################################################################# GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE 8(44)/93 10/08/93 ################################################################# ATAQUES AO ESPIRITISMO Hoje me deu curiosidade de olhar no indice da Revista Espirita quantos artigos tem sobre ataques ao Espiritismo, no periodo que Kardec foi Diretor. Eu pude contar 72 entradas (titulos) diferentes e 142 paginas diferentes! Pode nao parecer muito para doze anos de revista, mas vale lembrar que Kardec so' respondia aos ataques relevantes. Entre muitos, achei dois textos interessantes, que transcrevo a seguir. ATAQUES 'A IDEIA NOVA Como vedes, comecam a comentar as ideias Espiritas ate' nos cursos de teologia e a Revista Catolica tem a pretensao de demonstrar ex-professo, como dizem, que o Espiritismo atual e' obra do demonio, como se ve no artigo intitulado "do satanismo no Espiritismo moderno", naquela revista. Ora! deixai-os falar! deixai-os agir. O Espiritismo e' como aco e todas as serpentes usarao os dentes para o morder. Seja como for, ha' um fato digno de nota: e' que outrora desdenhavam ocupar-se com os que moviam mesas e cadeiras, ao passo que hoje muito se ocupam com esses inovadores, cujas ideias e teorias se elevaram 'a altura de uma doutrina. Oh! e' que esta doutrina, esta revelacao abre brecha em todas as antigas doutrinas, em todas as velhas filosofias, insuficientes para satisfazerem as necessidades da razao humana. Assim, sacerdotes, cientistas, jornalistas descem 'a arena empunhando a pena, para repelir a ideia nova: o progresso. Mas que importa? nao e' uma prova irrefugavel da propagacao dos nossos ensinamentos? Ora! nao se discute, nao se combate senao as ideias realmente serias e bem espalhadas, que nao podem ser tomadas como utopias, como quimeras brotadas de cerebros doentes. Alias, melhor que ninguem podeis ver bem a rapidez com que o Espiritismo recruta adeptos diariamente e isto ate' nas fileiras endurecidas do exercito, entre oficiais de todas as armas. Nao vos inquieteis, pois, com todos esses infelizes que uivam 'a toa, pois ja' nao sabem onde estao: vanecem ao facho do Espiritismo, porque, no fundo de suas consciencias, sentem que apenas nos estamos com a verdade. Digo nos, porque hoje, Espiritos e incarnados, so temos um objetivo: a destruicao das ideias materialistas e a regeneracao da fe' em Deus, a quem tudo devemos. Erasto (Medium: Sr. d'Ambel) - Revista Espirita, 1962, pg 124, traducao de Julio de Abreu Filho, edicao EDICEL. PODER DO RIDICULO Lendo um jornal, encontramos esta frase proverbial: Na Franca o ridiculo sempre mata. Isto nos sugeriu as seguintes reflexoes: Porque na Franca, antes que alhures? E' que aqui, mais que alhures, o espirito, ao mesmo tempo fino, caustico e jovial, apreende logo de saida o lado alegre ou ridiculo das coisas; busca-o por instinto, sente-o, adivinha-o, por assim dizer fareja-o; descobre-o onde os outros nao o percebiam e o poe em relevo com habilidade. Mas o espirito frances quer, antes de tudo, o bom gosto, a urbanidade ate na troc,a; ri de boa vontade de uma pilheria fina, delicada, sobretudo espirituosa, ao passo que as troc,as sem sal, a critica pesada, grosseira, causticante, semelhante 'a pata de urso ou ao soco do rustico, lhe repugnam, porque tem uma repulsa instintiva pela trivialidade. Talvez digam que certos sucessos modernos parecem desmentir essas qualidades. Haveria muito a dizer sobre as causas desta desvio, que nao deixa de ser muito real, mas que e' apenas parcial, e nao pode prevalecer sobre o fundo do carater nacional, como demonstraremos qualquer dia. Apenas diremos, de passagem, que esses sucessos que admiram as pessoas de bom gosto, em grande parte sao devidos 'a curiosidade muito vivaz, tembem, no carater frances. Mas escutai a multidado 'a saida de certas exibicoes; o julgamento que domina, mesmo na boca do povo, resume-se nestas palavras: E' desagradavel! contudo a gente veio unicamente para poder dizer que viu uma exentricidade. La' nao voltam, mas, esperando que a multidao de curiosos tenha desfilado, o sucesso esta feito, e e' tudo o que pedem. Da-se o mesmo em certos sucessos supostamente literarios. A aptidado do espirito frances para captar o lado comico das coisas faz do ridiculo uma verdadeira potencia, maior na Franca do que em outros paises: mas e' certo dizer que sempre mata? Ha que distinguir o que se pode chamar o ridiculo intrinseco, isto e', inerente 'a coisa mesma e o ridiculo extrinseco, vindo de fora e derramado sobre uma coisa. Sem duvida, este ultimo pode ser lancado sobre tudo, mas so fere o que e' vulneravel; quando ataca as coisas que nao dao margem, desliza sem alcanca-las. A mais grotesca caricatura de uma estatua irrepreensivel nada tira de seu merito e nao a faz decair na opiniao, pois cada um pode aprecia-la. O ridiculo nao tem forca senao quando fere com precisao, quando ressalta com espirito e finura os caprichos reais: e' entao que mata; mas quando cai no falso, absolutamente nao mata, ou antes ele se mata. Para que o adagio acima seja completamente verdadeiro, seria preciso dizer: "Na Franca o ridiculo sempre mata o que e' ridiculo". O que realmente e' verdadeiro, bom e belo jamais e' ridiculo. Se se leva 'a troc,a uma personalidade notoriamente respeitavel, como, por exemplo, o cura Viannet, inspira-se desgosto, mesmo aos incredulos, tanto que e' verdade que o que e' respeitavel em si e' sempre respeitado pela opiniao publica. Como nem todos tem o mesmo gosto, nem a mesma maneira de ver, o que e' verdadeiro, bom e belo para uns, pode nao o ser para outros. Entao quem sera o juiz? O ser coletivo que se chama todo o mundo, e contra cujas decisoes em vao protestam as opinioes isoladas. Algumas individualidades podem ser momentaneamente desviadas pela critica ignorante, malevola ou inconsciente, mas nao as massas, cujas opinioes sempre acabam triunfando. Se a maioria dos convivas num banquete acha um prato a seu gosto, por mais que digais que e' ruim, nao impedireis que o comam, ou pelo menos que o provem. Isto nos explica porque o ridiculo, derramado em profusao sobre o Espiritismo, nao o matou. Se ele nao sucumbiu, nao e' por nao ter sido revirado em todos os sentidos, transfigurado, desnaturado, grotescamente ridicularizado por seus antagonistas. E contudo, apos dez anos de encarnecida agressao, ele esta mais forte do que nunca. E' porque ele e' como a estatua de que falamos ha pouco. Em definitivo, sobre o que se exerceu particularmente o sarcasmo, a proposito do Espritismo? Em que realmente apresenta o flanco 'a critica: os abusos, as excentricidades, as exibicoes, as exploracoes, o charlata- nismo sob todos os aspectos, as praticas absurdas que sao apenas a sua parodia, de que o Espiritismo serio jamais tomou a defesa, mas que ao contrario, tem sempre desautorizado. Assim, o ridiculo nao feriu, e nao pode morder senao o que era ridiculo na maneira por que certas pessoas pouco esclarecidas concebem o Espiritismo. Se ainda nao matou inteiramente esses abusos, deu-lhes um golpe mortal, e era de justica. Entao o Espiritismo verdadeiro nao pode senao ganhar em se desembaracar da chaga de seus parasitas, e foram os seus inimigos que disso se encarregaram. Quanto 'a Doutrina propriamente dita, e' de notar que quase sempre ela ficou fora de debate. E, contudo, e' a parte principal, a alma da causa. Seus adversarios bem compreenderam que o ridiculo nao podeia atingi-lo; sentiram que a fina lamina da troc,a espirituosa deslizava sobre a couraca, por isso a atacaram com o tacape da injuria grosseira e o soco rustico, mas com tao pouco sucesso. Desde o principio, o Espiritismo pareceu a certas pessoas, 'a cata de expedientes, uma fecunda mina a explorar por sua novidade; alguns, menos tocados pela pureza de sua moral do que pelas chances que ai entreviam, meteram-se sob a egide de seu nome, com a esperanca de fazer dele um meio. Sao os que podem ser chamados espiritas de circunstancia. Que teria acontecido a esta doutrina se ela tivesse usado toda a sua influencia para frustar e desacreditar as manobras da exploracao? Ter- se-iam visto os charlataes pululando de todos os lados, fazendo uma alianca sacrilega daquilo que ha de mais sagrado: o respeito aos mortos com a suposta arte dos feiticeiros, advinhos, tiradores de cartas, ledores da sorte, suprindo os Espiritos pela fraude, quando estes nao vem. Logo ter-se-iam visto manifestacoes levadas para os palcos, truncadas pelos passes de escamoteacao; gabinetes de consultas espiritas anunciados publicamente e revendidos, como agencias de emprego, conforme a importancia da clientela, como se a faculdade mediunica pudesse trasmitir-se, 'a maneira de um fundo de comercio. Por seu silencio, que teria sido uma aprovacao tacita, a doutrina ter- se-ia tornado solidaria com esses abusos, diremos mais: cumplice deles. Entao a critica teria feito um belo jogo, porque com todo o direito, poderia ter tomado o partido da doutrina, que por sua tolerancia, teria assumido a responsabilidade do ridiculo e, por conseguinte, da justa reprovacao lancada sobre os abusos; talvez tivesse ela levado mais de um seculo para erguer-se desse choque. Seria preciso nao compreender o carater do Espiritismo e, ainda menos, seus verdadeiros interesses, para crer que tais auxiliares possam ser uteis 'a sua propagacao e sejam proprios para o fazer considerar como uma coisa santa e respeitavel Estigmatizando a exploracao, como temos feito, temos a certeza de haver preservado a doutrina de um verdadeiro perigo, perigo maior que a ma' vontade de seus antagonistas confessos, porque ela lhes teria apresentado um lado vulneravel, ao passo que eles se detiveram ante a pureza de seus principios. Nao ignoramos que contra nos sucitamos a animosidade dos exploradores e que nos afastamos de seus partidarios. Mas que importa? Nosso dever e' tomar em maos a causa da doutrina e nao os interesses deles; e esse dever nos cumpriremos com perseveranca e firmeza, ate' o fim. Nao era insignificante lutar contra a invasao do charlatanismo, num seculo como este, sobretudo um charlatanismo acompanhado, por vezes suscitado pelos mais implacaveis inimigos do Espiritismo. Porque, depois de haver fracassado pelos argumentos, bem compreendiam que o que lhes poderia ser mais fatal era o ridiculo. Por isso o mais seguro meio seria faze-lo explorar pelo charlatanismo, a fim de desacredita-lo na opiniao publica. Todos os espiritas sinceros compreenderam o perigo assinalado e nos acompanharam em nossos esforcos, reagindo por seu lado contra as tendencias que ameacavam desenvolver-se. Nao sao alguns casos de manifestacoes, supondo-os reais, dados como espetaculo, como aperitivo 'a minoria, que dao verdadeiros proselitos ao Espiritismo porque, em tais condicoes, eles autorizam a suspeita. Os proprios incredulos sao os primeiros a dizer que, se os Espiritos realmente se comunicam, nao sera para servirem de comparsas ou parceiros a tanto por sessao; por isso riem deles; acham ridiculo que nessas cenas se misturem nomes respeitaveis, e estao cem vezes com a razao. Para uma pessoa que seja levada ao Espiritismo por essa via, sempre supondo um fato real, havera cem que serao desviadas, sem mais querer ouvir dele falar. A impressao sera outra nos meios onde nada de equivoco pode fazer suspeitar da sinceridade, da boa-fe e de desinteresse, onde a notoria honorabilidade das pessoas impoe respeito. Se dai nao se sai convencido, pelo menos nao se leva a ideia de uma charlatanice. Assim, o Espiritismo nada tem a ganhar, e so' poderia perder, apoiando- se na exploracao, ao passo que os exploradores e' que se beneficiariam de seu credito. Seu futuro nao esta na crenca de um individuo por tal ou qual caso de manifestacao: esta inteirinho no ascendente que conquistar pela moralidade. Foi por ai que triunfou e triunfara ainda das manobras dos adversarios. Sua forca esta no seu carater moral, e e' o que lhe nao poderao tirar. O Espiritismo entra numa fase solene, mas na qual ainda tera que sustentar grandes lutas. E' necessario, pois, que seja forte por si mesmo e, para ser forte, e' preciso que seja respeitavel. Cabe aos seus adeptos dedicados faze-lo respeitar, inicialmente. pregando pela palavra e pelo exemplo; depois, em nome da doutrina, desaprovando tudo quanto possa prejudicar a consideracao de que deve ser rodeado. E' assim que podera desafiar as intrigas, a troc,a e o ridiculo. Allan Kardec - Revista Espirita, 1969, pg 39, traducao de Julio de Abreu Filho, edicao EDICEL. REFLEXOES DE OSCAR FERREIRA CARNEIRO Aquele que sabe abrir os olhos para Deus, sabe fecha-los complacente- mente aos defeitos alheios. Aquele que ja tem condicoes de progresso nao se anuncia. Serve, anda adiante, sempre util. Depois que passa, reconhecem-no. Aquele que anuncia muito a sua modestia e' orgulhoso de parecer modesto. Aquele que age com natural amor para com todos, pode contrair, complacentemente, no coracao do proximo a vontade de imita-lo. Quanto tempo perdido quando se entretem em esmiucar a vida alheia. Procurando servico, Deus apontara tanto, que as vinte e quatro horas de um dia serao poucas - nao sobrara tempo para a maledicencia. Aquele que experimentar durante um dia amar o bem, acordara desejando te-lo por companheiro outra vez. Nao se lisonjeie ninguem - procure-se incentivar. Estarao se preparando auxiliares divinos do progresso humano. Nao se cale diante do valor humano por despeito - cale-se apenas por caridade. ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### SOBRE OS LIVROS ESPIRITAS Caro Jose Cid: Gostei muitissimo da primeira parte do artigo "Primeiras Licoes de Moral da Infancia" , integrante do Jornal do GEAE. Gostaria de saber o que o GEAE tem como plataforma escrituristica; se somente a Biblia ou se o Livro dos Espiritas constitui-se tambem numa de suas plataformas. Desde ja', obrigada pela atencao. Regina. Realmente o texto de Allan Kardec e muito bom e atual, apesar de escrito a mais de um seculo (1864). O GEAE e um grupo de estudos Espiritas. O Espiritismo possui varios livros publicados, mas as obras basicas sao: O que e' o Espiritismo O Livro dos Espiritos O Livro dos Mediuns O Evangelho segundo o Espiritismo Ceu e Inferno A Genese Obras Postumas Os primeiros doze anos da Revista Espirita. Todos eles foram escritos por Allan Kardec. Alem destes, varios outros livros foram publicados sobre os mais diversos aspectos do Espiritismo, como filosofia (sobretudo os livros de Jose Herculano Pires); moral (livros psicografados por Chico Xavier), educacao, psicologia (gosto muito de um de Bezerra de Meneses); e muitos outros. A Biblia por si so' e' um livro importante, em minha opiniao, sobretudo pelo aspecto historico. Um grande abraco, Jose Cid. SOBRE O GEAE Ola, Cid, Sou um pesquisador do INPE que estou nos EUA desde abril ultimo. Sou espirita, desde a infancia, e foi uma surpresa, para mim, me defrontar com seu noticiario. Surpresas a parte, gostaria de parabeniza-lo pela iniciativa, que achei muito interessante. Por outro lado gostaria de receber mais informacoes sobre seu grupo GEAE. A proposito, voce sabe de algum grupo do nosso movimento que tenha atividades aqui em Los Angeles? Procurei bastante, mas nada encontrei. Um abraco, Elbert Eu nao mereco os parabens, pois a iniciativa nao foi minha. A iniciativa em enviar para a Bras-net a primeira mensagem do GEAE, perguntando se tinha alguem interessado em Espritismo por ali foi o Raul Franzolin, que ate julho estava na Ohio State Univerity fazendo pos-doc. Eu nada mais sou do que um leitor/colaborador, temporariamente fazendo os trabalhos de edicao, ate que o Raul possa voltar a ser o Editor. Gostaria tembem de fazer uma outra correcao. O GEAE nao e' meu grupo, e' um grupo formado por todos nos, leitores e colaboradores. Eu tabem tentei encontrar grupos Espiritas por aqui. Tentei entrar em contato com o unico que tinha noticia (apareceu no Reformador, da FEB), mas nao recebi resposta. Como o fundador ja faleceu, pode ser que tenha sido extinto ou mudado de endereco. Ha pouco o Vannucci me contou do Grupo de estudos Espiritas Allan Kardec. Eu mandei uma carta para eles e estou aguardando resposta. Quando receber vou colocar no GEAE. Um grande abraco, Jose Cid. SOBRE O TEXTO DE ALLAN KARDEC DA EDICAO ANTERIOR ... Aproveito a oportunidade para dar os parabens pela msg sobre a moral das criancas. Eu tenho duas filhas e passei por situacoes semelhantes a que voce descreve. Numa ocasiao uma delas me perguntou o que ganharia se comesse toda a comida. Eu achei estranho, pois nunca distribuimos premios por causa de um prato limpo. Eu disse, portanto, que nao daria nada. O premio ja era a comida em si. Ela e que deveria agradecer pela comida que recebia. Outra feita, a outra menina me perguntou o que ganharia se arrumasse todo o quarto. Eu disse que arrumar e mante-lo arrumado era obrigacao dela e que eu nao poderia pagar nada ja que era tarefa dela. Tenho tentado induzi-las a dividir os brinquedos, sem oferecer nada em troca. Sempre digo que o rosto alegre da pessoa que recebeu o presente ou o carinho em outra forma, como em um beijo, ja e mais do que compensacao. Pagarmos a crianca pelo carinho que ela manisfestou a outrem e mais do que induzi-la ao egoismo. E ensina-la que o relacionamento humano deve ser prostituido. Parabens pela linda msg. E sempre agradavel ler o GEAE. Um abraco, MARIA OLIMPIA REZENDE Allan Kardec esta sempre atual ... A dificuldade enfrentada no dia-a-dia com os filhos e' enorme. Cada instante e' importante nesta convivencia. Cada palavra pode ser interpretada da forma desejada ou nao. Por isso o dialogo sincero e' o melhor caminho. Muito dialogo ainda nao e' suficiente. E' preciso mais ... Sinceridade, sobretudo! Jose Cid. __________________________________________________________________ ADESOES AO GEAE: Envie seus dados, tais como: Nome: Endereco: fone: E.mail: Profissao: COMENTARIOS: Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. EDICOES ANTERIORES: Solicitacoes de edicoes anteriores do GEAE podem ser feitas para Jose Cid. ############################################## GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE E. mail: Jose Cid: jac14@po.cwru.edu ##############################################