################################################################# GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE 11(60)/93 30/11/93 ################################################################# ESTILO DAS BOAS COMUNICACOES (Sociedade Espirita de Paris, 8 de agosto de 1862 - medium: Sr. Leymarie) Buscai na palavra a sobriedade e a concisao: poucas palavras, muita coisa. A linguagem e' como a harmonia: quanto mais habil quisermos torna-la, menos melodiosa. A verdadeira ciencia e' sempre aquela que atrai, nao alguns sibaritas cheios de si, mas a massa inteligente, que desde muito tempo e' desviada do caminho do belo, que e' simplicidade. A exemplo de seu mestre, os discipulos do Cristo haviam adquirido esse profundo saber de bem dizer, sobriamente, e seu falas, como o do Mestre, era marcado por essa graca esquisita, essa profundeza que, em nossos dias, numa epoca em que tudo mente em redor de nos, ainda fazem as grandes vozes do Cristo e dos apostolos modelos inimitaveis de concisao e de precisao. Mas a verdade desceu do alto; como os apoltolos dos primeiros dias da era crista, os Espiritos superiores vem ensinar e dirigir. O Livro dos Espiritos e' toda uma revolucao, porque e' conciso e sobrio: poucas palavras, muita coisa; nada de flores de retorica e de imagens, mas apenas pensamentos grandes e fortes que consolam e fortificam. Por isso agrada e agrada porque facilmente compreendido. Eis o cunho da superioridade dos Espiritos que o ditaram. Porque ha tantas comunicacoes vindas de Espiritos que se dizem superiores, refertas de insensatez, de frases inchadas e floridas? uma pagina para nada dizer? Tende certeza de que nao sao Espiritos superiores, mas pseudo sabios, que julgam produzir efeito, substituindo por palavras o vazio das ideias, a profundeza do pensamento pela obscuridade. Nao podem seduzir senao os cerebros ocos como os seus, que tomam o ouropel pelo ouro puro e julgam a beleza da mulher pelo brilho dos vestidos. Desconfiai desses Espiritos verbosos, de linguagem empolada e confusa, que exige tratos 'a bola para compreender. Reconhecereis a verdadeira superioridade pelo estilo conciso, claro e inteligivel sem esforco de imaginacao. Nao mecais a importancia das comunicacoes por sua extensao, mas pela soma de ideias que encerram em pequeno espaco. Para ter o tipo da superioridade real, contai as palavras e as ideias - refiro-me 'as ideias justas, sadias e logicas - a comparacao vos dara' a exata medida. Barbaret A RAZAO E O SOBRENATURAL (Sociedade Espirita de Paris - medium: Sr. A. Didier) E' o homem limitado na inteligencia e nas sensacoes. Nao pode compreender alem de certos limites e, entao, pronuncia a palavra sacramental, que por fim a tudo: sobrenatural. A palavra sobrenatural, na ciencia nova que estudais, e' palavra convencional, existe para nada exprimir. Com efeito, que significa? Fora da natureza; alem do conhecido. Nada mais insensato e absurdo do que aplica-la a tudo quanto esta fora de nos. Para o homem que pensa a palavra sobrenatural nao e' definitiva; e' vaga e faz pressentir. E' conhecida a frase banal do incredulo por ignorancia: "E' sobrenatural. Ora a razao, etc. etc." Que e' a razao? Ah! quando a natureza alargando-se e agindo dominadora, nos mostra seus tesouros deconhecidos, a razao, neste sentido, se torna irracional e absurda, pois persiste, a despeito dos fatos. Ora se ha um fato, e' que a natureza o permite. A natureza tem para nos manifestacoes sublimes, certamente, mas muito restritas, se entrarmos no dominio do desconhecido. Ah1 quereis escavar a natureza; conhecer a causa das coisas, causa rerum e julgais desnecessario por de lado vossa razao banal ? Estais brincando, senhores. Que e' a razao jumana senao a maneira de pensar do vosso mundo? Correis de planeta a planeta e pensais que a razao vos deve acompanhar? Nao, senhores. A unica razao que deveis ter um meio a todos esses fenomenos e' o sangue frio e a observacao nesse ponto de vista, e nao o ponto de vista da incredulidade. Ultimamente abordamos questoes muito serias, como vos lembrais. Mas, no meio do que diziamos, nao concluimos que todo o mal vem dos homens. Depois de muitas lutas e discussoes, tambem chegam os bons pensamentos, fe' e esperanca novas. Como vos disse ultimamente, o Espiritismo e' a luz que deve iluminar, d'agora em diante, toda inteligencia votada ao propresso. A prece sera o unico dogma e pratica unica do Espiritismo, isto e', a harmonia e a simplicidade. A arte sera nova, porque fecundada pela ideias novas. Pensai que toda obra inspirada por uma ideia filosofica-religiosa e' sempre manifestacao poderosa e sa; o Cristo sera sempre a humanidade, mas nao a humanidade sofredora; sera a humanidade triunfante. DONS MEDIUNICOS "Ora, ha' diversidades de dons, mas, um mesmo e' do espirito; ha' diversidades de ministerios, e um mesmo e' do Senhor; ha' diversidades de operacoes, mas, e' o mesmo Deus que opera tudo em todos. A cada um, porem, e' dada a manifestacao do Espirito para proveito. Pois a um, pelo Espirito e' dada a palavra de ciencia, segundo o mesmo Espirito; a outro, operacoes de milagres; a outro, a profecia; a outro, discernimento de Espiritos; a outro, interpretacao de linguas; mas, todas estas coisas opera um so e o mesmo Espirito, distribuindo a cada um particularmente como lhe apraz. (Paulo I Corintios: 12 - 4 a 11) Tudo promana de Deus, sem duvida, e o Divino Espirito e' o unico a expressar-se de mil modos em toda parte. Reflexionando-se em torno da bela epistola do Apostolo dos Gentios, encontramos a clara exposicao das faculdades mediunicas, por intermedio das quais o intercambio espiritual se faz presente, conforme sucede nas sessoes espiritas da atualidade. Os dons ampliam-se mediante a educacao dos seus portadores e o aprimoramento das faculdades trabalhadas pelo escorpo da caridade e pelas maos da abnegacao. Demitizados, os profetas de ontem ressugem na condicao de mediuns hodiernos, por cujo campo espiritual a imortalidade da alma se comprova, erradicando o cepticismo e anulando a duvida pertinaz. Variando de pessoa para pessoa, a mediunidade e' a ponte segura para propiciar ao homem o transito entre as duas margens do rio da vida: a material e a espiritual. Diversificada nas suas mais complexas expressoes, a mediunidade se desdobra em efeitos materiais e intelectuais, consoante Allan Kardec o demonstrou, ensejando manifestacoes do conhecimento mental e da acao fisica. Posteriormente, estudando os fenomenos de natureza psicocinetica, afirmou o Dr. Rhine, pai da contemporanea parapsicologia: "A mente, que nao e' fisica, atraves de processos nao-fisicos, interfere e modifica o meio fisico". Nos efeitos intelectuais, as bencaos da mediunidade se estendem por largo e variado compo de manifestacoes, que vao desde a psicofonia, 'a psicografia, 'a xenoglossia, ao profetismo, ensejando uma visao otimista e facultando o contato com o mundo extrafisico, mediante cujo concurso prepara o homem terreno para a sua fatalidade proxima que e' a vida-alem-da-vida, pelo inevitavel processo da morte. Nao era, pois, desconhecida ao Apostolo, a atividade pneumatologica, entao vigente na Igreja primitiva, e que, mais tarde, combatida e interpretada equivocadamente, terminaria por ser proibida, renascendo, posteriormente, na doutrina espirita, legateria natural do cristianismo nas suas bases verdadeiras. Assim, ha', sem duvida, "diversidade de dons, mas, um so' e' o Espirito", abrindo espaco para a educacao correta das forcas psiquicas e mediunicas inerentes a todos os homens, dentre os quais alguns as possuem mais especificamente para a tarefa de abalarem o mundo, anunciando e preparando a Era Nova que ja se inicia. Vianna de Carvalho, no livro Mediuns e Mediunidades, editora Arte e Cultura. O TRABALHO MEDIUNICO O "trabalho" mediunico e' para ser gratuito, pois o medium e' um dos principais beneficiados. O "trabalho" mediunico e' uma oportunidade de servir. Servir ao intercambio entre dois mundos, o visivel e o invisivel. O "trabalho" mediunico e' a chance que temos de reparar as falhas do passado, quando dirigimos a desgraca alheia. O "trabalho" mediunico e' a clara demonstracao de que as leis de Deus sao leis de amor, quando servimos aos seus designios sem pensar em recompensa. O "trabalho" mediunico e' um precioso tesouro que temos em maos, e, cabe 'a nos decidir se sera dilapidado pelo mau uso ou aumentado pelo cuidado na sua execucao. O "trabalho" mediunico e' dado de graca, e de graca deve ser distribuido. O "trabalho" mednico e' amor em acao. OFC REFLEXOES DE OSCAR FERREIRA CARNEIRO A tao altos designios se destina a missao da mulher na Terra que, desrespeita-la, e' insultar profundamente a lei divina. Tolerar demasiadamente o erro e' fomentar atitudes que, por nocivas, devem ser reprimidas. A falsidade desliza o curso de sua malefica influencia entre as margens da boa fe', que a fortifica com sua ingenua aceitacao. Exibir maldosamente os erros alheios nao corrige; apenas humilha, lancando um desafio 'a sua revolta. Viver bem e' saber aplicar, dentro da propria vida, os recursos que forjam uma vida melhor, no sentido de sua espiritualizacao. Expor, desnecessariamente, em publico, os erros de alguem, nao demonstra preocupacao em chama-lo ao caminho, mas apenas entrega-lo 'a perigosa sanha dos que se comprazem em ferir ao proximo. Desacreditar totalmente quem, num momento de fraqueza, errou quando, entretanto, possue otimas qualidades morais e' entrevar sua reabilita- cao, fazendo pesar o lado triste que sombreou, por instantes, sua vida. ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### NOVAS ADESOES Caro Jose' Tenho lido todos os boletins do GEAE, embora nao tenha ainda mandado meu nome para adesao, o que farei agora. Estou dando meus "primeiros passos" no espiritismo. Ja' li " O evangelho segundo o espiritismo" e "Nosso lar". Este ultimo trouxe comigo para os EUA. Em Julho fui no Brasil e tive uma rapida conversa com um primo espirita ha muitos anos. Nossa! Que otima conversa! Gostaria de escrever para ele, pois sinto que tenho muito que aprender e o assunto me interessa muitissimo. Hoje lendo o que escrevestes sobre a fundacao do GEAE me ocorreu perguntar se este tipo de intercambio, mais pessoal poderia ser feito. Sei que todo mundo e' muito ocupado, mas resolvi tentar. Quem sabe voces tem livros ou xerox de livros que possam ser enviados? Uma orientacao pessoal? um apoio espiritual? Quero participar, quero aprender. Meu nome e endereco segue abaixo: Gilka Oi Gilka. Eu tento nao deixar de responder quem me manda algo, se eu nao tiver como responder eu avisarei e passarei a bola para pessoas mais competentes. Recentemente foi publicado no GEAE o endereco da Allan Kardec Educational Society, que vende livros espiritas (e espiritualistas) em portugues, espanhol e ingles. Eu nao conheco os livros e nao posso testemunhar as traducoes, mas se voce tiver alguma duvida, me escreve que poderemos trocar ideias. O GEAE e' o local para discutirmos e trocarmos ideias. Eu nao me considero alguem que saiba tudo, e eu uso o GEAE para colocar as minhas questoes, e acho que o retorno tem sido excelente. A sua participacao pode acontecer de diversas maneiras, desde apenas lendo, o que ficaria no seu circulo pessoal, ate mesmo escrevendo um texto original (de sua autoria), passando por transcricoes de livros (ou revistas), opinioes, duvidas ... Eu costumo olhar muito a Revista Espirita, porque eu coloquei como meta pessoal a sua leitura, se nao completa e em sequencia, pelo menos o mais extensamente possivel, em temas selecionados. Como leitura para quem esta iniciando no Espiritismo eu recomendo o livro "O que e' o Espiritismo" e em seguida "O Livro dos Espiritos", ambos de Allan Kardec. Eu acho interessante como o "Evangelho segundo o Espiritismo" e' tao lido, e quase sempre antes de "O Livro dos Espiritos"; na minha opiniao isso dificulta a compreensao dos temas discutidos no "Evangelho ...". Voce pode fazer a seguinte experiencia: leia os dois livros que eu indiquei e depois leia novamente "O Evangelho ..." e "Nosso Lar". Voce notara como eles ficam diferentes ... Um grande abraco, Jose Cid. ******************** Jose Cid, Cheguei a dois meses aqui em Edinburgh, ando meio isolado pois pelo que me parece e' meio dificial encontrar grupos espiritas, ainda mais serios, como no Brasil. Vi su mensagem na bras-net e vou escrever para a Janet Duncan, pedindo mais informacoes aqui da ilha. By the way, gostaria de saber como posso participar do GEAE, como funciona, quais os objetivos, etc. Um abraco, Edjard. PS: Ah, sou espirita. |:-) ! Oi Edjard. Ha algum tempo atras a Andrea Menescal colocou um pedido de informacoes sobre a situacao do Espiritismo em outros paises (que nao o Brasil), colocando o que tinha visto na Alemanha. Eu nao sei quanto ela teve de retorno, mas pode ser que ela tenha uma ideia melhor da situacao na Inglaterra. Alias, seria interessante se ela pudesse fazer um resumo para o GEAE ... O objetivo do GEAE e' unir pessoas interessadas em estudar e trocar ideias sobre Espiritismo e assuntos correlatos, mesmo nao sendo (declaradamente) Espiritas. O que esta incluido em "assuntos correlatos" depende de interpretacao pessoal. Na minha opiniao, qualquer coisa pode ser discutida no GEAE, a abordagem e' que pode ser diferente, quando comparada 'a de outro grupo. A participacao se faz de diversas maneiras, desde o leitor ate' o colaborador direto (passando suas opinioes, leituras, duvidas, etc, para a forma eletronica), que envia textos para publicacao. Um grande abraco, Jose Cid. ***************** Caros amigos, sou aluno do Curso de Cie^ncias da Computaca~o da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e tenho acesso a Internet pelas estaco~es de trabalho do nosso departamento. Recebi, ha' alguns meses, publicaco~es isoladas do GEAE, via bras-net, e as achei muito interessantes. Sendo assim, gostaria de me associar a este grupo e de obter maiores informaco~es. Meus dados completos seguem-se logo abaixo. Desde ja', agradeco a atenca~o. Hugo Caro Jose Cid Gostaria de ser inscrito na lista do GEAE. Agradeco de antemao qualquer ajuda. Obrigado. Abracos, Andre' Eu gostaria de dar as boas vindas ao Hugo e ao Andre, e pedir a todos que me avisem se fazem parte ou nao da Bras-net, para que nao receba boletins em duplicata. Um grande abraco, Jose Cid. __________________________________________________________________ ADESOES AO GEAE: Envie seus dados, tais como: Nome: Endereco: fone: E.mail: Profissao: COMENTARIOS: Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. EDICOES ANTERIORES: Solicitacoes de edicoes anteriores do GEAE podem ser feitas para Jose Cid. ############################################## GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE E. mail: Jose Cid: jac14@po.cwru.edu ##############################################