|
Ano 14 |
Número 511 |
2006 |
|
|
|
|
30 de Março de
2006 |
|
|
"Fé
inabalável é somente aquela que pode encarar a
razão,
face a face,
em todas as épocas da humanidade"
Allan Kardec |
|
|
° EDITORIAL |
|
|
Política
& Vida
|
|
|
|
|
|
° ARTIGOS |
|
|
Nova
Era na Divulgação Mundial do Espiritismo, Vanessa
Anseloni e Daniel Santos, EUA
|
|
|
|
|
|
°
HISTÓRIA & PESQUISA |
|
|
Cronologia
Espírita, Carlos Iglesia, Brasil |
|
|
|
|
|
°
QUESTÕES & COMENTÁRIOS |
|
|
Estudos
sobre mediunidade?, Gustavo, Brasil
|
|
|
|
|
|
° PAINEL |
|
|
Companha
Anima Teatral, Marcelo, Brasil
|
|
|
Estudos
de correlação --> O IPEPE convida você, IPEPE,
Brasil
|
|
|
Divaldo
no Juventus, RW Turismo e Eventos, Brasil
|
|
|
XIII
Feira do Livro Espírita em Foz do Iguaçu, Henrique
Baldovino, Brasil |
|
|
|
|
Política & Vida
O ser humano, na
definição do sábio grego Aristóteles,
é um animal político. Político porque vive em
grupos sociais e interage dentro deles com outros seres humanos para
sua sobrevivência. Não vive sozinho. A palava
"política" vem assim do grupo social mais importante da
época de Aristóteles, a "polis" grega, a cidade estado
autônoma onde nasceu também a "democracia", o governo do
povo (demos).
Desde a polis grega até os estados nacionais dos nossos dias, as
sociedades humanas desenvolveram diversas formas de
organização e de administração da maquina
pública. Na forma moderna, aplicada também aqui no
Brasil, os ocupantes dos cargos de direção são
periodicamente submetidos a escolha popular através de
eleições. O mesmo se passa com os responsáveis
pela elaboração das normas que regem a vida na sociedade,
as leis. Vivemos assim em uma democracia representativa, onde o povo
escolhe seus governantes para organizar e administrar o país.
No processo de evolução das sociedades, os romanos
introduziram o conceito de "Res Publica", a coisa pública, de
onde derivou a "Republica" em que vivemos. De extraordinário
senso prático, os romanos estruturaram uma das mais organizadas
administrações públicas da antiguidade e criaram
conceitos de separação entre os domínios da vida
privada e da vida pública que ainda influenciam nosssas vidas
cotidianas.
Para o processo de administração da coisa publica surgem
naturalmente dentro da sociedade propostas diferentes. Visões de
mundo, planos de ação, estratégias de
implementação e mesmo forma de apresentá-los.
Estas
diferenças levaram ao surgimento dos partidos políticos e
da "Política Partidária", que nada mais é do que a
atuação de grupos de pessoas com programas afins para a
organização e administração pública
que se apresentam como opção para os eleitores.
A mais célebre divisão partidária, entre esquerda
e direita, nasceu na época da Revolução Francesa,
resultante da posição que ocupavam nos assentos da
assembléia geral convocada por Luis XVI. Os grupos
contrários a estrutura existente agruparam-se a esquerda e os
que eram favoráveis a ela a direita. Daí o uso até
nossos
dias das palavras "esquerda" e "direita" como representando
tendências mais ou menos favoráveis a grandes
transformações nas formas de organização e
de administração das sociedades onde vivem.
Assim, em uma sociedade ocidental moderna existem dois niveis de vida
"política". A do cidadão que interage com seus
semelhantes, modificando em maior ou menor grau a sociedade em que
vive, e a do que participa ativamente das estruturas partidárias
e que chamamos de "político".
Outra evolução importante, que iniciou pela época
da estruturação dos estados nacionais e a rigor ainda
não terminou, foi a compreensão de que os domínios
da
"res publica" e da crença religiosa não devem ser
misturados. "Religião" e "Estado" devem ser independentes para
garantir que a liberdade de crença não seja
ameaçada quando um grupo ou outro, mais ligados a correntes de
pensamento religioso, assumam seu turno na condução do
destino do estado. Esta evolução derivou das sangrentas
guerras religiosas que chacoalharam o continente europeu a partir da
reforma protestante. Antes dela o estado determinava a religião
de seus cidadãos e esta garantia a coesão social,
servindo de esteio a legitimidade dos governantes. Quem tinha
idéias religiosas diferentes era inimigo do estado.
Nessa linha de raciocínio, o espírita vive em uma
sociedade cujas estruturas vem se desenvolvendo a milênios. Fruto
do longo aprendizado da humanidade e que continuará evoluindo
pelos séculos a
fora. O espírita, como todo ser humano, é um "animal
político", vive
e age dentro dessa sociedade complexa. Também, como todo
cidadão, tem o direito de participar de estruturas
partidárias e de concorrer a cargos eletivos.
O espírita nestas duas condições encontra um rumo
seguro na doutrina espírita. A doutrina espírita tem como
consequência prática de sua filosofia uma ética
bastante consistente e profundamente enraizada na moral cristã.
O ser humano é um espírito em processo de
evolução, temporariamente passando por um estágio
educativo em um mundo material. A vida material é assim um meio
de aprendizado e não um fim em si mesmo. Todas as
realizações e construções materiais
são
transitórias e em permanente transformação. O modo
como o ser age nessas realizações e
construções, através da lei de causa e efeito,
determina sua situação espiritual e os caminhos pelos
quais seguirá sua evolução.
A ética espírita é assim uma só,
independentemente da posição social ou do cargo que o
individuo ocupe na sociedade, ele é responsável perante
si mesmo e perante a lei eterna por todos os seus atos. Atos que
resultarem no sofrimento do próximo terão
consequências negativas, proporcionais a intenção
de fazer-se ou não o mal, e atos que resultarem no bem do
próximo terão consquências benéficas
também proporcionais a intenção, a
consciência do que se estava fazendo. Os meios para o
espírita são tão importantes quanto os fins. Mesmo
porque para o espírita não há propriamente um fim,
mas sim um processo de transformação permanente rumo a
perfeição.
Portanto a qualidade moral dos atos é muito significativa
para o espírita, independentemente dos argumentos que se usem
para a justificação do que foi feito. Faz
parte do processo de evolução o desenvolvimento da
compreensão de que
o agir corretamente, dentro das leis e das normas sociais, é
fundamental para o equilibrio espiritual.
O ser iluminado, em equilíbrio perfeito consigo mesmo e com o
universo
ao seu deredor, age sempre de forma correta, respeitoso aos
direitos de todos e no pleno cumprimento do "amar a Deus sobre todas as
coisas e ao próximo como a si mesmo".
Não é assim importante a qual agremiação
política o espírita tenha mais ou menos afinidades. A
doutrina espírita não se imiscui na política
partidária, coerente com seu papel de iluminação
de consciências e com sua
posição de apoio à liberdade de pensamento, que
inevitavelmente leva a separação entre a religião
e o estado.
É importante sim a postura do espírita perante a vida, no
exercício da política cotidiana - nossa
interação dentro
do grupo social em que vivemos - ou no da política
partidária. E muito desta importância decorre do fato que
o mundo - e o Brasil como parte dele não escapa da regra -
está passando por uma fase de transição acentuada.
São visiveis os sinais de que a humanidade encontra-se em uma
encruzilhada em seu destino, necessitando desvencilhar-se de erros
milenares e assumir um nova postura que a conduzirá a um novo
degrau evolutivo.
Um desses sinais é a acentuada crise moral que se extende por
todos os setores da vida organizada. Perderam-se os referenciais do
passado - sobrando apenas o valor econômico como medida do acerto
ou do erro - e ainda não se estabeleceram os novos valores que
nortearão a conduta humana pelos próximos séculos.
Até mesmo as estruturas religiosas estão perdidas entre
as necessidades de caixa e as de conduzir-se de acordo com o que
ensinam.
O Espiritismo, em meio a esta crise, oferece um referencial
sólido e seguro. Seus valores não são
estabelecidos por tradições ou dogmas,
respeitáveis porém sem o poder de convencimento que
tinham em épocas mais simples da humanidade, são
fortemente embasados na razão e na experimentação.
Derivam da certeza na sobrevivência da alma e no conhecimento do
seu destino. Vem principalmente de uma coerente resposta ao problema
central da filosofia humana: "O que somos, de onde viemos, para onde
vamos, porquê estamos aqui".
É portanto, neste momento difícil da humanidade,
missão
do Espiritismo ajudar na construção do mundo novo. E isso
só será possível se os espíritas,
através de seu exemplo cotidiano, demonstrarem claramente o
quanto esse referencial é válido e viável de ser
seguido.
Foi assim que o Cristianismo primitivo mudou a sociedade greco-romana e
tornou-se o cimento utilizado na construção da
civilização ocidental. Não foi por outro motivo
que Constantino buscou na religião cristã o elemento que
necessitava para restaurar o debilitado estado romano. Em meio a crise
profunda que atingia todos os valores romanos, corroendo-lhe por dentro
as estruturas e ameaçando sua continuidade, os cristãos
primitivos eram a referência de indivíduos profundamente
comprometidos com o bem e com a sociedade. Sem o Cristianismo -
deixando-se para outra discussão os efeitos negativos que o
papel político a que foi levado provocou nele mesmo - o legado
greco-romano teria sido completamente perdido nas ondas das
invasões
bárbaras e talvez a idade das trevas ainda não tivesse
passado.
Muita Paz,
Carlos Iglesia
Nova
Era na Divulgação Mundial do Espiritismo, Vanessa
Anseloni e Daniel Santos, EUA
“Inicia-se uma nova era na
divulgação mundial do Espiritismo.” Este foi o
comentário do renomado médium e orador espírita
Divaldo Pereira Franco após o histórico evento
organizado pela Sociedade Espírita de Baltimore.
Na
noite de 16 de março de 2006, o aclamado pesquisador,
psiquiatra e filósofo Dr. Raymond Moody Jr. proferiu palestra
juntamente a Divaldo Pereira Franco na cidade de Baltimore, Estado de
Maryland, EUA. O tema geral do evento era “Do Luto `a
Esperança”, em que Dr. Raymond Moody discursou sobre o
seu livro "Reencontros com entes queridos que partiram",
enquanto que Divaldo Franco tratou da "Terapia espírita
para os que ficaram".
A
Sociedade Espírita de Baltimore organizou e patrocinou este
evento com o objetivo central de trazer o Consolador Prometido ao
público americano, que tem passado por momentos desafiadores
da perda de entes queridos nas catástrofes naturais e nas
catástrofes provocadas pelo Ser Humano, as guerras. Para
atingir tal objetivo, a Sociedade Espírita de Baltimore
idealizou estabelecer um diálogo direto entre o Espiritismo e
a Ciência Acadêmica em solo norte-americano.
O
Dr. Raymond Moody Jr. iniciou sua palestra destacando a
importância
do pensamento crítico na avaliação das grandes
questões da vida. Baseado na história da Grécia
antiga, e principalmente no Oráculo dos Mortos, Dr. Moody Jr.
contou que houvera reproduzido a metodologia grega através de
uma sala de espelhos, que montou em seu instituto, como uma proposta
de metodologia de investigação do fenômeno de
comunicação com os mortos. Em suas pesquisas, Dr. Moody
surpreendeu-se ao verificar que a maioria dos indivíduos
estudados relatavam ter tido algum tipo de experiência (que
consideraram real) de comunicação com entes queridos
que partiram. O próprio Moody Jr. contou sua experiência
pessoal com a sua avó paterna. Reportou também diversos
outros resultados extraordinários que foram obtidos em suas
pesquisas: “50% dos participantes deste estudo relataram ter
visto uma imagem em cor vívida e tridimensional da pessoa que
eles se prepararam para ver. Mas aconteceram muitas outras coisas que
eu não esperava. Outras pessoas reportaram que elas sentiram
como que se a consciência delas se projetassem dentro do
espelho e passasse a uma outra realidade panorâmica e
tridimensional onde elas encontravam os espíritos. Algumas
pessoas ainda contaram que a aparição formava-se no
espelho e saía do mesmo vindo em direção a
pessoa. 30% dos participantes pesquisados diziam ter escutado a voz
do desencarnado, a qual tinha qualidade auditiva. Os demais que
não
tiveram tais experiências disseram ter tido uma comunhão
de coração a coração, de mente a mente
com os desencarnados. Outro fato estranho foi o de que 20% dos
indivíduos viram outros desencarnados além dos que eles
gostaríam de ter visto”, acrescentou o Dr. Moody Jr.
Apesar
dos 30 anos de pesquisas, Dr. Moody afirmou que não as
considera provas científicas definitivas da existência
da vida após a morte. No entanto, o clímax de sua
palestra ocorreu por conta de sua declaração de que
há
necessidade de novas metodologias científicas para
investigação dessas questões profundas da vida.
Finalizou sua palestra num clima otimista afirmando acreditar que “no
século XXI, teremos definitivamente avanços
genuínos
na direção de comprovações
científicas
sobre as questões essenciais humanas, entre elas a da
continuidade da vida após a morte".
Em
seguida, o brilhante médium e orador Divaldo Pereira Franco,
assessorado pelo excelente intérprete Daniel Benjamin
(membro-diretor da Allan Kardec Educational Society),
discursou sobre as questões da continuidade da vida desde
tempos remotos da humanidade, do período do homem primitivo
através dos desenhos em rochas no período
paleolítico.
Após um breve histórico sobre a crença universal
da humanidade em relação à continuidade da vida
após a morte, Divaldo trouxe a terapia espírita para os
que sofrem a partida dos entes queridos pela morte. E, portanto,
recomendou 5 passos:
- Enquanto ao lado dos entes queridos, diga lhes que
você os ama. Nunca será demasiado dizer quanto a pessoa
querida é importante. (...)
- Pense na sua morte, não na morte do vizinho. Porque
o vizinho está pensando na sua. (...)
- Resolva os seus problemas afetivos antes da morte. (...)
- Quando alguém querido morrer, não lamente.
Agradeça o período em que conviveu ao seu lado. Recorde
os momentos felizes que teve com o ser querido. Eles receberão a
sua mensagem mental e se sentirão felizes, acercando-se de
você. Faça silêncio interior para poder ouvi-los
numa voz intracraniana. E, lentamente, poderá ouvi-los
diretamente. (...)
- Ore por eles. Peça a Deus por eles. E tenha certeza
de que, quando chegar o momento de sua partida, você os
encontrará. (...)
“A
Terapia espírita para a dor da separação é
de esperança”, acrescentou Divaldo, que prosseguiu com
jovialidade, carisma e linguagem universalista, relatando casos de
pessoas que eram céticas e que, após a
comunicação
dos entes queridos, via mediunidade, obtiveram o consolo e a certeza
de que a vida continua. Um dos pontos culminantes de sua palestra foi
o relato da história verídica do jovem que foi morto
pelo amigo, enquanto brincava de roleta russa, e que se comunicou via
a psicografia do querido Francisco Cândido Xavier, a fim de
testemunhar em foro judicial pelo réu, seu amigo, afirmando
que este não era culpado de sua morte. Tal testemunho foi
aceito pelo juiz da côrte, liberando o réu.
Aproximadamente,
setenta por cento das, em média, 200 pessoas presentes eram
americanos que ficaram encantados com a abordagem sábia de
Divaldo Franco e a sua eloqüente e consoladora mensagem
espírita. Dr. Raymond Moody Jr. também teve seu
prestígio confirmado e, ao final, expressou
admiração
pelos trabalhos que a Sociedade Espírita de Baltimore (SSB)
vêm realizando em solo americano. Após o evento, a SSB
recebeu um número significativo de emails com positivos
comentários dos americanos presentes. Alguns desses
comentários foram publicados no boletim da SSB, SpiritistNews,
edição março/abril 2006 (www.ssbaltimore.org).
A
noite inesquecível foi coroada de êxito também
pelo lançamento de dois novos livros (I love myself, I am
addiction free e Happy Life) e 3 CDs (Living and
Loving; I love myself, I am addiction free e Therapeuthic
Visualization: Inner Journey) na língua inglesa que
produzidos pela colaboração entre a Sociedade
Espírita
de Baltimore e Divaldo Franco/Mansão do Caminho.
Certamente,
este encontro de grande expressão foi um marco histórico
para o início de uma nova era na divulgação
mundial do Espiritismo, em que se expandiu o diálogo da
ciência espírita com a ciência material.
_______________________
- Vanessa
Anseloni é Presidente-fundadora da Spiritist Society of
Baltimore, Inc. De quinta geração espírita, ela
foi uma das pioneiras em palestras e workshops espíritas na
língua inglesa no movimento espírita nos EUA. De
formação acadêmica, Vanessa Anseloni é
neuroscientista e psicóloga, atualmente professora e
pesquisadora da Universidade de Maryland em Baltimore, nos EUA.
- Daniel
Santos é um dos fundadores da SSB e também Diretor
de Comunicações da Spiritist Society of Baltimore, Inc.
Ele é o principal responsável pelo website da SSB
(www.ssbaltimore.org),
pela direção e produção do Webcasting
Spiritism e o editor-chefe de um dos primeiros boletins
espíritas
na língua inglesa (SpiritistNews). De formação
acadêmica, Daniel Santos é neuroscientista e
farmacêutico, atualmente pesquisador da Universidade de
Maryland em Baltimore, nos EUA.
Índice
(Seção em parceria com a "Liga de
Historiadores e Pesquisadores Espíritas")
Cronologia
Espírita, Carlos Iglesia, Brasil
1839
França,
Brasil, Reino Unido
Louis Daguerre (1787-1851) torna
público seu processo para reproduzir automaticamente - sem
pincéis ou tintas - imagens. O processo ficou conhecido como
daguerreótipo e causou grande sensação. Pouco
depois (29 de dezembro de 1839) o frânces Antoine Hercule Romuald
Florence (1804-1879), radicado no Brasil, anunciou que vinha
trabalhando em um processo semelhante com uso do papel como suporte.
Ele deu ao processo o nome de photographie.
Ainda em 1839 a palavra fotografia foi utilizada também pelo
quimico ingles William Henry Fox Talbot, que descobriu o produto
quimico "hipossulfito de sódio" posteriormente empregado como fixador para fotografias. No ano
seguinte (1840) o inglês William Henry Fox Talbot desenvolveu o
processo de negativo-poistivo para obtenção de
várias cópias de uma mesma imagem.
Foi o nascimento da fotografia.
HART, 2002
SUTIL e BARACHO, 2006
1840
Europa
A década de 1840 foi
marcada por problemas
econômicos e políticos em vários países da
Europa. O resultado foi o inicio do movimento de
imigração de grandes contingentes de pessoas em
direção a
América - principalmente para os Estados Unidos da
América - e uma onda de revoluções no continente
europeu a
partir da França em 1848.
CUNHA, 2006
DUBY, 2003
TAYLOR, 1988
1843
Manchester,
Reino Unido
O cirurgião Jacob
Braid retoma o exame dos fenômenos associados ao Magnetismo
Animal e publica um trabalho a respeito. Para evitar obstáculos
devido a rejeição academica ao magnetismo, reuni suas
observações sobre outro nome. Surge a Neuro-hipnologia e
são criadas as palavras “Sono Nervoso” e “Hipnotismo”.
LAPPONI, 1979
MICHAELUS, 1989
2
de julho de 1843
Paris, França
Desencarna Samuel Hahnemann.
THOURET, 2006
1843 - 1848
Paris,
França
O prof. Rivail dá cursos
públicos, bissemanais, de matemática e astronomia.
WANTUIL e THIESEN, 1979
1844
6
de março de 1844
PoughKeepsie
(povoado do estado de Nova York), Estados Unidos da América
Andrew Jackson Davis
(1826-1910), que participava de sessões em estado de
sonanbulismo induzido por um magnetizador, onde fazia
diagnósticos médicos precisos, tem uma experiência
decisiva em sua vida. Ele se vê levado a uma região
montanhosa (Catskill Mountains) e ali encontra pela primeira vez seus
guias espiritiuais, Galeno e Swedenborg, e a partir dai passa a receber
instruções e ensinamentos deles no estado de transe.
Estes ensinamentos antecipam informações que seriam
trazidas pelo Espiritualismo Moderno e pelo Espiritismo. Há
notícias sobre o plano espiritual, o perispírito e
até mesmo previsões que se concretizaram nos anos
seguintes. Publicou vários livros, entre eles: Os
Princípios da Natureza, Filosofia Harmônica,
Revelações da Natureza Divina. Arthur Connan Doyle o
chama de "O profeta da Nova Revelação".
AIZPÚRUA, 2000
DOYLE, 2003
1845
8 de agosto de 1845
Londres, Reino Unido
O
Parlamento aprova a lei Bill Aberdden
que garantia a marinha inglesa o direito de aprisionar navios
utilizados no tráfego de escravos. O objetivo era coibir o
tráfico internacional e forçar a extinsão da
escravidão.
TREVELYAN, 1987
WIKIPEDIA, 2006
22
de dezembro de 1845
Paris, França
Apresentada em premiére
no "Théâtre des Délassements-Comiques" uma
peça (comédia), em um ato de 13 cenas, assinada por N.
Gallois (Léonard Joseph Urbain Napoléon Gallois,
1789-1851, autor de peças teatrais, publicista, jornalista e
historiador) e H. Rivail. O nome da peça era "Une passion de
salon" (Uma paixão de salão). Não há
registros mais detalhados sobre esta peça alem de um folheto de
divulgação de 16 páginas pesquisado por Wantuil
e Thiesen. Segundo eles foi talvez a primeira e única vez que o
prof. Rivail escreveu uma peça de teatro.
WANTUIL e THIESEN, 1979
1846
Paris,
França
O prof. Rivail publica o "Manuel
des examens pour les brevets de capacité", com
soluções raciocinadas de questões e problemas de
aritmética e geometria.
WANTUIL e THIESEN, 1979
1 de janeiro de 1846
Foug, França
Nascimento de Léon Denis.
BASILIO, 2006
LUCE, 2003
1847
PoughKeepsie
(povoado do estado de Nova York), Estados Unidos da América
Andrew Jackson Davis prevê o surgimento do Espiritualismo Moderno
no seu livro "Principles of Nature" (Principios da Natureza).
DOYLE, 2003
Biografias
Léon
Denis
Retrato de Léon Denis e sua mãe Anne-Lucie
Liouville
Resumo
organizado por José Basílio
com base no
livro "Páginas de Léon Denis" de Sylvio Brito Soares (Ed.
FEB - 2& edição - 1984)
Léon Denis (lê-se
Dení) nasceu num lugarejo chamado Foug, situado nos arredores de
Toul, na França, em 01/01/1846. Sua casa era humilde, assim como
os pais Josephine (que era materialista) e Ana Lúcia Denis (que
era espírita).
Cedo conheceu, por necessidade, os trabalhos manuais e os pesados
encargos da família.
Desde os seus primeiros passos neste mundo, sentiu que os amigos
invisíveis o auxiliavam. Ao invés de participar de
brincadeiras próprias da juventude, procurava instruir-se o mais
possível. Lia obras sérias, conseguindo, assim com
esforço próprio desenvolver sua inteligência. Era
um autodidata sério e competente.
Jamais esperdiçou um minuto sequer de seu tempo, com
distrações frívolas, às quais a maior parte
dos homens recorre para matar as horas.
Com 12 anos concluiu o curso primário, e a
situação modesta de sua família não lhe
permitiu grandes estudos. Desde cedo tinha problemas com sua
saúde física - seus olhos principalmente.
Tinha 16 anos quando salientou-se como um dos melhores oradores e dos
mais ardentes propagandistas.
Com 18 anos tornou-se representante comercial, o que o obrigava a
viajar constantemente, e isto até quase envelhecer.
Denis adorava a música e sempre que podia assistia a uma
ópera ou concerto. Gostava de dedilhar, ao piano, rias
conhecidas, de tirar acordes para seu próprio devaneio.
Não fumava, era quase exclusivamente vegetariano e não
fazia uso de bebidas fermentadas. Encontrava na gua a bebida ideal.
Era seu hábito olhar, com interesse, para os livros expostos nas
livrarias. Um dia, ainda com 18 anos, o chamado acaso fez com que sua
atenção fosse despertada para uma obra de título
inusitado. Esse livro era o Livro dos Espíritos de Allan Kardec.
Dispondo do dinheiro necessário, comprou-o e, recolhendo-se
imediatamente ao lar, entregou-se com avidez à leitura. O
próprio Denis falou: Nele encontrei a solução
clara, completa, lógica, acerca do problema universal. Minha
convicção tornou-se firme. A teoria espírita
dissipou minha indiferença e minhas dúvidas . Seu
espírito, nessa hora, sentiu-se sacudido em face dos
compromissos assumidos no Espaço, para iniciar, em breve, o
trabalho de propagação das verdades kardequianas. Como
tantos outros - disse ele -, procurava provas, fatos precisos, de modo
a apoiar minha fé, mas esses fatos demoraram muito a vir. A
princípio insignificantes, contraditórios, mesclados de
fraudes e mistificações, que não me satisfizeram,
a ponto de, por vezes, pensar em não mais prosseguir em minhas
investigações, mas, sustentado, como estava, por uma
teoria sólida e de princípios elevados, não
desanimei. Parece que o Invisível deseja experimentar-nos, medir
nosso grau de perseverança, exigir certa maturidade de
espírito antes de entregar-nos a seus segredos .
Encontrava-se em seus trabalhos de experimentações,
quando importante acontecimento se verificou em sua vida. Allan Kardec
viera passar alguns dias na pacata cidade de Tours, com seus amigos
todos os espíritas turenses foram convidados a recebê-lo e
saudá-lo.
Em 1880, pelas cidades e vilas que percorria, por força de seus
afazeres, pronunciava conferências e fundava círculos e
bibliotecas populares. É incalculável o número de
conferências por ele proferidas na França, no
propósito de propagar a Liga de Ensino, fundada por Jean
Macé.
O ano de 1882 marca, em realidade, o início de seu apostolado,
no qual teve que enfrentar sucessivos obstáculos: o materialismo
e o positivismo que olham para o Espiritismo com ironia e risadas os
crentes das demais correntes religiosas que não hesitam em se
aliar com os ateus, para ridicularizá-lo e enfraquecê-lo.
Léon Denis, porém, como bom paladino, enfrenta a
tenpestade. Os companheiros invisíveis colocam-se ao seu lado
para encorajá-lo e exortá-lo à luta.
Coragem, amigo, diz-lhe o Espírito de Jeanne, estaremos sempre
contigo para te sustentar e inspirar. Jamais estarás só.
Meios ser-te-ão dados, em tempo, para bem cumprires a tua obra .
Em 2 de novembro de 1882, dia dos Mortos, que um evento de capital
importância se produziu e sua vida: a manifestação,
pela primeira vez, daquele Espírito que, durante meio
século, havia de ser seu guia, seu melhor amigo, seu pai
espiritual - Jerónimo de Praga -, e que lhe disse: Vai, meu
filho, pela estrada aberta diante de ti caminharei atrás de ti
para te sustentar . E como Léon Denis indagasse se seu estado de
saúde o permitiria estar à altura da tarefa, recebeu esta
outra afirmativa: Coragem, a recompensa ser mais bela .
A partir de 1884, achou conveniente fazer palestras visando à
maior difusão das idéias espíritas. Escreveu, em
1885, o trabalho O Porque da Vida em que explica com nitidez e
simplicidade o que é o Espiritismo.
Em 1892, recebeu um convite da Duquesa de Pomar, para falar de
Espiritismo em sua residência, numa dessas manhãs
célebres, em que se reunia quase toda Paris. Ele ficou indeciso,
temeroso. Depois de muito meditar, pesando as responsabilidades,
aceitou o convite.
O êxito de seu livro Depois da Morte situara-o como escritor de
primeira ordem. Os grandes jornais e revistas ecléticas o
solicitavam as tiragens sucessivas desse livro esgotavam-se
rapidamente.
Eis a notícia publicada por Le Journal , de Paris, acerca da
reunião na casa da duquesa: A reunião de ontem, foi uma
das mais elegantes, ouvindo-se a conferência de Léon Denis
sobre a Doutrina Espírita. De uma eloquência muito
literária, o orador soube encantar o numeroso auditório,
falando-lhe do destino da alma, que pode, diz ele, reencarnar
até sua perfeita depuração. Ele possui a alma de
um Bossuet, soube criar um entusiasmo espiritualista .
A principal obra literária de Denis foi a concernente ao
Espiritismo, mas escreveu, outrossim, segundo o testemunho de Henri
Sausse, várias outras, como: Tunísia , Progresso , Ilha
de Sardenha , etc.
A partir de 1910, a visão de Léon Denis foi, dia-a-dia,
enfraquecendo-se. A operação a que se submeteu, dois anos
antes, não lhe proporcionara nenhuma melhora. Suportava, com
calma e resignação, a marcha implacável desse mal
que o castigava desde a juventude. Tudo aceitava com estoicismo e
resignação. Jamais o viram queixar-se. Todavia, bem
podemos avaliar quão grande lhe devia ser o sofrimento.
Mantinha volumosa correspondência. Jamais se aborrecia, amava a
juventude, a alegria da alma. Era inimigo da tristeza.
O mal físico, para ele, devia ser bem menor do que a
angústia que experimentava pelo fato de não mais poder
manejar a pena. Secretarias ocasionais a substituiam nesse
ofício no entanto a grande dificuldade para Denis consistia em
rever e corrigir as novas edições de seus livros e de
seus escritos. Graças, porém, ao seu espírito de
ordem, à sua imcomparável memória, superava todos
esses contratempos sem molestar ou importunar os amigos.
Depois da morte de sua genitora, uma empregada cuidava de sua pequena
habitação. Ele só exigia uma coisa: a do absoluto
respeito às suas numerosas notas manuscritas, as quais ele
arrumava com meticulosa precaução. E foi justamente por
causa dessa sua velha mania que a Duquesa de Pomar o denominara de o
homem dos pequenos papéis .
Em 1911, após despender não pequeno esforço no
preparo da nova edição de O Problema do Ser, do Destino e
da Dor , caiu gravemente enfermo. O tratamento enérgico de seu
médico, para a pneumonia, pô-lo de pé em curto
lapso de tempo.
Grande e profunda dor estava para ele reservada. Veio guerra de 1914 e
seu espírito se condoía ao ver partir para o front a
maioria de seus amigos.
Léon padecia, então, de uma doença intestinal e
estava parcialmente cego.
Pela incorporação, seus amigos do Espaço e, entre
eles, um Espírito eminente, comunicavam-lhe, de tempos em
tempos, suas opiniões sobre essa terrível guerra,
considerada, em seus dois aspectos, visível e oculto.
Essas práticas levaram-no a escrever certo número de
artigos, por ele publicados na Revue Spirite , na Revue Suisse des
Sciences Psychiquesó e no Echo Fid todo o seu grande amor pela
terra em que nasceu, dentro da lei de causa e efeito.
Quando a guerra aproximava-se de seu fim, a Revue Spirite passou a
publicar, em todos os seus números, artigos de Léon
Denis.
Após a guerra de 1914, aprendeu braile, o que o permitiu ficar
atualizado e fixar sobre o papel, por meio de grille (impressão
em braile), os elementos de capítulos ou artigos que lhe vinham
ao espírito, pois, já nesta época de sua vida,
estava, por assim dizer, quase cego.
Em 1915 iniciava ele nova série de artigos repassados de poesia
profunda e serena, sobre a voz das coisas , preconizando o retorno
à natureza .
Nesta época uma forte vento soprava contra e kardequianismo. O
fenomenismo metapsiquista espalhava, aos quatro ventos, a doutrina do
filosófico puro. O Sr. P. Heuzé fazia muito barulho
através de L´Opinion , com suas entrevistas e
comentários tendenciosos. Afirmava, prematuramente, que,
à medida que a metapsíquica fosse avançando, o
Espiritismo, iria, pari passu, perdendo terreno. Sua profecia, no
entanto, ainda não se realizou.
Após a vigorosa resposta do Sr. Jean Meyer, pela Revue Spirite ,
Léon Denis, por sua vez, entrou na discussão, na
qualidade de presidente de honra da União Espírita
Francesa, em carta endereçada ao Matin , na qual estabelecia,
com admir vel nitidez, a diferença existente entre o Espiritismo
e o Metapsiquismo.
A partir desse momento, Léon Denis teve que exercer grande
atividade jornalística para responder às críticas
e ataques de altos membros da Igreja Católica, saindo-se, como
era de esperar-se, de maneira brilhante.
Em março de 1927, com 81 anos de idade, terminara o manuscrito
que intitulou: O Gênio Céltico e o Mundo Invisível
, e neste mesmo mês a Revue Spirite publicava o seu derradeiro
artigo.
Terça-feira, 12 de março de 1927, lá pelas 13
horas, respirava Denis com grande dificuldade a pneumonia o atacava
outra vez. A vida parecia abandoná-lo, mas seu estado de lucidez
era perfeito. Suas últimas palavras, pronunciadas com
extraordinária calma, mas com muita dificuldade, foram dirigidas
à empregada Georgette: É preciso terminar, resumir e...
concluir . (fazia alusão ao prefácio da nova
edição biográfica de Kardec). Neste exato momento,
faltaram-lhe completamente as forças para que pudesse articular
outras palavras. As 21:00 horas seu espírito alou-se. Seu
semblante parecia ainda em êxtase.
As cerimônias fúnebres realizaram-se a 16 de abril. A seu
pedido, o enterro foi modesto, sem ofício de qualquer igreja
confessional. está sepultado no cemitério de La Salle, em
Tours.
Abaixo, alguns livros de Léon Denis:
- CRISTIANISMO E ESPIRITISMO (FEB)
- DEPOIS DA MORTE (FEB)
- ESPIRITOS E MEDIUNS (CELD)
- JOANA D´ARC - MÉDIUM (FEB)
- O GÊNIO CÉLTICO E O MUNDO INVISÍVEL
(CELD)
- O PORQUE DA VIDA (FEB)
- O PROBLEMA DO SER, DO DESTINO E DA DOR (FEB)
- SOCIALISMO E ESPIRITISMO (O CLARIM)
BASILIO, 2006
Referências
Bibliográficas
DUBY. G. Histoire de
La France. 3. ed.
Paris: Larousse, 2003
HART, M. H. As 100 Maiores
Personalidades da História. Tradução
Antonio Canavarro Pereira. 6. ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2002
LAPPONI,
J. Hipnotismo e Espiritismo. Tradução Almerindo
Martins de Castro. 2. ed. Rio de
Janeiro: FEB, 1979
LUCY, G. Léon
Denis - O Apóstolo do Espiritismo, sua Vida, Sua Obra. Tradução
José Jorge. 2. ed. Rio de Janeiro: CELD, 2003
MICHAELUS. Magnetismo
Espiritual. 5. ed. Rio de
Janeiro: FEB, 1989
SUTIL, M. S; BARACHO, M. L. G. Fotos
de Estúdio: Imagens Construídas. In: Instituto
Memória - www.pedradagazeta.com.br.
Disponível em <http://www.pedradagazeta.com.br/?system=news&action=read&id=771&eid=295>.
Acesso em 27 de março de 2006.
TAYLOR, A. J. P. The Habsburg
Monarchy 1809-1918. London: Penguim Books, 1988
THOURET,
G. Samuel Hahnemann, su vida, sus
ideas. Tese de doutorado publicada em 1932. Tradução
para o espanhol do Dr Ricardo Prebisch. Disponível
em: <http://www.homeoint.org/books3/hahnemesp/index.htm>.
Acesso em 21 de fevereiro de 2006.
TREVELYAN, G. M. A Shortened
History of England. London: Penguin Books, 1987
WANTUIL, Z.;
THIESEN, F. Allan Kardec. Rio
de Janeiro: Federação Espírita Brasileira, 1979
WIKIPEDIA. Bill Aberdden. In: In:
Wikipedia, the free encyclopedia. Disponível
em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Bill_Aberdeen>.
Acesso em 27 de março de 2006.
Estudos sobre
mediunidade?, Gustavo, Brasil
Olá
Gostaria de saber se existe algum grupo de estudos englobando
estudos práticos sobre mediunidade, efeitos físicos, TCI
e outras formas decontato entre encarnados e desencarnados.
Já procurei este tipo de estudo em vários centros
espíritas, porém nenhum deles está interessado em
continuar as pesquisas feitas por Kardec e outros cientistas
contemporâneos a ele, tratando da evolução
científica da doutrina.
Quando existe algum estudo, normalmente se focam no estudo da
bibliografia existente, esquecendo-se da prática, tornando o
estudo vazio.
Aguardo contato
Att.
Gustavo
Companhia Anima Teatral, Marcelo, Brasil
Ao longo dos anos, os
integrantes da Companhia ANIMA TEATRAL
juntos, ou individualmente, participaram de diversas
produções cênicas, seguem informações
das principais montagens teatrais:
Quero voltar para casa - Grupo
GRAFITES
A casinha de Cristal - Grupo CRECIN
Nossos Destinos - Grupo CRECIN
O Fantasma de Canterville - Grupo CRECIN
O Mundo Mágico (Bublee Gummer´s) - Grupo CRECIN
Jesus de Nazaré - Grupo CRECIN
O fiel da balança (2001) - montagem independente*
Lesage: as cores da Alma - montagem independente
No Limiar da Vida (Montagem 2005) - Cia. Teatral
SEMEARTE
No Limiar da Vida (Montagem 2006) - Companhia
ANIMA THEATRAL
Agenda do mês de maio de 2006
|
Data: 12 de maio de 2006 - Horário(s): 20 horas
Local: Sociedade de
Estudos Espíritas "Camille Flamarion"
Endereço: Rua Prof. Araújo
Coelho, nº 886 - Bairro Jardim Líbano/Pirituba
Número de lugares:
100 - Ingresso: R$ 7,00*
Contatos e reservas pelo telefone: (011) 3902-2608.
Referências de
Localização: próximo
a E.M.E.F. Des. Sílvio Portugal
O
Espetáculo inicia-se rigorosamente dentro do horário.
* O ingresso poderá ser
adquirido no local.
Face a característica de espetáculo beneficente,
não haverá a venda de meia entrada ou descontos.
|
Data: 20 de maio de 2006
-
Horário(s): 19
horas
Local: Instituição
Beneficente "Nosso Lar "
Endereço: Praça Florence
Nightingale, nº 79 - Bairro Jardim da Glória
Número de lugares: sem
essa informação - Ingresso: R$ 10,00*
Contatos e reservas pelos telefones: (011)
6163-8681ou 6215-1806 (Horário
Comercial).
Referências de
Localização: Final
da Rua Mesquita
O Espetáculo inicia-se
rigorosamente dentro do horário.
* O ingresso
poderá ser adquirido no local.
Face a característica de espetáculo beneficente,
não haverá a venda de meia entrada ou descontos.
|
Estudos de
correlação --> O IPEPE convida
você, IPEPE, Brasil
Caro(a) amigo(a),
O Instituto de Intercâmbio do
Pensamento Espírita de Pernambuco (IPEPE), que tem como
razão de ser interligar o pensamento espírita às
diversas áreas do conhecimento humano, colaborando para a
cidadania e a paz, informa a você da existência
dos seguintes estudos de correlação nas listas
de debates na Internet abaixo relacionadas:
-
Lista
Ipepe Debates --> Estudo de correlação do
livro "Nosso Lar" (médium Chico Xavier / Espírito
André Luiz) com a codificação espírita.
(Já
iniciado).
-
Lista
Ipepe Sócio Política --> Estudo de
correlação do livro "Espiritismo Dialético"
(Herculano
Pires) com o pensamento espírita. (Já iniciado).
-
Lista
Ipepe Saúde --> Estudo de correlação do
livro "Evolução em Dois Mundos" (médiuns Chico
Xavier e Waldo Vieira/ Espírito André Luiz) com a
codificação espírita e a ciência
contemporânea. (Início em 03/4/2006).
-
Lista
Ipepe Educação --> Estudo de
correlação do livro "Pedagogia do Conhecimento" (Paulo
Freire) com o pensamento espírita. (Início em 05/4/2006).
Em breve estaremos também iniciando
estudos de correlação nas listas Ipepe Direito e Ipepe
Meio ambiente.
Para os interessados em qualquer um dos
estudos acima, favor enviarem solicitação para o e-mail ipepe@ipepe.com.br com o
nome(s) da(s) lista(s) que queiram participar.
A participação é
gratuita e todos estão convidados.
Paz,
Assessoria de Internet do IPEPE
( www.ipepe.com.br
/ ipepe@ipepe.com.br )
Divaldo
no Juventus, RW Turismo e Eventos, Brasil
Em prol das Atividades
Filantrópicas da FEESP
Mini-Seminário: Libertação pelo Amor
30 DE ABRIL 2006 - DOMINGO
Horário: 12h às 20horas
FAÇA JÁ SUA RESERVA - VAGAS LIMITADAS
Show Artístico Musical
Participação especial de Paula Zamp e Allan Vilches,
Alna Ferreira e Coral e Orquestra Carlos Gomes FEESP
Local de Inscrição
Livraria da FEESP - Rua Maria Paula, 140 - Bela Vista - SP/ SP
Telefones: 11-3107-5544 e 3115-5544 - ramais 240/ 255
E-mail: divulgação@feesp.org.br
Contribuição
Em prol das Atividades Filantrópicas da FEESP
Valor: R$ 60,00
Pagamento através de depósito bancário
Bradesco - agência 449 - c/c 51964-2
Enviar cópia do comprovante com seu nome e endereço para
Fax nº. 11-3107-5544
XIII Feira do Livro Espírita em Foz do
Iguaçu, Henrique Baldovino, Brasil
Estimados internautas:
Vem aí a XIII Feira do
Livro Espírita na rodoviária internacional de Foz do
Iguaçu/PR, que acontecerá de 12/04 (quarta-feira) a
16/04/06 (domingo), das 10h às 22h.
Em anexo encontram-se todos os
dados gerais do evento, junto do cartaz, que está sendo enviado
à maioria dos meios de comunicação da nossa
região e de vários Estados.
A promoção
é da 13ª União Regional Espírita (URE), com
apoio da Federação Espírita do Paraná
(FEP). A execução do evento está a cargo das 9
Sociedades Espíritas que fazem parte da 13ª URE, das
cidades de Foz, Sta. Terezinha de Itaipu, São Miguel do
Iguaçu, Medianeira e Sta. Helena.
Obrigado por ajudar-nos a
difundir este evento doutrinário, que permite a
divulgação da luz que o livro espírita propicia em
nossa região internacional.
Enrique Eliseo Baldovino
Deptº. Difusão da 13ª URE
Vem
aí a 13ª Feira do Livro
Espírita
na Rodoviária
A
13ª edição da Feira do Livro
Espírita acontecerá, na próxima semana, no
Espaço Cultural Dr. Nelson da Cunha Júnior, dentro da
Rodoviária Internacional de Foz
13ª URE: União
Regional Espírita
Federação
Espírita do Paraná
Começará na quarta-feira
12 de abril a XIII Feira do Livro Espírita em
Foz do Iguaçu e irá até o domingo 16 de abril
(feriado da Páscoa), na Rodoviária Internacional de
Foz (Av. Pres. Costa e Silva, nº 1601), no Espaço
Cultural Dr. Nelson da Cunha Júnior (na entrada principal
da Rodoviária e de fronte aos guichês das Empresas
Princesa dos Campos e Sulamericana), no seguinte horário: das
10h às 22 horas.
Em Foz do Iguaçu a Feira do
Livro Espírita já é considerada, há
vários anos (esta é a 13ª edição),
como sendo um evento cultural dos mais tradicionais da nossa
região,
considerando a importância que a literatura espírita tem
para o ser humano, em seus aspectos consolador e esclarecedor, sempre
à luz dos eternos ensinos do Nosso Senhor Jesus.
Venha conhecer a Doutrina dos
Espíritos através de livros, CD´s, DVD´s e
VHS.
Serão dezenas de títulos
de obras espíritas, que abordam temas desde as obras
básicas
do Espiritismo: O Livro dos Espíritos, O Livro dos
Médiuns,
O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno ou A
Justiça Divina segundo o Espiritismo e A Gênese, os
Milagres e as Predições; de Allan Kardec; e as obras
que complementam os ensinos dos Espíritos, através de
romances; mensagens; textos evangélicos; assuntos
científicos;
psicológicos; referentes à mediunidade; históricos
e literatura infantil; escritos e psicografados pelos mais
conceituados autores e médiuns espíritas.
PROMOÇÃO
E APOIO – A promoção do evento é da
13ª URE: União Regional Espírita, que é a
União de 9 Sociedades Espíritas da região que
vai de Foz a Sta. Helena (Sta. Terezinha de Itaipu, São Miguel
do Iguaçu e Medianeira/PR) Casas filiadas à
Federação
Espírita do Paraná (FEP). (13ª URE: União
Regional Espírita, órgão da FEP:
Federação
Espírita do Paraná, sendo esta participante da FEB:
Federação Espírita Brasileira.)
CDs e livros
do programa Momento Espírita
A
Feira do Livro Espírita tem o intuito de oferecer ao
público
a facilidade de que a literatura espiritista é acessível
a todas as camadas econômico-sociais, posto que a Feira
não
tem fins lucrativos, e sim tem como objetivo principal a
divulgação
das idéias libertadoras da Doutrina Espírita. Para
tanto, a Feira Espírita coloca a disposição de
todo tipo de público, livros de excelente qualidade
doutrinária a preços quase irrisórios e alguns
até simbólicos.
Haverá
também a disposição dos interessados volumes
espiritistas em diversos idiomas, já que a Rodoviária
de Foz (fone: 045 522-2540) é de caráter internacional.
Também estarão à venda na Feira os CD’s do
programa Momento Espírita, mensagens veiculadas pela
Rádio Itaipu FM há vários anos, enfeixadas
atualmente em 10 CD’s de excelente qualidade, e em 5 livros, até
esta data. (13ª URE).
Índice
GRUPO DE ESTUDOS
AVANÇADOS
ESPÍRITAS
O
Boletim GEAE é distribuido por e-mail aos participantes do Grupo
de Estudos Avançados Espíritas
Informações
Gerais - http://www.geae.inf.br/pt/faq
Conselho Editorial - editor@geae.inf.br
Coleção dos Boletins em Português -
http://www.geae.inf.br/pt/boletins
Coleção do "The Spiritist Messenger" -
http://www.geae.inf.br/en/boletins
Coleção do "Mensajero Espírita" - http://www.geae.inf.br/el/boletins