################################################################# GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE 9(54)/93 19/10/93 ################################################################# PRIMEIRO ANIVERSARIO Com essa edicao o GEAE completa seu primeiro ano de plubicacao. O grupo comecou com uma inocente mensagem do Raul Franzolim, enviada 'a Bras- net, "perguntando" se tinha alguem interessado em Espiritismo na escuta. Conforme algum tempo depois me contou, ele nao esperava uma grande resposta, muito menos rapida, 'a esta mensagem. Mas, em pouco tempo (alguns dias) o grupo ja tinha saido do time-do-eu-sozinho para um enorme grupo de 15 pessoas. Segundo os dados que ele me passou, esse era o numero de assinantes no dia 19 de outubro do ano passado, exatamente um ano atras. Coincidentemente (ou nao) nos moravamos razoavelmente perto, cerca de uma hora e meia, de carro, ate julho deste ano, quando ele voltou para o Brasil. Assim, nos tivemos varias vezes juntos, e, naturalmente, conversamos sobre o GEAE. Ele me contou que ja estava aqui ha algum tempo e sentia falta dos encontros em torno do Espiritismo, para colocar em palavras simples. Entao ele pensou em enviar para a Bras-net uma mensagem para ver se tinha algum outro que se interessasse por discutir este assunto, nao importando se a pessoa estivesse engajada ou nao no Espiritismo. Nessa mesma epoca eu tambem ja estava pensando em fazer esse tipo de pergunta, mas nao de uma forma tao eficiente quanto o Raul fez. Eu tinha pensado em mandar uma mensagem simplismente perguntando se tinha "mais alguem por ai". Mas nao tinha me ocorrido que fosse possivel usar o correio eletronico para a criacao de um grupo de estudo. Entao, quando eu vi a mensagem do Raul, respondi o mais rapido que pude, pedindo para me juntar ao Grupo. Apenas com o passar do tempo eu percebi o alcance das mensagens que sao enviadas para os assinantes e para a Bras-net. So' com o tempo que eu vi o quao eficiente esse meio de comunicacao pode ser. Eu digo pode, porque o computador que o Raul tem endereco eletronico no Brasil esta com problema e ele nao pode mandar um texto para essa edicao. Hoje, olhando para tras, eu vejo como o GEAE cresceu, nao apenas em termos de numeros, mas em termos de grupo. AS PEDRAS NO CAMINHO Nesse espaco de tempo nao foram poucas as criticas. Nenhuma nova, que o Espiritismo nao tenha recebido antes. Eu gostaria de relembrar algumas passagens. Pouco depois das mensagens comecarem a ser enviadas para a Bras-net comecaram as criticas, a seguir em reproduzo duas datas e "subject", tirados de diversas mensagens que colecionei. Date: Mon Oct 26 09:45:50 1992 Subject: Re: GEAE 02/92 (sobre "uso indevido". Date: Wed Oct 28 13:38:56 1992 Subject: INDEVIDO USO DA REDE PELO GEAE To: bras-net@cs.columbia.edu Os boletins comecaram a ser enviados no dia 20 de outubro. Eu recebi o meu no dia 21, mas infelizmente nao anotei se veio atraves da Bras-net ou diretamente. De forma geral, eu noto que as mensagens que eu envio para la' demoram cerca de dois dia para serem retransmitidas para os assinantes. Pela data que recebi a critica mais antiga - 28 de outubro - nota-se que a reacao veio rapida. Isso provocou uma sensacao negativa em varios integrantes do grupo. Varios assinantes sugeriram ao Raul que parasse de enviar os boletins para a Bras-net, o que realmente acabou acontecendo. Mas o GEAE nao era o unico a receber criticas na Bras-net. Varios outros grupos/pessoas foram criticados e, nem um pouco sutilmente, levados a deixar de enviar mensagens para la. Ate mesmo a RUI, uma mensagem semanal, como o GEAE, enviada pelo Antonio Mauro, mais conhecido como Mauro Pacatuba, com cunho humoristico, foi "persuadida" a sair. Varias vozes se levantaram, e, eu, desde o inicio, defendi a total liberdade de expressao na Bras-net, nao importando o qual fosse o assunto. Eu vejo a Bras-net como uma banca de jornais, onde voce compra e le o que mais lhe convem. A banca que nao oferece o maior numero de opcoes nao tem clientes e perde a razao de existir. Da mesma forma eu defendi que o GEAE nao saisse da Bras-net, mas eu fui voto vencido dentro do Grupo. Pouco tempo depois, resultado de toda a discussao na Bras-net a respeito de liberdade de expressao e varias pessoas defendendo o direito de cada um escrever e enviar o que bem entendesse, alem de mensagens citando especificamente um apoio 'a volta do GEAE, e de cada um usar a tecla de "delete" para apagar o que nao quiser ler, recebemos uma mensagem do Raul. Date: Tue Nov 10 14:23:52 1992 Subject: GEAE-Retorno a bras-net To: assinantes Nao se tratava de uma volta "completa", como eu defendi, pois os botetins passavam a ser enviados apenas quinzenalmente para a Bras-net. Mas com isso estava vencida, na minha opiniao, a primeira grande prova de fogo para o GEAE. Explicando melhor. Eu acho que qualquer grupo de discussao e estudo deve ser aberto a qualquer pessoa que se interesse seriamente pelo assunto. E' assim que os Centros Espiritas funcionam no Brasil. Ninguem precisa de carteirinha para entrar. Vai quem quer, ouve quem quer, discute quem tem vontade. E todos nos devemos ser abertos 'a criticas. Ninguem e' dono da verdade e e' discutindo que se chega a alguma conclusao. Na minha opiniao, se o GEAE ficasse restrito apenas aos assinantes acabaria terminando, afogado na mesmisse dos mesmos pensamentos e elogios mutuos. Os boletins que sao enviados para a Bras-net sao lidos por varias pessoas que nao assinam, por nao achar importante, ou por acharem besteira discutir essas coisas. As mensagens que ja foram enviadas para a Bras-net foram o estimulo para muitos de nos passarmos a participar do grupo, assinando e recebendo todos os boletins. E sao elas que geraram varias discussoes interessantes, como por exemplo, uma discussao em torno do aborto. Alem disso eu gostaria de lembrar uma mensagem bem humorada que foi enviada logo depois da volta do GEAE: Date: Wed Nov 11 14:26:34 1992 Subject: GELEA( espirito) To: bras-net@cs.columbia.edu Essa mensagem chacoalhava com um texto do Raul, que nao se sentiu ofendido, achou ate engracada. Mas eu lembro que na primeira vez que li fiquei chateado, porque depois de toda a discussao ... Bom, isso e' liberdade de expressao! Mais adiante, na secao de comentarios, eu estou colocando o exemplo mais recente da importancia que as mensagens que sao enviadas para a Bras-net tem. E' uma serie de correspondencias que troquei com o Paulo Polito, a respeito de um trecho do ultimo boletim. O GRUPO O GEAE nao e' formado exclusivamente por Espiritas. E eu acho isso otimo, pois a riqueza de comentarios que podem surgir da forma com que cada um interpreta o que le e' impressionante. E a variedade de tendencias enriquece muito o conhecimento de todos nos. Nos boletins ja se discutiu aborto, homossexulaismo, sexualidade, pena de morte, que, pelo menos 'a primeira vista, parecem nao estar ligados ao Espiritismo. Mas, claro que estao, assim como qualquer assunto do nosso dia-a-dia, pois e' ai que aprendemos, enriquecemos nossos conheciementos e consertamos nossos defeitos. Eu costumo comparar o GEAE a uma versao eletronica da Revista Espirita de Kardec. La' Kardec colocava textos "experimentais", assuntos que ainda nao estavam claros, passagens de jornais relacionados com o "sobrenatural", criticas aos pseudo-espiritas, revelava embustes, etc. Os leitores da Revista nao eram, necessariamente, espiritas, ja que a revista era vendida abertamente. As pedras que o grupo encontrou pelo caminho nem de perto se equivalem 'as que Kardec encontrou para publicar a Revista. O nosso meio de comunicacao e' rapido, barato, atinge diversas partes do globo num piscar de olhos. E' um meio valioso para congregar ideias e para suportar a evolucao de um grupo de estudos. Com a participacao de todos nos, lendo as mensagens, analisando e comentando o conteudo. Tirando uma duvida, fazendo uma critica (veja bem, o Paulo Polito criticou Kardec! Quantos de nos "ousaria" critica- lo?), recebendo uma critica, contando uma passagem do dia a dia, discutindo um assunto que estava "girando na minha cabeca", etc. E no "etc" fica aberto a qualquer coisa, pois apenas discutindo que nos conseguimos vencer nossas duvidas e incertezas, corrigir opinioes distorcidas e analisar por um espectro mais amplo nossas crencas. A ferramenta que o Grupo dispoe e' valiosissima, e, ja' imaginaram o que Kardec poderia ter feito com uma ferramenta dessa??? O PRIMEIRO ANIVERSARIO DA REVISTA ESPIRITA - TEXTO DE A. KARDEC A Revista Espirita acaba de completar o seu primeiro ano e nos sentimos felizes em anunciar que, dora em diante, sua existencia se acha assegurada por um numero de assinantes que aumenta dia a dia, e que sua publicacao continuara. Os testemunhos de simpatia que de toda parte recebemos, o sufragio dos homens mais eminentes pelo saber e pela posicao social sao para nos um encorajamento na tarefa laboriosa que empreendemos. Recebam aqui, pois, aqueles que nos ajudaram na realizacao de nossa obra, o testemunho de nossa gratidao. Se nao tivessemos defrontado nem contradicoes nem criticas, estariamos ante um fato inaudito nos fastos da publicidade, principalmente por se tratar da emissao de ideias tao novas. Se, entretanto, de algo nos devemos adimirar e' de as ter encontrado tao poucas, em comparacao com os sinais de aprovacao, que nos tem sido dados, muito menos, sem duvida, ao merito do escritor, que 'a atracao do proprio assunto tratado e ao credito que, dia a dia, conquista nas mais altas camadas da sociedade; devemo-lo tambem - e disto estamos convencido - 'a dignidade que sempre temos conservado perante os nossos adversarios, deixando que o publico julgue entre a moderacao, de uma parte e a inconveniencia, da outra. O Espiritismo marcha a passos gigantescos pelo mundo inteiro. Diariamente une alguns dissidentes pela forca das coisas e, se, de nosso lado, podemos lancar algumas gramas na balanca desse grande movimento, que se opera e que marcara a nossa epoca como uma era nova, nao sera irritando e mesmo atacando de frente aqueles mesmos que desejamos atrair, mas sera pelo raciocinio e nao pelas injurias que nos faremos escutar. A tal respeito dao-nos os Espiritos superiores, que nos assistem, preceito e exemplo. Seria indigno de uma doutrina, que nao prega senao o anor e a benevolencia, descer 'a arena do personalismo. Deixamos essa tarefa aos que nao a compreendem. Nada, pois, nos desviaria da linha que temos seguido, da calma e do sangue frio, que nao cessamos de manter no exame raciocinado de todas as questoes, de vez que sabemos que assim conquistaremos mais partidarios serios do Espiritismo do que pela aspereza e pela acrimonia. Na introducao com que abrimos o primeiro numero tracamos o plano que nos propunhamos seguir: citar fatos, mas tambem analisa-los e submete-los ao escalpelo da observacao; aprecia-los e deduzir-lhes as consequencias. A principio, toda a atencao se concentrou nos fenomenos materiais, que entao alimentavam a curiosidade publica; mas esta tem o seu tempo e, uma vez satisfeita, perde-se-lhe o interesse, assim como a crianca abandona um brinquedo. Entao es Espiritos nos dizem: "Este e' o primeiro periodo; em breve passara, para dar lugar a ideias mais elevadas. Novos fatos revelar-se-ao, marcando um novo periodo - o filosofico - e a doutrina crescera em pouco tempo, como a crianca que deixa o seu berco. Nao vos inquieteis com as zombarias, pois zombarao dos proprios zombeteiros e amanha encontrareis defensores zelosos entre os mais ardorosos adversarios de hoje. Deus quer que seja assim e nos somos envarregados de executar a sua vontade. A ma' vontade de alguns homens nao prevalece- ra contra ela. O orgulho daquele que quer saber mais que Deus sera abatido." Efetivamente estamos longe das mesas girantes, que ja nao divertem, porque tudo cansa. So nao nos cansamos daquilo que fala ao nosso entendimento; e o Espiritismo voga a velas pandas em seu segundo periodo. Todos compreenderam que e' uma Ciencia que se funda, toda uma Filosofia, toda uma nova ordem de ideias. Era preciso acompanhar esse movimento, para ele contribuir, sob pena de sermos em breve ultrapassados. Eis por que nos esforcamos por nos mantermos 'a altura, sem nos fecharmos nos estreitos limites de um boletim anedotico. Elevando-se ao plano de uma doutrina filosofica, o Espiritismo conquistou inumeros aderentes, mesmo entre aqueles que jamais presenciaram um fato material. E' porque o homem aprecia aquilo que lhe fala 'a razao, aquilo de que se pode dar conta, que ele encontra na Filosofia espirita algo mais que um divertimento, alguma coisa que em si enche o vazio pungente da incerteza. Penetrando no mundo extra corporal por via da observacao, quisemos nela fazer entrar os nossos leitores e faze-los compreender. Cabe-lhes dizer se atingimos o nosso objetivo. Prosseguiremos em nossa tarefa no ano que se vai iniciar e que, tudo o prenuncia, sera fecundo. Novos fatos de uma ordem estranha surgem neste momento e nos revelam novos misterios. Registra-los-emos cuidadosamente e neles procuraremos a luz com tanta perseveranca quanto no passado, porque tudo pressagia que o Espiritismo vai entrar numa nova fase mais grandiosa e ainda mais sublime. Allan Kardec. Texto extraido da Revista Espirita de 1958, traducao de Julio Abreu Filho, editado pela EDICEL. REFLEXOES DE OSCAR FERREIRA CARNEIRO Um verdadeiro espirita nao se surpreende com os sofrimentos que o aflijam nem vacila em sua fe' com o testemunho de fatos indesejados que, inesperadamente, acontecam. Um verdadeiro espirita sabe que tais atitudes estariam em desacordo com a rigidez de sua conviccao na Doutrina que aceitou por compreensao e cuja base se firma na razao que tudo esclarece. A inveja e' evidente manifestacao de revolta contra a felicidade alheia. Um dos meios eficazes para prevenir possiveis abalos 'a tranquilidade do lar esta no esforco empregado por cada um dos elementos que o compoe para se fazer veiculo transmissor de constante bom humor. Aos espiritos desencarnados e' atribuida, muitas vezes, a responsabilidade das atitudes erradas dos que na Terra se encontram. Tais acusacoes magoam profundamente os espiritos, quando nao os torna efetivamente inimigos e perseguidores. O verdadeiro espirita evidencia, com maior clareza, a forca de sua conviccao nos momentos dificeis em que a dor o aflige. ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### Date: Thu Oct 14 13:55:17 1993 From: Paulo S. Polito Subject: GEAE To: bras-net@cs.columbia.edu Perola extraida do boletim do GEAE 10(53) de 12/10/93: "...6 - Por que ha selvagens e civilizados? Por que se tomarmos um hotentote nos cueiros e o educarmos nos mais afamados liceus, jamais dele faremos um Laplace ou um Newton?..." Para provar acima de qualquer infame suspeita meus poderes parapsicologicos vou adivinhar fatos particulares sobre a vida do espirito adiantado que escreveu o trecho acima: Perai', deixe eu me concentrar...o cara e'.... BRANCO ! mmmmmmmm....tem mais....ele tambem e'..... EUROPEU ! Paulo PoliTo - de roupa preta, peruca, oculos verdes e medalhao! paulo@zowwie.gso.uri.edu PS:Consultas individuais, preco a combinar. ------------------------- Oi Paulo. Do Aurelio. Hotentote - (de hottentot, do hol. sul-africano, atr. do ingl. hottentot.) Adj. 2 g. 1. da, ou pertencente ou reletivo 'a Hotentotia (Africa). S. 2 g. 2. natural ou habitante da Hoten- totia. S m. 3. a lingua dos Hotentotes. Ai nao diz que hotentote=negro, como voce sugeriu. Nem no texto do GEAE que voce leu. O texto fala em atraso intelectual, nao sugerindo de forma alguma que ele esteja relacionado com a cor da pele. Por sinal, se voce vem acompanhando os textos enviados para a Bras-Net, voce ja esta ciente disso. Ah, em tempo, os seus poderes parapsicologicos nao estao bem sintonizados. Quem escreveu o texto, na epoca, nao estava desen- carnado. Um grande abraco, Jose Cid. --------------------------------------------------- Date: Sun Oct 17 13:50:47 1993 From: Paulo S. Polito Subject: Re: GEAE To: jac14@po.CWRU.Edu Caro Jose, Hotentotes sao negros, mesmo que o Aurelio nao diga. Pelo que entendi a mensagem dizia que nao adiantaria tentar educar uma crianca Hotentote em uma escola ocidental, pois o espirito dela nao estaria preparado para tal grau de desenvolvimento intelectual. O autor nao cita a cor da pele mas cita a etnia. Poderiam ser Pataxos, Bantos ou Inuits, isto nao importa: meu argumento permanece. Minha indignacao deve-se ao fato de eu nao concordar em absoluto com a afirmacao acima. A afirmacao que data do seculo passado precede ou ignora estudos relacionando a etnia ao desempenho escolar, portando assim um carater especulativo ou racista. Mau desempenho escolar pode ser relacionado a diferencas entre a orientacao cultural da escola e a origem cultural da familia da crianca. Fortuitamente associar a raca ao fracasso escolar e' racismo sim. Nao creio que voce seja racista. Creio que essa mensagem passou despercebida ou foi entendida de forma diferente por nos dois. Kaplah! Paulo PoliTo. *Kaplah e' uma saudacao Klingon. Manter o bom humor e' dever de todos. ----------------------------------------------------------------- Oi Paulo. Voce teria mais informacoes sobre quem seriam os Hotentotes? Do tipo cultura, idade do grupo, tipo de relacionamento com o branco europeu (entendi que se tratava da Africa do Sul, portanto colonizada pelos ingleses), quando foram descobertos, etc. Eu realmente nao interpreto este trecho como racista, pois exemplifica apenas a encarnacao pela afinidade ao meio. Eu nao acho que isso e' uma forma de racismo. Quando eu estava escrevendo para voce eu lembrei do nosso Juruna, que apesar de muito educado nao foi um bom politico, como se propos. Isso e' um exemplo de que se pode ensinar uma lingua, uma ciencia ate', mas havera sempre um "gap" (no sentido de distancia vazia, desconhecida) a ser preenchido em pouco tempo (uma vida ou encarnacao). Uma das maiores descobertas das pesquisas Espiritas (apesar de muitos considerarem surpesticao e nao aceitarem os metodos, por pura falta de vontade de pensar um pouco) e' que o racismo e' completamente vazio, ja que alguem que foi braco em uma vida pode ser negro em outra (e assim por diante com as outras cores). Tudo isso forma a bagagem de experiencias que molda a personalidade do sujeito. Acredito que voce tenha tido oportunidade de conhecer mais de uma pessoa que nao gostasse da cor de pele que possui (assim como de cabelo, olhos, etc.). E outros que alimentassem preconceito contra as pessoas de outra cor. Isso vale tanto para brancos, como para negros e amarelos. E, na minha opiniao, a reencarnacao e' a melhor forma de "curar" o preconceito de alguem. Mostrando que a capa externa nao tem qualquer influencia no desenvolvimento moral/intelectual do sujeito. Um grande abraco, Jose Cid. PS.: E acho que nao perdi o bom humor. Eu dei essa impressao? ------------------------------------------------ Date: Mon Oct 18 09:17:42 1993 From: Paulo S. Polito Subject: Hotentotes To: jac14@po.CWRU.Edu Oi Jose, Que me lembre, a tribo Hotentote foi escravizada por nossos patricios d'alem mar e muita gente foi trazida p/ o Brasil. Uma caracteristica que a gente repara nos negros do brasil e' que tem um grupo mais para magro-e-alto, com tracos longilineos (Bantos ?) e a grosso modo, outro grupo mais baixo-gordo, principalmente da cintura para baixo (Hotentotes). Uma coisa que deve ter chamado a atencao quando dos primeiros contatos foi o padrao de beleza feminina nessa tribo: mulher bonita era mulher de quadris e coxas enormes. E', gordona mesmo! Afinal, por que e' que gente magra deveria ser universalmente bonita? Quando crianca o Juruna foi criado como indio e depois foi para a cidade dos brancos se educar. Deu no que deu. Meu ponto e' que se o nene-indio for transferido para a sociedade branca e educado -desde o dia que nasceu- como branco, vai ter exatamente a mesma performance escolar que qualquer outra crianca. A capacidade de aprender e a mesma. So' isso. Nao acredito Deus ou em espiritos, ou em reencarnacao. Ja' pensei bastante e com boa vontade no assunto (meu melhor amigo era espirita). Respeito quem acredita, desde que nao tente me doutrinar. Saudacoes, Paulo PoliTo -------------------------------------------------- Oi Paulo. Eu espero que em hora alguma eu tenha dado a impressao de querer te doutrinar. Eu, particularmente, nao gosto de proselitismo, mas adoro uma boa prosa ... Se voce nao se importar, eu gostaria de publicar essa nossa conversa no proximo boletim do GEAE, que sai amanha (terca). Acho que isso e' importante e mostra bem o objetivo dos boletins (na minha opiniao, no- vamente), que e' catalizar a discursao entre as pessoas que tem boa vontade em conversar serio. Mas esse boletim e' distribuido apenas aos assinantes, mas, posso envia-lo a voce tambem, ja que seria do seu interesse ver o que eu publiquei (sera' uma copia fiel de nossa cor- respondencia). Um grande abraco, Jose Cid. --------------------------------------------------------- Date: Mon Oct 18 14:49:31 1993 From: Paulo S. Polito Subject: Re: Hotentotes To: jac14@po.CWRU.Edu Oi Jose, Da minha parte tudo bem! Paulo PoliTo -------------------------------------------------------- Quando eu estava transcrevendo o texto de Kardec sobre pluralidade das existencias eu achei que a interpretacao que o Paulo deu a esse trecho seria perfeitamente plausivel. Eu mesmo tive que reler varias vezes, porque de primeira achei que estava copiando errado. Essa serie de mensagens me deu oportunidade de pensar e de conhecer um pouco mais sobre o povo Africano, com a explicacao do Paulo sobre quem era o grupo dos Hotentotes. Quanto a opiniao do Paulo, que nao importa onde uma crianca nasca, se for bem educada e treinada nos melhores colegios ela vai atingir um bom desempenho, eu concordo plenamente. Mas nao deixando de levar em consideracao o estagio evolutivo do espirito, que o Paulo naturalmente nao considera, pois nao acredita em sua existencia. Ate ai nada demais, pois as nuances evolutivas entre cada um de nos, habitantes deste planeta, sao muito sutis, e, e' muito dificil se dizer que e' mais evoluido. O fato de nascer em uma regiao pouco evoluida tecnicamente nao significa que o espirito nao tenha uma evolucao intelectual maior que a de seus (atuais) conterraneos, ja que o local/situacao da (re)encarnacao e' determinado pela lei de afinidade, e, na minha opiniao, as necessidades de evolucao moral sao mais preponderantes (nesse caso) que as necessidades de evolucao intelectual. NOVAS ADESOES Caro Jose Cid, Venho acompanhando as mensagens do GEAE a alguns meses, isso atraves da Brasnet, gostaria de saber se existe uma lista de assinantes deste grupo, nao para contribuicao como diz a ficha no final das mensagens, mas para acompanhar e conhecer um pouco da doutrina. Como meu interece eh recente, nao tenho condicoes de contribuir, mas gostaria de acompanhar mais as mensagens, porem na Brasnet a frequencia de mensagens eh baixa, por isso se existir uma lista gostaria de obter o endereco eletronico da mesma. Grato por qualquer informacao. Um abraco, Otavio. ------------------------------- Oi Otavio. Existe uma lista, que eu distribuo usando um "alias". Nao e' um listserver. Se voce se interessar, eu posso te incluir. A contribuicao nao aparece apenas enviando textos. Ela aparece tambem para os que leem os boletins. Pois o grupo nao e' formado por "especialistas". Por sinal eu nao conheco uma pessoa que seja diplomada em espiritismo ... Mas, voltando 'a seriedade, a participacao se faz nao so escrevendo um texto, mas contando suas impressoes de algum acontecimento, tirando duvidas ou comentando um texto lido (no GEAE ou em outra fonte), e ate mesmo apenas lendo os boletins (apesar de isso parecer muito pouco, e' extremamente importante, na minha opiniao). Apenas os numeros impares do GEAE sao enviados para a Bras-net. Os numeros pares circulam apenas entre os assinantes. Se voce se interessar, basta me avisar, que eu icluo o seu nome. Um grande abraco, Jose Cid. __________________________________________________________________ ADESOES AO GEAE: Envie seus dados, tais como: Nome: Endereco: fone: E.mail: Profissao: COMENTARIOS: Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. EDICOES ANTERIORES: Solicitacoes de edicoes anteriores do GEAE podem ser feitas para Jose Cid. ############################################## GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE E. mail: Jose Cid: jac14@po.cwru.edu ##############################################