################################################################# GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE 08(97)/94 16/08/94 ################################################################# II CONGRESSO NACIONAL DE ESPIRITISMO (EM PORTUGAL) Bom, como eu ja' havia lhe dito ha' algum tempo, em Dezembro vai realizar-se o II Congresso Portugues de Espiritismo, abaixo estou lhe enviando em anexo a chamada para o evento. Apenas uma observacao, as pessoas que se interessarem em vir ao congresso podem entrar em contato comigo, assim (caso voce nao se importe) divulge o meu e-mail: saf@fct.unl.pt (Sergio Freitas). -------------- II Congresso Portugues de Espiritismo ------------ (Circular - Periodicos Espiritas) Prezados amigos e confrades, O movimento espi'rita portugues, 70 anos apos o primeiro, realizado no ja' longinquo ano de 1925, vai realizar o II CONGRESSO NACIONAL DE ESPIRITISMO nos proximos dias 8, 9 e 10 de Dezembro, em Lisboa, no Hotel Meridien. A Comissao Organizadora, liderada pela Federacao Espirita Portuguesa, escolheu para tema central do evento, "ESPIRITISMO, O GRANDE DESCONHECIDO", inspirado na obra do saudoso Prof. J. Herculano Pires; e, para seu patrono, o grande medium portugues do inicio do seculo, Fernando de Lacerda. Sao objectivos do Congresso: 1 - Combater o preconceito cultural contra o Espiritismo; 2 - Divulgar o Espiritismo de forma idonea junto do grande publico, mostrando o que ele e de facto; 3 - Confraternizacao entre todos os espritas portugueses, sem excepcao, e os do movimento espirita internacional, nomeadamente os queridos brasileiros, que estarao presentes. O tema central esta' dividido em dois paineis tematicos: Ciencia Espirita e Filosofia Espirita. No primeiro estao propostos os seguintes temas: 1. Perispirito: a sua importancia para as ciencias medicas e biologicas actuais; 2. Centros de Forca perispirituais: a sua importancia para o equilibrio psicofisiologico do ser; 3. Comportamento Perispiritual ante o nascimento e a morte; 4. Evolucao e corpo perispiritual; 5. Mediunidade e patologias da mente; 6. Mediunidade, faculdade humana: a sua importancia para o homem e sociedades do amanha `a luz da ciencia espirita; 7. Mediunidade na Historia. E, no segundo painel, os seguintes: 1. A importancia da concepcao espirita de Deus para a compreensao das leis que regem o Universo e os seres que nele habitam; 2. Filosofia Espirita: solidariedade e universalismo no centro das suas propostas; 3. As Leis Morais (cf. Livros dos Espiritos) e o seu significado teorico e pratico para uma ordem civilizacional e humana mais perfeita; 4. Filosofia Espirita: um projecto pedagogico para o homem; 5. Espiritismo: religiao futura ou futuro das religioes. Estao ja' asseguradas as presencas de Jose' Raul Teixeira, que fara' a conferencia de abertura sobre "Ciencia Espi'rita" e de Divaldo Pereira Franco, que fara' a conferencia de encerramento sobre "Filosofia Espirita". Durante aqueles dias havera' ainda: a) Exposicao de Cultura Espirita; b) Venda de livros espiritas seleccionados e sessao de autografos; c) Posto de Correios movel no dia de abertura e encerramento, onde serao lancados dois carimbos comemorativos do evento (abertura e encerramento) para os filatelistas e todos os que quizerem expedir correspondencia; d) Outras actividades surpresa. Informamos que as taxas de inscricao obedecem `a seguinte tabela: . Esc 8.500$00 ate' 31 de Agosto; . Esc 10.000$00 ate' 31 de Outubro; . Esc 12.500$00 ate' 8 de Dezembro (sem garantia de lugar). Por falta de experiencia na organizacao de eventos desta envergadura, atrasamo-nos um pouco na sua divulgacao, pelo que agradecemos que nos relevem o facto. No entanto, contamos com o vosso prestigiado periodico para a divulgacao do II CONGRESSO NACIONAL DE ESPIRITISMO. Entretanto, desde ja' agradecendo o vosso precioso apoio e rogando a Jesus nos abencoe os propositos, apresentamos os nossos melhores cumprimentos e subscrevemo-nos, Fraternalmente, Pela Comissao Organizadora do II C.N.E. Carlos Alberto Ferreira (secretario) ALEGRIA Faze de tua vida um exemplo de alegria para os outros. Esparze o teu jubilo com os que choram e contamina de alegria os que perderam as motivacoes para lutar, perseverando no dever, demosntrando-lhes que a noite e' vespera do amanhecer, quanto a sombra e' somente a acao da luz ausente. Desperta no teu irmao interesse pela vida e estimula-o a fruir a justa alegria de viver. A tristeza nao projeta luz no caminho em trevas. O pessimismo mais dificulta a solucao dos problemas. A melancolia tisna a clara visao da realidade. Contempla a natureza e alegra-te ante a exuberancia da vida, em cor, som e beleza. **** Se acolheres a alegria na alma, havera sol no teu labor. Em qualquer circunstancia alegra-te. E mesmo que te advenha a desencarnacao, anunciada atraves da enfermidade, alegra-te, porque ela sera o veiculo da tua plena libertacao, para o ingresso no reino da alegria perfeita. Joanna de Angelis (Divaldo Franco, Oferenda, pag.30, texto transcrito e enviado pela Rejane) SUBINDO.... Sair do corpo passou a ser algo que pelo menos nao era mais tao aterrador como no inicio. Entretanto o fato de nao ter controle sobre o corpo espiritual(ie, eu), de determinar para onde ir, ou o que fazer nao me agradava muito, mas mesmo assim aceitava. Geralmente eu saia do corpo pelo pe esquerdo. A sensacao era de deslize, como se o corpo estivesse engordurado e eu nao pudesse me segurar a ele. Condicao quase fundamental era estar num estado de relaxamento quase total, tranquilo. Ou entao no outro extremo, agitado, durante situacoes ou fases dificies. Em ambos os extremos OBE's aconteciam. O fato de orar, pedir, me preparar para ir a cero lugar nao alterava nada. Relaxamento, meditacao, isto ajudava. Depois da saida do corpo tudo podia acontecer. Desde o fato de ficar parado em pe ou deitado junto do corpo ou da cama, ou parado num canto de costas para o corpo , numa especie de castigo espiritual. Uma coisa aprendi, a nao ter o desejo, ou pressa ou medo e necessidade de voltar imediatamente ao corpo. Eu sabia que , nao estando morto eu voltaria ao corpo, de um jeito ou de outro. Agonizante era algumas vezes o processo de encaixe. Eu ficava algumas vezes semi acoplado ao corpo, como que junto ao corpo no espaco fisico mas com um acoplamento fraco, de modo que eu nao conseguia ainda mexer o corpo. Eu me sentia totalmente consciente, sabia exatamente o que estava acontecendo, mas nao podia me mexer. Algumas vezes isto durava algum tempo, tempo suficiente para pensar, orar e me perguntar se eu realmente tinha morrido desta vez. Neste processo a primeira capacidade que primeiro retornava era de emitir pequeno e monossilabicos sons ou suspiros, ate que eles aumentassem de volume e intensidade e o acomplamento era refeito. Algumas vezes a entrada era direta. Geralmente ocorria quando fisicamente eu estava longe do corpo, ou cruising em algum lugar, como que se voando. O que me parece e que o corpo, fisicamente comecava a acordar e o cordao de prata se comprimia violentamente. A sensacao era de queda total, de volta a uma velocidade incrivel, e eu encaixava instantaneamente e eu e o corpo levantavamos da cama juntos, como num salto. Era como se eu estivesse pisando no chao e o chao desaparecesse. Geralmente minha reacao era de "nao faca isto comigo". Wild ride! Para resolver o problema do morto ou nao morto, fiz um trato com minha familia, valido ate hoje. Quando eu morrer, botem em minha mao um vidro de remedio que me faca dormir. Assim se eu "acordar" la dentro pelo menos eu teria algo para aliviar o pavor. Cremacao nem pensar, nao gosto muito de clima quente. OK, parece tragico, mas nesta altura eu estava mais para o curioso em explorar o plano espiritiual do que com medo de largar o corpo por uns breves momentos. Alem de tudo meu controle do processo todo era e ainda e minimo. Praticamente eu nao tinha escolha. Crianca que nunca comeu uma bala nao sabe como e bom. Mas depois da primeira, ninguem segura. A historia do remedio me deu certa tranquilidade. Todo mundo prometeu pricipalmente depois que avisei que se nao fizessem eu iria obsediar e apavorar a familia coletivamente depois de morto. Foi um bom argumento. Uma das mais interessantes saidas nesta fase,ocorreu numa noite em meu quarto. Eu morava no primeiro andar de um edificio. Todos os quartos estavam localizados naquela coluna. Sai do corpo pelo pe, e imediatamente fiquei de costas para a cama e o corpo, de frente para a parede e guarda roupa. Comecei a subir, como se fosse um elevador, lentamente, acelerando. Sentia estar passando por entre os andares de concreto, periodos escuros, outros claros, dependendo se a luz dos quartos estava acessa ou apagada. No setimo andar moravam amigos meus. Eu pensei se seria possivel ve-los. Continuei subindo e de repente parei. Me pareceu ser o setimo andar, tal qual eu tivesse apertado um botao espiritual no elevedor espiritual que eu era. Ainda de costas pude ver a sombra de pernas e pes refletidas na parede, de pessoas deitadas na cama (com se estivessem de pernas cruzadas e a luz de cabeceira acessa, refletindo na parede) mas nao identifiquei ninguem. A subida continuou, e eu entao pensei o que iria acontecer quando eu chegasse ao ultimo andar do predio(10). Pra que! A velocidade aumentou e eu voei. Vi o edifio, a quadra de cima, e o ceu e estrelas ao redor. Shirley Maclaine descreve exatamente isto em Out on a Limb. Emocao, beleza, sei la. Senti de novo pavor. A volta ao corpo foi direta. Senti todo o retorno pelo mesmo caminho de volta, mas etremamente rapido e violento. Senti raiva de ter sentido medo. Aprendi que a partir daquele ponto eu teria que aprender a controlar o meu medo, emocao e deslumbramento com o processo se eu quisesse ir ou fazer algo la fora. Mesmo assim, o ceu visto por nos espiritos , sem um corpo e pura luz, beleza, emanacao luminosa total. Pela primeira vez eu tive uma sensacao/percepcao de algo (neste caso o ceu luminoso) nao apenas com os olhos. Eu "vivi" por um breve momento o ceu. Eu, todo, do dedao do pe ao fio de cabelo, vimos, sentimos, cheiramos, fomos, tocamos, viramos, ceu. Eu virei percepcao. (O comentario do Jose foi super preciso em relacao a isto). Se eu nao tivesse o medo que tive eu teria realmente tido uma festa. Ja pensou a que planeta eu poderia ter ido? Paulo Caldeira CARACTERES DA REVELACAO ESPIRITA (CONTINUACAO) (3) (Este texto foi publicado na revista Espirita de 1867 e sera transcrito em partes, ja que e bastante longo, e publicado nos boletins de numero impar. Esta e a terceira parte da serie.) 23. - A parte mais importante da revelacao do Cristo, no sentido em que ela e a fonte primeira, a pedra angular de toda a sua doutrina, e o ponto de vista inteiramente novo, sob o qual faz encarar a divindade. Nao e mais o Deus terrivel, ciumento e vingativo de Moises, o Deus cruel e impiedoso que rega a terra com o sangue humano, que ordena o massacre e o exterminio dos povos, sem excetuar as mulheres, as criancas e os velhos, que castiga os que poupam as vitimas; nao e mais o Deus injusto que pune todo um povo pela falta de seu chefe, que se vinga do culpado na pessoa do inocente, que fere os flihos pela falta de seus pais, mas um Deus clemente, soberanamente bom e justo, cheio de mansuetude e de misericordia, que perdoa o pecador arrependido e da a cada um segundo as suas obras; nao e mais o Deus de um so povo privilegiado, o Deus dos exercitos, presidindo aos combates para sustentar a sua propria causa contra o Deus dos outros povos, mas um pai comum do genero humano, que estende a sua protecao a todos os seus flihos e os chama todos a si; nao e mais o Deus que recompensa e castiga so pelos bens terrenos, que faz consistir a glorie a felicidade na escravizacao dos povos mais rivais e na multiplicidade da progenitura, mas que diz sos homeus: "Vossa verdadeira patria nao e neste mundo, e no reino celeste; e la que os humildes de coracao serao elevados e os orguihosos rebaixados." Nao e mais o Deus que faz da vinganca uma virtude, ordena o olho por olho, dente por dente, mas o Deus de misericordia, que diz: "Perdoai as ofensas, se quiserdes ser perdoados; fazei o bem pelo mal; nao facais a outrem o que nao quereis que vos facam." Nao e mais o Deus mesquinho e meticuloso, que impoe, sob as mais rigorosas penas, a maneira pela qual quer ser adorado, que se ofende com a inobservancia de uma formula, mas o Deus grande, que olha o pensamento e nao se honra com a forma; enfim nao e mais o Deus que quer ser temido, mas o Deus que quer ser amado. 24. - Sendo Deus o centro de todas as crencas religiosas, o objetivo de todos os cultos, o carater de todas as re1igioes, conforme a idteia que elas dao de Deus. As que dele fazem um Deus vingativo e cruel, creem honra-lo por atos de crueldade pelas fogueiras e torturas; as que dele fazem um Deus parcial e ciumento, sao intolerantes; sao mais ou menos meticulosas na forma, segundo o creem mais ou menos manchado pelas fraquezas e pequeneses humanas. 25. - Toda a doutrina do Cristo esta fundada no carater que ele atribui a Divindade. Com um Deus imparcial, soberamente justo, bom e misericordioso, ele pode fazer do amor de Deus e da caridade para com o proximo a condicao expressa da salvacao, e dizer: Ai estao toda a lei e os profetas; e nao ha outra. Apenas sobre esta crenca pode ele assentar o principio da igualdade dos homeas perante Deus, e da fraternidade universal. Esta revelacao dos verdadeiros atributos da divindade, junta a da imortalidade da alma e da vida futura, modificava profundamente as relacoes mutuas dos homens, impondo-lhes novas obrigacoes, fazendo- os encarar a vida presente sob uma outra luz. Era, por isto mesmo, toda uma revolucao nas ideias e que, forcosamente devia reagir sobre os costumes e as relacoes sociais. Por suas consequencias, e incontestavelmente o mais importante ponto da revelacao do Cristo, e cuja importancia ainda nao foi suficientemente compreendida. E lamentavel dize-lo, e tambem aquele do qual mais se afastavam, que mais foi desconhecido na interpretacao de seus ensinamentos. 26. - Contudo o Cristo acrescenta: Muitas das coisas que vos digo nao podeis compreender agora; e teria muitas outras a vos dizer que nao compreenderieis. E por isso que vos falo por parabolas. Mas mais tarde eu vos enviarei. o Consolador, o Espirito de Verdade, que restabelecera totas as coisas e vo-las explicara todas. Se o Cristo nao disse tudo o que poderia ter dito, e que julgou dever deixar certas verdades na sombra, ate que os homens estivessem em estado de as compreender. Por sua confissao, seu ensino, entao, era incompleto, desde que anuncia a vinda daquele que o deve completar. Assim, ele previa que se enganassem quanto as suas palavras, que desviassem o seu ensino, numa palavra, que desfizessem o que ele havia feito, desde que todas as coisas devem ser restabelecidas. Ora, so se restabelece o que foi desfeito. 27. - Porque chama ele o novo Messias Consolador? Este nome signicativo e sem ambiguidade e toda uma revelacao. Entao previa que os homeas necessitariam de consolacoes, o que implica a insuficiencia das que encontrasse na crenca que iam adquirir. Talvez jamais o Cristo tenha sido mais claro e mais explicito do que nestas ultimas palavras, as quais poucas pessoas prestaram atencao, talvez porque tivessem evitado traze-las a luz e aprofundar o seu sentido profetico. 28. - Se o Cristo nao pode desenvolver o seu reino de maneira completa, e que faltavam aos homens conhecimentos que so com o tempo poderiam adquirir, e sem os quais nao podiam compreende-lo. Ha coisas que teriam parecido insensatas, no estado dos conhecimeatos de entao Completar, pois, o seu ensino deve entender-se no sentido de explicar e de desenvolver, muito mais do que no de acrescentar verdades novas; porque ali tudo se encontra em germe. Faltava a chave para compreender o sentido das palavras. (continua no Boletim 99) Texto transcrito por Jose Cid da Revista Espirita de 1867, editada pela EDICEL e traduzida por Julio Abreu Filho ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### COMENTARIOS DO SERGIO SOBRE DESDOBRAMENTO (NOS EUA, ``OUT OF BODY EXPERIENCE'') Oi Jose', .... A respeito da OBE, eu nao me sinto com a devida bagagem para debater este assunto em profundidade, por dois motivos, falta de experiencias pessoais relevantes, mas principalmente, falta de estudo serio a respeito do assunto. Isto, entretanto, nao me impede de colocar, na qualidade de opiniao pessoal, o que acho sobre o assunto. Como voce ja' havia dito, creio que devemos entender a OBE como uma das "manifestacoes" ou "propriedades" da mediunidade, pois, de uma maneira muito resumida, podemos dizer que a mediunidade e' uma propriedade carnal e espiritual que nos permite trazer conhecimentos/sentimentos/etc do plano espiritual para o plano material e vice-versa. Sendo a OBE um fenomeno de manifestacao do espirito atraves do corpo carnal (da propria pessoa), entao ela esta' enquadrada dentro da mediunidade, e esta' sujeita a todas a propriedades do espirito, perispirito e fluidos estudos por Kardec. Em outras palavras (critique-me caso eu esteja em erro), a OBE e' um fenomeno de desdobramento, onde a consciencia do espirito nao e' "filtrada" (de uma maneira significativa) para a consciencia do corpo. E' quando conseguimos passar conheimento mais fiel do que acontece ao plano espiritual ao plano carnal atraves de um desdobramento. E' claro que os acontecimentos notados no plano espiritual tambem estao sobre a influencia das experiencias de cada um, acontecendo mesmo que duas pessoas vendo o mesmo acontecimento, narre fatos (aparentemente) distintos. Assim sendo, encaro a OBE tambem como mediunidade, sujeita a acao dos fluidos e as propriedades de assimilacao do perispirito, e de acordo com o grau de evolucao do espirito neste ramo de atividade. Kardec escreveu no inicio do Livro dos Espiritos, que a mediunidade se desenvolve com a pratica, tambem a OBE, inteligencia etc. Bom, Jose', creio que isto e' tudo por agora, novamente desculpe-me a demora em enviar comentarios, e principalmente em realizar o que ja' havia prometido anteriormente. Um Abraco Fraternal, Sergio. COMENTARIOS DA SELMA SOBRE DESDOBRAMENTO (NOS EUA, "OUT OF BODY EXPERIENCE''), ANIMISMO E CIENCIA E ESPIRITISMO (PARA O WAGNER) Ola Jose Cid, Estou gostando muito dos debates sobre OBE. E um tema muito interessante e instigador. Quero agradecer as respostas do Paulo as minhas perguntas. Agora que entendi a preocupacao dele em ser enterrado vivo. Tenho uma pergunta. Ha alguns boletins passados voce mencionou um casode 'animismo'. Nao consegui entender muito bem que fenomeno e esse. Daria para me explicar melhor? Volto ao tema OBE. Ha o fator voluntario(ou quase voluntario) numa OBE. Sera que existe a possibilidade de se fazer uma OBE numa pessoa viva sem ela interferir. Naturalmente para fazer o bem... Me explico melhor. Se tivessemos a oportunidade de conversar com o espirito de criancas deficientes mentalmente, talvez pudessemos conseguir entende-las melhor e com isso faze-las mais felizes. Mas isto sera possivel? Achei os comentarios do Wagner sobre ciencia e espiritismo interessantes tenho um amigo no Brasil que e PhD em Astrofisica e um dia ele me disse que frequentava um centro espirita. Nao consegui, naquela ocasiao, entender isto. Ate o dia em que ele me disse que quanto mais ele estudava mais ele tinha a certeza de Deus. Achei bonito. Quero fazer um oferecimento ao Wagner. Sempre que vou ao Brasil trago livros espiritas, que empresto a alguns brasileiros que se interessam pelo tema. Tenho varios em casa que poderia enviar para ele. Ficarei muito contente em saber que ele tambem ira aproveita- los. Gozado, com livros de ficcao fico com pena de dar pois sempre penso em rele-los, mas com livros espiritas sinto-me muito satisfeita em dar ou emprestar. Sera que ele quer so de doutrina ou tambem se interessa por romances mediunicos? (Acho que numa outra encarnacao eu fui ou monje copista ou trabalhei na biblioteca de Alexandria! Eu adoro viver rodeada de livros!). Tenho tambem uma fita de uma palestra do Divaldo. Se ele quiser tambem posso mandar. Abracos e obrigada pelas respostas.Um grande abraco, Selma *********************************** Oi Selma. Voce me deu uma otima sugestao - em um dos proximos Boletins eu vou desenvolver o tema animismo um pouco mais. Assim da tempo de recebermos algumas outras colaboracoes, o que enriquecera bastante a discussao! Um grande abraco, Jose Cid. COMENTARIOS DO PAULO SOBRE LIVROS; CRITICA DE DOIS LIVROS DE GEORGE ANDERSON Caro Jose Cid Acho que seria interessante incentivar uma secao no geaein sobre livros que lemos recentemente que possam nos ajudar nas nossas questoes espirituais. Aqui te mando uma breve revisao de dois livros que li recentemente. Abracos Paulo ********************************* Li dois livros referentes ao trabalho de um medium bastante conhecido nos USA chamado George Anderson. Ele fazia um show na public TV em Long Island e ja participou de diferentes talk shows. Ele tambem ja foi analisado e estudado por diferentes centros de pesquisa e universidades. O seu trabalho me parece ser em certos aspectos muito similar ao de Chico Xavier. George consegue entrar em contato com espiritos desncarnados relacionados com familiares que estao na frente dele. Muitas vezes objetos pertencentes a pessoa desencarnada facilita a comunicacao (telemetria). George consegue um espantoso nivel de informacao, como detalhes do processo de desencarne, situacoes especificas da vida, datas, nomes da pessoa desencarnada, dos familiares e de parentes desencarnados. Ja vi varios mediuns em acao, mas as secoes descritas no livro me pareceram incrivelmente acuradas. Geralmente os espiritos reportam um periodo de certa confusao apos o desencarne, e imediatamente encontram pessoas relacioanadas a sua familia, que dao apoio aos recem chegados. O processo de desencarne narrado por George me parece ser muito similar ao narrado na literatura espirita brasileira. Porem uma diferenca que me chamou a atencao foi relacionada ao fato de todo o processo ser menos emocional que o processo de desencarne "brasileiro". A maioria dos espiritos que deram estas comunicacoes por George, parecem desencarnar e imediatamente se perguntar: Entao a vida continua, o que vem agora? O que devo fazer? Qual o meu proximo job? Na realidade , nao e esta a atitude da sociedade americana em geral? Esta sociedade e extremamente pratica e objetiva, com emocoes reduzidas a niveis muito menores do que em nossa cultura. A mim me parece que o processo de desencarne e todo um plano espiritual reflete muito do plano material a que estamos envoltos. Em ultima analise, o plano espiritual e tambem uma manifestacao cultural de nossa" realidade".(ou vice e versa, nos simplesmente refletimos o plano espiritual ao nosso redor, como queiram) Estes espiritos nao reporta a permanenencia no que chamamos de umbral, e espiritos suicidas parecem arrenpendidos e com um certo grau de compreensao do erro que fizeram. Geralmente requerem a assistencia, controle, ajuda de uma outra entidade para se comunicaram, entretanto nao reportam algo Dantesco como o vale dos suicidas. Alem disso a mencao a Jesus, santos , Deus e praticamente inexistente, apesar do medium ter um background extrememente catolico. De novo, a visao da morte e pragmatica, como este pais. No final do primeiro livro tem uma secao estilo perguntas e respostas com George, e suas respostas sao bastante acuradas. Em sintese, a emocao e contida, dentro, trabalhada. Outro ponto dos livros que me chamou a atencao e o fato de Geoge receber a menssagem num codigo inteligivel a ele. Por exemplo, considerando que ele gosta muito de filmes e santos da igreja catolica, ele ve santos ou trechos de filmes para indicar a ele condicoes do desencarne, ou nomes de pessoas. Todo o processo de comunicacao espiritual se revela como um processo extremamnete complexo, e ainda totalmente nao entendido pelo que nos chamamos de ciencia. Vale a pena ver nestes livros que a verdade espiritual transcende mares, lingua, e culturas, apesar de em certo modo expressar a cultura e a maneira basica de pensar do plano espiritual/material onde vivemos. Joel Martin , Patricia Romanowski We don't die - 042511451-1 Berkeley Pub. We are not forgotten - George Anderson's messages of hope from the other side-039913621-5, Putman Pub Group *********************************** Oi Paulo. Diversas vezes eu sugeri que aqueles que lessem livros interessantes enviassem um resumo e/ou alguns comentarios para o GEAE. Isso, na minha opiniao, e' benefico para todos nos. Um grande abraco, Jose Cid. __________________________________________________________________ ADESOES AO GEAE: Envie seus dados, tais como: Nome: Endereco: fone: E.mail: Profissao: COMENTARIOS: Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. EDICOES ANTERIORES: Solicitacoes de edicoes anteriores do GEAE podem ser feitas para Jose Cid. ############################################## GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE E. mail: Jose Cid: jac14@po.cwru.edu ##############################################