1860
Rio
de Janeiro, Brasil
O prof. Casimir Lieutaud,
poeta e contista, diretor-fundador de um Colégio onde se
lecionava a língua francesa, publica a primeira
obra de caráter espírita impressa no Brasil, "Les Temps
sont arrivés" (Os tempos são chegados). O
Brasil estava no período do segundo reinado - governado pelo
imperador D. Pedro II - e do auge da influência francesa. O
francês era uma lingua falada pelas pessoas cultas da corte e das
provincias.
BESOUCHET, 1993
DAMAZIO, 1994
MACHADO, 1996
WANTUIL, 1990
Estados Unidos
Publicado o livro "Footfalls on the boundary of another world"
pelo espiritualista Robert Dale Owen. Este foi um dos livros mais
influentes do período inicial do Espiritualismo Moderno nos
Estados Unidos. Owen era editor e educador, em sua carreira publica foi
lider
trabalhista, senador e diplomata. Bastante versatil escreveu desde
livros sobre discussões teológicas até tratados de
arquitetura.
O Espiritualismo está nesse
período difundido de costa a costa nos Estados Unidos.
Estatísticas da época mostram que 1.600.000 dos seus 30
milhões
de habitantes eram espiritualistas. Somando-se o
número de simpatizantes a abrangência do movimento
espiritualista chegava aos 5 milhões de pessoas. Mesmo os que
eram
contrários reconheciam a extensão do movimento e o
atacavam dizendo que era uma "epidemia". O movimento espiritualista era
bastante difundido na classe média americana e apoiava reformas
sociais importantes como o abolicionismo (campanha pelo fim da
escravidão) e os direitos das mulheres (as mulheres ainda
não tinham direito a voto ou aos mesmos papéis sociais
que os homens).
Registros da época mostram números impressionantes: 30
periódicos espiritualistas circulando no pais (nacionais e
estrangeiros) e somando 200.000 leitores, 600 livros e panfletos,
1500 locais de encontros e palestras, mais de 400 palestrantes, mais de
300 médiuns e inumeras instituições de
assistência social e movimentos a favor de causas
humantárias.
Um dado interessante é que foi dentro do movimento
espiritualista que as mulheres americanas falaram em público
para audiências masculinas pela primeira vez. Foram nas palestras
espiritualistas que muitas das lideres femininistas e sufragistas
(movimento pelo direito de voto das mulheres) inciaram sua
atuação.
Os problemas estruturais que levariam o movimento espiritualista
americando a decadência já estavam presentes. O primeiro,
e talvez principal deles, foi a extrema desorganização do
movimento. Ele nunca conseguiu se organizar em torno de um conjunto
único e coerente de idéias. Muitas idéias absurdas
foram apresentadas por alguns espiritualistas e exploradas por seus
opositores.
Outro problema foi a mediunidade paga que possibilitou um filão
lucrativo para falsos médiuns. Mesmo alguns médiiuns
verdadeiros, mas sem a necessária base moral, chegaram a suprir
as limitações de suas faculdades com fraudes. O
médium profissional - que recebia pelas sessões ou por
suas palestras - estava de acordo com a mentalidade americana da
época. A maior parte dos americanos pertencia a
denominações protestantes e era comum os pastores serem
contratados e pagos pelas comunidades a que atendiam.
CLARK, 2006
DAVIS, 2000
DOYLE, 2003
PODMORE, 2006
SPIRITWRITINGS, 2006
Londres, Inglaterra
Lançado o periódico "The Spiritual Magazine" que
seria até 1875 o principal veículo de
comunicação do Espiritualismo inglês.
Diferentemente do que ocorreu na América, o Espiritualismo se
desenvolveu de forma gradual na Inglaterra e evitou seus excessos. O
"Spiritual Magazine" manteve uma linha conservadora afastando-se das
questões políticas e dos movimentos de reforma social.
O desenvolvimento inical do Espiritualismo inglês foi mais lento
também que o do Espiritismo na França. Kardec chegou a
comentar na Revista Espírita de junho de 1860 sobre a
oposição que as novas idéias enfrentaram na
Inglaterra.
Assim, olhando retrospectivamente para 1860, podem se observar algumas
linhas de desenvolvimento distintas no movimento iniciado a partir dos
fenômenos mediunicos de Hydesville: O Espiritualismo americano,
com grande número de adeptos mas bastante dividido e em estreita
ligação com os movimentos de reforma social; O
Espiritualismo inglês, ainda em fase inicial e de
feição mais conservadora que o americano; O Espiritismo,
que aglutinava o movimento no continente europeu, principalmente nos
países latinos, em torno das idéias apresentadas no
"Livro dos Espíritos". Entre estas idéias estavam a
reencarnação como um fato comprovado e o exercício
da mediunidade sem a busca de recompensas materiais.
ALVARADO, BIONDI e KRAMER, 2006
DOYLE, 2003
KARDEC, 1976
PODMORE, 2006
Amesterdã, Holanda
A partir de 1860 o Espiritualismo se torna popular na Holanda.
ALVARADO, BIONDI e KRAMER, 2006
Janeiro de 1860
Paris, França
O artigo "O Espiritismo em 1860" de Allan Kardec abre o terceiro ano da
Revista Espírita agradecendo as cartas recebidas dos leitores e
informando que as "idéias espíritas progridem. Com
efeito, desde algum tempo, ganharam imenso terreno". No artigo ele
menciona os ataques feitos a Doutrina mas mostra que foram incapazes de
prejudicá-la.
KARDEC, 1976
16 de março de 1860
Paris, França
Publicada a segunda edição do "O Livro dos
Espíritos". Esta edição se tornou a versão
definitiva da obra. Kardec explicou na Revista Espírita de
março de 1869 que aproveitou a reimpressão para fazer uma
extensa revisão no livro, incorporando questões que
não haviam entrado na primeira edição e
redistribuindo a matéria de forma mais metódica.
ABREU, 1957
KARDEC, 1976
WANTUIL e THIESEN, 1979
WIKIPEDIA, 2006
Junho de 1860
Paris, França
A Revista Espírita informa sobre o lançamento em Londres
do periódico espiritualista inglês "The Spiritual
Magazine" e do periódico italiano "Lamore del Vero" que tem como
um de seus temas o Espiritismo.
Nas notas bibliográficas Kardec anuncia que "A
HISTÓRIA DE JOANA D'ARC, ditada por ela mesma à senhorita
Ermance Dufaux, e da qual anunciamos a reimpressão, vem de
aparecer em Ledoyen. Demos conta dessa obra notável no
número da Revista Espírita de janeiro de 1858. Desde essa
época, a nossa opinião não variou sobre a sua
importância, não só do ponto de vista
histórico, mas como um dos fatos mais curiosos de
manifestação espirita. Essa reimpressão era
vivamente reclamada, e não duvidamos que obtenha um sucesso
tanto maior, porque os partidários da ciência nova
são hoje muito mais numerosos do que eram quando da primeira
publicação."
KARDEC, 1976
Setembro de 1860
França
Primeira viagem de divulgação
Espírita. Empreendida por Allan Kardec com destino a Lião
e algumas cidades no trajeto.
KARDEC, 1976
WANTUIL e THIESEN, 1979
Setembro
de 1860
Nápoles,
Itália
Garibaldi entra na cidade de
Nápoles comandando um vitorioso exército popular e
põe fim ao "Reino das Duas Sicilias". A campanha surgiu como
consequência do descontentamento dos italianos com os acordos
firmados ao final da guerra com a Austria (1859). Seu resultado foi a
unificação de quase toda a Itália - com
exceção de Roma (governada pelo Papa) e de Veneza
(governada pelo Império Austro-Hungaro) - em torno do Vitor
Emmanuel II do Reino do Piemonte-Sardenha.
WIKIPEDIA, 2006 [2]
Índice
Owen foi um espiritualista convicto e de grande integridade. No inicio
de janeiro de 1875 ele
escreveu um artigo para o jornal Atlantic Monthly sobre as
sessões de materialização do
espírito Katie King (famoso pelos estudos
realizados entre 1871 e 1874
pelo cientista inglês Willian Crookes com o auxílio da
médium Florence Cook) com os médiuns
americanos Jennie e
Nelson Holmes. Quase que imediatamente ele publicou uma nota em que
informava que lhe haviam sido apresentadas evidências que o
levaram a perder a confiança nos dois médiuns.
O que ocorreu é que se
apresentou uma mulher, Eliza White, de rosto parecido com o de Katie
King, dizendo ter sido contratada pelos médiuns para se passar
pelo espírito em fotos e sessões.
Investigações conduzidas pelo Coronel Olcott, um
espiritualista de renome, mostraram que a história apresentada
por Elize continha muitos elementos falsos e que existiam indicios de
que ela tentou chantagear os médiuns.
Segundo o Arthur Connan Doyle, a mediunidade dos irmãos Holmes
foi comprovada em outras circunstâncias, mas mesmo assim ficaram
duvidas quanto as fraudes com as fotos. A situação tinha
mais um envolvido, o Dr. Child, que fez grande propaganda das
materializações realizadas pelos irmãos Holmes e
que teria sido quem contratou Eliza White para fotos que seriam
vendidas ao público. Era dificil obter uma boa
foto de Katie King materializada considerando-se a pouca
iluminação que era necessária para a
realização das sessões. A
participação dos médiuns teria sido em não
contestarem a veracidade das fotos. Ao final este caso teve uma
repercussão muito negativa para o movimento espiritualista.
BIOGRAPHICAL DIRECTORY, 2006
DOYLE, 2003
RODRIGUES, 1975
WIKIPEDIA, 2006 [3]
WIKIPEDIA, 2006 [4]
WIKIPEDIA, 2006 [5]
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