Fundado em 15 de outubro de 1992
Boletim Quinzenal de Distribuição
Eletrônica
"Fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão, face a face, em todas as épocas da humanidade", Allan Kardec
Ano 12 - Número 467 - 2003 16 de dezembro de 2003
Editorial |
Artigos |
Revista Espirita, Thionville, 5 de Janeiro de 1863. In Dissertações Espíritas (dissertações recebidas ou lidas por vários médiuns na Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas), páginas 318-319, Medium: Dr. R…, - Nota: Esta comunicação foi recebida na sessão geral presidida pelo Sr. Allan Kardec. - Editora Cultura Espírita EDICEL, trad. Julio Abreu Filho.
História & Pesquisa |
Este livro é um dos primeiros a ser lançado, depois do recente desenlace de Chico. Porém esta não foi a causa determinante de sua editoração. Vínhamos, já fazia algum tempo, coletando informações para ilustrar o riquíssimo documentário que ora divulgamos. Não se trata de uma biografia – esclarecemos -, e condições não teríamos de produzi-la. Muitas penas, credenciadas, já escreveram sobre Chico Xavier, que sempre foi, no meio espírita, o cerne de múltiplas atenções. Trata-se, isto sim, do resgate de um tesouro extraído das páginas amarelecidas de velhos jornais, que a poeira do tempo encobria há sessenta e sete anos.
A muitas pessoas devemos agradecer o prestimoso concurso para que este livro viesse a lume. Além do Professor Ary, anteriormente citado, e dos demais amigos mencionados noutra parte da obra, lembramos o venerando espírito Demócrito Rocha. Fundador de “O Povo” e seu diretor na década de trinta, mesmo não sendo espírita, viabilizou a publicação, quase diária, das reportagens. Não poderia proceder de outra forma, um dos pioneiros na divulgação do Esperanto em nosso Estado. Agradecemos, também, ao Dr. Roberto Marinho, ainda entre nós. Diretor e redator-chefe do jornal “O Globo” na época das entrevistas, investiu no seu repórter Clementino de Alencar – o verdadeiro autor deste livro - para que a reportagem pudesse ser realizada. Por fim, agradecemos, muito especialmente, ao estimado irmão Wilson Cantal, que num desprendimento franciscano (dos dois franciscos) colaborou de forma inestimável com a equipe, conseguindo, no Rio, reproduções de “O Globo” e das fotos inéditas que ilustram o livro. A todos nossa eterna gratidão.
Clementino de Alencar, jornalista de “O Globo”, que em 1935, realizou cobertura especial sobre o fenômeno Chico Xavier, em Pedro Leopoldo.
Clementino é um daqueles jornalistas que se prende totalmente ao fato, objeto de sua reportagem. É um jornalista investigativo, observador constante de todos os detalhes. Nada do que ocorre ao seu redor deixa de ser objeto de suas investigações – grafa tudo com leveza de detalhes em linguagem simples, mesmo ao retratar diálogos em que predominam os regionalismos. Sua descrição dos fatos é perfeita. Transporta o leitor para o local de suas observações. E não se deixa prender apenas no alvo central enfocado. Todas as cenas, todos os detalhes, são registrados com fidelidade e graça. É como se de sua pena fluíssem na rapidez da taquigrafia, aliada às modernas técnicas jornalísticas de gravação em voz e vídeo. Não esquecendo os fatos históricos que o antecederam, comparando-os com outros semelhantes, se existirem. É qual se estivesse a clicar no botão de sua memória e recolher com fidelidade os fatos em ocorrência.
Muitas vezes, traça um perfil psicológico de seu entrevistado, colocando-o no contexto de suas atividades e como que prevendo um futuro para seus atos em elaboração. Seu primeiro contato com o médium de Pedro Leopoldo é prova disso tudo! Observa o homem, tal qual o vê, não esquecendo de penetrar-lhe o íntimo de sua alma e, retratar tudo isso ao leitor com um raro poder de síntese. Todos os detalhes da vida do médium, são enfocados: seus mais secretos pensamentos são provocados a vir à tona para registro do repórter – nada se perde, tudo é registrado e passado ao leitor com fidelidade e isenção.
Clementino, foi em sua época, o repórter que conseguiu reunir em um único instrumento de trabalho, sua pena, as mais modernas – ao seu tempo futuras – técnicas de comunicação jornalística, funcionando a mesma, apenas, como uma impressora dos dados e registros de sua prodigiosa memória à serviço da informação. Vale a pena ser lido! A primeira impressão de um repórter.
Questões e Comentários |
“358: Constitui crime a provocação do aborto, em qualquer período da gestação?
Há crime sempre que transgredís a lei de Deus. Uma mãe, ou quem quer que seja, cometerá crime sempre que tirar a vida a uma criança antes do seu nascimento, por isso que impede uma alma de passar pelas provas a que serviria de instrumento o corpo que se estava formando.”
“73) Não tem a mulher o direito sobre a vida do ser que traz no ventre, já que é parte do seu corpo?Ainda, no livro Leis de Amor, Emmanuel nos adverte:
O direito de dispor da vida pertence a Deus, que é o seu Autor. Em momento algum, ninguém pode pretender direcionar a vida para a morte. No caso específico, a mulher é co-criadora, não lhe cabendo, em hipótese alguma, abortar o ser que alberga no seio. Certamente, quando a sua vida estiver em perigo, compreende-se que seja necessário interromper aquela que está em formação, portanto, uma nova reencaranção.
Dessa forma, abortar em outras circunstâncias provocadas, nunca!”
“... o aborto provocado, mesmo diante de regulamentos humanos, é um crime perante as Leis de Deus (...).
Os pais que cooperam nos delitos do aborto, tanto quanto os ginecologistas que o favorecem, vêm a sofrer os resultados da crueldade que praticam”.
Painel |
- Lista SOS ABRADE - TV -> Para apoio sobre tecnologias e metodologias de comunicação social espírita na televisão. Aberta ao público;
- Lista SOS ABRADE - Rádio -> Para apoio sobre tecnologias e metodologias de comunicação social espírita na rádio. Aberta ao público;
- Lista SOS ABRADE - Mídia Impressa -> Para apoio sobre tecnologias e metodologias de comunicação social espírita na mídia impressa. Aberta ao público;
- Lista SOS ABRADE - Internet -> Para apoio sobre tecnologias e metodologias de comunicação social espírita na Internet. Aberta ao público.
GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS
ESPÍRITAS
Informações Gerais - http://www.geae.inf.br/pt/faq
Conselho Editorial - editor@geae.inf.br
Coleção dos Boletins em Português - http://www.geae.inf.br/pt/boletins
Coleção do "The Spiritist Messenger" - http://www.geae.inf.br/en/boletins
Coleção do "Mensajero Espírita" - http://www.geae.inf.br/el/boletins