Ano 16 Número 531 2007



15 de novembro de 2007
 

"Fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão, 
face a face,
em todas as épocas da humanidade"

Allan Kardec



 ° EDITORIAL

As time goes by ...

         


 ° ARTIGOS
Reflexões Críticas sobre o Perispírito e sua Influência na Formação e Manutenção do Corpo Físico

Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Espiritismo
A universalidade da Psicografia

   


 ° HISTÓRIA & PESQUISA

Cronologia Espírita


          Referências Bibliográficas
     

 ° QUESTÕES & COMENTÁRIOS

Estudando o Livro dos Espíritos
     

 ° PAINEL

Desencarna Honório Abreu
Lançamento de livro espírita para crianças durante o V Congresso Espírita Mundial
Seminário em Londres sobre o corpo espiritual
 


 ° EDITORIAL
As Time goes by ...

Uma música famosa, por aparecer em um dos clássicos do cinema americano,  refere-se ao passar do tempo.  A musica, falando do amor, diz que as coisas fundamentais não mudam com o passar do tempo. Assim é de fato, o que é fundamental para o ser permanece ao longo do tempo, não importam os modismos que vem e vão ao sabor dos caprichos humanos. O que muda realmente é nossa compreensão da vida e quanto nos apercebemos do que realmente é fundamental para nós.

Tempos de transformação, como os que vivemos agora, desestabilizam velhas visões do mundo para que justamente construamos novas, mais afinadas com a realidade. Assim, aos poucos vamos nos apercebendo que fundamentalmente dependemos uns dos outros, que somos interligados a todo o universo ao nosso redor. Que exercer o amor ao próximo como a nós mesmos exige compreensão destes interelacionamentos e responsabilidade nas ações que tomamos, ações cujas consequências se propagam a nosso redor.

Assim, vemos que conceitos como sustentabilidade e responsabilidade social passam a fazer parte das discussões econômicas. Vemos também que a ciência, ainda de forma titubeante, aos poucos se distancia da postura ingenua dos positivistas do século XIX e passa a perceber que existem outras realidades além das que podem ser analisadas em laboratório. Ainda virá o dia em que perceberão que o funcionamento básico do corpo fisico depende de seu molde espiritual, que atua desde o processo de formação do feto até os processos que mantém o ser vivo e saúdavel por toda sua vida. Que a morte, em essência, é simplesmente o momento em que esse corpo espiritual deixa de sustentar o corpo fisico e o ser se liberta para a verdadeira vida, que é a espiritual.

É uma época fabulosa a que vivemos, onde se abrem oportunidades imensas de participação na construção de uma nova civilização.  Estamos nos tempos predidos por Jesus e, se o joio e o trigo ainda se misturam, o processo de separação já está em curso.

Nesta edição falamos do corpo espiritual, em artigo escrito em conjunto pelo Alexandre, pelo Antonio e pelo Christiano. Trazemos também uma análise sobre a psicografia pelo José Reis e uma pequena reflexão nossa de como a sustentabilidade e a responsabilidade social nas empresas se afinam com a visão espírita do mundo.

A medida que o tempo passa vão se delineando com mais clareza o que é fundamental para o ser e o que é acessório. Jesus disse que passariam céus e terras, mas que seus ensinamentos permanecerão. É o que estamos vendo acontecer, a medida que o homem se transforma, mais ele comprende que não há nada mais fundamental que "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo", o resto é acessório.

Que a Paz de Deus esteja com todos,

Carlos A. Iglesia Bernardo
Conselho Editorial

Índice

 ° ARTIGOS


Reflexões Críticas sobre o Perispírito e sua Influência na Formação e Manutenção do Corpo Físico

Alexandre Fontes da Fonseca, Antonio Cunha Lacerda Leite e Christiano Torchi

1. Introdução
 
Uma das questões mais importantes para a Ciência Espírita é o estudo das propriedades e funções do perispírito. A Ciência, que ainda não reconhece sua existência, muito se beneficiaria do estudo do perispírito no desenvolvimento de novos tratamentos para determinadas doenças e na orientação para uma vida mais saudável. Não somente a área médica teria grande proveito no conhecimento do corpo espiritual da criatura, mas as ciências exatas teriam nesse assunto uma área nova para pesquisar, sem embargo das profundas indagações filosóficas que o tema suscita, considerando que ele abre ao pesquisador um novo paradigma para o estudo da origem e da evolução dos seres vivos.
 
O estudo do perispírito não está circunscrito apenas às Obras Básicas da Codificação. Estudiosos como o Dr. Hernani G. Andrade e Dr. Zalmino Zimmermann buscaram aprofundar esses conhecimentos, chegando o primeiro, por exemplo, a propor uma teoria ou modelo para o perispírito, denominado Modelo Organizador Biológico (MOB) [1,2]. Além disso, o Movimento Espírita conta com o trabalho profícuo de Zalmino Zimmermann que apresenta tudo, ou quase tudo, o que já foi estudado e pesquisado a respeito do perispírito [3], uma obra de inestimável valor cultural e científico, de leitura indispensável para todo e qualquer estudioso e pesquisador espírita e  mesmo não-espírita.
 
Neste artigo, propomos um esclarecimento e uma abordagem adicional sobre a influência do perispírito na formação e manutenção do corpo físico do ser humano. Procuraremos estabelecer mais acuradamente, e de acordo com os avanços científicos atuais relacionados com o tema, o valor justo dessa influência em contrapartida aos fatores puramente materiais presentes nesses processos. Basicamente, desejamos mostrar que o perispírito não é um molde mecânico ou rígido do corpo físico, assim como se faz na fabricação de peças de metal ou gesso, nem que sua influência ocorre da mesma forma como no conhecido exemplo da limalha de ferro que se organiza de acordo com as linhas de campo de um ímã. Analisaremos diversas explicações sobre o assunto contidas nas Obras Básicas da Codificação e em outras obras espíritas, para mostrar que os processos de formação e manutenção do corpo físico ocorrem devido a uma interação harmoniosa entre forças puramente materiais e forças espirituais ou psíquicas.
 
Na seção 2, exporemos trechos de A Gênese [4] relacionados com a ação do perispírito sobre a matéria. Na seção 3, analisaremos a idéia de molde associada ao perispírito e na seção 4, examinaremos o Modelo Organizador Biológico. Na seção 5, confrontaremos algumas citações espíritas a respeito da importância dos fatores puramente materiais nos processos de formação e manutenção do corpo físico. Na seção 6, apresentaremos uma proposta qualitativa para a influência do perispírito sobre o corpo físico. Na seção 7, resumiremos a discussão apresentada e tiraremos as conclusões.
 
2. Ação do perispírito sobre a matéria

 
No item 17 do cap. XI de A Gênese [4], Kardec diz:
   
Pela sua essência espiritual, o Espírito é um ser indefinido, abstrato, que não pode ter ação direta sobre a matéria, sendo-lhe indispensável um intermediário, que é o envoltório fluídico, o qual, de certo modo, faz parte integrante dele.
   
Mais adiante, nesse mesmo item, o Codificador acrescenta:
   
Esse envoltório, denominado perispírito, faz de um ser abstrato, do Espírito, um ser concreto, definido, apreensível pelo pensamento. Torna-o apto a atuar sobre a matéria tangível, conforme se dá com todos os fluidos imponderáveis, que são, como se sabe, os mais poderosos motores.
   
É importante destacar a preocupação de Kardec em mostrar o Espírito como um ser que pudesse atuar e interagir com o corpo físico, pois, se isso fosse impossível, não poderíamos associar a responsabilidade de um Espírito aos seus atos como encarnado. Portanto, a possibilidade de influência do Espírito sobre a matéria, por meio do perispírito, é um ponto fundamental no Espiritismo. Resta-nos o trabalho de pesquisa sobre o como essa influência ocorre, o que repercutirá tanto na Ciência como um todo, quanto sobre nossa maneira individual de encarar a vida. Esse trabalho de investigação sobre o corpo espiritual não pertence somente ao Espiritismo e vem sendo realizado por diversas doutrinas e religiões ao longo dos tempos. Acreditamos que a Doutrina Espírita possui elementos para nos ajudar ainda mais no aprofundamento da questão, em ambos os aspectos, científico e filosófico, o que já vem ocorrendo, conforme se pode notar na obra Perispírito [3].
 
Ainda em A Gênese [4], (item 11 do cap. XI), Kardec frisa:
           
Para ser mais exato, é preciso dizer que é o próprio Espírito que modela o seu envoltório e o apropria às suas novas necessidades; aperfeiçoa-o e lhe desenvolve e completa o organismo, à medida que experimenta a necessidade de manifestar novas faculdades; numa palavra, talha-o de acordo com a sua inteligência. Deus lhe fornece os materiais; cabe-lhe a ele empregá-los. É assim que as raças adiantadas têm um organismo ou, se quiserem, um aparelhamento cerebral mais aperfeiçoado do que as raças primitivas. Desse modo igualmente se explica o cunho especial que o caráter do Espírito imprime aos traços da fisionomia e às linhas do corpo.” (Grifos em negrito, nossos).
   
Inferimos do texto acima que o Espírito modela o corpo por meio do perispírito. Mas como se processaria esse modelamento? Essa é, talvez, uma das questões científicas mais importantes de nosso século, pois a resposta a ela pode significar uma demonstração, em termos dos conceitos das diversas ciências, da sobrevivência da alma. Sabemos, no entanto, o quão difícil ainda é acharmos uma resposta precisa para essa pergunta. Nosso objetivo aqui é procurar algumas pistas que possam ajudar a guiar futuros pesquisadores na busca pela resposta da questão acima.
   
3. A idéia de molde
 
A idéia de molde foi proposta por diversos estudiosos espíritas, desde a época de Kardec. Essa idéia consiste em propor que o perispírito é um molde para o corpo físico. O conceito de molde é o de algo que se utiliza para dar formas a um material inicialmente amorfo e maleável que, após secar ou esfriar, se torna rígido porém na forma proporcionada pelo molde. É importante destacar que o molde é completo no sentido de que nenhum outro fator externo é necessário para a formação do objeto. Seria o perispírito um molde no mesmo sentido? Neste tópico, vamos analisar essa questão. 
   
Gabriel Delanne, contemporâneo de Kardec, na obra O Espiritismo Perante a Ciência [5] afirma, categoricamente, à p. 246, cap. 2, 4a parte, que o perispírito é o esboço sobre o qual se modela o corpo humano. O mesmo autor, no livro A Evolução Anímica [6], obra de leitura indispensável, no cap. 1, p. 39, assevera que o perispírito
   
contém o desenho prévio, a lei onipotente que servirá de regra inflexível ao novo organismo, e que lhe assinalará o lugar na escala morfológica, segundo o grau de sua evolução. É no embrião que se executa essa ação diretiva. (...). (Grifos em negritos, nossos). 
     
E no capítulo 4, à página 125-126:
     
A indestrutibilidade e a estabilidade constitucional do perispírito fazem dele o conservador das formas orgânicas; graças a ele, compreendemos que os tecidos possam renovar-se, ocupando os novos o lugar exato dos antigos, e daí a manutenção da forma física, tanto interna como externa.” (Grifos em negrito, nossos).
   
Ainda Delanne, em “O Fenômeno Espírita” [7], p. 174-175, insiste:
   
Esse perispírito é o molde fluídico no qual se incorpora a matéria durante a vida. (Grifos em negrito, nossos).
 
Léon Denis, fiel companheiro e continuador de Kardec, reporta-se ao perispírito como “forma fluídica original”, “esboço fluídico”; “regulador”; “mediador plástico”; “armadura invisível”, nos livros “Cristianismo e Espiritismo” [8] e “O Grande Enigma” [9].
A seu turno, Emmanuel esclarece, na obra “Roteiro” [10], p. 31, cap. 6:
 
O perispírito é, ainda, corpo organizado que, representando o molde fundamental da existência para o homem, subsiste além do sepulcro, demorando-se na região que lhe é própria...(Grifos em negrito, nossos).
 
Essas colocações se baseiam em determinados fenômenos fisiológicos como a diferenciação das células no processo de crescimento do embrião, a regeneração de determinados tecidos e a manutenção da forma física. A idéia de molde é excelente para explicar esses fenômenos fisiológicos, contudo, podemos identificar algumas questões para as quais a idéia de molde não traz solução definitiva.
   
Sabemos, pela Ciência, que os seres vivos seguiram um processo evolutivo a partir de seres mais simples em organização para seres mais complexos e ricos, culminando com o surgimento do ser humano. Kardec tinha conhecimento disso e no item 15 do cap. XI de
A Gênese, assim se expressa:
   
Da semelhança, que há, de formas exteriores entre o corpo do homem e o do macaco, concluíram alguns fisiologistas que o primeiro é apenas uma transformação do segundo. Nada aí há de impossível, nem o que, se assim for, afete a dignidade do homem. Bem pode dar-se que corpos de macaco tenham servido de vestidura aos primeiros Espíritos humanos, forçosamente pouco adiantados, que viessem a encarnar na Terra, (...).
   
Porém, sabemos que esse processo evolutivo não ocorreu em dias ou meses, mas em milhares de anos. Qualquer melhoramento na raça humana se processou de modo muito mais lento do que a idéia de um molde rígido poderia sugerir.
 
Uma outra questão que não pode se explicada pela idéia de molde advém da questão 356 de O Livro dos Espíritos [11]:
   
356. Entre os natimortos alguns haverá que não tenham sido destinados à encarnação de Espíritos ?
Alguns há, efetivamente, a cujos corpos nunca nenhum Espírito esteve destinado. Nada tinha que se efetuar para eles. Tais crianças então só vêm por seus pais.
   
Se é possível que um corpo de bebê se forme sem a presença de um Espírito ligado àquele, então o que serviu de molde para ele? O perispírito da mãe não poderia ser um molde no sentido da palavra. Desse exemplo inferimos que talvez a idéia da influência do perispírito sobre o corpo físico não esteja bem representada pelo conceito de molde.
 
Podemos citar, também, o caso Segismundo, presente no livro Missionários da Luz [12]. No capítulo 14, por exemplo, André Luiz narra a atuação dos “Construtores” (uma equipe de Espíritos responsável pela formação do novo feto) nos primeiros 21 dias após a ligação do perispírito de Segismundo ao embrião. Sem deixar de haver a influência do perispírito de Segismundo na formação do feto, os “Construtores” agem sobre as células em formação “para que a reencarnação, por vezes tão dificilmente projetada e elaborada, não venha a falhar, de início, por falta de colaboração de nosso plano, onde são tomados os compromissos”, disse o chefe dos “Construtores”.
 
Se existe o risco de prejuízo no processo inicial de formação do feto a ponto de, em casos onde há merecimento, a Espiritualidade intervir para que nada dê errado, então concluímos que o perispírito, sozinho, não garante sucesso absoluto na formação do novo corpo. Isso nos mostra, mais uma vez, que a idéia de molde ainda é insuficiente para descrever, em caráter definitivo, a influência do perispírito sobre o corpo físico. 
   

(Continua no próximo boletim)
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Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Espiritismo


Carlos A. Iglesia Bernardo

"Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.

Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e actividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.

A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.

Para um empreendimento humano ser sustentável, tem de ter em vista 4 requisitos básicos. Esse empreendimento tem de ser:

  • ecologicamente correcto;
  • economicamente viável;
  • socialmente justo; e
  • culturalmente aceito."  
WIKIPEDIA - http://pt.wikipedia.org/wiki/Sustentabilidade


"Responsabilidade social corporativa é o conjunto amplo de ações que beneficiam a sociedade e as corporações que são tomadas pelas empresas, levando em consideração a economia, educação, meio-ambiente, saúde, transporte, moradia, atividade locais e governo, essas ações otimizam ou criam programas sociais,trazendo benefício mútuo entre a empresa e a comunidade, melhorando a qualidade de vida dos funcionários, quanto da sua atuação da empresa e da própria população."

WIKIPEDIA - http://pt.wikipedia.org/wiki/Responsabilidade_Social


"884. Qual é o caráter da propriedade legítima?
-- Só há uma propriedade legítima, a que foi adquirida sem prejuízo para os outros. (Ver item 808).
A lei de amor e de justiça proíbe que se faça a outrem o que não queremos que nos seja feito, e condena, por esse mesmo princípio, todo meio de adquirir que o contrarie.
885. O direito de propriedade é sem limites?
-- Sem dúvida, tudo o que é legitimamente adquirido é uma propriedade, mas, como já dissemos, a legislação humana é imperfeita e consagra freqüentemente direitos convencionais que a justiça natural reprova. É por isso que os homens reformam suas leis à medida que o progresso se realiza e que eles compreendem melhor a justiça. O que num século parece perfeito, no século seguinte se apresenta como bárbaro. (Ver item 795)."

Allan Kardec, "O Livro dos Espíritos" - http://www.geae.inf.br/pt/livros/le/le3-11-2.html

A sociedade humana, acompanhando a evolução dos seres que a compõe, se transforma ao longo do tempo. As realidades econômicas e culturais se renovam, adequando-se as necessidades de aprendizado das comunidades que as vivem.  Assim, o que em um momento parece ser o auge do aperfeiçoamento humano, no seguinte se vê superado por novas descobertas, por melhorias ou por melhor compreensão dos seus fundamentos.

O panorama da história humana, visto sob a ótica espírita, se apresenta como uma longa caminhada em rumo de uma sociedade mais fraterna e voltada para a realização do ser humano. Há momentos em que um aspecto ou outro se destacam, que civilizações ensaiam uma ou outra lição, mas visivelmente há uma linha condutora. Essa linha condutora é a conscientização gradativa dos indíviduos de que fazemos parte de um todo maior, que nossa vida influencia e é influenciada por tudo o que nos rodeia.

Dos primitivos agrupamentos humanos, que se reuniam em torno das fogueiras buscando proteção mútua contra os predadores, até as modernas corporações multinacionais, aprendemos a conviver em comunidades cada vez mais complexas, passamos a entender e a controlar grandezas físicas que nos permitiram mudar o meio ambiente ao nosso redor, mas principalmente nos tornamos cada vez mais interdependentes e conscientes do nosso impacto sobre o mundo em que vivemos.

É fácil de constatar essa interdependência. Uma crise econômica do outro lado do mundo afeta os empregos por aqui. A subida do preço de uma comoditie internacional impacta nos indices de inflação e na taxa de juros. Pequenas mudanças no clima, provocadas pela industria de um país, afetam os níveis do mar em outro.

E no âmbito local, pessoas e empresas estão aprendendo que não é possível crescer sem que haja um desenvolvimento da comunidade que a cerca. Não somente a elevação da renda, para que existam consumidores, mas outros aspectos antes ignorados. Se tornam cada vez mais evidentes as relações entre a saúde financeira da empresa e os benefícios diretos e indiretos que ela traz para a sociedade. Uma nova forma de lucro está surgindo, aquela em que ele é derivado da admiração que a empresa provoca no mercado.

O Espírita, consciente da realidade espiritual e da importância do momento em que estamos, não pode deixar de ver com bons olhos esta transformação no mundo corporativo. As noções de sustentabilidade e responsabilidade social prenunciam a empresa do amanhã.

As forças que estão levando as empresas a adotarem esta nova postura são principalmente a globalização econômica e a constatação científica do aquecimento global. Nada acontece por acaso, a transformação de mentalidade provocada por estas forças vai na mesma direção que a que seria provocada pela aplicação dos principios espíritas as ciências econômicas e sociais.
 
No fundo os efeitos positivos da responsabilidade social e da sustentabilidade são derivados da aplicação da lei de ação e reação em aspectos da vida cotidiana. Ao buscar o bem do próximo, mesmo que devido a estratégia de negócios, a empresa atua de forma positiva.

"-- Toda ação traz os seus frutos; os das boas ações são doces e os das outras são sempre amargos; sempre, entendei bem isso." Resposta dos Espíritos a questão 810. Allan Kardec, "O Livro dos Espíritos" - http://www.geae.inf.br/pt/livros/le/le3-9-4.html

Somos responsáveis por nossos atos e se queremos um mundo melhor temos que arregaçar as mangas e trabalhar para que ele aconteça. Se queremos que nossa vida pessoal seja melhor, melhoremos a vida dos que nos rodeiam. Se queremos que nosso negócio prospere, espalhemos a prosperidade entre funcionários, clientes, vizinhos e parceiros. O mundo nos retorna o resultado de nossas ações.

Índice

A Universalidade da Psicografia

José Reis Chaves

(Coluna em  O TEMPO,  de Belo Horizonte - www.otempo.com.br)

A psicografia, além da descrição da mente, é a escrita dos espíritos.  Grandes universidades do mundo estudam esse fenômeno. Para o pastor Nehemias Marien (Rio) -  doutor em Bíblia - há psicografia na Bíblia.

São numerosos os médiuns psicógrafos de todas as religiões, entre eles desembargadores, embaixadores, generais, coronéis, procuradores de justiça, escritores, juízes, promotores de justiça, padres, bispos, pastores, santos da Igreja e de outras religiões, advogados, engenheiros, jornalistas, médicos, psicólogos, psiquiatras, professores e cientistas. Com as mãos deles, os espíritos escrevem suas mensagens e livros. São três os tipos de psicografia mais comuns: o do médium mecânico, do intuitivo e o do semimecânico. O movimento das mãos do médium mecânico é totalmente feito pelo espírito. E o pensamento do médium ocorre depois da ação de sua escrita, pois as idéias são do espírito. E é impressionante a velocidade da escrita desse médium. Até parece que ele está apenas assinando as páginas! No médium intuitivo, ele próprio controla suas mãos. O espírito atua na alma do médium. O pensamento vem antes do que escreve, pois escreve consciente. Já com o médium semimecânico, há uma mistura do que ocorre com os dois tipos de médiuns anteriores. Ele sente que suas mãos são impulsionadas para escrever, independentemente de sua vontade, mas ele tem consciência do que escreve, pois o pensamento acompanha as palavras escritas. Os médiuns semimecânicos são os mais comuns. Há também os médiuns inspirados, em êxtase ou não, que recebem idéias inesperadas por eles, o que acontece muito com escritores, poetas, pintores e músicos (mais detalhes nos capítulos 8 e 12 do "O Livro dos Médiuns", de Kardec).

E há, ainda, uma psicografia mais rara: a da escrita direta ou pneumatografia, sem o concurso das mãos do médium presente. O rei Belsazar viu uns dedos humanos escrevendo numa parede do seu palácio (Daniel 5,5). A escrita direta é curta. Há exemplos dela pesquisados por Kardec e outros cientistas em hieróglifos, grego, sírio e latim!

PS: Juntamos-nos aos espíritas de Minas Gerais nas condolências aos familiares do saudoso Honório Onofre de Abreu, Presidente da União Espírita Mineira, pelo seu desencarne em 13-11-2007.

Índice

 ° HISTÓRIA & PESQUISA

(Seção em parceria com a "Liga de Historiadores e Pesquisadores Espíritas")

Cronologia Espírita

(Compilação de datas significativas  para o Movimento Espírita iniciada no Boletim 505)


Lista de Eventos

1869

A "Revista Espírita" de janeiro de 1869 traz um artigo de Allan Kardec sobre a estatística do movimento espírita. Com base nas informações que dispunha, Kardec faz uma análise das proporções relativas dos espíritas nos diversos países e classes sociais. O documento tem uma grande importância histórica porque é um retrato da expansão do Espiritismo as vésperas da desencarnação de Kardec.

KARDEC, 1973

2 de janeiro de 1869
Madrid, Espanha

A publicação da revista "El Critério Espiritista" passa ser mensal.

RODRIGUES, 2003

1 de março de 1869

Sevilha, Espanha

Lançado o primeiro número da revista "El Espiritismo", dirigida por Francisco Marti Bonneval. Foi publicada até 1878 de forma quinzenal. Começou com 12 páginas e chegou a 32 páginas a partir de 1873. No indice do primeiro número constavam comunicações dos Espíritos Fenelón e Lamennais recebidas no Centro Espírita de Andujar.

Uma carta de Manuel González Soriano, de fevereiro de 1869, publicada na "Revista Espírita" de março de 1869, informa Kardec dos planos de publicação da revista e lhe pede autorização com extratos das obras por ele publicadas. Manuel González (1837-1885) foi um filósofo espanhol, adepto do Krausismo - um corrente filosófica de grande influência no pensamento espanhol entre 1868 e 1936 - e também um dos pioneiros do Espiritismo na Espanha. Sua obra mais importante foi o "Espiritismo es La Filosofia" (1881).

Na carta a Kardec ele explica que a orientação para a publicação da revista veio do espírita Fénelon.

KARDEC, 1973
RODRIGUES, 2003
WIKIPEDIA, 2008

31 de março de 1869
Paris, França

Allan  Kardec retorna ao plano espiritual. Ele desencarnou entre as onze e doze horas, pela ruptura de um aneurisma. Naquela manhã Kardec estava preparando a mudança do escritório da "Revista Espírita" para a rue de Lille, n. 7 e de seu domicílo para a Avenue et Villa Ségur, n. 39, conforme havia sido anunciado no número de março.

CID, 2006
CHIBENI, 2007
KARDEC, 1973
WANTUIL, 1990
WANTUIL e THIESEN, 1979

Julho de 1869
Salvador, Brasil

Luís Olimpio Telles de Menezes inicia a publicação do jornal "O Echo D´ Além-Tumulo". o primeiro jornal espírita do Brasil. A "Revue Spirite" de novembro de 1869 traz um longo artigo sobre o novo periódico. Na época o clero e a imprensa de Salvador atacavam duramente as idéias espíritas.

GREGÓRIO, 2007
KARDEC, 1869
MACHADO, 1996
NICOLAI, 1996
WANTUIL, 1990
WANTUIL e THIESEN, 1979

15 de novembro de 1869

Madri, Espanha

Lançado o primeiro número da "Revista Quincenal de Magnetismo y Espiritismo" do Círculo Magnetológico-Espiritista. A revista trazia as atas das reuniões do Círculo e artigos publicados por seus sócios. O primeiro número traz o relato da inauguração do Círculo, ocorrida no dia 7 de novembro.

RODRIGUES, 2003




Referências Bibliográficas


CHIBENI, Silvio Seno. Quadro dos Principais Fatos Referentes a Allan Kardec e às Origens do Espiritismo. In: GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS ESPÍRITAS - Boletim 465. Publicado em 4 de novembro de 2003. Disponível em: www.geae.inf.br/pt/boletins/geae465.html. Último acesso em 17 de setembro de 2007.

CID, J. Allan Kardec. In: Grupo de Estudos Avançados Espíritas. Disponível em: <http://www.geae.inf.br/pt/biografias/kardec.html>. Acesso em 21 de janeiro de 2006.

GREGÓRIO, Sérgio Biagi. O Espiritismo no Brasil - Suas Origens. Publicado em 11 de outubro de 1992.
In: Centro Espírita Ismael. Disponível em: http://www.ceismael.com.br/artigo/artigo002.htm. Último acesso em 14 de outubro de 2007.

KARDEC, Allan. Obras Completas de Allan Kardec. Trad. Julio Abreu Filho. São Paulo: EDICEL, 1973. (A tradução da EDICEL da Revista Espírita traz as edições até junho de 1869).

______. Revue Spirite - Douziême Année - 1869.  Paris: Union Spirite Française et Francophone, 1869 (sem a data da reimpressão).

MACHADO, Ubiratan. Os Intelectuais e o Espiritismo. Rio de Janeiro: Lachâtre, 1996.

MARTINS, J. D.; BARROS, S. M. de. Allan Kardec – Análise de Documentos Biográficos. Rio de Janeiro: ed. Lachâtre, 1999.

NICOLAI, Humberto. História do Espiritismo no Brasil. 1.a edição. São Paulo: PHENIX, 1996.

PROYECTO FILOSOFIA EN ESPAÑOL.
Manuel González Soriano. In: Proyecto filosofía en español. Disponível em http://www.filosofia.org/ave/001/a204.htm. Último acesso em 20 de novembro de 2007.

RODRIGUEZ, Oscar M. Garcia. Origenes del Periodismo Espirita en España. Flama Espírita nº 109. Barcelona: Centre Barcelonés de Cultura Espírita, 2003.
Disponível em: http://www.espiritismo.cc/modules.php?name=News&file=article&sid=125. Último acesso em 2 de outubro de 2007.

WANTUIL, Zêus. Grandes Espíritas do Brasil. Rio de Janeiro: FEB, 1990.

WANTUIL, Zêus; THIESEN, Francisco. Allan Kardec. Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira, 1979.

WIKIPEDIA.
Krausismo. In WIKIPEDIA - La Enciclopedia Livre. Disponível em http://es.wikipedia.org/wiki/Krausismo. Último acesso em 20 de novembro de 2007.

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 ° QUESTÕES & COMENTÁRIOS

Estudando o "Livro dos Espíritos"

Christiano Torchi

A FORMAÇÃO DOS MUNDOS

(Os textos transcritos[1] do "Livro dos Espíritos" estão em itálico, com as questões em negrito e as notas de Kardec entre aspas)
 
Este é um tema muito envolvente e instigante, porque trata de nossa própria origem e trajetória evolutiva, induzindo-nos refletir profundamente em nossa pequenez ante as grandiosas e perfeitas leis que regem o micro e o macrocosmo.
 
Para introduzir este tema, trazemos à baila as considerações do Espírito EMMANUEL, que ilustram o prefácio da obra do também Espírito ANDRÉ LUIZ, no livro “Nos Domínios da Mediunidade”, sob o título “Raios, Ondas, Médiuns, Mentes...”:
 
O veículo carnal agora não é mais que um turbilhão eletrônico, regido pela consciência.

Cada corpo tangível é um feixe de energia concentrada. A matéria é transformada em energia, e esta desaparece para dar lugar à matéria.

Químicos e físicos, geômetras e matemáticos, erguidos à condição de investigadores da verdade, são hoje, sem o desejarem, sacerdotes do Espírito, porque, como conseqüência de seus porfiados estudos, o materialismo e o ateísmo serão compelidos a desaparecer, POR FALTA DE MATÉRIA, a base que lhes assegurava as especulações negativistas.

Os laboratórios são templos em que a inteligência é concitada ao serviço de Deus, e, ainda mesmo quando a cerebração se perverte, transitoriamente subornada pela hegemonia política, geradora de guerras, o progresso da Ciência, como conquista divina, permanece na exaltação do bem, rumo a glorioso porvir.” (XAVIER, Francisco C. Ob. cit. 21ª ed. Rio: FEB, 1993, p. 10-11).

GONZÁLES SORIANO – mencionado no "Dicionário Técnico e Crítico da Filosofia", de ANDRÉ LALANDE, reportado no livro Introdução à Filosofia Espírita, de autoria do eminente filósofo, escritor e jornalista espírita Herculano Pires (1914-1979) – define a Filosofia Espírita como a “síntese essencial dos conhecimentos humanos aplicada à investigação da Verdade” (2000, p. 22).

   
Ainda na obra supracitada (p. 11 e 41-42), Herculano Pires elucida:
“A História da Filosofia é um continuum, que nasce da primeira indagação do homem sobre a Natureza e depois sobre a vida e sobre ele mesmo. [...] Na mesma época em que surgiam os dois últimos grandes sistemas filosóficos: o Positivismo – de AUGUSTO COMTE [1798-1857], – e o Marxismo, os Espíritos diziam a KARDEC [1804-1869], que era necessário apresentar ao mundo uma Filosofia racional, ‘livre dos prejuízos do espírito de sistema’. E lhe davam as linhas mestras do novo pensamento, através do processo dinâmico do diálogo, que hoje está consagrado em todo o mundo. A forma de perguntas e respostas de O Livro dos Espíritos... é hoje a forma preferida para a busca de soluções em todos os setores das atividades humanas. O diálogo é a maiêutica [ver abaixo] de SÓCRATES [470-399aC] e a dialética de PLATÃO [427-347aC] e de HEGEL [1770-1831] ressuscitadas em nosso tempo. É o instrumento mais prático de conhecimento no plano social. E foi através dele que surgiu a Filosofia Espírita, no diálogo mediúnico de KARDEC com os Espíritos. (...) O diálogo mediúnico que fez a Donzela de Orléans [JOANNA D’ARC] a empunhar a espada e salvar a França, que levou SÓCRATES a impulsionar o conhecimento, que fez LINCOLN (1809-1865] assinar a lei de libertação dos escravos nos Estados Unidos (...), e assim por diante, levou KARDEC a formular a Doutrina Espírita e oferecer ao mundo a maior síntese filosófica de todos os tempos, que é a Filosofia Espírita.” (Destacamos).
   
MAIÊUTICA é a denominação dada pelo filósofo SÓCRATES à sua dialética (arte do diálogo) como “a arte de partejar Espíritos”, isto é, levar o interlocutor a descobrir a verdade por si mesmo, fazendo-lhe numerosas perguntas.
   
 Feita esta breve, mas indispensável introdução, em virtude da magnitude e da envergadura da temática, passamos à questão nº 37, em que o Mestre de Lion inicia conceituando o Universo.
   
Nota inicial do Codificador:

O Universo abrange a infinidade dos mundos que vemos e dos que não vemos, todos os seres animados e inanimados, todos os astros que se movem no espaço, assim como os fluidos que o enchem.
 
37 - O Universo foi criado, ou existe de toda a eternidade, como Deus?  
É fora de dúvida que ele não pode ter-se feito a si mesmo. Se existisse, como Deus, de toda a eternidade, não seria obra de Deus.
 
“Diz-nos a razão não ser possível que o Universo se tenha feito a si mesmo e que, não podendo também ser obra do acaso, há de ser obra de Deus.”  (nota de Kardec)
 
38 - Como criou Deus o Universo?
Para me servir de uma expressão corrente, direi: pela sua Vontade. Nada caracteriza melhor essa vontade onipotente do que estas belas palavras da Gênese – “Deus disse: Faça-se a luz e a luz foi feita.”  

As três primeiras estrofes abaixo reproduzidas, de um total de dezesseis, do poema atribuído ao Espírito CASTRO ALVES, sob o título “A Criação Divina”, psicografado pelo médium Jorge Rizzini, e encontrado no livro “Antologia do Mais Além”, fornece a idéia central do ensino dos Espíritos que vamos estudar:
 
“E disse Deus no Infinito:

– ‘Que se faça o firmamento!...’
E o Pai condensou, aos poucos, O Seu próprio pensamento.
E a Santa Sabedoria
Deu início à sinfonia!
Fez o Espaço e a Energia,
A Matéria e o Movimento!

E disse Deus, satisfeito:

– ‘Que nos espaços profundos surjam infinitos mundos!’
E os contínuos turbilhões,
A explodir no Espaço infindo,
Geraram astros fulgentes
De cores surpreendentes,
Galáxias! Constelações!

Estava feito o Universo

– Condensação da Vontade!
Infinito, eterno e puro,
Como o é a Divindade!
E nele estava presente
O Princípio Inteligente,
– E a Vida, em fase latente,
Esperava a atividade!”  (...)
           
É óbvio que, em nosso atual estágio evolutivo, ainda estamos muito longe, mas muito longe mesmo, de sondar, com precisão, os arcanos da criação do Universo.
  
Há muitas teorias pertinentes, no meio científico, que têm sido formuladas por denodados especialistas humanos.
 
Do ponto de vista espírita, porém, todos concordamos que “o começo absoluto das coisas remonta a Deus” e que “o mundo, no nascedouro, não se apresentou assente na sua virilidade e na plenitude da sua vida”, pois, “como todas as coisas, o Universo nasceu criança” (“A Gênese”, cap. VI, item 15, 34ª ed., 1991, FEB, p. 114).
 
Conforme vimos na questão n. 27, o FCU é a matéria elementar primitiva, da qual derivam todos os demais tipos de fluidos, seja em que estado for, constituindo, por isso, a origem de todos os corpos orgânicos e não-orgânicos.
 
Tendo criado o FCU, a Suprema Inteligência utiliza este poderoso fluido para plasmar o universo, de acordo com sua vontade, utilizando como “co-criadores” os próprios Espíritos.
 
Nunca é demais recordar o ensino dos Espíritos:
 
A matéria cósmica primitiva [FCU] continha os elementos materiais, fluídicos e vitais de todos os universos que estadeiam suas magnificências diante da eternidade. Ela é a mãe fecunda de todas as coisas, a primeira avó e, sobretudo, a eterna geratriz. Absolutamente não desapareceu essa substância donde provêm as esferas siderais; não morreu essa potência, pois que ainda, incessantemente, dá à luz novas criações e incessantemente recebe, reconstituídos, os princípios dos mundos que se apagam do livro eterno.” (Idem, item 17, p. 115).

Complementando esses ensinos, o Espírito ANDRÉ LUIZ, em parceria com uma plêiade de Engenheiros Siderais, no livro “Evolução em Dois Mundos”, cap. I, primeira parte, psicografado pelo médium Francisco Cândido Xavier, revela:

"O fluido cósmico é o plasma divino, hausto do Criador ou força nervosa do Todo-Sábio. Nesse elemento primordial, vibram e vivem constelações e sóis, mundo e seres, como peixes no oceano."

"Nessa substância original, ao influxo do próprio Senhor Supremo, operam as Inteligências Divinas a Ele agregadas [co-criadores], em processo de comunhão indescritível..."

"Essas Inteligências Gloriosas tomam o plasma divino e convertem-no em habitações cósmicas, de múltiplas expressões, radiantes ou obscuras, gaseificadas ou sólidas, obedecendo a leis predeterminadas, quais moradias que perduram por milênios e milênios, mas que se desgastam e se transformam, por fim, de vez que o Espírito Criado pode FORMAR ou CO-CRIAR, mas só Deus é o Criador de Toda a Eternidade."

"Em análogo alicerce, as Inteligências humanas que ombreiam conosco utilizam o mesmo fluido cósmico, em permanente circulação no Universo, para a Co-Criação em plano menor, assimilando os corpúsculos da matéria com a energia espiritual que lhes é própria, formando assim o veículo fisiopsicossomático em que se exprimem ou cunhando as civilizações que abrangem no mundo a Humanidade Encarnada e a Humanidade Desencarnada."

E arremata Kardec, em “A Gênese”: “Efetua-se assim a criação universal.” (Ob. Cit., item 18, p.117).  Sugerimos a leitura atenta dos itens 20 a 23 (os sóis e os planetas), cap. VI (Uranografia Geral), de “A Gênese”.

A próxima questão é uma seqüência da anterior, na qual se perguntou “como” Deus criou o Universo, ao que os Espíritos Superiores responderam: "pela vontade do Criador". Naturalmente, o Codificador não se deu por satisfeito, pois já havia inferido que a Criação, como visto na questão n. 01, obedece aos desígnios de um Comando Supremo, causa primeira de todas as coisas. Visto isso, insistiu, formulando a questão seguinte:

 
39 - Poderemos conhecer o modo de formação dos mundos?
“Tudo o que a esse respeito se pode dizer e podeis compreender é que os mundos se formam pela CONDENSAÇÃO da matéria disseminada no Espaço.”
   
Alguns aspectos da presente questão já foram abordados nos comentários à resposta da pergunta anterior, mas nunca é demais reforçá-los, à luz dos ensinos dos Espíritos Superiores, desenvolvidos na quinta obra básica, denominada “A Gênese”, a saber:

“15. O começo absoluto das coisas remonta, pois, a Deus. As sucessivas aparições delas no domínio da existência constituem a ordem da criação perpétua.

(...) O mundo, no nascedouro, não se apresentou assente na sua virilidade e na plenitude da sua vida, não. O poder criador nunca se contradiz e, como todas as coisas, o Universo nasceu criança. Revestido das leis mencionadas acima e da impulsão inicial inerente à sua formação mesma, a matéria Cósmica primitiva fez que sucessivamente nascessem turbilhões, AGLOMERAÇÕES DESSE FLUIDO DIFUSO, amontoados de MATÉRIA NEBULOSA que se cindiram por si próprios e se modificaram ao infinito para gerar, nas regiões incomensuráveis da amplidão, diversos centros de criações simultâneas ou sucessivas.” (FEB: 37ª, cap. VI, item 15, p. 114). 

(...)“4. O Universo é, ao mesmo tempo, um mecanismo incomensurável, acionado por um número incontável de inteligências, e um imenso governo em o qual cada ser inteligente tem a sua parte de ação sob as vistas do soberano Senhor, cuja vontade única mantém por toda parte a UNIDADE.
Sob o império dessa vasta potência reguladora, tudo se move, tudo funciona em perfeita ordem. Onde nos parece haver perturbações, o que há são movimentos parciais e isolados, que se nos afiguram irregulares apenas porque circunscrita é a nossa visão. Se lhes pudéssemos abarcar o conjunto, veríamos que tais irregularidades são apenas aparentes e que se harmonizam com o todo.” (Idem, cap. XVIII, item 4, p. 403). 
   
Na questão n. 21, do livro “O Consolador”, psicografado pelo médium Francisco Cândido Xavier, o autor espiritual Emmanuel diz-nos:
   
“Ao sopro inteligente da vontade divina, CONDENSA-SE a matéria cósmica no organismo do Universo. Surgem as grandes massas das NEBULOSAS e, em seguida, a família dos mundos, regendo-se em seus movimentos pelas leis do equilíbrio, dentro da atração, no corpo infinito do cosmo.

O ciclo da evolução apresenta aí um dos seus aspectos mais belos. Sob a diretriz divina, a matéria produz a força, a força gera o movimento, o movimento faz surgir o equilíbrio da atração e a atração se transforma em AMOR, identificando-se todos os planos da vida na MESMA LEI DE UNIDADE estabelecida no Universo pela sabedoria divina.” (FEB:15ª ed., p. 32).

Léon Denis (1846-1927), eminente filósofo francês espírita, na obra “Depois da Morte”, adiciona:

“Uma poderosa unidade rege o mundo. Uma só substância, o éter ou fluido universal, constitui em suas transformações infinitas a inumerável variedade dos corpos. Este elemento vibra sob a ação das forças cósmicas. Conforme a velocidade e o número dessas vibrações, assim se produz o calor, a luz, a eletricidade, ou o fluido magnético. CONDENSEM-SE tais vibrações, e logo os corpos aparecerão.

E todas essas formas se ligam, todas essas forças se equilibram, consorciam-se em perpétuas trocas, numa estreita solidariedade. Do mineral à planta, da planta ao animal e ao homem, do homem aos seres superiores, a apuração da matéria, a ascensão da força e do pensamento produzem-se em RITMO HARMONIOSO. Uma lei soberana regula num PLANO UNIFORME as manifestações da vida, enquanto um laço invisível une todos os Universos e todas as almas.” (...)

O estudo da Natureza mostra-nos, em todos os lugares, a ação de uma VONTADE OCULTA. Por toda a parte a matéria obedece a uma força que a domina, organiza e dirige. Todas as forças cósmicas reduzem-se ao movimento, e o movimento é o Ser, é a Vida. O materialismo explica a formação do mundo pela dança cega e aproximação fortuita dos átomos. Mas viu-se alguma vez o arremesso ao acaso das letras do alfabeto produzir um poema? E que poema o da vida universal! (...) Entregue a si mesma, nada pode a matéria. Inconscientes e cegos, os átomos não poderiam tender a um fim. Só se explica a harmonia do mundo pela intervenção de uma VONTADE. É pela ação das forças sobre a matéria, pela existência de leis sábias e profundas, que tal VONTADE se manifesta na ordem do Universo.” (FEB: 16ª ed., parte segunda, cap. IX, O Universo e Deus, p. 116).
 
Como vimos, a condensação da matéria disseminada no espaço torna visível o universo aos nossos olhos, sob a regência de sábias e eternas leis, cujo funcionamento profundo ainda escapa à nossa acanhada compreensão de seres perfectíveis, de inteligência limitada e percepções condicionadas ao plano sensorial.
 
Arrebatado pela beleza do Universo e imensamente agradecido ao Criador, hoje paro por aqui!
 
 
________________________
Notas do GEAE
 
[1] - Os trechos do "Livro dos Espíritos" foram transcritos da edição da Federação Espírita Brasileira. Essa edição está disponível para download no endereço http://www.febnet.org.br/file/135.pdf

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° PAINEL

Desencarna Honório Abreu
Amigos,

Não é sem uma ponta de tristeza que comunico a desencarnação de Honório Abreu, presidente da União Espírita Mineira e do Conselho Diretor do Hospital André Luiz, no dia 13 de novembro às 12:00 horas. Prestamos uma pálida homenagem a ele no Espiritismo Comentado:

 http://espiritismocomentado.blogspot.com

Fraternalmente,

Jáder Sampaio

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Lançamento de livro espírita para crianças durante o V Congresso Espírita Mundial
   
Durante a realização do V Congresso Espírita Mundial, foi lançado o livro "APRENDIENDO A ORAR – Libro de Oraciones para niňos y niňas ", de autoria de Elsa Rossi, publicado pela Editora Arami do Paraguay.  
 
A obra tem belíssima ilustração, que enleva os pensamentos da criança, na sua imaginação, alem do conteúdo das preces para cada situação que a criança se depare no seu dia a dia. Com o tempo, a criança adquire o habito de orar, de conversar com Jesus, com as palavras de seu próprio coraçãozinho. Já esta em entendimentos par que a obra seja lançada em português e francês.
 
Na manha do lançamento em Cartagena, esgotou-se a quantidade de livro que foi deixado para venda. Os pedidos podem ser feitos para a Editora Arami, pelo e-mail arami@rieder.net.py   Em breve será lançado em francês e português.
 
A autora disponibiliza virtualmente diversos títulos livros gratuitos pela internet, alguns em 4 idiomas. Acessar www.elsarossi.com
 
ELSA ROSSI, escritora espírita radicada em Londres, é 2a. Secretaria do Conselho Espírita Internacional, Diretora do Departamento de Unificação para os Países da Europa, e Secretária da British Union of Spiritist Societies do Reino Unido (BUSS). 

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Seminário em Londres sobre o corpo espiritual



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