# B o l e t i m ############################################# .--- .-- .--. .-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS / __ /_ /__/ /_ _____________________________________________ / / / / / / `---' `--/ / `-- 04 (183) 96 09 Abril 96 ################################################################### ************************INDICE************************ O CARATER CIENTIFICO DO ESPIRITISMO - V A PROVA CIENTIFICA DA EXISTENCIA DE DEUS COMENTARIOS EDITORA LACHATRE NA WWW ****************************************************** O CARATER CIENTIFICO DO ESPIRITISMO - V Caros colegas do GEAE Em continuacao ao prometido estudo sobre o carater cientifico do Espiritismo, do qual ja apresentei uma introducao geral e uma visao geral das concepcoes classica (e falha) de ciencia e das concepcoes modernas de ciencia, baseando-me nos trabalhos do filosofo Silvio Chibeni, do Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas da UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas, trabalhos esses disponiveis no sitio WWW do Grupo Espirita da UNICAMP - GESU no sitio WWW http://www.ifi.unicamp.br/~xavier/articles/episana.html retorno `a nossa referencia bibliografica inicial, o artigo "Ciencia Espirita", do filosofo Silvio Chibeni, que nos apresenta uma analise do carater cientifico do Espiritismo. Diz-nos Chibeni: ========== "O ESPIRITISMO COMO CIENCIA A inspecao meticulosa e isenta das origens, estrutura e desenvolvimento do Espiritismo revela que ele possui todos esses requisitos de uma ciencia genuina. Em artigo anterior ("A excelencia metodologica do Espiritismo") procuramos mostrar, alem disso, que Allan Kardec admiravelmente antecipou-se as conquistas recentes da Filosofia da Ciencia, e compreendeu essa realidade. Sua visao de ciencia, exposta explicita e implicitamente em seus escritos, corresponde a visao moderna e justa mencionada acima. Isso teve a consequencia feliz de que, ao travar contato com uma nova ordem de fenomenos, Kardec empregou em sua investigacao metodos e criterios corretos, o que possibilitou o surgimento de uma verdadeira ciencia do espirito." ========== Para julgar adequadamente as afirmacoes acima o leitor deve rever as partes anteriores deste estudo, tambem publicada no boletim do GEAE, em que sao apresentados os "requisitos de uma ciencia genuina", conforme a moderna visao de ciencia. Chibeni continua sua explanacao falando da obra literaria de Kardec, onde esta' sintetizada a Teoria Espirita: ========== "O corpo teorico fundamental do Espiritismo encontra-se delineado em O Livro dos Espiritos. O exame dessa obra revela sua consistencia e seu alto grau de coesao, uma notavel concatenacao das diversas leis, a amplitude de seu escopo, e o perfeito casamento da teoria com os fatos. Ademais, ali estao implicitamente presentes as diretrizes que nortearam os desenvolvimentos ulteriores das investigacoes espiritas. Parte significativa desses desenvolvimentos foi, como se sabe, levada a cabo pelo proprio Kardec, e se acham exarados nas demais obras que escreveu. Consoante com a natureza de uma verdadeira ciencia, o desenvolvimento experimental e teorico do Espiritismo prosssegue ate hoje, pelos esforcos de pesquisadores encarnados e desencarnados." ========== Como decorrencia da propria Teoria Espirita tem-se que considerar como atores validos nas investigacoes cientificas tambem os pesquisadores desencarnados, anexando-se assim ao cabedal de conhecimentos cientificos espiritas aqueles provenientes dessas fontes. Continuando a citacao de Chibeni: ========== "Contrariamente ao que alguns criticos mal informados acerca do Espiritismo e das teorias cientificas contemporaneas alegam, o Espiritismo nao conflita com qualquer uma das teorias cientificas maduras, quer da Fisica, quer da Quimica ou da Biologia. E de crucial importancia notar, como o fez Kardec,1 que embora o Espiritismo seja uma ciencia, ele nao se confunde com as referidas ciencias, do mesmo modo como elas nao se confundem entre si. Os dominios de fenomenos por elas tratados nao coincidem, sendo antes complementares. A percepcao dessa distincao evita uma serie de julgamentos e posturas equivocados, que tem ameacado ate mesmo o proprio Movimento Espirita. Veem-se, com efeito, pessoas que imaginam que a ciencia espirita consiste em determinadas investigacoes envolvendo experimentos conduzidos com o auxilio de aparelhagens de uso nos laboratorios de Fisica, e dentro de referenciais teorico- conceituais emprestados a Fisica. Assume-se, assim, que e o uso desses aparelhos e o emprego de terminologia tecnica (alias quase sempre incompreendida por quem a usa dentro de tais contextos) que confere cientificidade a essas investigacoes." ========== Triste constatacao a do nosso confrade Chibeni! E' a pura verdade! Espero que estes estudos sirvam para que aqueles que, como eu, estavam enveredando por esses caminhos das falsas ciencias, redefinam suas concepcoes, reconhecam a existencia e o valor da Teoria Espirita, e passem a basear-se nela para suas investigacoes. Continuando a citar Chibeni: ========== "Dada a relevancia da elucidacao dos serios enganos envolvidos em semelhantes alegacoes, nesta Secao e na seguinte nos deteremos um pouco mais sobre elas.2 A observacao mais importante e a de que o estabelecimento dos principios basicos do Espiritismo prescinde completamente do uso de qualquer aparelho e do recurso a qualquer teoria fisica. O mais fundamental de tais principios e o da existencia do espirito, ou seja, da existencia de algo no homem que e a sede do pensamento e dos sentimentos e sobrevive a morte corporal. Como enfatizou Kardec, a comprovacao cabal desse principio se da atraves dos fenomenos a que denominou "de efeitos intelectuais", quais sejam a tiptologia, a psicofonia e a psicografia. Quem quer que reflita isentamente sobre fenomenos dessa ordem nao tera dificuldade em reconhecer que atestam a existencia do espirito de modo inequivoco; as tentativas de "explicacoes" alternativas que se tem procurado oferecer surgirao como ridiculas. ========== Felizmente, para nos pesquisadores, nao sao necessarios quaisquer aparelhos para se fazerem pesquisas cientificas espiritas de qualidade. Isso torna a pesquisa ao alcance de qualquer um, por dispensar investimentos em equipamentos materiais. Os unicos investimentos indispensaveis para um bom pesquisador espirita sao o estudo da Teoria Espirita e a sua adequacao moral `a natureza dos fenomenos que deseja investigar. Voltando `a citacao de Chibeni: ========== Nessa avaliacao, e importante notar a diferenca que existe entre esse principio basico do Espiritismo e alguns dos principios das teorias fisicas e quimicas contemporaneas, por exemplo. Neste ultimo caso, o "grau de teoreticidade" (se assim nos podemos exprimir) e muito maior, ou, em outros termos, os principios estao muito mais distantes do nivel fenomenologico, ou seja, da observacao empirica direta. Em tal caso, o caminho que vai da observacao ate o principio teorico e bastante indireto e tortuoso, passando por uma serie de teorias auxilires, necessarias, por exemplo, para tratar do funcionamento e interpretacao dos dados dos aparelhos envolvidos. Nessas circunstancias, a seguranca com que os principios podem ser asseridos fica evidentemente limitada; ha em geral possibilidades plausiveis de explicacoes dos mesmo fenomenos atraves de principios teoricos diferentes; a historia da Fisica e da Quimica tem ilustrado a vulnerabilidade de suas teorias." ========== Assim sendo, fica-nos bem claro que as bases cientificas do Espiritismo sao as mais solidas possiveis, pois seus principios teoricos estao muito proximos do nivel fenomenologico. Chamo a atencao do leitor para o treco abaixo da citacao de Chibeni: ========== "No caso do principio espirita em questao (bem como de varios outros dos principios basicos do Espiritismo), a situacao e bastante diversa. Trata-se de um principio pertencente a classe de principios a que os filosofos denominam "fenomenologicos", que estao na base do edificio do conhecimento, dado o seu alto grau de certeza. Proposicoes dessa classe sao, por exemplo, as de que o Sol existe, de que o fogo queima e a cicuta envenena, a de que determinado familiar veio nos visitar no dia tal e nos deixou uma caixa de bombons, etc. Nestes casos, embora explicacoes alternativas sejam "em principio" possiveis,3 elas sao tao inverossimeis que nao merecem o assentimento de nenhum ser racional. Notemos que a inferencia espirita diante de um fenomeno de efeitos intelectuais nao difere em nada das inferencias que fazemos a partir dos fenomenos ordinarios. Quando, por exempo, o carteiro traz a nossa casa um papel no qual lemos certas frases, nao nos acudira a cabeca a ideia de que elas nao foram escritas por um determinado amigo, por exemplo, quando relatam fatos, contem expressoes e expressam pensamentos peculires e intimos. Exatamente o mesmo se da com os abundantes e variados casos de psicografia de que todos somos testemunha. Nao constitui exagero, pois, afirmar-se que a constatacao cuidadosa de uns poucos casos dessa especie (como por exemplo os que nos tem oferecido a extraordinaria mediunidade de Chico Xavier) e suficiente para eliminar qualquer duvida." ========== Vemos nos argumentos acima a questao pratica da repetibilidade do fenomeno, conforme discussao teorica anterior. A repetibilidade nao e' indispensavel. Voltando a citacao: ========== "Como se isso nao bastasse, a base experimental do Espiritismo incorpora ainda muitos outros tipos de fenomenos, como a psicofonia, a xenoglossia, as materializacoes, os casos de videncia, a pneumatografia e a pneumatofonia, etc. Alem desses fenomenos, que formam uma classe especifica, a dos fenomenos espiritas, o Espiritismo apoia-se tambem, em virtude de oferecer- lhes explicacoes cientificas, em uma multidao de fenomenos ordinarios. Referimo-nos, por exemplo, as nossas inclinacoes e sentimentos, as peculiaridades de nosso relacionamento com as pessoas que nos cercam, aos acontecimentos marcantes de nossas vidas, aos disturbios da personalidade, aos efeitos psicosomaticos, aos sonhos, a evolucao das especies e das civilizacoes, etc. Entendemos que a desconsideracao desse vasto corpo de evidencias indiretas a favor do Espiritismo constitui omissao seria da parte de seus criticos. Com seu agudo senso cientifico, Kardec percebeu desde o inicio que o alcance do Espiritismo transcendia de muito os fenomenos mediunicos e animicos especificos que motivaram o seu surgimento. Referindo-se as suas impressoes diante das realidades novas que se lhe iam descortinando atraves de suas cuidadosas observacoes e raciocinios, Kardec assim expressou-se: "Logo compreendi a gravidade da exploracao que ia empreender; entrevi naqueles fenomenos a chave do problema tao obscuro e tao controvertido do passado e do futuro da Humanidade, a solucao do que eu havia procurado durante toda a minha vida; era, numa palavra, toda uma revolucao nas ideias e nas crencas (...)".4 "O estudo do Espiritismo e imenso", disse Kardec em outra passagem; "interessa a todas as questoes da metafisica e da ordem social; e todo um mundo que se abre diante de nos." 5 ========== Parece-me claro que a importancia da pesquisa cientifica espirita transcende em muito o proprio Espiritismo, em funcao das contribuicoes positivas que pode dar a outros ramos do conhecimento. Para que este texto nao fique comprido demais eu o interrompo aqui para retoma-lo numa proxima oportunidade, quando apresentarei os estudos do filosofo Silvio Chibeni sobre as "Pseudo-ciencias do espirito". Fraternalmente Luiz Otavio A PROVA CIENTIFICA DA EXISTENCIA DE DEUS Um acontecimento insolito no meio academico brasileiro (e talvez internacional) ocorreu na Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS em 1995: por iniciativa do Departamento de Engenharia Nuclear da Escola de Engenharia, foi oferecido aa comunidade um curso de extensao universitaria sobre "A Prova Cientifica da Existencia de Deus". A Universidade tratar abertamente do tema "Deus" e' por si so uma surpresa, que aumenta quando nao sao as areas humanas, mas sim a arida area da Engenharia Nuclear que vem se envolver com a questao. O curso teve 16 horas-aula, forneceu certificado de participacao aos que tiveram um minimo de 80% de frequencia, e valia 1 credito para quem fosse aluno de algum curso de graduacao! E a reacao do publico superou a expectativa: a primeira edicao do curso foi em marco/95, e devido aa demanda ele foi repetido cinco vezes durante o ano, inclusive uma vez em Florianopolis a convite da Universidade Federal de Santa Catarina; no total, 127 pessoas frequentaram as aulas. O professor ministrante foi Farhang Sefidvash, um persa naturalizado brasileiro, residente no Brasil ha 16 anos, dono de um respeitavel curriculum academico que inclui os titulos de PhD em Engenharia Nuclear pela Universidade de Londres e Master em Eng Nuclear por uma universidade americana, alem de ser professor titular da UFRGS e consultor da ONU para assuntos de Engenharia Nuclear. Basicamente, o programa do curso objetivava abalar a confianca cega na Ciencia e na Verdade Cientifica, demonstrando que o conhecimento cientifico nao e' absoluto e perfeito, mas relativo e sujeito aa mudancas conforme as pesquisas avancem e novos resultados aparecam; em seguida, o curso procura mostrar que o conhecimento cientifico nao e' auto-suficiente, que nao consegue sozinho explicar o Universo e o Homem. O passo seguinte define "leis cientificas da Natureza" e apresenta uma primeira prova da existencia de Deus, chamada "prova de projeto", que considera a coerencia do Universo (expressa na leis da Natureza) como uma prova de uma Inteligencia por tras do Universo. Apos, e' explicada a segunda lei da termodinamica e o conceito de "entropia", pelo qual o grau de desordem em um sistema fisico fechado tende sempre a aumentar; depois de todos entenderem o que e' efetivamente entropia -- o que pode levar varias aulas -- o professor passa a considerar o Universo inteiro como um sistema fisico fechado e afirma que, pela segunda lei da termodinamica, o grau de desordem no Universo deveria ser sempre crescente; como acontece justamente o oposto, i.e., o grau de ordenacao do Universo aumenta com o passar do tempo, com nebulosas originando estrelas, que originam planetas, onde surge a vida, a partir da qual surge a inteligencia e (no caso da Terra) a raca humana, isso forcosamente indica que uma Energia externa esta' sendo introduzida no sistema (quer dizer, no Universo) para contrabalancar os efeitos da entropia; podemos denominar a fonte desta Energia como quisermos, ou singelamente usarmos o titulo "Deus"... E o Prof Farhang conclui que podemos afirmar que Deus existe atraves dos mesmos metodos e com a mesma certeza que afirmamos que existem protons e eletrons, observando as leis da Fisica e examinando suas causas e efeitos. Eu frequentei uma das edicoes do curso. O que mais me chamou a atencao -- alem da curiosidade sobre a "prova" -- foi a riqueza do publico que compareceu. Medicos, advogados, professores universitarios e de primeiro grau, comerciantes, estudantes, contabilistas, etc, etc, estavam todos ali, num ambiente academico escutando coisas a respeito de Espiritualidade e Deus. Alem das variadas atividades profissionais, as pessoas se revelavam catolicas, budistas, umbandistas, espiritas, esotericas, e uma minoria apenas ateia... O professor, no caso, e' baha'i (para quem nao conhece, uma religiao surgida na Persia em meados do seculo passado, mais ou menos na mesma epoca que o Espiritismo na Franca, cujo fundador Baha'u'llah e' considerado um Manifestante de Deus na mesma linha de Buda, Moises, Maome e Cristo, e cujos preceitos morais e eticos sao bem mais evoluidos que o islamismo e bastante proximos aos do Espiritismo). O intercambio de experiencias e conhecimentos, nas aulas, era uma coisa muito gratificante e enriquecedora, principalmente porque ninguem tentava converter ninguem, mas apenas apresentar mais um novo ponto de vista sobre a questao... Apesar da resistencia e ma' vontade de uma ala "conservadora" da Escola de Engenharia, o Prof Farhang pretende continuar ministrando o curso em 1996, com a primeira edicao prevista para comecar em marco. Um grupo de alunos mais interessado fundou informalmente o "Forum de Ciencia da Espiritualidade", que se reune nas quartas feiras na Escola de Engenharia das 20h30 as 23h (logo apos as aulas do curso, que sao das 18h30 as 20h30) para aprofundar assuntos ou apresentar novos temas ligados aa Espiritualidade. Na proxima msg fornecerei o email do Prof Farhang, pois estou escrevendo em casa e deixei minha agenda no escritorio... ;-( Se por acaso alguem se interessou em obter maiores detalhes sobre o curso pode contata-lo diretamente. Um abraco a todos Francisco Peres ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### EDITORA LACHATRE NA WWW Queridos amigos do GEAE, Nos da Lachatre estamos disponibilizando diversos textos da nossa editora no WEB. Desde ja colocamos os trechos selecionados a disposicao do GEAE para reproducao. Nosso endereco e: e-mail: lachatre@ibase.org.br WWW: http://www.ibase.org.br/~lachatre/ As editoras espiritas brasileiras estao se organizando numa associacao. No ultimo encontro ja tivemos oportunidade de conversar sobre a possibilidade de dispor dos textos das obras espiritas na Internet. Como temos um encontro marcado para fevereiro de 96, poderemos apresentar os resultados nessa proxima reuniao. Pedimos aos companheiros do GEAE que nos mandem sua opiniao sobre a apresentacao dos nossos textos e, se possivel, divulguem o nosso endereco. Muito obrigado Um forte abraco, Alexandre Rocha Editor - Publicacoes Lachatre .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `--/ / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS G-------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''------G E Para participar do GEAE envie seus dados para jac14@po.cwru.edu E A Nome: Endereco: Fone: A E E-mail: Profissao: E G --------------------------------------------------------------- G E Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. E A Editado por Jose Cid - E-mail : jac14@po.cwru.edu A E * E G Pagina Espirita na WWW - http://zen.uninova.pt/~saf/geae.html G E Edicoes anteriores do Boletim, Instituicoes Espiritas em E A diversos paises, Livros e Revistas Espiritas e muito mais! A E Responsavel pela WWW: Sergio Freitas - E-mail: saf@fct.unl.pt E G Responsavel pela FAQ do GEAE: Carlos Iglesia Bernardo G E E-mail: caiglesia@ax.apc.org E AEgeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaEA