################################################################# GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE 07(92)/94 12/07/94 ################################################################# O SER CONSCIENTE ``Esmagado por conflitos que nao amainam de intensidade, o homem moderno procura mecanismos escapistas, em vas tentativas de driblar as aflicoes transferindo-se para os setores do exito exterior, do aplauso e da admiracao social, embora os sentimentos permanecam agrilhoados e ferreteados pela angustia e pela insatisfacao. As realizacoes externas podem acabar as ansiedades do coracao, momentaneamente, nao, porem, erradica-las, razao por que o triunfo externo nao apazigua interiormente. Condicionado para a conquista das coisas, na concepcao da meta plenificadora, o idividuo procura soterrar os conflitos sob as preocupacoes continuas, mantendo-os, no entanto, vivos e pulsantes, ate qndo ressumam e sobrepoem-se a todos os disfarces, desencadeando novos sofrimentos e perturbacoes devastadoras. O homem pode e deve ser considerado como sendo sua propria mente. Aquilo que cultiva no campo intimo, ou que o propele com insistencia a realizacoes, constitui a sua essencia e legitimidade, que devem ser estudadas pacientemente, a fim de poder enfrentar os paradoxos existenciais - parecer e ser, as inquietacoes e tendencias que o comandam, estabelecendo os paradigmas corretos para a jornada, liberado dos choques interiores em relacao ao comportamento externo. Ignorar uma situacao nao significa elimina-la ou supera-la. Tal postura permite que os seus fatores constitutivos crescam e se desenvolvam, ate o momento em que se tornam insustentaveis, chamando a atencao para enfrenta-los. O mesmo ocorre com os conflitos psicologicos. Estao presentes no homem, que, invariavelmente, nao lhes da valor, evitando deter-se neles, analisar propria fragilidade, de modo a encontrar os recursos que lhe facultem dilui-los. Enraizados profundamente, apresentam-se na consciencia sob disfarces diferentes, desde os simples complexos de inferioridade, os narcisismos, a agressividade, a culpa, a timidez, ate os esados graves de alienacao mental. Todo conflito gera inseguranga, que se expressa multifacetadamente, respondendo por inominaveis comportamentos nas sombras do medo e das condutas compulsivas. Suas vitimas padecem situacoes muito afligentes, tombando no abandono de si mesmas, quando as resistencias disponiveis se exaurem. O ser consciente deve trabalhar-se sempre, partindo do ponto inicial da sua realidade psicologica, aceitando- se como e' e aprimorando-se sem cessar. Somente consegue essa lucidez aquele que se autoanalise, disposto a encontrar-se sem mascara, sem deteriorizacao. Para isso, nao se julga, nem se justifica, nao se acusa nem se culpa. Apenas descobre-se. A identificacao segue-se o trabalho da transformacao interior para melhor, utilizando-se dos instrumentos do auto-amor, da auto- estima, da oracao que estimula a capacidade de discernimento, da relaxacao que libera as tensoes, da meditacao que faculta o crescimento interior. O auto-amor ensina-o a encontrar-se e desvela os potenciais de forca intima nele jacentes. A auto-estima leva-o a fraternidade, ao convivio saudavel com o seu proximo, igualmente necessitado. A oracao amplia-lhe a faculdade de entendimento da existencia e da Vida real. A relaxacao proporciona-lhe harmonia, horizontes largos para a movimentacao. A meditacao ajuda-o a crescer de dentro para fora, realizando-se em amplitude e abrindo-lhe a percepcao para os estados alterados de conscencia. O autoconhecimento se torna uma necessidade prioritaria na programatica existencial da criatura. Quem o posterga, nao se realiza satisfatoriamente, porque permanece perdido em um espaco escuro, ignorado dentro de si mesmo. Foi necessa'rio que surgissem a Psicologia Transpessoal e outras areas doutrinarias com paradigmas bem definidos a respeito do ser humano integral, para que se pudesse propor a vida melhores momentos e mais amplas perspectivas de felicidade. A contribuicao da Parapsicologia, da Psicobiofisica, da Psicotronica, ampliou os horizontes do homem, propiciou-lhe o encontro com outras dimensoes da vida e possibilidades extrafisicas de realizacao, que permaneciam soterradas sob os escombros do inconsciente profundo, ou adormecididas nos alicerces da Conscencia. Antes, porem, de todas essas disciplinas psicologicas e doutrinas parapsiquicas, o Espiritismo descortinou para a criatura a valiosa possibilidade de ser consciente, concitando-a ao auto-encontro e a auto-descoberta a respeito da vida alem dos estreitos limites materiais. Perfeitamente identificado com os elevados objetivos da existencia terrestre do ser humano, Allan Kardec questionou os Espiritos Benfeitores: "Qual pratica mais eficaz que tem o homem de se melhorar nesta vida e de resistir a atracao do mal?" Eles responderam: "- Um sabio da antiguidade vo-lo disse: Conhece- te a ti mesmo."(*) Comentando a resposta, Santo Agostinho, Espirito, entre outras consideracoes explicitou: "...O conhecimento de si mesmo e', portanto, a chave do progresso individual. Mas, direis, como ha' de alguem julgar-se a si mesmo? Nao esta ai' a ilusao do amor-proprio para atenuar as faltas e torna-las desculpaveis? O avarento se considera apenas economico e previdente; o orgulhoso julga que em si so' ha' dignidade. Isto e' muito real, mas tendes um meio de verificacao que nao pode iludir- vos. Quando estiverdes indecisos, sobre o valor de uma de vossas acoes, inquiri como a qualificarieis se praticada por outra pessoa... " E prosseguiu: " ...de balanco no seu dia moral para, a exemplo do comerciante, avaliar suas perdas e seus lucros, e eu vos asseguro que a conta destes sera mais avultada que a, daquelas. Se puder dizer que foi bom o seu dia, podera dormir em paz e aguardar sem receio o despertar na outra vida. " Na analise diaria e continua dos atos, o auto e o alo-amor serao decisivos para a avaliacao. A oracao e a meditacao irao constituir recurso complementar para a fixacao das conquistas. Quem ora, fala; quem medita, ouve, dispondo dos recursos para exteriorizer-se e interiorizer-se. Ha', no entanto, estruturas psicoogicas muito frageis ou assinaladas por disturbios de comportamento grave. Nesses casos, urge o concurso da Ciencia Esprita, com as terapias profundas que dispoe; e, de acordo com a intensidade do disturbio, torna-se necessaria a ajuda do psicoterapeuta, conforme a especificidade do problema, que sera' equacionado pela Psicologia, pela Psicanalise ou pela Psiquiatria. Em muitos conflitos humanos, entretanto, ocorrem interferencias espirituais variadas, gerando quadros de obsessoes complexas, para os quais somente as tecnicas espiritas alcancam os resultados desejados, por se tratarem , esses agentes pertubadores, de Entidades extracorporeas, porem portadores dos mesmos potenciais das suas vitimas: sentimentos e emocoes, inteligencia e lucidez, experiencias e vidas. **** ``O ser consciente e' austero, mas sem carranca; e' jovial, porem sem vulgaridade; e' complacente, no entanto sem conivencia; e' bondoso, todavia sem anuencia com o erro. Ajuda e promove aquele que lhe recebe o socorro, seguindo adiante sem cobrar retribuicao. E' responsavel, e nao se permite o vao repouso enquanto o dever o aguarda. Conhecendo suas possibilidades, coloca-as em acao sempre que necessario, aberto ao amor e ao bem. So' o amadurecimento psicologico, atraves das experiencias vividas, libera a consciencia do ser, e, ao consegui-la ei-lo feliz, conquistando a Terra da Promissao biblica. **** Este modesto livro que ora trazemos a analise do caro leitor, pretende, sem presuncao, auxilia-lo na conquista da consciencia. Nao apresenta qualquer tecnica nova ou milagrosa. Estuda algumas problematicas humanas a luz da Quarta Forca em Psicologia, colocando uma ponte na direcao da Doutrina Espirita, que e' portadora de uma visao profunda e integral do ser. Confiamos que sera' util a alguem que se encontre aflito ou fugindo de si mesmo, ajudando-o na olucao de seu problema, e isto nos compensara' plenamente. Salvador, 19 de maio de 1993. Joanna de Angelis. `` Texto enviado pela Rejane, transcrito do livro "O Ser Consciente" de Divaldo Pereira Franco. COMENTARIO DA REJANE: Este texto foi extraido do livro "O ser consciente" pelo espirito Joanna de Angelis, psicografado por Divaldo Pereira Franco. Muito se tem escrito sobre o espiritismo e psicologia, este livro, que comecamos a ler, esclarece os principios que regem nossos comportamento, nossas acoes, nossas palavras. Este livro, parte da definicao de Quarta Forca, definindo o SER e PESSOA, disserta sobre os problemas e desafios do dia a dia, e passo a passo o Ser Consciente vai se formando. Como mencionei acima - comecamos a ler - pois me proponho a regularmente enviar umas paginas, para que possamos talvez discutir este interessante tema e talvez ajudar-nos mutuamente a entender a nos mesmos e aos nossos colegas, amigos e familiares. COMENTARIOS DO JOSE CID Quem busca o sucesso exterior recebe, em aplausos, o pagamento que merece. Quem busca, em suas acoes, a aprovacao de Deus, muitas vezes recebe o premio do anonimato... (OFC) Uma outra forma de julgar a sua propria acao e se perguntar: Em meu lugar, o que faria Jesus? - Isto vale para qualquer situacao do dia-a-dia, nao apenas para aquelas decisoes se "devo ou nao devo ser caridoso?" Eu nao entendo muito de Psicologia, mas ate onde eu sei esta ciencia e suas diversas correntes nao consideram a existencia do espirito, criando sistemas diversos, repletos de falhas e excessoes para tentar explicar fenomenos tipicamentes espirituais. Eu me arrisco a discordar de uma parte dessa bonita introducao, onde Joanna de Angelis diz que: "Ha', no entanto, estruturas psicologicas muito frageis ou assinaladas por disturbios de comportamento grave. Nesses casos, urge o concurso da Ciencia Esprita, com as terapias profundas que dispoe; e, de acordo com a intensidade do disturbio, torna-se necessaria a ajuda do psicoterapeuta, conforme a especificidade do problema, que sera' equacionado pela Psicologia, pela Psicanalise ou pela Psiquiatria." Eu, em qualquer caso, recomendo que haja sempre o acompanhamento psiquiatrico. Existem hospitais psiquiatricos com orientacao Espirita. Existem psiquiatras que abracaram a Doutrina Espirita. Sao profissionais medicos, que alem do conhecimento do corpo, tambem aprimoram o conhecimento da alma. O tratamento Espirita e eficiente, nao estou discutindo este merito. Mas eu creio que o tratamento medico e necessario e nao deve ser dispensado. Outra afirmacao que me arrisco a fazer e que quase todos, se nao todos os casos de problemas psiquiatricos envolvem problemas obssessivos. Porem concordo plenamente que em muitos casos do dia-a-dia existe a influencia dos espiritos que nos rodeiam e que compoem a nossa atmosfera espiritual. Eles ``praticamente dirigem'' a nossa vida, conforme encontramos no Livro dos Espiritos (Allan Kardec). Ai o conhecimento da Doutrina Espirita e do seu proprio "eu" sao as armas que temos a disposic ao para lutarmos contra nossas mas tendencias. Jose ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### AKES E (outro assunto) EVOLUCAO DOS ESPIRITOS Caro Jose Cid, Voce menciona no seu ultimo boletim do GEAE, a "newsletter" da AKES. Voce poderia por favor, informar-me o que e', e se circula tambem na Europa? Agradeco desde ja'! Abracos. Rejane. P.S> Muito interessante a discussao sobre a criacao dos espiritos. Lembrou-me os livros de Yogananda (Autobiografia de um Iogui), que li algum tempo atras. Ele tambem menciona a necessidade de progesso e movimento de todas as criaturas no universo, mas (o que nao cita o espirito neste texto), com o objetivo final de se atingir a perfeicao ou encontrar-se com Deus ou o Um. O que entendo e acredito, e' que no final da evolucao pessoal de cada um de no's, chegariamos a um nivel de despreendimento tao grande e a um estado de pureza tao elevado, onde o espirito e' Deus e Deus e' o espirito, ou seja, a uniao com Deus. ---------- Oi Rejane. Eu nao sei se a "newsletter" da AKES circula na Europa. Tambem nao tenho como julgar a direcao (espirita, espiritualista, misturado, orientalista, etc.) das discussoes. Pelo pouco que li (dois jornais) me parece um pouco misturado. Como, ao contrario do GEAE, nao possui um espaco para discussao e trocas de ideias, fica muito dificil avaliar. O endereco deles e o seguinte: AKES PO BOX 26336 Philadelphia PA 19141 USA A filosofia Iogi (escrevi certo?) tem muitos aspectos interessantes, considerecoes que sao perfeitamente validas, mas o "encontro com Deus ou o Um "da forma que voce descreveu seria a perda da individualidade do espirito, por que nao seria mais possivel distinguir o espirito perfeito de Deus. esta filosofia e equivalente aquela que acredita que depois do desencarne o espirito volta para um "todo universal". Eu prefiro colocar a evolucao espiritual em termos relativos, onde o espirito que olhasse para aqueles mais evoluidos que ele enxergaria como quem olha para uma cadeia de montanhas: a partir de certa altura fica dificil distiguir qual e a mais alta, porque a perspectiva nao ajuda. A partir do momento que se sobe mais um pouco, a diferenca aparece. Aqui vale um comentario. Muita gente confunde Jesus com Deus. Isso e um problema de perpectiva. E muito dificil olhar "para o alto" e ver Jesus como uma entidade diferente de Deus, porque ele esta em um nivel evolutivo muito acima do nosso... Um grande abraco, Jose __________________________________________________________________ ADESOES AO GEAE: Envie seus dados, tais como: Nome: Endereco: fone: E.mail: Profissao: COMENTARIOS: Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. EDICOES ANTERIORES: Solicitacoes de edicoes anteriores do GEAE podem ser feitas para Jose Cid. ############################################## GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE E. mail: Jose Cid: jac14@po.cwru.edu ##############################################