# B o l e t i m ############################################# .--- .-- .--. .-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS / __ /_ /__/ /_ _____________________________________________ / / / / / / `---' `--/ / `-- 01 (119)95 17 Jan 95 ################################################################### ************************INDICE************************ 1 - OS TEMPOS SAO CHEGADOS (PARTE II) 2 - MENSAGENS DO MUNDO DOS ESPIRITOS 3 - Comentarios a - DO JOSE CID SOBRE O TEXTO MENSAGENS DO MUNDO DOS ESPIRITOS ****************************************************** OS TEMPOS SAO CHEGADOS (PARTE II) Alias, cada um sabe que a ordem de coisas atual deixa a desejar. Depois de ter, em certo modo, esgotado o bem-estar material, que e produto da inteligencia, chega-se a compreender que o complemento desse bem-estar nao pode estar senao no desenvolvimento moral. Quanto mais se avanca, mais se sente o que falta, sem contudo poder ainda defini-lo claramente: e o efeito do trabalho intimo que se opera para a regeneracao; tem-se desejos e aspiracoes que sao como o pressentimento de um estado melhor. Mas uma mudanca tao radical quanto a que se elabora nao pode realizar-se sem comocao; ha luta inevitavel entre as ideias, e quem diz luta, diz alternativa de sucesso e de revez. Entretanto, como as ideias novas sao as do progresso e este esta nas leis da natureza; e estas nao deixam de superar as ideias retrogradas. Desse conflito nascerao, forcosamente, perturbacoes temporarias, ate que o terreno seja varrido dos obstaculos que se opoem ao erguimento do novo edificio social. E, pois, da luta das ideias que surgirao os graves acontecimentos anunciados, e nao cataclismos, ou catastrofes puramente materiais. Os cataclismos gerais eram consequeneia do estado de formacao da terra; hoje nao sao mais as entranhas da terra que se agitam, sao as da humanidade. A humanidade e um ser coletivo, no qual se operam as mesmas revolucoes morais que em cada ser individual, com a diferenca que umas se realizam de ano a ano, e as outras de seculo em seculo. Acompanhando-as em suas evolucoes atraves dos tempos, ver-se-a a vida das diversas racas marcada por periodos que dao a cada epoca uma fisionomia particular. Ao lado desses movimentos parciais, ha um movimento geral, que da impulso a humanidade inteira; mas o progresso de cada parte do conjunto e relativo ao seu grau de adiantamento. Tal seria uma familia composta de varios filhos, dos quais o cacula esta no berco e o mais velho com dez anos, por esemplo. Em dez anos o mais velho tera vinte e sera um homem, enquanto o mais moco sera ainda crianca; mas, por sua vez, tornar-se-a homem. Assim com as diversas fracoes da humanidade: os mais jovens avancam, mas nao atingiriam de um salto o nivel dos mais velhos. Tornando-se adulta, a humanidade tem novas necessidades, aspiracoes mais largas, mais elevadas. Ela compreende o vazio das ideias com que foi embalada, a insuficiencia das instituicoes para a sua felicidade; nao mais encontra no estado de coisas as satisfaeoes legitimas a que se sente chamada. Eis porque sacode os linhos e se atira, levada por uma forca irresistivel, para as margens desconhecidas, a descoberta de novos horizontes menos limitados. E e no momento em que se encontra muito apertada em sua esfera material, onde a vida intelectual transborda, onde se expande o sentimento da espiritualidade, que homens, pretensos filosofos, esperam encher o vazio pelas doutrinas do niilismo e do materialismo! Estranha aberracao! Esses mesmos homens que pretendem leva-la a frente, esforcam-se por conte-la no circulo estreito da materia, de onde aspira sair; fecham-lhe o aspecto da vida infinita, e lhe dizem, mostrando-lhe o sepulero: Nec plus ultra! A marcha progressiva da humanidade opera-se de duas maneiras, como dissemos: uma gradual, lenta, insensivel, se se considerarem as epocas vizinhas, o que se traduz por sucessivas melhoras nos costumes, nas leis, nos usos, e nao se percebe que, com o tempo, como as mudancas que as correntes de agua trazem a superficie do globo; a outra, por um movimento relativamente brusca, rapida, semelhante ao de uma torrente rompendo seus diques, que lhe faz transpor em alguns anos o espaco que teria levado seculos a percorrer. E entao um cataclismo moral que nalguns instantes devora as instituicoes do passado, e ao qual sucede uma nova ordem de coisas, que se assenta pouco a pouco, a medida que a calma se restabelece e torna-se definitiva. Para quem vive bastante para abracar os dois aspectos da nova fase, parece que um mundo novo saiu das ruinas do antigo; o carater, os costumes, os usos, tudo e mudado. E que, com efeito, homens novos, ou melhor, regenerados, surgiram. As ideias sustentadas pela geracao que se extingue deram lugar a ideias novas, na geracao que se ergue. Foi a um desses periodos de transformacao ou, se se quiser, de crescimento moral, que chegou a humanidade. Da adolescencia passa a idade viril. O passado ja nao pode bastar as suas novas aspiracoes, as suas novas necessidades; ela nao mais pode ser conduzida pelos mesmos meios; nao mais se permite ilusoes e prestigios. A razao amadurecida requer alimentos mais substanciais. O presente e muito efemero; sente que seu destino e mais vasto e que a vida corporal e demasiado restrita para a encerrar toda inteira. Eis porque ela mergulha o olhar no passado e no futuro, a fim de ai descobrir o misterio de sua existencia e nele colher uma seguranca consoladora. Quem quer que haja meditado sobre o Espiritismo e suas consequencias e nao o tenha circunscrito a producao de alguns fenomenos, compreende que ele abre a humanidade uma nova via e lhe desenrola os horizontes do infinito. Iniciando-o aos misterios do mundo invisivel, mostra-lhe seu verdadeiro papel na criacao, papel perpetuamente ativo, tanto no estado espiritual quanto estado corporal. O homem ja nao marcha como cego: sabe de onde vem, para onde vai e porque esta na terra. O futuro se lhe mostra em sua realidade, livre dos preconceitos da ignoraneia e da supersticao; nao mais e uma esperanca: e uma verdade palpavel, para ele tao certa quanto a sucessao dos dias e das noites. Sabe que o seu ser nao esta limitado a alguns instantes de uma existencia, cuja duracao esta submetida ao capricho do acaso; que a vida espiritual nao e interrompida pela morte; que ja viveu e revivera ainda e que de tudo o que adquire em perfeicao pelo trabalho nada fica perdido; encontra nas existencias anteriores a razao do que e hoje e do que hoje a si faz, pode concluir o que sera um dia. Com o pensamento que a atividade e a cooperacao individuais na obra geral da civilizacao sao limitadas a vida presente, que nada se foi e nada se sera, que interessa ao homem o progresso ulterior da humanidade? Que lhe importa que no futuro os povos sejam melhor governados, mais felizes, mais esclarecidos, melhores uns para os outros? Desde que disso nao tira nenhum proveito, esse progresso para ele nao e perdido? De que lhe serve trabalhar para os que vierem depois, se jamais os devera conhecer, se serao seres novos, que pouco depois, tambem eles, entrarao no nada? Sob o imperio da negacao do futuro individual, tudo se reduz, forcosamente, as mesquinhas proporcoes do momento e da personalidade. Mas, ao contrario, que amplitude da ao pensamento do homem a certeza da perpetuidade de seu ser espiritual! que forca, que coragem nao adquire contra as vicissitudes da vida material! Que de mais racional, de mais grandioso, de mais digno do Criador que esta lei, segundo a qual a vida espiritual e a vida corporal nao sao senao dois modos de existencia, que se alternam para a realizacao do progresso! Que de mais justo e consolador que a ideia dos mesmos seres progredindo sem cessar, a principio atraves das geracoes de um mesmo mundo e, a seguir, de mundo em mundo, ate a perfeicao, sem solucao de continuidade! Todas as acoes tem, assim, um objetivo, por-que, trabalhando para todos, trabalha-se para si, e reciprocamente. De sorte que nem o progresso individual, nem o progresso geral jamais sao estereis; aproveitam as geracoes e as individualidades futuras, que nao sao outra coisa senao as individualidades passadas, chegadas a um mais alto grau de adiantamento. A vida espiritual e a vida normal e eterna do Espirito e a incarnacao nao e senao uma forma temporaria de sua existencia. Salvo a vestimenta exterior, ha, pois, identidade entre os incarnados e os desincarnados; sao as mesmas individualidades sob dois aspectos diversos, ora pertencendo ao mundo visivel, ora ao mundo invisivel, encontrando-se ora num, ora noutro, concorrendo, num e noutro, para o mesmo objetivo, por meios apropriados a sua situacao. Desta lei decorre a da perpetuidade das relacoes entre os seres. A morte nao os separa e nao poe um termo as suas relacoes simpaticas, nem aos seus deveres reciprocos. Dai a solidariedade de todos para cada um de cada um para todos; dai, tambem, a fraternidade. Os homens nao viverao felizes na terra senao quando esses dois sentimentos tiverem entrado em seus coracoes e em seus costumes, porque entao a eles sujeitarao suas leis e instituicoes. Sera este um dos principais resultadas da transformacao que se opera. Mas como conciliar os deveres da solidariedade e da fraternidade com a crenca que a morte torna os homens para sempre estranhos uns aos outros? Pela lei da perpetuidade das relacoes que ligam todos os seres, o Espiritismo funda esse duplo principio sobre as proprias leis da natureza. Disto faz nao so um dever, mas uma necessidade. Pela da pluralidade das existencias, o homem se liga ao que esta feito e ao que sera feito, aos homens do passado e aos do futuro; ele nao mais podera dizer que nada tem de comum com os que morrem, pois uns e outros encontram-se incessantemente, neste e no outro mundo, para subirem juntos a escada do progresso e se prestarem mutuo apoio. A fraternidade nao mais esta circunscrita a alguns individuos, que o acaso reune durante uma vida efemera; e perpetua como a vida do Espirito, universal como a humanidade, que constitui uma grande familia, cujos membros sao todos solidarios, reciprocamente, seja qual for a epoca em que tenham vivido. Tais sao as ideias que ressaltam do Espiritismo, e que ele suscitara entre todos os homens, quando estiver universalmente espalhado, compreendido, ensinado e praticado. Com o Espiritismo a fraternidade, sinonimo da caridade pregada pelo Cristo, ja nao e uma palavra va; tem a sua razao de ser. Do sentimento de fraternidade nasce o da reciprocidade e dos deveres sociais, de homem a homem, de povo a povo, de raca a raca. Destes dois sentimentos bem compreendidos sairao, forcosamente, as mais proveitosas instituicoes para o bem-estar de todos. A fraternidade deve ser a pedra angular da nova ordem social. Mas nao havera fraternidade real, solida e efetiva se nao for apoiada em base inabalavel; esta base e a fe, nao a fe em tais ou quais dogmas particulares, que mudam com os tempos e os povos e se atiram pedras porque, anatematizando-se, entretem o antagonismo, mas a fe nos principios fundamentais que todo o mundo pode aceitar: Deus, a alma, o futuro, o progresso individual indefinido, a perpetuidade dos relacoes entre os seres. Quando todos os homens estiverem convencidos que Deus e o mesmo para todos, que esse Deus, soberanamente justo e bom, nada pode querer de injusto, que o mal vem dos homens e nao dele, olhar-se-ao como filhos de um mesmo pai e dar-se-ao as maos. Esta e a fe que da o Espiritismo e que sera, de agora em diante o centro em torno do qual mover-se-a o genero humano, sejam quais forem as maneiras de o adorar e suas crencas particulares, que o Espiritismo respeita, mas das quais nao tem que ,se ocupar. Apenas desta fe pode sair o verdadeiro progresso moral, porque so ela da uma sancao logica aos direitos legitimos e aos deveres. Sem ela, o direito e o que e dado pela forca; o dever, um codigo humano imposto por constrangimento. Sem ela que e o homem e um pouco de materia que se dissolve, um ser efemero que apenas passa; o proprio genio nao e senao uma centelha que brilha um instante, para extinguir-se para sempre. Nisto nao ha muito para o erguer aos seus proprios olhos. Com um tal pensamento, onde estao, realmente, os direitos e os deveres? qual o objetivo do progresso? Somente esta fe faz o homem sentir sua dignidade pela perpetuidade e pela progressao de seu ser, nao em um futuro mesquinho e circunscrito a sua personalidade, mas grandiosa e esplendida; seu pensamento o eleva acima da terra; ele se sente crescer, pensando em seu papel no universo, e que esse universo e o seu dominio, que um dia podera percorrer, e que a morte nao o transformara numa nulidade, ou num ser inutil a si e aos outros. (Continua no proximo Boletim de numero impar) (Texto transcrito pelo Jose Cid da Revista Espirita, traduzida por Julio Abreu Filho, editada pela EDICEL) MENSAGENS DO MUNDO DOS ESPIRITOS Radioemissoras do Alem? ### O titulo deste artigo, extraimo-lo do conteudo da obra de # # Friedrich Jurgenson (1972), traduzida e publicada sob o titu- # # lo "Telefone para o Alem". Ela trata das gravacoes de mensa- # # gens presumivelmente enviadas por pessoas ja' falecidas, ### obtidas diretamente em fitas magneticas - dessas usadas em gravadores comuns. Equivalem a comunicacoes verbais, sem necessidade do medium humano, captadas diretamente por processos exclusivamente eletronicas. O leitor podera' indagar: como ficou demonstrado tratar-se de vozes de pessoas ja' falecidas tentando comunicar-se com os vivos por esse processo? Em primeiro lugar, foram as proprias vozes que forneceram a infor- macao de que elas provinham de pessoas desercarnadas. Naquela oca- siao, Jurgenson jamais poderia supor semelhante fato. Ele mesmo, inicialmente, acreditou que seu gravador estivesse captando as ondas de alguma emissora proxima dali. Entretanto, logo teve de abandonar essa hipotese, por alguns motivos: 1 - as mensagens eram transmitidas em uma especie de poliglotismo, isto e', as frases compunham-se com palavras de varios idiomas diferentes, o que nenhuma radioemissora iria empregar; 2 - as comunicacoes eram pessoais e dirigidas a ele, permitindo o dialogo e mesmo a identi- ficacao pelo timbre da voz quando se tratava de pessoas conhecidas; 3 - a experiencia pode ser repetida inumeras vezes por pessoas diferentes e em diferentes lugares, com iguais caracteristicas basicas, diferindo naturalmente de acordo de acordo com certos fatores normais, por exemplo: as pessoas que tentavam a experien- cia, a qualidade do aparelho, as tecnicas usadas, o local onde se faziam as gravacoes etc. Muitas hipoteses explicativas paralelas e reducionistas foram levantadas, como a ventriloquia inconsciente, a psicocinesia, a fraude, e varias outras. Todavia, nenhuma dessas hipoteses conse- guiu explicar cabalmente o fenomeno. A maioria dos investigadores e pessoas que estiveram em contato com o fenomeno das vozes aceita- o, ou como paranormal, ou como originado no Alem, ou como inexpli- cavel. Vamos transcrever alguns dos pareceres de pessoas credenciadas que realmente fizeram tais investigacoes ou que tiveram experiencia pessoal e direta dessas vozes: O parapsicologo alemao, professor Dr. Hans Bender, da Universidade de Freiburg: "Um exame com melhor equipamento tecnico, em maio de 1970, tornou altamente provavel a hipotese paranormal da origem do Fenomeno das Vozes." Dr. Brendan Mc Gann, diretor do Instituto de Psicologia de Dublin: "Reproduzi aparentemente com sucesso o fenomeno. Vozes apareceram em uma fita magnetica, os quais nao se originaram de nenhuma fonte conhecida." A.P. Hale, Fisico e Engenheiro Eletronico: "Em vista dos testes le- vados a efeito em um laboratorio blindado em minha firma, nao posso explicar o que aconteceu em termos fisicos normais". Ken Attwood, Engenheiro Chefe da Pye: "Tenho feito tudo o que posso para desvendar o misterio das vozes, sem sucesso; o mesmo aplica-se a outros tecnicos. Suponho que devemos aprender a aceita-las". Rev.Prof.Dr. Gebbard Frei: "Tudo o que tenho lido e ouvido forca-me a crer que as vozes vem de entidades individuais, transcendentais. Quer agrade-me ou nao, eu nao tenho o direito de duvidar da reali- dade das vozes. Rev. Padre Pistone, da Sociedade de Sao Paulo: "Nao vejo nada con- trario ao ensinamento da Igreja Catolica, nessas vozes; sao algo extraordinario, mas nao ha' razao para teme-las, nem vejo nelas qualquer perigo". Sua Eminencia Reverendissima Dr. Butler, Bispo Anglicano de Connor: "Estou definitivamente impressionado e disposto a influenciar-me por este fenomeno. Quanto ao conjunto dos experimentos, eles estao, apesar de tudo, apenas no comeco". Rev. Monsenhor Prof. C. Pfleger: "Os fatos fizeram-nos admitir que entre a morte e a ressurreicao existe ainda outro reino de existen- cia 'post-mortem'. A Teologia Crista tem pouco a dizer sobre esse reino". Sua Excelencia, o Arcebispo H. E. Cardinale, Nuncio Apostolico da Belgica, Luxemburgo e Comunidade Economica Europeia: "Naturalmente e' tudo muito misterioso, mas nos sabemos que as vozes estao ali para todos as ouvirem". Maurice Barbanell, editor do Psychic News: "O futuro esta' nos ins- trumentos capazes de registrar vibracoes ou radiacoes emanadas do mundo dos espiritos, as quais nao sao normalmente receptiveis pelos cinco sentidos do homem". (Bander; Peter (1974)) Mas, de todos os testemunhos, o mais incisivo e significante e' do proprio Jurgenson, que esteve em contato com o fenomeno, desde o seu inicio: "Por mais fantastico que pareca tudo isto, a verdade e' que se tra- ta de vozes de pessoas mortas, que por livre iniciativa buscam lan- car uma ponte sobre o abismo que separa o seu plano de existencia do nosso. Com esse objetivo, os organizadores do Alem utilizam nao apenas uma instalacao semelhante `a do radar, mas tambem dispoem, ao que parece, de uma frequencia de onda eletromagnetica especial, que manipulam `a vontade, interferindo nas ondas curtas, medias e longas das nossas estacoes radiofonicas". (Opus cit., p.105) Jurgenson informa, ainda, que todos os contatos efetuados pelos mortos com os vivos, por esse processo, sao fiscalizados por uma Central de Investigacoes. Esta Central tem outra funcao, semelhante `a de uma estacao multiplicadora: "Embora essas comunicacoes sejam feitas geralmente em um volume de som discreto, a "Central de Investigacoes" dispoe de meios para in- tensificar esse volume ate' um 'fortissimo' ensurdecedor". (Opus cit. p.106) O Dr. Konstantin Raudive (1971) registrou cerca de 72.000 sentencas por esse processo e editou um livro onde ele catalogou todas as frases assim captadas. Examinando-se o trabalho de Raudive, e' possivel formar um quadro coerente acerca do mundo dos desencarnados. Temos, nessa obra, um manancial inesgotavel de onde extrair dados concernentes `a vida alem-tumulo. Ali tambem ha' referencias `as Estacoes Transmissoras usadas pelos 'mortos' e destinadas `a comunicacao com os 'vivos'. Pelas mensagens recebidas, percebe-se que os desencarnados se es- forcam intensamente para entrar em comunicacao com os encarnados. Dessas mensagens pode-se destacar dois nomes de estacoes transmis- soras do Alem: Studio Kelpe e Radio Peter. Alem dessas, ha' outras estacoes transmissoras, afirma a Raudive: "Existem outras estacoes, `a parte da 'Studio Kelpe' e 'Radio Peter'. Elas nao aparecem frequentemente, mas apontam para a apa- rente existencia de muitas estacoes que desejam fazer contato com o experimentador". (Opus cit. p.178) Algumas dessas "emissoras do Alem": Kegele, Kostule, Varios Trans- missores Ponte-Gothe, Sigtuma, Arvids e Irvines. Possivelmente ha' ainda outras. (Opus cit. p.178) Em artigo tratando desse assunto, publicado na revista Planeta, No 18, de fevereiro de 1974, de autoria da conhecida escritora Elsie Dubugras, ha' uma sumula dos aspectos mais marcantes da vida alem- -tumulo, extraida dessas gravacoes feitas em fitas magneticas. (Extraida pelo Joao Batista da Colecao Folha Espirita, Transcomunicacao Instrumental, Vol. 1, pag 23-30, Sao Paulo, 1992) ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### DO JOSE CID SOBRE O TEXTO MENSAGENS DO MUNDO DOS ESPIRITOS Um breve comentario. Eu ja ressaltei antes que, apesar de muitas vezes nao se ter uma clara evidencia da presenca de um medium, as comunicacoes que usam instrumentos sao efeitos fisicos, e um medium se faz necessario. A presenca do medium proximo ao instrumento nao e' essencial; na literatura existem varios relatos de efeitos fisicos que o medium nao estava presente, e, muitas vezes, servia de intermediario passivamente, desconhecendo o que estava acontecendo. Um grande abraco, Jose Cid. .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `--/ / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS G-------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''------G E Para participar do GEAE envie seus dados para jac14@po.cwru.edu E A A E Nome: Endereco: Fone: E G E-mail: Profissao: G E --------------------------------------------------------------- E A Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. A E E G Lista de instituicoes em diversos paises pode ser obtida com o G E Sergio Freitas - E-mail: saf@fct.unl.pt E A A E Edicoes Anteriores podem ser solicitadas ao Jose' Cid E G E-mail : jac14@po.cwru.edu G EAEgeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaeGEAE