################################################################# GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE 03(73)/94 01/03/94 ################################################################# BEZERRA DE MENEZES Estou comecando a ler um outro livro, desta vez escrito por Bezerra de Menezes. Seu nome e' bastante conhecido nos meios espiritas e nao espiritas. Mas, vou transcrever agora o que esta escrito na contracapa da biografia que eu mais gosto, escrita por Francisco Acquarone, conhecido artista brasileiro. Vale ressaltar que Acquarone nao era espirita, o que evita um extremismo maior nas colocacoes. Diz na contracapa: "A biografia do Dr. Bezerra de Menezes ja' e' mais ou menos conhecida de todos os espiritas. Contudo, os acontecimentos doutrinarios da epoca em que o doutor Bezerra teve atuacao destacada no Espiritismo, sao ainda pouco conhecidos da maioria. As lutas e o sofrimento do "medico dos pobres" para unir os espiritas brasileiros, seu ideal de colocar em pratica as instrucoes ditadas pelo espirito de Kardec com respeito ao movimento doutrinario no Brasil - tudo isto e' relatado com muita clareza neste livro de F. Acquarone. "O medico dos pobres" alem de rememorar os fatos ja bastante conhecidos da vida do Dr. Bezerra, acrescenta com riqueza de detalhes as caracteristicas do momento historico em que Bezerra teve atuacao." Voltando ao livro que estou comecando a ler, o titulo e':"A loucura sob um novo prisma". O proprio titulo ja diz bem a que o livro se propoe, e, eu recomendaria tranquilamente a leitura deste livro. Mesmo que o leitor nao seja/se considere espirita. Isso porque, apesar de ter sido escrito por um expoente do Espiritismo brasileiro e estar apoiado em teses Espiritas, aquele que encarar o que esta escrito de coracao aberto, sem preconceito, vera que se aplica a varias situacoes com que nos deparamos na vida. Para ilustrar a abordagem do livro, trascrevo a seguir a Introducao. A LOUCURA SOB NOVO PRISMA - A. Bezerra de Menezes Introducao Levados pelo principio, que julgam ser uma lei natural, de que toda a perturbacao do estado fisiologico do ser humano procede invariavelmente de uma lesao organica, os homens da ciencia tem, ate hoje, como verdade incontroversa, que a alienacao mental, conhecida pelo nome de - loucura , e efeito de um estado patologico do cerebro, orgao do pensamento, para uns - glandula secretora do pensamento, para outros. Nem os primeiros, nem os segundos explicam sua maneira de compreender a acao do cerebro, quer em relacao a funcao, em geral, quer em relacao a sua perturbacao, no caso da loucura. Neste ligeiro trabalho, proponho-me alem de mais, a preencher essa lacuna, demonstrando, com fatos de rigorosa observacao: 1., que o pensameto e pura funcao da alma ou espirito, e, portanto, que suas perturbacoes, em tese, nao dependem de lesao do cerebro, embora possam elas concorrer para o caso, pela razao de ser o cerebro instrumento das manifestacoes, dos produtos da faculdade pensante. Efetivamente, mesmo quando a alma esteja no pleno exercicio daquela faculdade, uma vez que o cerebro padeca de lesao organica que o torne instrumento incapaz da boa transmissao, dar-se-a o caso da loucura, como dar-se-a o da cegueira quando o olho, instrumento da visao, sofrer lesao, que tolha a passagem do raio luminoso. Este caso de lesao cerebral explica a loucura, a que charnarei - cientifica - porque e a conhecida pela Ciencia, mas eu demonstrarei, 2., que a lourcura, perfeitamente caracterizada, pode-se dar - e da-se, mesmo, em larga escala, sem a minima lesao cerebral, o que prova que o cerebro nao e orgao do pensamento - e, menos que tudo, seu gerador ou secretor; e prova mais que, assim como o mau estado do instrumento de transmissao determina o que chamamos - alienacao mental -, embora em perfeito estado se ache a fonte do pensamento, assim, por igual, o mau estado deste determina a alienacao embora esteja sao o instrumento da transmissao. Toda a questao se resume em provar-se fundamentalmente: que ha loucos, cujo cerebro nao apresenta lesao organica de qualidade alguma. Feito isto, fica perfeitamente claro que a loucura nao e um caso patologico invariavel em sua natureza, mas um fenomeno morbido de duplo carater material e imaterial. Quando e consequente da afeccao do cerebro, que lhe perturba a transmissao, fazendo-a desordenadamente, tem o carater material ou organico. Quando resulta de algo, que afeta a faculdade pensante, origem natural do pensamento, que, por isso, emana viciado da fonte, tem o carater imaterial e fluidico, que demonstrarei; 3., podendo ser, tambem, resultante da acao fluidica de Espiritos inimigos sobre a alma ou Espirito encarnado no corpo. Em oposicao a denominacao de loucura cientifica, com que designei a que representa o primeiro carater designaria esta segunda especie pela denominacao de - loucura por obsessao, isto e, por acao fluidica de influencias estranhas, inteligente. Da primeira especie, nao me ocuparei senao acidentalmente, pois que nada poderei acrescentar aos trabalhos importantissimos que a seu respeito tem produzido os maiores vultos da medicina oficial, em todos os tempos e paises. Meu estudo limitar-se-a a segunda especie, ainda nao reconhecida, nem estudada no mundo cientifico. Sobre este importante assunto, cuja simples enunciacao ja deve ter feito a muita gente atirar longe o pobre livro, eu farei meditado estudo, no empenho de tornar patente a causa do mal - a sintomatologia necessaria ao diagnostico, quer do mal (obsessao), quer da diferenciacao entre as duas especies de loucura. e, finalmente, os meios curativos da nova especie ou obsessao. Dividirei, pois este livro em tres partes: Na 1. tratarei do pensamento em seu principio causal e em suas manifestacoes. Na 2. tratarei das relacoes do nosso espirito com os Espiritos livres do espaco; donde a loucura por obsessao. Na 3. direi sobre esta loucura, como caso patologico, determinando-lhe a causa - apreciando-lhe os sintomas - colhendo os elementos para seu diagnostico diferencial - e prescrevendo os meios com que se deve tentar a cura do terrivel mal. Empreendendo tao grandioso trabalho, nao me iludo com a presuncao de que lhe posso dar feliz sucesso. Ninguem conhece meu obscuro nome - e obras de tanta monta requerem nomes aureolados, e nao de modesto medico, qual o sou. Tenho, entretanto, a presuncao de poder assegurar a quem o ler, que, de par com a fraqueza intelectual na exibicao e na apreciacao dos fatos que servem de base ao meu pequeno edificio encontrara a indobrez de carater do homem que se preza - e que se aviltaria a seus proprios olhos, se tentasse iludir com falsidades a quem o ler de boa fe. Os fatos citados, neste livro, sao ai expostos com suas cores naturais, escrupulosamente conservadas - e so nao se imporao a crenca dos que deles tomarem conhecimento, porque o observador foi um ninguem. Max ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### METASCIENCE FOUNDATION A Marlene conseguiu descobrir o endereco da Metascience Foundation. Ai esta: 5159 West Winds Drive ORLANDO, Fla. Telephone: 407-354 0007 Atencao, esta eh aquela cidade bem proxima ao complexo DISNEY, de grande acesso a todos. ERRATA ..... Tambem segue algumas erratas que encontrei nos boletins anteriores: (Boletim GEAE 02 (71)/94 15/02/94) Texto: Exame de Virtude e comentario subsequente. No quarto paragrafo antes do final, a frase: "Nisso, belo cavo de alvo pelo entro no atrio da casa ..." esta' mal digitado e deve ser substituido por: 'Nisso, belo cavalo de alvo pelo entrou no atrio da casa ...' Nos comentarios a este texto, existe um paragrafo de dificil compreencao: "Ao pensar na resposta, creio ser ela de cunho pessoal, entretanto gostaria de compartilha-la com todos aqueles que a queiram ouvir, e que talvez possam tirar algum proveito." Deve ser substituido por: 'Apesar da resposta ser de cunho pessoal, gostaria de compartilha-la com todos aqueles que a queiram ouvir e que talvez possam tirar algum proveito.' (Boletim GEAE 3(23)/93 16/03/93) A serie de textos "Fases da obra mediunica de Chico Xavier" de Fernando Torres e' uma excelente obra, entretanto no primeiro paragrafo da primeira parte ele escreve: "o famoso medium brasileiro nascido em Uberaba, entra em seu ...", segundo me consta, Chico mora em Uberaba (creio desde o final da decada de 50), mas nasceu em Pedro Leopoldo (sul de Minas). Creio ser estas as erratas que encontrei com uma vista de olhos nos boletins anteriores. Sinto te-lo feito ao texto do Fernando, mas penso ser necessario, quanto aos "meus textos" (textos transcritos ou redigidos por mim), tenho que faze-los, pois me parecem nao estarem muito bem digitados e/ou redigidos. Um Grande Abraco, Sergio. RECOMENDACAO DE FILME - A CASA DOS ESPIRITOS (HOUSE OF SPIRITS) Caro Jose', Abaixo estou enviando uma recomendacao de filme, entretanto no ultimo paragrafo reside um problema a meu ver: e' quando afirmo que o fenomeno mediunico esta' melhor explicado neste filme do que no filme "Ghost". Eu nao gostaria de dar a ideia, `as pessoas que ainda nao tem muito contato com o Espiritismo, de que so' existe o tipo de mediunidade (missao) encontrado no filme ou de que e' a mais comum. Pela minha observacao (pelos centros onde passei), creio que a mediunidade (ostensiva) de prova corresponde a uma grande fatia (corrija-me caso esteja errado). Assim peco-te encarecidamente que revise e modifique este paragrafo (e mesmo o texto inteiro), para que ele nao venha prejudicar a compreencao de pessoas que ainda que nao tenham muito conhecimento da doutrina, e que, proventura leiam o texto (Principalmente considerando que a mensagem vai para uma rede mais ampla como a Bras-net). ---------------------------------------------------------------- Recomendacao de Filme. Caros amigos, gostaria de lhes recomendar que assistam o filme: "A casa dos espiritos" (House of the Spirits) de Bille August, com Meryl Streep e Glenn Close. E' uma producao europeia, filmado todo em Portugal. A seguir, sem entrar em detalhes da historia, fazerei uma breve descricao: Semelhante `as personagens dos romances de Emmanuel (principalmente a Renuncia, Ave Cristo, 50 anos depois...) o filme descreve um espirito evoluido que encarna em nosso mundo, com o objetivo de esclarecer seus entes queridos. Este espirito, possuidor de uma mediunidade ostensiva, desde crianca demonstra as suas faculdades. Sendo, como na maioria das vezes, mal interpretado pelos seus contemporaneos. Resumidamente, os pontos que mais me chamaram a atencao foram: - Os efeitos mediunicos do filme sao de uma proximidade muito grande com a realidade, dentre eles destacam-se: psicofonia, premonicao, videncia e materializacao. - Sendo o filme feito nos moldes "espirituais", o diretor parece ter patentiado, em certos trechos, a ma' compreencao em torno do fenomeno mediunico. - A personagem central tem conhecimento das suas faculdades, mas e' colocada como que sabendo da sua verdadeira missao: esclarecimento e exemplicacao em "todos os passos da vida" (devido `a sua evolucao espiritual, tal como nos romances de Emmanuel). - O fundo moral, principalmente a renuncia, e' no meu ver o apice do filme. Sem a pretencao de fazer uma comparacao leviana, diria que o conteudo de ensinamentos em torno da mediunidade (para o tipo de pessoas que a historia narra), de suas razoes e suas consequencias, e' maior neste filme do que no filme "Ghost". Vale a pena assistir. ------------------------------- Oi Sergio. Nao creio que eu precise fazer observacoes sobre o conteudo ou acerto de seu texto, sobretudo porque nao vi o filme e nao tenho como opinar. Na frase em que voce diz que "Pela minha observacao (pelos centros onde passei), creio que a mediunidade (ostensiva) de prova corresponde a uma grande fatia", eu nao s concordo totalmente, como diria ainda que as missoes sao rarissimas, ja que nos temos muito mais para redimir do que para oferecer. No nosso estagio evolutivo a oferta de trabalho sincero ja e' um grande avanco. Quanto ao filme "Ghost", eu diria que e' um romance bonito, que emociona pessoas sensiveis, que tem varios acertos, mas eu critico muito as cenas em que o espirito "incorpora" na medium. Todas as pesquisas espiritas demonstraram que o intercambio entre espiritos e encarnados acontece como um simples "bate-papo", nunca acontece "incorporacao". Um grande abraco, Jose Cid. ____________________________________________________________ ADESOES AO GEAE: Envie seus dados, tais como: Nome: Endereco: fone: E.mail: Profissao: COMENTARIOS: Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. EDICOES ANTERIORES: Solicitacoes de edicoes anteriores do GEAE podem ser feitas para Jose Cid. ############################################## GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE E. mail: Jose Cid: jac14@po.cwru.edu ##############################################