************INDICE************************ BIBLIOGRAFIA DE PESQUISAS CIENTIFICAS ESPIRITAS - II PARTE COMENTARIOS DO DJALMA ARGOLLO: PRATICA MEDIUNICA DO JOSE PEDRO: TEMPO E ESPIRITO ****************************************************** Bibliografia de Pesquisas Cientificas de Fenomenos Espiritas - II PARTE por Luiz Otavio Saraiva Ferreira DO MAGNETISMO ANIMAL AO HIPNOTISMO Mesmer [3,5,15] foi um medico austriaco que, em 1779, publicou uma memoria [84] defendendo a existencia de um " fluido universal", o qual poderia ser utilizado na cura de doencas. Experimentou tratamentos com imas (magnetos), mas concluiu que o proprio corpo humano emanava forcas mais poderosas que as do ima, as quais denominou entao de "magnetismo animal". Teve como seguidor o marques de Puysegur [3,5,16] que, ao experimentar magnetizar camponeses, descobriu o sonambulismo experimental [85,86,87], em que os pacientes sob transe induzido apresentavam telepatia, visao com as pontas dos dedos, clarividencia e outros fenomenos. Puysegur, por sua vez, fez numerosos discipulos. Embora durante certo tempo rejeitada pelas academias cientificas, no inicio do seculo XIX a doutrina do "magnetismo animal" estava muito difundida na Europa, sendo natural que o fenomeno das mesas girantes, surgido em torno de 1850, nos EUA, e logo repetido no continente europeu, fosse classificado como uma nova propriedade do magnetismo animal. Os pacientes submetidos aos "passes magneticos" `as vezes entravam em estados de sono de profundidade variavel, chamados de " sono magnetico" ou "estados magneticos". Foi um dos discipulos do marques de Puisegur, o Abade Faria [5] (Jose' Custodio de Faria), que assentou as bases da interpretacao cientifica do magnetismo [88], tendo sido ainda um dos primeiros a experimentar o uso de sugestoes verbais na manipulacao magnetica dos pacientes. O magnetismo animal teve boa acolhida na Alemanha, onde merecem destaque as pesquisas do Dr. Justinus Kerner, que estudou a Vidente de Prevorst [102] (a famosa medium sonambula Frederique Hauffe), cujos fenomenos de efeitos fisicos testemunhou em companhia de Strauss e do magistrado Pfaffen [4]; as pesquisas do quimico austriaco Reichenbach [93,...,96] sobre a visao das auras dos imas, cristais e corpo humano pelos sensitivos (entre 1845 e 1868); e as memorias publicadas por Schopenhauer[97,98]. E' atribuido ao medico frances Alexandre Bertrand [89,90], que publicou seu primeiro livro a respeito em 1823, a descoberta da importancia da sugestao no transe induzido. Coube ao cirurgiao ingles James Braid [3,16], no ano 1841, apos estudar os fenomenos do magnetismo, dar-lhes uma conceituacao cientifica e fisiologica, criando o Hipnotismo [83] e sua terminologia, que e' a mesma utilizada atualmente. Segundo a nova teoria, tudo devia-se `a imaginacao do paciente agindo sobre seu sistema nervoso ( hipotese animista), rejeitando-se entao a hipotese dos fluidos (hipotese fluidista). Estava assim criada a divisao entre fluidistas e animistas, que perdura ate' nossos dias. Dessa epoca em diante a interpretacao fisiologica do hipnotismo predominou, embora dentre os fenomenos atribuidos ao magnetismo animal ou ao hipnotismo estejam alguns que mais tarde foram reconhecidos como fenomenos paranormais, como, por exemplo, a telepatia[18], para o qual nao ha' explicacao nem fisiologica nem fisica[19]. Durand de Gros [3,99,100] foi o primeiro a perceber a diferenca entre o mesmerismo, o hipnotismo e a sugestao. DO MAGNETISMO ANIMAL AO ESPIRITISMO As experiencias com magnetismo animal e hipnotismo levavam os pesquisadores a depararem-se frequentemente com fenomenos que extrapolavam os dominios dessas disciplinas ( telepatia, visao com as pontas dos dedos, clarividencia e outros), os quais suscitavam, dentre outras, a hipotese do espirito como explicacao. Entre outros casos bem documentados que extrapolam as explicacoes do magnetismo animal e do hipnotismo, sao citados abaixo os de Swedemborg, dos Shakers, de Andrew Jackson Davis e o Episodio de Hydesville, o qual colocou a hipotese do espirito em pauta definitivamente. Swedemborg Vidente sueco [1,3], que teve suas faculdades despertadas em 1744, em Londres, aos 25 anos. Foi um grande engenheiro de minas, uma autoridade em metalurgia, brilhante engenheiro militar, autoridade em Fisica e em Astronomia. Foi tambem zoologista, anatomista, financista e politico. Conhecia profundamente a Biblia. Escreveu varias obras [104,105,106], em que mistura narrativas de suas experiencias mediunicas, especialmente desdobramentos, a interpretacoes teologicas dessas mesmas experiencias. Sob sua influencia criou-se a Nova Igreja, a qual, segundo Conan Doyle [1], "converteu-se em elemento negativo, em vez de ocupar o seu verdadeiro lugar como fonte e origem do conhecimento psiquico". Os "shakers" `A mesma epoca, grupos "shakers" (refugiados religiosos da Inglaterra) se estabeleceram em comunidades nos EUA. Cultivavam o mediunismo, que chegou a manifestar-se em forma de transes coletivos durante sete anos consecutivos, apos os quais os entes manifestantes, que se afirmavam espiritos, retiraram-se afirmando que retornariam em breve e entao invadiriam o mundo, entrando tanto nas choupanas quanto nos palacios. Suas experiencias, foram descritas em varios livros e artigos [109,110,111,112,113]. Andrew Jackson Davis Grande medium vidente, clarividente, audiente, clariaudiente, psicografo e psicofonico [1]. Quando submetido a transes magneticos ditou mais de 30 livros, intitulados coletivamente de Filosofia Harmonica e de Revelacoes Divinas da Natureza, que tiveram grande impacto nos EUA. Em transe apresentava o fenomeno de xenoglossia, embora fosse de parca instrucao, e previu [107], antes de 1856, detalhes do automovel e da maquina de escrever, que seriam inventados varias decadas depois. Previu, em 1847, o aparecimento do Espiritismo [108], o que se daria no ano seguinte com o Episodio de Hydesville. O PERIODO ESPIRITICO Esse periodo vai do Episodio de Hydesville (1848) ate' as primeiras pesquisas de Sir William Crookes (1870), sendo a discussao da hipotese do espirito sua tematica central, porem sem maiores envolvimentos da ciencia oficial. O Episodio de Hydesville O dia 31 de marco de 1848 e' o marco inicial do espiritualismo moderno, coforme narrado por Conan Doyle [1]. A familia Fox, de Hydesville, estado de Nova York, EUA, teve um caso de "poltergeist", que culminou com um dialogo atraves de pancadas entre a filha mais nova, Kate, de onze anos, e uma inteligencia que se dizia o espirito de um caixeiro-viajante (cujos despojos foram encontrados apenas em 1904 [114]), que teria sido assassinado pelos antigos moradores da casa. Os fenomenos continuaram mesmo em presenca de uma multidao de curiosos. Ocorreu assim a primeira manifestacao publica de dialogo com os espiritos. Deflagrou-se uma onda de manifestacoes espiritas espontaneas e provocadas, que se espalhou inicialmente pelos EUA, e extravasou-se para a Europa e demais Americas. Tamanha foi sua repercussao que suscitaram as primeiras pesquisas de cientistas sobre fenomenos paranormais, feitas na Universidade de Buffalo em 1851[131]. Concluiram eles pela fraude (estalos do joelho) das irmas Fox. Esse resultado foi contestado por outros pesquisadores [1], de vez que as irmas ja' haviam sido submetidas a inumeras comissoes de investigacao. Os jornais das cidades de Rochester e de Nova York, daquela epoca, sao fartos em artigos sobre esse episodio e outros que o sucederam, instaurando o Modern Spiritualism nos EUA. Elder Evans e outro " shaker" foram visitar as irmas Fox em Rochester tao logo tomaram conhecimento das manifestacoes espiritas ocorridas com elas, e foram saudados entusiasticamente pelas forcas invisiveis, que diziam que aquilo era o trabalho que tinha sido predito aos "shakers" quatro anos antes [1]. As Mesas Girantes Segundo Wantuil [4], em fins de 1850 os proprios espiritos sugeriram, atraves das batidas em codigo, que os experimentadores se colocassem ao redor de uma mesa, apoiando as maos sobre ela e, ao ser proferida a letra do alfabeto adequada, a mesa levantaria um dos pes e daria uma pancada, formando-se letra-a-letra as mensagens que os espiritos queriam transmitir. Estava estabelecido assim o fenomeno das mesas girantes, que logo se popularizou nos EUA e, atravessando o atlantico, tornou-se o brinquedo noturno da moda nos saloes Europeus. Deve-se esclarecer que o fenomeno das mesas girantes era conhecido nas antiguidades grega [81] e romana [82], embora tivessem caido no esquecimento posteriormente. Os fenomenos espiritas, de tao paradoxais, fizeram que a maioria dos cientistas que os estudaram se concentrassem na comprovacao da existencia, ao inves de procurarem descobrir os mecanismos naturais que os produziam. Em meio a um clima de enorme desconfianca e, segundo Conan Doyle [1], sem qualquer conhecimento dos perigos e desgastes a que estavam se submetendo, Kate e Margareth Fox, as mediuns atraves das quais foi iniciada a onda de fenomenos espiritas, fizeram, a conselho das inteligencias que se comunicavam atraves delas, demonstracoes publicas nos EUA durante mais de vinte anos. Em 1871 Kate foi a Londres, sendo ai' submetida a testes por, dentre outros, Sir William Crookes, o famoso quimico descobridor do talio e do tubo de raios catodicos. Ha' relatos de que nessa epoca chegou a produzir materializacoes luminosas. Margareth e Leah (a irma mais velha) juntaram-se a ela pouco tempo depois. Tantas foram as pressoes psicologicas sobre Margareth e Kate que suas faculdades entraram em declinio por causa de alcoolismo, e elas morreram no inicio da decada de 1890. Digno de nota e' o livro de Leah Fox, que revelou-se a unica das tres a compreender as importantes implicacoes filosoficas e morais, para a humanidade, dos fenomenos com que lidavam [133]. As Mesas Girantes nos EUA Em janeiro de 1851 o famoso jurista John Worth Edmonds, ex-senador, ex-juiz do Supremo Tribunal de New York, materialista confesso, declara-se convencido da realidade do espirito [116], apos haver presenciado os mais diversos fenomenos de efeitos fisicos e de efeitos intelectuais produzidos sob o mais rigoroso controle. O anuncio de sua conversao abalou profundamente a opiniao publica norte-americana [4,113]. Aproximadamente `a mesma epoca o ex- governador do Winscosin e senador N. P. Tallmadge, dentre outros homens celebres dos EUA, tambem declarou publicamente sua adesao ao espiritualismo, em funcao das provas experimentais da sobrevivencia obtidas[4,113]. Em 1852 os professores W. Bryant, B. K. Bliss, W. Edwards, e David A. Wells, da Universidade de Harvard, apos escrupulosos experimentos, publicaram um manifesto em apoio `a autenticidade do fenomeno de levitacao de mesas[4,130]. O primeiro presidente da Universidade de Cleveland, Rev. Mahan[134], sustentou a tese do fluido magnetico para explicar os novos fenomenos, e o Dr. Robert Hare - professor de quimica da Universidade de Pensilvania, fez uma serie de experiencias com fenomenos espiritas, iniciando com os metodos e aparelhos relatados por Faraday em seu relatorio `a Sociedade Dialetica de Londres, e em seguida desenvolvendo seus proprios metodos e aparelhos, com o que se convenceu da realidade dos fenomenos em questao. Em 1853 publicou um livro relatando suas experiencias e conclusoes [135], as quais apontavam a existencia dos espiritos como causa dos tais fenomenos. Por isso foi praticamente obrigado a renunciar `a sua catedra na Universidade de Pensilvania, e sofreu perseguicoes da Associacao Cientifica Americana e de professores da Universidade de Harvard [1]. Alem dos principais jornais norte-americanos, uma interessante fonte de consulta sobre fatos da epoca e' o periodico "Spiritual Telegraph" [115], primeiro jornal espiritista do mundo. Tamanho interesse tinham despertado os fenomenos espiritas nos EUA, que alguns mediuns atravessaram o Atlantico e levaram as mesas girantes para a Inglaterra, onde logo o fenomeno era assunto de todas as rodas. As Mesas Girantes na Inglaterra Os primeiros mediuns americanos desembarcaram na Inglaterra em 1852, levando para la' os novos fenomenos [1,4], que a essa altura incluiam, alem das batidas, as materializacoes, levitacoes, escrita direta, voz direta, psicografia, psicofonia, videncia, clarividencia e outros. Foram feitas pesquisas pelo celebre matematico e filoso-fo Prof. De Morgan [136], que concluiu pela veracidade dos fenomenos. Faraday realizou pesquisas sobre as mesas girantes [137], concluindo que tudo se devia a movimentos inconscientes dos mediuns, embora houvesse casos registrados de movimentos das mesas sem contato dos mediuns, conforme replica do marques de Mirville [119] a Faraday. O assunto nao mereceu maiores envolvimentos da ciencia ate 1869, quando foi nomeada uma comissao pela Sociedade Dialetica de Londres. As Mesas Girantes na Alemanha O Dr. Kerner, que ja' havia estudado a Vidente de Prevorst, publicou um livro sobre as mesas girantes [103], e uma comissao de renomados professores da Universidade de Heidelberg, composta por Karl Mittermaier, Henrich Zoepfl, Robert von Mohl, Renaud, Vangerow, Carl von Eschemayer, Joseph Ennemoser, o Dr. Justinus Kerner, e o Dr. Loewe tambem pesquisou o fenomeno das mesas girantes, publicando um relatorio a respeito [4,117,118]. As experiencias com o fenomeno das mesas girantes na Alemanha logo ganharam espaco na imprensa francesa, estimulando a divulgacao do fenomeno naquele pais [4]. As Mesas Girantes na Franca Segundo Wantuil [4], o marques de Mirville [118], o literato Eugene Nus [120], e o conde de Gasparin [137] historiam a chegada do fenomeno das mesas girantes `a Franca, em 1853. Mirville defendia a realidade dos fenomenos e exigia o pronunciamento da ciencia sobre eles. O quimico Michel Chevrel, em resposta a Mirville, em nome da Academia de Ciencias de Paris, publicou um livro [121] em que explicava os fenomenos da vara divinatoria, do pendulo e das mesas girantes como frutos ou da charlatanice ou de movimentos inconscientes dos operadores, no que foi imediatamente refutado por Mirville [119], por Gasparin [137], e pelo Dr. Louis Figuier [122], os quais apontaram no trabalho de Chevrel, alem de graves falhas metodologicas e de argumentacao, a omissao de fatoscomprovados. Era opiniao corrente na epoca que as mesas girantes poderiam ser explicadas pelo magnetismo animal, mas o magnetismo animal nao era bem visto pelas academias cientificas, estabelecendo-se calorosa contenda entre os magnetistas e seus adversarios. O fenomeno das mesas girantes veio confundir ainda mais os debates, pois suscitava a interpretacao de que por tras dele haveria a existencia de espiritos, o que chocava tanto as mentes que tinham os espiritos como crendices populares quanto as que os tinham como coisas demoniacas. Alguns periodicos franceses da epoca sao tambem importantes fontes bibliograficas sobre os fenomenos do magnetismo animal, sonambulismo, e espiritismo [124,125,126,127,128,129]. Continua no boletim 206 ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### DO DJALMA ARGOLLO: Pratica Mediunica Caros amigos, muita paz, A doutrina espirita estimula em seus profitentes o sentimento de liberdade com responsabilidade. Utiliza, para tanto, uma pedagogia de convite permanente ao progresso espiritual em todas as areas, sem lancar mao do medo ou da proibicao. Mostra as consequencias do desvio de conduta, mas nao impoe qualquer forma de procedimento. Allan Kardec destaca que o medo, como didatica, termina por gerar reacao contraria, quando se o perde, levando a' descrenca. Como a ciencia nova que vem revelar ao homem a realidade do mundo espiritual e suas relacoes com o mundo fisico, conforme o codificador, o Espiritismo une, de forma equilibrada, teoria e pratica. A primeira esclarece, enquanto a segunda confirma a teoria, dando ao espirita a "fe' inabalavel", que Emmanuel afirma ser uma conquista intelectual. Nao existe, na pratica espirita, experimentacoes "proibidas". Experiencias com mesas girantes, copo, ouija, e semelhantes, sao tao validas ao aprendizado quanto a psicofonia, a psicografia etc. As orientacoes sobre o estudo dos fenomenos mediunicos devem ressaltar o metodo a ser utilizado, tao bem explanado no Livro dos Mediuns "Guia dos Mediuns e Evocadores". Como em qualquer ciencia, o desconhecimento do metodo pode gerar o erro que, como na quimica, pode ter consequencias tragicas. indicar, pois, o metodo correto, e' nosso dever. Alertar quanto as consequencias danosas sim, amedrontar para que nao se pratique, nao. Ha' pouco tempo, na sede do centro espirita "Casa de Redencao Joanna de Angelis", em Salvador-BA, o confrade e amigo Carlos Bernardo Loureiro de Souza, deu uma demonstracao de "mesas girantes" a um grupo de estudantes do curso de Espiritismo, com excelentes resultados. Eles viram, na pratica, o que lhes fora ministrado teoricamente. E, o que e' melhor, aprenderam como aplicar o metodo espirita, para conducao de qualquer tipo de reuniao mediunica. Foram alertados quando aos riscos inerentes da nao aplicacao metodologica correta, mas sem "terrorismo" psicologico de qualquer natureza. Com votos de muita paz, o irmao e amigo, Djalma Motta Argollo DO JOSE PEDRO: Tempo e Espirito Posso dizer que ha uma teoria (no livro "A memoria e o Tempo" de Herminio C. Miranda) que diz: Nos vivemos um tempo sequencial regido pelas horas e minutos. So' os espiritos que ainda vivem muito perto da crosta que ainda vivem assim. Os mais evoluidos tem mais liberdade em relacao ao tempo. Podem eles lembrar-se com mais facilidade e ter maior facilidade de deter o futuro. Nao vivem eles num tempo sequencial e sim um tempo mental que dependeria da evolucao de cada um. O que explica isso deve ser o espirito viver num tempo mais rapido que o nosso, um tempo mais acelerado. Imagine que eles vivem num nivel maior de "ciclos p/ segundo" que quanto mais alto, maior e' a rarefacao do perispirito. Isso explicaria como os mediuns escrevem tao depressa, pois para o espirito ele esta escrevendo em velocidade normal, so que nos, como passamos numa menor velocidade, vemos como se estivesse "adiantando o videocassete". Eu imagino que seja assim, mas para nao haver duvida, sugiro que voce leia o livro "A memoria e o tempo" que fala muito sobre este vasto assunto. Que Jesus abencoe a todos. Jose Pedro Bastos Cavalero Filho. .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `--/ / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS G-------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''-------G E Envie seus dados para dgeae@kholosso.di.fct.unl.pt E A Nome: Endereco: Fone: A E E-mail: Profissao: E G ---------------------------------------------------------------- G E Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. 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