# B o l e t i m ############################################# .--- .-- .--. .-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS / __ /_ /__/ /_ _____________________________________________ / / / / / / `---' `--/ / `-- 07 (148) 95 08 Agosto 95 ################################################################### ************************INDICE************************ COMENTARIOS DA ANDREA, SOBRE O ESPIRITISMO NA ALEMANHA DO CARLOS, SOBRE O ESPIRITISMO NA ALEMANHA DO DIRCEU, SOBRE O ESPIRITISMO NA ALEMANHA E TCI DO FRANZ BECKMANN SOBRE O ESPIRITISMO NA ALEMANHA ****************************************************** ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### DA ANDREA, SOBRE O ESPIRITISMO NA ALEMANHA Caro Edjair, Agradeco muitissimo por seus comentarios. Eles me foram muito ricos para que eu mesma fizesse uma nova reflexao do que escrevi em todas as mensagens que enviei, do que e' o Espiritismo e de que maneira eu o "aplico" em minha vida. O resultado dessa minha reflexao eu queria apresentar aqui para voce e para todos os colegas do GEAE. O Jose Cid interpretou bem o porque de eu ter recuado em falar que sou espirita aqui na Alemanha: fui colocada numa situacao que me levou a uma evolucao pessoal. Talvez eu nao tenha esclarecido bem o porque desse meu "recuo". Na fase inicial de minha estadia na Alemanha encontrei um ambiente, a meu ver, tao "hostil" a toda ideia relacionada a Espiritismo que eu nao me sentia forte o bastante para, como pioneira, defender a minha "base" espirita, por assim dizer. Foram situacoes muito pessoais e um processo MEU. Talvez voce nao sinta isso pois voce esta passando por outro processo. O fato de voce nao estar sozinho aqui na Alemanha pode, a meu ver, tambem contribuir. Estive sozinha nos tres primeiros anos e nao tinha ninguem espirita para um certo "feedback". Senti realmente falta! Alem disso, muitas pessoas com quem tive contato nem acreditavam em Deus e isso tornava para mim qualquer conversa um pouco mais dificil. Quando eu ia para o Brasil, era como se eu renovasse e fortalecesse a minha crenca e a minha fe. Era uma situacao totalmente diferente. Observando que a ideia sobre o que seja "Spiritismus" que as pessoas com quem eu tinha contato - dentro e fora do circulo universitario - e em geral era negativa, fui em busca de pessoas com as quais eu pudesse falar e que tivessem, digamos assim, "ouvidos para ouvir". Nao procurei "levar" o Espiritismo s pessoas que se recusavam a acreditar na existencia dos Espiritos e sim as que nela creem e buscam maior conhecimento sobre o Plano Espiritual. Com isso, lembrei-me do que o proprio Kardec disse em sua conversa com o critico no livro "O que Espiritismo". Ele escreve: "Nao pretendo forcar conviccao alguma. Quando encontro pessoas que sinceramente desejam instruir-se e dao-me a honra de pedir-me esclarecimentos, folgo e cumpro um dever respondendo-lhes nos limites dos meus conhecimentos; quanto aos antagonistas, porem, que, como vos, tem conviccoes arraigadas, nao tento um passo para delas arreda-los, atento a que grande o numero dos que se mostram bem dispostos, para que possamos perder o nosso tempo com aqueles que o nao estao." Pode ser, Edjair, que voce tenha vindo com essa missao para a Alemanha, de despertar as pessoas que se negam a acreditar no Plano Espiritual para o verdadeiro sentido do que Espiritismo e que ele nao se limita ao que eles entendem por "Spiritismus". Isso e diferente para cada pessoa. Eu senti uma necessidade maior e me senti mais capaz de procurar pessoas que ja tivessem um conhecimento da existencia dos Espiritos para trocar ideias e informacoes com elas. Pessoalmente, nao sou o tipo de pessoa que tenta convencer os outros. Eu fico "na minha", exponho as minhas ideias e se isso for util para alguem, fico muito feliz, caso contrario, nao saio tentando fazer com que as pessoas aceitem o que falo e no que creio. Isso e uma coisa minha. Mencionei que falei que era espirita e mencionei em poucas palavras o que era Espiritismo para algumas pessoas mas nao me lembro de um caso em que as pessoas quiseram saber mais, tirar duvidas, etc. Alias, teve um caso sim. Uma espanhola que morou comigo (catolica de Pamplona) interessou-se em saber mais e tentar compreender o porque da minha crenca nos Espiritos, na vida apos a morte, o que isso significa, etc. Ela achou tudo muito interessante e me falou das suas duvidas com relacao ao "espiritismo" mas essa foi a nossa unica conversa sobre o assunto durante os tres meses e meio que ela fico aqui. Mesmo depois de eu me sentir mais segura e nao ter constrangimento algum em falar que sou espirita e de procurar, inclusive, de alguma maneira explicar um pouco mais, nao houve casos de pessoas que quisessem saber mais. Excecoes aqui estao no meu circulo de amizade que acredita na existencia do Plano Espiritual e nas manifestacoes dos Espiritos. Meu pai, por exemplo, era uma pessoa que buscava, na missao de divulgar o Espiritismo, doutrinar as pessoas que nao acreditavam na existencia dos Espiritos e suas manifestacoes. Um caso engracado dessa "doutrinacao" dele foi com dois mormons que vinham frequentemente visitar um de meus irmaos para falar da e pregar a religiao deles. Numa dessas vezes o meu pai quis conhecer mais a fundo as ideias e conviccoes deles e acabou por falar sobre o Espiritismo e sua doutrina. Depois disso eles nunca mais voltaram! Claro que tento na medida do meu conhecimento explicar as pessoas que se interessam em saber um pouco mais sobre Espiritismo, mas nao sou o tipo da pessoa que gosta de confrontos. Troca de ideias sim mas nao forcar conviccoes. Nao quero dizer, Edjair, que esse seja o seu caso, nao e nenhuma indireta. Estou tentando lhe colocar um pouco da minha maneira. Teve um tempo em que eu mantive um intercambio frequente de informacoes e conviccoes com uma amiga brasileira que e protestante. Ela se interessou em saber mais sobre Espiritismo e queria "comparar" com o Protestantismo. Foi uma experiencia super interessante e em que pude reconhecer com mais clareza em que pontos se encontram as diferencas. Eu tinha o sentimento de que estava transmitindo a ela novos conhecimento que a ajudariam talvez ate a crer no Espiritismo. Nao tentava convence-la, simplesmente respondia aas perguntas dela e ouvia suas explicacoes e interpretacoes. Contudo, essas conversas foram sendo cada vez mais raras e nao tiveram muito mais sentido pois comecei a sentir que ela estava tentando me convencer de sua crenca. Falei que eu achava muito interessante aqueles nossos bate-papos mas que se ela tinha a intencao de tentar me convencer sobre a sua crenca nao ia conseguir, e que eu achava, entao, melhor que nos nao conversassemos mais sobre o assunto pois eu nao tinha a intencao de convence-la a mudar de crenca - embora, claro, nao seria nada contra se ela para isso estivesse aberta. E assim nao conversamos mais sobre religiao! Esse foi o primeiro ponto. O segundo ponto diz respeito aos seus comentarios sobre as minhas frases: "O Espiritismo no Brasil esta' mais evoluido" e "estamos anos-luz na frente desse pessoal". Essas minhas afirmacoes e o seu comentario me pareceram duas coisas bem diferentes e que nao se contradizem. Voce escreveu: essas afirmacoes "nao encontram respaldo dentro da Doutrina Espirita, pois nos brasileiros nao somos melhores que ninguem e amanha poderemos ser alemaes, de camaroes, da Asia, da Australia, etc." Concordo plenamente com voce de que nos brasileiros nao somos melhores do que ninguem. Nao quis, absolutamente, dizer isso com as minhas expressoes. Tenho tambem conhecimento de que amanha poderemos ter, digamos assim, outra roupagem que nao a brasileira, como com certeza tambem nao a possuimos sempre em vidas passadas (ou talvez nem a possuimo antes). Prolongar-se aqui nao tem muita importancia agora - nessa mensagem - pois muitos de nos temos o conhecimento dessa "mudanca de roupagem". O Jose Cid falou que o seu comentario poderia ser uma das interpretacoes das minhas frases mas, na verdade, segundo minhas intencoes ao escreve-las, eu nao tinha em mente, de maneira alguma, de que a interpretacao de que "nos somos melhores que os outros" fosse possivel. Nao foi o que eu quis dizer mesmo. O que eu quis dizer com essas frases foi justamente o que o Jose Cid colocou: "o que se ve no Brasil e' muito mais proximo da Doutrina que Kardec codificou do que se ve em outros lugares" DO MUNDO! Esse foi o meu pensamento. Esses dizeres sobre estarmos mais adiantados que a Europa nao e' nada direto de minha autoria. De minha experiencia senti isso. Se voce possui um exemplar do "Livro dos Espiritos" em alemao voce pode ver nas paginas 10 e 11, sobretudo, o que esta escrito e entender tambem um pouco a ideia que eu quis expressar nas citadas frases. Observacao para os demais: Essa e' a parte no prefacio do "Livro dos Espiritos" em alemao que eu, em alguma de minhas mensagens anteriores, mencionei que valeria a pena traduzir e citar para voces. O citado das paginas 10 e 11 e': "Por fim eu [o autor do prefacio em alemao, Hans Geisler] cito ainda as palavras de um dirigente espirita teuto-brasileiro: "Se a Alemanha estivesse no comeco do seculo espiritual e "moralmente" ja' tao "adiante" (aa frente) como o Brasil, teria sido possivel evitar as duas grandes guerras com suas terriveis consequencias"." Para os que leem alemao e querem uma traducao mais perfeita... "Ich zitiere zum Schluss noch die Worte eines fuehrenden deutsch- brasilianischen Spiritisten: "Waere man in Deutschland zu Beginn des Jahrhunderts geistig und seelisch schon soweit gewesen wie Brasilien, haette man die beiden Weltkriege mit ihren entsetzlichen Folgen vermeiden koennen"." (Hans Geisler) Isso quer dizer: nao se trata de dizer que nos somos melhores (ou piores) que eles e sim de que o Espiritismo COM BASE NAS OBRAS DE KARDEC, como o Jose Cid bem lembrou, se expandiu muito mais no Brasil que, por exemplo, na Alemanha. So como uma observacao a mais: Nao creio que seja por simples vontade e determinacao de seus dirigentes "terrenos" que a Federacao Espirita Brasileira denominada a Casa-Mater do Espiritismo (ver contra-capa dos livros por ela publicados) e nao se trata da Casa-Mater do Espiritismo Brasileiro ou no Brasil e sim do Espiritismo em geral. Se alguem possuir maiores informacoes sobre isso gostaria muito conhece-las. O livro "Brasil: coracao do mundo, patria do Evangelho" apresenta, no meu entendimento, a explicacao do Espiritismo estar mais divulgado no Brasil. Para quem se interessa, vale a pena ler esse livro para entender melhor o comeco do Espiritismo no Brasil. Como ultima observacao desse ponto gostaria de expressar a minha opiniao pessoal, considerando a minha experiencia com o Espiritismo aqui na Alemanha, e me referir novamente aa minha frase: "o Espiritismo esta' mais evoluido no Brasil". Hoje em dia eu diria que o Espiritismo esta' mais DIVULGADO no Brasil que em muitas partes do mundo. Se esta' evoluido e se esta' evoluindo... tenho ca' as minhas duvidas pois as vezes me parece que nesse sentido a "Patria do Evangelho", para dizer de uma maneira um pouco radical, esta' se fixando no seculo passado. Nao me bombardeiem com criticas e negacoes quando digo isso. Gostaria muito mais de receber da parte de voces, pois creio ser muito mais frutifero para as nossas conversas e discussoes, opinioes e experiencias proprias sobre o assunto. O proximo ponto das minhas reflexoes vai poder ajuda-los a entender um pouco mais o que quero dizer com isso. Isso tudo tem a ver com os comentarios do Edjair sobre o que e' espiritismo ou nao, o que e' espirita ou nao. E antes de colocar as minhas reflexoes, gostaria de apresentar os comentarios do Edjair e colocar as minhas perguntas - perguntas as quais me fiz e tentei responder para mim mesma. Quando eu falo de "reflexoes" isso significa mais ou menos isso: captei a mensagem, tentei trabalha-la e colocar a questao mais clara para mim mesma. Nao tenho a intencao de convencer ninguem sobre a minha posicao e gostaria que especialmente voce, Edjair, nao interpretasse nada de maneira diretamente pessoal (quando disso se tratar, dirigir-me-ei aa sua pessoa). Confesso que, primeiramente, fiquei um pouco confusa com algumas das colocacoes do Edjair pois me pareceram contraditorias. Numa parte voce discordou sobre a minha "fala" dizendo que nao se trata da "Doutrina Espirita como conheci no Brasil" pois, para citar suas palavras, "a Doutrina Espirita e' a mesma em qualquer lugar do planeta, desde que seja mantido a sua pureza original". Por outro lado, no comeco da sua mensagem, colocando o seu entendimento do que e' um ESPIRITA voce coloca que "espirita e' todo aquele que estuda e se esforca para seguir os postulados da Doutrina Espirita, segundo a codificacao deixada por Allan Kardec". Antes mesmo de dizer que a Doutrina Espirita e' a mesma em qualquer parte do planeta voce a limitou, a meu ver, aa codificacao deixada por Kardec. Mas nao e' todo o mundo que conhece a codificacao de Kardec! E nem por isso eles nao estao deixando, digamos assim, de "praticar" a Doutrina Espirita. Sabemos muito bem, e mesmo nos livros de Kardec isso esta' bem claro, que os Espiritos se manifestaram, se manifestam e estao se manifestando por todos os lugares da Terra, em inumeras cidades, atraves de milhoes de mediuns... So' para citar algumas passagens: "O Espiritismo se nos depara por toda a parte na antiguidade e nas diferentes epocas da Humanidade. Por toda a parte se lhe descobrem os vestigios". (Evangelho pagina 27). "Como complemento de cada preceito, acrescentamos algumas instrucoes escolhidas, dentre as que os Espiritos ditaram EM VARIOS PAISES E POR DIFERENTES MEDIUNS. Se elas fossem tiradas de uma fonte unica, houveram talvez sofrido talvez uma influencia pessoal ou a do meio, enquanto a diversidade de origens prova que os Espiritos dao indistintamente seus ensinos e que ninguem a esse respeito goza de qualquer privilegio. NOTA DE KARDEC: "Houveramos, sem duvida, podido apresentar, sobre cada assunto, maior numero de comunicacoes obtidas numa porcao de outras cidades e centros, alem das que citamos. Tivemos, porem, de evitar a monotonia das repeticoes inuteis e limitar a nossa escolha as que, tanto pelo fundo quanto pela forma, se enquadravam melhor no plano desta obra, reservando para publicacoes ulteriores as que nao puderam caber aqui" (Evangelho pagina 27): E' interessante observar esse outro trecho para que se compreenda que o Espiritismo nao se limita a codificacao de Kardec. "Podem queimar-se os livros, mas nao se podem queimar os Espiritos. Ora, queimassem-se todos os livros e a fonte da doutrina nao deixaria de conservar-se inexaurivel, pela razao mesma de nao estar na Terra, de surgir em todos os lugares e de poderem todos dessedentar-se nela. Faltem os homens para difundi-la: havera sempre os Espiritos, cuja atuacao a todos atinge e aos quais ninguem pode atingir". ... "Os Espiritos se comunicam em todos os pontos da Terra, a todos os povos, a todas as seitas, a todos os partidos, e todos os aceitam. O Espiritismo nao tem nacionalidade e nao parte de nenhum culto existente; nenhuma classe social o impoe, visto que qualquer pessoa pode receber instrucoes de seus parente e amigos de alem- tumulo. Cumpre seja assim, para que ele possa conduzir todos os homens fraternidade. Se nao se mantivesse em terreno neutro, alimentaria as dissensoes, em vez de apazigua-las." (Evangelho, pagina 29) "Uma so garantia seria existe para o ensino dos Espiritos: a concordancia que haja entre as revelacoes que eles facam espontaneamente, servindo-se de grande numero de mediuns estranhos uns aos outros e em varios lugares". (Evangelho, pagina 31). Por isso eu disse que muito do que ouvi e li aqui nao foi novo para mim. Foram ensinamentos que li, ouvi e adquiri dos cultos do Evangelho no Lar atraves do meu pai e de seu profundo conhecimento da Doutrina Espirita. Portanto, eu tenho as obras de Kardec como uma base de explicacao. Tive a oportunidade de crescer ouvindo e lendo os ensinamentos ali colocados. Contudo, digamos que eu tivesse nascido na Alemanha e que nao tivesse acesso s obras de Kardec. Nem por isso eu estaria privada de conhecer os ensinamentos basicos da Doutrina Espirita pois os Espiritos estao, tambem aqui na Alemanha como em todos os cantos da Terra, transmitindo mensagens com o mesmo conteudo das mensagens das obras de Kardec. Andrea. DO CARLOS, SOBRE O ESPIRITISMO NA ALEMANHA Caro Jose, Muito interessante a serie de artigos da Andrea sobre o Espiritismo na Alemanha, gostaria de pedir-lhe que incluisse na sua serie alguma das mensagens citadas. Gostaria tambem de perguntar-lhe sobre a existencia de algum periodico, no estilo de alguma revista ou jornal, relacionado ao Espiritismo. Ja' li alguma coisa a respeito de uma revista chamada "ESOTERA", publicada pela editora Hermmann Bauer, so' que tive a impressao de que a area coberta pela revista e' um tanto extensa, que talvez a abordagem seja superficial ? A maior curiosidade que tenho em relacao ao Espiritismo na Alemanha,e na Europa em geral, e' o que aconteceu com os nucleos formados na epoca de Allan Kardec ? O que foi feito dos Mediuns e dos centros de estudos que surgiram no final do seculo passado e inicio deste, ou seja, o que causou esse recuo na difusao do Espiritismo, em contraste com o progresso que fez em nossa terra ? Se alguem puder indicar alguma bibliografia a respeito ??? Atenciosamente Carlos DO DIRCEU, SOBRE O ESPIRITISMO NA ALEMANHA E TCI Oi Jose Cid, Tudo bem? Gostaria que voce enviasse esta mensagem para Andreia e os outros GEAEanos na Alemanha, ok? Tenho lido nos ultmos numeros do GEAE sobre o Espiritismo na Alemanha. Eu nao sei se voce sabe mas o grande reduto de Transcomunicacao Instrumental (TCI) esta na la, com 5 grandes grupos, muitas conferencias, e dezenas de livros sobre o assunto. Se existem muito GEAEanos na Alemanha, interessados no estudo da doutrina, em todos os seus aspectos, sobretudo o cientifoco, seria interessante tentarem entrar em contato com estes grupos. A seguir estao os enderecos destes grupos na Alemanha: INFOnews, Residence Marie-Curie 13-17, avenue Louis-Pasteur, 2311, Luxemburgo. Transkommunikation, Ernst Senkowski, Eichendorffstr. 19, D-6500 Mainz. Die Parastimme, Hans Otto Konig, Hisdenburgstr. 274, D- Monchengladbach 1. Der INFO, Jochen Fornoff, Heidelberger Landstr. 204, D-6100 Darmstadt 13. MTDF Informationsschrift des Transkommunikationsforschung, Michael Hoppe und Peter Klimke, Herderstr. 19, D-6000 Frankfurt a.M. No Congresso Internacional de TCI, que ocorreu aqui no Brasil em abril de 92, conversei pessoalmente com grandes expoentes alemaes no assunto. Dado o contato com o Brasil, tiveram conhecimento da doutrina, que de certa forma tem a maioria de seus fundamentos confirmada pela experimentacao e pratica de TCI. As entidades do Alem que os assistem na Alemanha confirmaram a seriedade dos brasileiros espiritas. Por isto o evento foi um grande sucesso e um marco historico. Desde entao, estes alemaes se interessam tambem pela doutrina. Espero que consigam algo de positivo. Um abraco fraterno, Dirceu Nascimento DO FRANZ BECKMANN SOBRE O ESPIRITISMO NA ALEMANHA Oi Jose Cid! Jose, muito obrigado por publicar os artigos pela Andrea Menescal. E tambem MUITO OBRIGADO 'a Andrea! Achei otimo. Ela descreveu muito bem o que as pessoas deste pais pensam sobre Espiritismo. Sou alemao (por isso desculpe meu portugues) e moro 29 anos (minha idade) na Alemanha e domorou mais que 20 anos ate que cheguei aos mesmos resultados como Andrea em relacao a este povo. Como Andrea escreveu Espiritismo nao e' aceito como religiao mas como uma brincadeira para divertir-se (com mesas girantes, pratas de OUIJA, fantasmas e outras coisas) ou como channeling. Sim, existe por aqui uma especie de teocracia ainda que nao seja mais forte como nos anos 50 ate' 70 e tambem se esta' diminuindo, cada vez mais grandes sao as cidades e (!) cada vez mais velhas sao as pessoas (e a maioria daqui e' mais velha que 35 anos!): Um reflexo disto e' que tudo em relacao com um Ser Superior (= Deus) nao e' tal aceitado pelos jovens. Sim, e' como Andrea escreveu: "Tem uma certa aversao 'a religiao." E' mais comum procurar o Eu Superior ou uma filosofia de vida que o Ser Superior. Uma coisa interessante: Ja' encontrei umas pessoas que me falaram que eles so' acreditaram em si mesmo, porem eles tambem sabem seus signos e acendencias e quais signos de outras pessoas se dao bem com elas. Tambem procurei grupos espiritas e tive o mesmo sucesso como Andrea. So' uma vez encontrei um grupo espirita em Frechen (perto de Colonia, 80 km longe de Aachen, onde eu moro agora), foi um grupo de +- 7 brasileiros e +- 3 alemaes. Como Andrea escreveu tem dois livros de Kardec por aqui. A coisa interessante e' o terceiro livro que Andrea tambem mencionou. E' um livro de Kardec que ele deva ter escrito depois da sua desencarnacao. Nao me posso lembrar o titulo. Foi algo como "Eu, voce e o mundo" ou algo assim? Nao tenho certeza sobre este. Porem me lembro que o origem desse livro foi da Italia (nao da Franca ou do Brasil). Nao comprei pois tive duvidas se aquele livro nao fosse um livro comercial (=> escrito para ganhar 'as custas de outras pessoas). Em relacao dos dois livros ("O livro dos espiritos", "O livro dos mediuns") tenho que dizer que sao traducoes bem ruins. Depois de ter lido os dois livros em alemao tambem li os dois livros na lingua portuguesa (se eu soubesse a lingua francesa teria lido os livros na lingua original) e tenho que dizer que nos livros alemaes faltam trechos ou tive traducoes erradas. Isso resultou no comeco (quando li "O livro dos espiritos" pela primeira vez em alemao) em algumas irritacoes quanto a mim, pois entendi a algumas vezes algo outro o que foi escrito. Pois e', para falar a verdade, acho que e' melhor a ter uma traducao nao perfeita que nada (ou pessoas como eu nunca teriam a chance a saber o que e' Espiritismo na verdade). Tambem procurei livros brasileiros porem nao houve livros de Andre Luiz, Francisco C. Xavier ou Divaldo Perreira F., sao desconhecidos nas bibliotecas e acho que ainda na ha' (ja' ficou dificil nestes dias a encontrar um dos dois livros de Allan Kardec nas bibliotecas!). Quanto as traducoes na lingua inglesa nao sei, mas como eu conheco o mercado dos livros daqui acho tambem dificil a encontrar tais livros. Tive uma vez a chance a viajar pra Londres onde ha' um ALLAN KARDEC STUDY GROUP (c./o. 105 Church Hill, London - E17 3BD, England). La' e' possivel receber THE SPIRITS' BOOK, THE MEDIUMS' BOOK, THE GOSPEL ACCORDING TO SPIRITISM e GENESIS (tudo de Kardec), CHRISTIAN SPIRITISM (two small introductory books by Kardec, which have been published together under that title), CHRISTIAN AGENDA (de Xavier) e OBSESSION (de Franco). Espero que o endereco ainda seja certo, pois faz agora quatro anos eu fui la'. Talvez seja possivel receber outros livros em ingles la'. Jose, mais uma vez, obrigado para publicar o que Andrea escreveu. Ajudou e consolou. Uma coisa que e' dificil pra mim por aqui e' falar francamente "Sou espirita", pois quase tudo mundo (talvez nao "quase", mas de certeza a maioria) reage com estranheza quando e' confrontado com isso. O que eu fiquei sabendo e' que aprendi tolerancia em relacao com tal estranheza, pois me lembro muito bem o que eu tive julgado antes sobre coisas como Espiritismo (como e' conhecido na Alemanha) e o que julgo agora sobre o Espiritismo (como eu sei agora). Me agradou muito a comparacao de Andrea com "FLORESCIMENTO". Bem apanhada! (Ou: Quem nao tolera a lagarta feia nao pode se alegrar com borboletas depois.) Um grande abraco Franz J. Beckmann (Aachen/Alemanha) .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `--/ / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS G-------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''------G E Para participar do GEAE envie seus dados para jac14@po.cwru.edu E A A E Nome: Endereco: Fone: E G E-mail: Profissao: G E --------------------------------------------------------------- E A Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. A E Editado por Jose Cid - e mail : jac14@po.cwru.edu E G G E Pagina Espirita na WWW - http://zen.uninova.pt/~saf/geae.html E A Edicoes anteriores do Boletim, Instituicoes Espiritas em A E diversos paises, Livros e Revistas Espiritas e muito mais! E G Responsavel: Sergio Freitas - E-mail: saf@fct.unl.pt G EAEgeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaeGEAE