# B o l e t i m ############################################# .--- .-- .--. .-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS / __ /_ /__/ /_ _____________________________________________ / / / / / / `---' `--/ / `-- 09 (155) 95 26 Setembro 95 ################################################################### ************************INDICE************************ HISTORIA DO ESPIRITISMO - PARTE III PRECE ANTE O CEU ESTRELADO COMENTARIOS INDICE DOS BOLETINS DO GEAE DA ROCHELE, SOBRE O RETRATO DE JESUS DA ROCHELE, SOBRE O LIVRO EU SOU CAMILLE DESMOULAINS PROBLEMAS NA DISTRIBUICAO DO BOLETIM 154 ****************************************************** HISTORIA DO ESPIRITISMO - PARTE III Continuamos a publicar a serie escrita pelo Jose Basilio (a Parte I esta no Boletim 151 e a Parte II no Boletim 153). =================================================================== 1854 ** A 1a ORGANIZACAO ESPIRITA Neste ano e fundada em N.Y. a 1a organizacao espirita regular, denominada Sociedade para a Difusao do Conhecimento Espirita e contava com pessoas como o juiz Edmonds e o governador Tallmadge, de Wisconsin. Entre as atividades havia um jornal "The Christian Spiritualist" e o contrato com Kate Fox para sessoes diarias, franqueadas ao publico. =================================================================== 1856 ** AS OBRAS DE KARDEC O Espiritismo, codificado por Kardec, possui 3 ramos: filosofico, cientifico e religioso. As obras que produziu enfocam as 3 areas de maneira mais objetiva. Kardec escreveu, baseado nas respostas dadas pelos espiritos as mediuns, que tinham menos de 15 anos, os seguintes livros: 1856 - 1a edicao de "O Livro dos Espiritos" 1857 - 2a edicao de "O Livro dos Espiritos" - de carater filosofico 1861 - "O Livro dos Mediuns" ...............- de carater cientifico 1864 - "O Evangelho Segundo o Espiritismo" .- de carater religioso 1865 - "O Ceu e o Inferno" 1867 - "A Genese" A primeira traducao para o portugues de "O Livro dos Espiritos" foi feita em 1875 por Carlos Travassos. As obras de Kardec sao consideradas pela maioria dos espiritas do Continente como a base da filosofia religiosa do futuro, por estar em harmonia com o avanco das descobertas cientificas nos varios outros ramos do conhecimento humano (Psicologia, Psiquiatria, Parapsicologia, Ufologia, Analise, Biopsiquica, Medicina, Biologia, Fisica, Quimica, etc). O Jornal Nacional (Rede Globo) de 06/01/95 noticiou que cientistas alemaes desenvolveram um metodo pelo qual pessoas totalmente paralisadas possam controlar, por exemplo, uma cadeira de rodas motorizada, atraves da utilizacao da forca do pensamento. O sistema apresentado ainda e precario, pois utiliza fios ligados ao paciente. Hoje estamos em face de uma comprovacao total da Ciencia Espirita, nao apenas pela Parapsicologia, mas tambem pela Fisica Nuclear, pela Biologia avancada, pela Astronautica, por todos os segmentos do conhecimento rumo a anti-materia, ao corpo bioplasmico, as provas da reencarnacao, aos fenomenos theta (investigados e comprovados por Pratt) que provam as varias formas de comunicacao mediunica. "A mente nao e fisica" afirma J. B. Rhine. "A mente e uma estrutura psiconica, formada de atomos mentais, e depois da morte do corpo pode comunicar-se com as mentes encarnadas", sustentou Wathely Caringthon. "A Ciencia sem a Religiao e aleijada e a Religiao sem a Ciencia e cega" afirmou Albert Einstein (1879-1955). Kardec tem hoje o seu panorama de reconhecimento publico: a Camara Municipal de Sao Paulo - SP instituiu o Dia de Allan Kardec, a ser comemorado anualmente na semana de 18 de abril. O evento passa a constar no Calendario Oficial de Eventos do Municipio, conforme a lei no 270/94. O livro espirita foi um dos sucessos da 13a Bienal Internacional do Livro, realizada entre 17 e 28 de agosto de 1994, em Sao Paulo. Pesquisa da Datafolha mostrou que "O Livro dos Espiritos" de Allan Kardec, constou como a 4a obra mais lida entre os frequentadores do evento. Mostrou ainda que a Bienal teve 89% de aprovacao; do publico presente 65% acharam bom e 24% otimo. Segundo Armando Antongini Filho, presidente da Camara Brasileira do Livro, as obras sobre Espiritiso, Espiritualismo e Esoterismo, constituem um segmento que vem crescendo entre 15 e 20% ao ano. =================================================================== 1857 ** DANIEL DUNGLAS HOME Nasceu em 1833 em Currie, proximo a de Edimburgo. Aos 13 anos ja possuia faculdades psiquicas. Seu notavel poder curador tinha excitado a admiracao e persuadido pelos amigos, comecou a estudar medicina. Tinha a saude muito delicada e sua educacao foi interrompida pela doenca. Em 1857 o Clube Uniao, de Paris, ofereceu-lhe 2 mil libras por uma unica sessao e ele, pobre e invalido, recusou terminantemente. Disse ele: "Fui mandado em missao; essa missao e demonstrar a imortalidade. Nunca recebi dinheiro por isso e jamais o receberei". Houve casos de levitacao, em 1857, com Home e varios outros testemunhados por Sir Willian Crookes. A caridade era uma das mais belas caracteristicas de Home e so se tornava publica por acaso e indiretamente. Home dispensava a obscuridade completa em seus trabalhos de materializacao (caso raro). Apesar de inumeras testemunhas e do grande trabalho executado, a imprensa britanica o taxou de impostor e charlatao. =================================================================== 1861 ** A QUEIMA DE LIVROS DE KARDEC EM BARCELONA Em 09/10/1861 as 10:30h, por ordem do bispo da cidade, Dom Antonio Palau Y Termens, foram queimados cerca de 300 exemplares entre "O Livro dos Espiritos", "O Livro dos Mediuns" e "Revista Espirita" de Kardec. Os principais jornais de Espanha deram a circunstaciada noticia do contecimento, que os orgaos da imprensa liberal reprovaram energicamente. Os jornais da Franca tambem citaram o fato e diz um deles que: "Nao achava uma palavra para aquele ato de intolerancia do clero, digno da Idade Media." Os livros foram remetidos da Franca para a Espanha em caixas, entre outras mercadorias. A grande repercussao que teve este ato concorreu para a propaganda da doutrina e fez progredir o Espiritismo na Espanha e em outros lugares. As obras queimadas foram procuradas com maior avidez. =================================================================== 1861 ** FOTOGRAFIA ESPIRITA Iniciou-se em Boston por Willian H. Mumler, que ao tirar uma foto sua, sozinho na sala, apos revelar a chapa notou que havia mais alguem na foto. Era sua prima que havia morrido ha 12 anos. Perguntado se as aparicoes ao lado de pessoas nas fotos se davam mais com pessoas espiritas, respondeu que nao; as aparicoes se manifestavam mais ao lado dos cepticos. O Rev. Stainton Moses achava que as formas fotografadas eram moldadas em ectoplasma. Pesquisas mais modernas sustentam que a imagem e precipitada no filme fotografico ou que uma tela psiquica e aplicada a chapa (filme). Ha uns 50 anos, a existencia de um corpo fluidico nos seres vivos recebeu inesperada confirmacao da ciencia materialista. O tecnico em eletricidade Semyon Kirlian, coadjuvado por sua esposa Valentina, na Russia, construiu uma camara eletrica de alta frequencia na qual se podem obter fotografias coloridas, de grande beleza, de uma parte imaterial nos animais e plantas. Mais tarde concluiu-se que fotos de objetos inanimados tambem emitem um halo luminoso em torno de si. Entre fotos de tecidos vivos e de objetos ha uma diferenca acentuada, pois nos primeiros, a luz e tremulante, mais extensa, variavel e de cores diversas; nos objetos, ela e estreita, uniforme e imovel. Comprovou-se que a luz irradiada de seres vivos varia de acordo com o estado de sanidade dos tecidos e ate com o estado emocional das pessoas. =================================================================== 1863 ** WILLIAN DENTON autor de "Segredos da Natureza", livro de psicometria Foi a primeira pessoa a pesquisar as moldagens feitas com corpos de ectoplasma. Em alguns casos maos materializadas eram mergulhadas em parafina liquida, que apos se solidificarem e com a ausencia do ectoplasma formavam moldes perfeitos de maos humanas. =================================================================== 1869 ** INVESTIGACOES COLETIVAS SOBRE O ESPIRITISMO Diversas comissoes foram formadas para as investigacoes no Espiritismo, entre elas as principais foram: 1869-70: Sociedade Dialetica de Londres; 1884 - Comissao Seybert, e de 1905 a 1907 - Instituto Geral Psicologico da Franca. Na comissao da Franca, foi convidada a medium italiana Eusapia Palladino (ver mais adiante sobre esta notavel figura). As pessoas que compunham estas comissoes pouco entendiam da natureza do trabalho que defrontavam e pouco tempo tinham para se dedicar a essas investigacoes. A incredulidade e a falta de bom senso fizeram com que os relatorios da comissoes fossem parciais e injustos. Os homens da ciencia se dividem em 3 classes: 1a - Os que nao conhecem o assunto, mas criticam assim mesmo; 2a - os que conhecem, mas temem confessalo, por isso negam; e 3a - os que sabem que e verdade e nao temem proclama-lo. Havia na epoca um prestidigitador chamado Harry Houdini que cobrava 2 a 3 dolares por pessoa para ouvi-lo em discursos atacar os fenomenos, afirmando ser tudo um embuste, mesmo tendo assistido a eles. No livro do Dr. Carl Wickland "The Gateway of Understanding - O Portico do Entendimento" pp. 55 a 60 ha uma narracao da manifestacao do espirito do Sr. Houdini, que se confessou profundamente arrependido pelos atos cometidos. Ele manifestou-se gracas a mediunidade da Sra. Wickland. =================================================================== 1870 ** AS EXPERIENCIAS DE SIR WILLIAN CROOKES (de 1870 a 1874) Willian Crookes (ver mais dados acima) inicia as primeiras pesquisas no espiritismo que foram publicadas na integra em 1874, causando grande tumulto o que ameacou de expulsao da Sociedade Real o cientista, que passou a ser mais cauteloso em suas opinioes quando exprimidas publicamente. Realizou experiencias com materializacoes com a medium Miss Florence Cook, de 15 anos. Em 1874 Crookes tirou 44 fotos de um espirito materializado, que se chamava Katie King. Durante estas experiencias, Crookes comprovou que a luz incidente sobre o medium de efeitos fisicos, quando em transe, lhe e prejudicial (com rarissimas excecoes) e que o medium tambem sofre severo desgaste de energias. Foram feitos experimentos com o efeito da luz sobre o ectoplasma e o espirito materializado comecou a desfazer-se gradativamente. Pesquisas no campo da transfiguracao demonstraram que o ectoplasma, sendo insuficiente para construir a figura completa, e usado para revestir o medium de modo que este possa formar a fisionomia desejada. Ficou comprovado tambem que o peso de objetos pode ser alterado para mais ou para menos conforme a vontade do espirito. Instrumentos musicais foram tocados sem contato das maos. Friedrich Zollner, na Alemanha, fez praticamente o mesmo. Em 1874, Crookes esquivou-se de reeditar as seus artigos sobre o assunto e nao quis que circulassem as fotos tiradas de Kate King (hoje em arquivos). Em 1904 Willian Crookes admitia em entrevistas a jornais de que o Espiritismo havia liquidado o velho materialismo e que tinha crenca absoluta de que os nossos entes queridos, ao passarem para o Alem, ainda nos observam. Se alguem nos diz que nao e obrigado a dar credito a crencas, so porque um intelectual cre, deveria pensar que se Einstein acreditou na existencia de Deus e isso nao significa que todos venham a acreditar em Deus so porque Einstein abracava esta crenca. A crenca nao existe apenas pela fe. O individuo cre no que ve, no que ouve, no que sente, no que observa, no que experimenta. Crer e ter como verdadeiro. E tanto se pode ter como verdadeira a existencia de Deus, baseada na fe, como a do fenomeno, baseada no fato. Tanto se pode crer na existencia de Deus, como presumia Einstein, por misticismo, como na existencia de seres invisiveis e inteligentes, como aseegurava Crookes, por suas experiencias. Ora, a crenca de Einstein poderia provir da fe, mas a de Crookes proveio da mediunidade. Havia fatos, provas para a crenca de Crookes, enquanto nao sabemos a que existia para a crenca de Einstein. A autoridade de Crookes nao se limitou a Fisica e a Quimica. Sempre o consideraram o mais ecletico dos sabios ingleses. Crookes verificou durante 3 anos a existencia de Katie King que frequentemente se materializava ao lado da medium Florence Cook, a vista de testemunhas. "As campanhas fanaticas e difamatorias contra o Espiritismo afastaram numerosos cientistas da nova Ciencia e impediram o desenvolvimento natural da doutrina no mundo. Perseguicoes religiosas, condenacoes academicas, escandalos na imprensa, calunias como as lancadas sobre Crookes e Richet produziram os resultados que as forcas obscurantistas objetivaram. O Espiritismo, como a Filosofia Grega no tempo de Diogenes, que se refugiou num tonel, teve que refugiar-se no coracao humilde mas sincero do povo, na cripta dos sentimentos religiosos. A Ciencia Admiravel de Descartes apagou as proprias luzes e enfurnou-se nos toneis da beatice. Mas o avanco irresistivel das Ciencias ressuscitou das cinzas essa Fenix de asas consteladas, para que o seu esplendor possa iluminar o futuro do mundo. A consciencia dos espiritas, essa Bela Adormecida do bosque do comodismo, tera que despertar ante a fulguracao dos novos tempos" - Jose Herculano Pires em "O Espirito e o Tempo". =================================================================== 1872 ** O REVERENDO WILLIAN STAINTON MOSES Nasceu em 1839 e foi o escritor que deixou sua marca mais forte sobre o lado religioso do Espiritismo, ate entao. Praticante da caridade sem interesse, atendia aos pobres e doentes, fazendo curas em sua igreja. Tornou-se espirita em 1872. Usava o pseudonimo de M. A. Oson para escrever suas obras. Deixou varias obras sobre elevados aspectos do Espiritismo e tornou-se redator da revista Light (1881 - mais a frente). Sua mediunidade abarcou quase todos os fenomenos fisicos conhecidos. Seus livros: "Identidade dos Espiritos (1879)"; "Aspectos mais Elevados do Espiritismo (1880)"; "Psicografia (1882)"; e "Ensinos Espiritistas (1883)". Fim da Parte III PRECE ANTE O CEU ESTRELADO Senhor! Ante o ceu estrelado, Que nos revela a sua grandeza, Deixa que nossos coracoes se unam A prece das coisas simples... Concede-nos, Pai, A compaixao das arvores, A espontaneidade das flores, A fidelidade da erva tenra, A preseveranca da aguas que procuram O repouso das profundezas, A serenidade do campo, A brandura do vento leve, A harmonia do outeiro, A musica do vale, A confianca do inseto humilde, O espirito de servico da terra benfazeja, Para que nao estejamos Recebendo, em vao, Tuas dadivas, E para que o Teu Amor resplandeca, No centro de nossas vidas, Agora e sempre. Assim seja! Emmanuel Texto enviado pela Rochele. ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### INDICE DOS BOLETINS DO GEAE Oi Jose': Consegui!! Terminei o indice dos boletins!! Fiz do numero 41 ao 153, pois parece que tu tens do numero 1 ao 45, certo? Entao, se tu pudesse me mandar, eu os edito tudo junto. Se por acaso tu nao mais os tiveres, e' so' me dizer, que tenho estes numeros em casa e assim posso providenciar os indices. E' claro que deve ter erros, e gostaria que as pessoas que consultarem o indice me digam quando os detectarem, e facam comentarios sobre forma e apresentacao, que ai' eu mudo. .... Aproveito para mandar uma prece muito bonita, do Emmanuel, que minha irma me mandou. Infelizmente nao sei onde esta publicado. Muita paz e boa semana para ti Rochele ---------------------- Oi Rochele. Fico feliz que o Boletim do GEAE ja tenha um indice, de forma que as pessoas possam consultar o que foi publicado com mais facilidade. Agora so falta fazer um indice remissivo com hipertexto ligando aos Boletins... Um grande abraco, Jose Cid. DA ROCHELE, SOBRE O RETRATO DE JESUS Oi Jose: A Rejane escreveu, no Boletim 152: "Procurei achar um texto que acredito mandei para voce no ano passado, que se chama O Retrato de Jesus, e que me parece semelhante a carta que publicaste, infelizmente nao consigo achar." Sim , o texto esta no Boletim 87. Abracos e muita luz Rochele DA ROCHELE, SOBRE O LIVRO EU SOU CAMILLE DESMOULAINS Oi Jose: Acho que acabei nao deixando claro o ponto principal que queria esclarecer no livro do Luciano/Herculano. Para mim as coisas ainda sao meio confusas, vamos ver se consigo me fazer mais clara desta vez. Entendo que no inicio do livro, nas primeiras regressoes, Luciano lembrava-se muito do tempo de Camille, como se ainda estivesse vivendo la, mas depois "despertou" para a sua condicao atual e comecou entao, mais conscientemente a se recordar dos fatos ocorridos nas previas encarnacoes. Numa passagem do livro (alias mais que uma, mas so vou citar esta), ele diz assim (vou transcrever os dialogos): - Comamos e bebamos que amanha estaremos mortos - digo eu. (Herculano) Ele ri de satisfacao. - E'. Diz isso para ele. - Como e' que voce conseguiu recordar-se disso? Com um esforco de concentracao? E a resposta fantastica, dita com a maior simplicidade do mundo: - Nao, eu fui la. - Foi la', como? Foi aonde? - La' em casa. - A casa existe? Voce pode ir la'? - Posso. Eu fui la' mas nao gosto de ir. E' esse exatamente o ponto que fiquei em duvida, e devia mesmo ter sido mais explicita na outra mensagem. O que ele quer dizer aqui que la na casa esteve, e que esta ainda existe? .... Obrigada e muita paz Rochele --------------------------- Oi Rochele. Eu nao acho tao complicado. Minha interpretacao e' a seguinte: O espirito tem toda a liberdade de ir onde quiser, desde que possa se afastar do corpo. Isso pode acontecer durante o sono ou concentracao profunda. O espirito de Luciano certamente visitou a casa que viveu enquanto Camile Desmoulains. Eu lembro vagamente dele (Luciano) ter comentado que, quando visitou a Franca para pesquisar o que tinha sido anotado durante as secoes de regressao de memoria ele encontrou muitos dos lugares citados, sendo que realmente lhe pareciam familiares. Portanto, e' possivel que o espirito de Luciano tenha visitado esses lugares durante o sono, e, como ele mesmo disse, nao gostar de visita-los, por causa das recordacoes que trazem. Nao deixe de escrever se ainda nao estiver esclarecido. Um grande abraco, Jose Cid. PROBLEMAS NA DISTRIBUICAO DO BOLETIM 154 Eu tive alguns problemas na distribuicao do Boletim 154, por causa disso algumas pessoas receberam varias copias, e outras deixaram de receber. Peco desculpas pelo inconveniente, e, quem nao tiver recebido ainda, basta me avisar que eu envio novamente. Um grande abraco, Jose Cid. .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `--/ / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS G-------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''------G E Para participar do GEAE envie seus dados para jac14@po.cwru.edu E A A E Nome: Endereco: Fone: E G E-mail: Profissao: G E --------------------------------------------------------------- E A Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. A E Editado por Jose Cid - e mail : jac14@po.cwru.edu E G G E Pagina Espirita na WWW - http://zen.uninova.pt/~saf/geae.html E A Edicoes anteriores do Boletim, Instituicoes Espiritas em A E diversos paises, Livros e Revistas Espiritas e muito mais! E G Responsavel: Sergio Freitas - E-mail: saf@fct.unl.pt G EAEgeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaeGEAE