Boletim GEAE
Grupo de Estudos Avançados Espíritas
http://www.geae.inf.br
Fundado em 15 de outubro de 1992
Boletim Quinzenal de Distribuição Eletrônica
"Fé inabalável é somente
aquela que pode encarar a razão, face a face, em todas as épocas
da humanidade", Allan Kardec
Ano 11 - Número 451 -
2003 11
de março de 2003
Editorial |
O Problema do Destino
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Artigos |
Enquanto Vivem na Escuridão,
Rubens Santini, Brasil
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Responsabilidade, Rejane Spiegelberg
Planer, Austria
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Questões e Comentários |
Dúvida sobre o perispírito,
Carlos Faraco, Brasil
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Pedindo Ajuda
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Painel |
13a Semana Espírita da Família
de Taubaté, USE, Brasil
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Grupo de Comunicação
da ADE-SP na Internet, Ivan Franzolin, Brasil
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Erro no Boletim 450, Webmaster do site "Portal do Espírito"
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O Problema do Destino
Uma questão que se apresenta para todos os seres
humanos é o "porquê" do seu destino. Por que alguns são
tão afortunados e outros não? Qual a razão de termos
tantas diferenças de nascimento entre os seres humanos, principalmente
a grande desigualdade dos talentos e das fortunas? Por que tanta diferença
na vida, onde para uns parece sorrir a sorte e para outros tudo sair errado
?
A resposta para esta questão, intimamente ligada
ao problema da existência da dor e do mal, parece impossível
de ser encontrada pela mente ocidental. Como compatibilizar tanto sofrimento,
tanta injustiça, com a existência de Deus?
Pois bem, a questão do destino não é
tão complicada como se imagina ! Sua solução escapa
dos pensadores quando estes restringem o seu próprio campo de visão,
seja pelas doutrinas materialistas que profesam - doutrinas que nada admitem
além da morte - seja por apegarem-se a antigos dogmas religiosos,
para os quais o homem vive apenas uma vez sobre a terra.
Uma vez que se admita a pré-existência do
espírito, e sua jornada evolutiva através das reencarnações,
o problema se coloca em outro prisma. Nosso destino atual nada mais é
do que o resultado do que fizemos ontem e o nosso dia de amanhã será
determinado pelo nosso modo de agir no agora. A lei de causa e efeito, dando
a cada um conforme suas obras, estabelece o equilibrio na criação
e garante justiça para todos os seres.
O problema da existência do mal, também
deixa de ser tão impressionante, para se revelar o resultado da existência
em nosso planeta de uma população de espíritos endividados
perante a lei eterna, recapitulando experiências dificeis, que deixaram
de aprender pelos caminhos do bem. O mal, em si mesmo, é apenas o resultado
da ausência de bem, da ignorância, do mesmo modo que as trevas
são apenas a ausência de luz e não um poder antagônico
a ela.
Determinando o destino, além da lei de "Causa
e Efeito", há a lei do "Progresso", que impulsiona todos os seres
para a perfeição. Na sua forma mais visivel é esta lei
que leva instintivamente todos os seres a buscarem a felicidade e a libertação
do sofrimento. Nesta busca incessante desenvolvem suas capacidades e progridem.
Assim, o destino do homem é construido por ele
mesmo. Da mesma forma o destino das sociedades é o resultado das ações
coletivas de seus membros. A história, em essência, é
o registro das causas e efeitos provocados ao longo do tempo pelo esforço
das coletividades humanas em busca do progresso.
Como nem sempre o progresso intelectual é feito
ao mesmo tempo que o moral, as circunstâncias variam enormemente na
história dos povos. Grandes progressos intelectuais podem ser seguidos
de grandes catastrofes morais. Outras vezes séculos de penúria
material trazem grandes progressos morais. A trama do destino é complexa
e seu conjunto completo escapa da nossa visão restrita. Presos ao
plano material perdemos a visão dos atos intermediarios que se passam
no plano espiritual e não temos a capacidade de abranger em nossa
análise todos os milênios de aprendizado que cada um de nós
tem por detrás de si.
A filosofia Espírita respondendo ao problema do
destino, coloca diante do homem a responsabilidade de mudá-lo. Se nós
mesmos fazemos nosso destino, é a nós que cabe criar o mundo
melhor do amanhã. Ao espírita não basta apenas o conhecimento,
é imprescindível a vivência desse conhecimento.
Aproveitamos também este editorial, que trata
do problema do destino, para homenagear Léon Denis, que no livro "O
problema do ser, do destino e da dor" (titulo da tradução da
FEB), trata longamente deste tema. É uma pena que as obras de Léon
Denis não sejam mais amplamente conhecidas e estudadas, grande divulgador
da Doutrina e grande filósofo, soube explorar com maestria os grandes
problemas respondidos pelo Espiritismo e que podem mudar os rumos da humanidade.
Muita Paz,
Retorno ao Índice
Enquanto Vivem na Escuridão,
Rubens Santini, Brasil
Orientações
Práticas para Atividades de Desobsessão
Série de artigos iniciada no Boletim 449
V - Entidades Manifestantes
(9)”As instituições das trevas são
estruturadas numa rígida concentração de poder, na mão
de alguns líderes. (...) Seus organogramas são bem planejados
e implementados como os de uma empresa. (...) Têm seus chefes, seus
planejadores, seus executores, operários, guardas. (...) Seus métodos
são os do terror pela violência, sua incontestável hierarquia
apoia-se num regime disciplinar implacável, rígido, inflexível.
Não se tolera a falta, o deslize, a revolta, a desobediência.
(...)
Aqueles, pois, que resolvem organizar um grupo mediúnico
de desobsessão, devem estar bem preparados para enfrentá-los.
É preciso enfrentá-los com paciente firmeza e confiança
nos poderes que nos sustentam. Nada de ilusões, porém. Não
podemos abrir brechas em nossa vigilância, porque penetrarão,
sem nenhuma cerimônia, pelas portas das nossas fraquezas, se assim o
permitirmos, de vez que nada lhes é sagrado, e tudo se lhes permite.”
Dentro os tipos de Entidades que fazem parte dessas falanges,
e se manifestam em nossos trabalhos, podemos destacar:
(1) O Dirigente das Trevas(
9) – “Esta
é uma figura freqüente nos trabalhos de desobsessão. Comparece
para observar, estudar as pessoas, sondar o doutrinador, sentir mais de perto
os métodos de ação do grupo, a fim de poder tomar suas
“providências”. Foi geralmente um encarnado poderoso, que ocupou posições
de mando. Acostumado ao exercício da autoridade incontestada, é
arrogante, frio, calculista, inteligente, experimentado e violento. Não
dispõe de paciência para o diálogo, pois está habituado
apenas a expedir ordens e não a debater problemas, ainda mais com
seres que considera inferiores e ignorantes, como os pobres componentes de
um grupo de desobsessão. Situa-se num plano de olímpica superioridade
e nada vem pedir; vem exigir, ordenar, ameaçar, intimidar. (...) Não
são executores, gostam de deixar bem claro: são chefes. Estão
ali somente para colher elementos para suas decisões; a execução
ficará sempre a cargo de seus asseclas. Comparecem cercados de toda
a pompa, envolvidos em imponentes “vestimentas”, portanto símbolos,
anéis, indicadores, enfim, de “elevada” condição.”
(2) O Planejador(
9)– Este é
frio, impessoal, inteligente, culto. Maneja muito bem o sofisma, é
excelente dialético, pensador sutil e aproveita-se de qualquer descuido
ou palavra infeliz do doutrinador para procurar confundi-lo. Mostra-se amável,
aparentemente tranqüilo e sem ódios. Não se envolve diretamente
com os métodos de trabalho das organizações trevosas,
ou seja, não expede ordens, nem as executa; limita-se a estudar a
problemática do caso e traçar os planos com extrema habilidade.
Os planejadores são elementos altamente credenciados e respeitados
na comunidade do crime invisível. (...) O planejador exerce função
importante, porque é dos poucos, ali, que conservam a cabeça
fria para conceber os planos estratégicos indispensáveis. Seus
companheiros de ação costumam ser impetuosos homens de ação,
que se entregam facilmente ao impulso desorientado de partir para ação
pessoal isolada, se não tiverem quem os contenha dentro de um inteligente
planejamento global, que proteja não apenas os interesses de cada dos
componentes isoladamente, mas também a segurança da organização.(...)
O planejador é, pois, figura importantíssima na ordenação
das tarefas maquiavélicas. Sua perda acarreta uma desorientação
geral. É difícil, senão impossível, para os companheiros
que permanecem na organização das sombras que alguém
tão lúcido e brilhante se tenha deixado convencer por um doutrinador
encarnado.”
(3) O Executor(
9) – “Sente-se totalmente
desligado da responsabilidade, quanto às atrocidades que pratica,
pois não é o mandante; apenas executa ordens. Usualmente, nada
tem de pessoal contra suas vítimas inermes. Agasalham-se na crueldade
agressiva e fria, sem temores, sem remorsos, sem dramas de consciência.
Quantos deles encontramos nos trabalhos de desobsessão! São
remunerados das maneiras mais engenhosas e diversas, as que mais se ajustam
à sua psicologia, aos seus vícios e às suas deformações.”
(4) O Religioso(
9) – “É impressionante
a elevada participação de transviados “religiosos” no trágico
e doloroso desfile de Espíritos em lamentável desequilíbrio
nas sessões de desobsessão. Multidões de ex-prelados
debatem-se, no mundo póstumo, em angústias e rancores inomináveis,
que se arrastam, às vezes, pelos séculos. Apresentam-se, quase
sempre, como zelosos trabalhadores do Cristo, empenhados na defesa da “sua
Igreja”. São argutos, inteligentes, agressivos, violentos, orgulhosos,
impiedosos e arrogantes. Parece terem freqüentado a mesma escola no
Além, pois costumam trazer os mesmos argumentos, a mesma teologia,
deformada, com a qual justificam seus impulsos e sua tática.”
(5) O Vingador(
9) – “Vingar-se é
ir à forra, punir alguém por aquilo que fez ao vingador e,
por isso, vingança é uma palavra-chave nos trabalhos de desobsessão
e esclarecimento. Aquele que se dedica a essas tarefas, precisa estudá-la
a fundo, suas origens, suas motivações, seus mecanismos e as
soluções que lhe estão abertas. É preciso entender
o vingador e aceitá-lo como ele se apresenta, se é que pretendemos
ajudá-lo, pois, ele é, antes de tudo, um prisioneiro de si
mesmo, através da sua cólera e da sua frustração.
Sua maior ilusão é a de que a vingança aplaca o ódio,
quando, na realidade, o alimenta e o mantém vivo. Sua lógica
é, ao mesmo tempo, fria e apaixonada, calculada e impulsiva, paciente
e violenta, e sempre implacável. Envolvido no seu processo, ele nem
sequer admite o perdão, e é capaz de perseguir sua vítima
através séculos e séculos, ao longo de muitas vidas,
tanto aqui, na carne, como no mundo espiritual. Quase sempre a vingança
desdobra-se a partir de um caso pessoal, mas é comum encontrarmos
também o vingador impessoal, aquele que trabalha para uma organização
opressora. O vingador observa, planeja e espera a ocasião oportuna
e o momento favorável. Não se precipita, mas não esquece;
sempre que pode, interfere, ainda que seja somente para espetar uma agulha
em sua vítima indefesa. Casos tremendos e persistentes de obsessão
vingativa resultam de amores frustrados, traídos ou indiferentes.
Paixões irrealizadas ou aviltadas despertam os mais profundos sentimentos
de revolta. De outras vezes, são crimes horrendos, como a assassinatos,
espoliações, desonras, difamações, iniquidades
de toda sorte. O vingador é aquele que tomou em suas mãos os
instrumentos da justiça divina. Não confia nela, ignora-a ou
não tem paciência de esperar por ela. Não sabe ainda,
que o reajuste virá fatalmente, através da lei da causa e efeito.”
(6) Magos e Feiticeiros – Muitas vezes são Entidades ligadas
aos trabalhos de magia e despachos de terreiro. Geralmente aparecem utilizando
as vestimentas dos rituais e de todos apetrechos necessários para
as suas sessões. Chegam nos trabalhos de desobsessão agressivos
e indignados por estarem ali contra a sua vontade, prometendo fazer um “trabalho
pesado” para acabar com o grupo. Temos que utilizar de uma certa energia
com este tipo de Entidade, muitas vezes pedindo para que ele jogue no chão
todo o material que trouxe consigo e para que possamos realizar uma verdadeira
“queimada” destes objetos, mostrando a ele que a força do Cristo é
muito mais eficaz que aqueles rituais que ele pratica nos terreiros. Muitas
vezes estes “magos” são inteligentes, com muita experiência
e com muito conhecimento das fraquezas humanas, pois vivem disso nas suas
práticas ritualisticas. Na sua maioria são insensíveis
aos apelos do Amor e do Perdão.
(7) Espíritos Suicidas – Geralmente aparecem nas reuniões
de desenvolvimento mediúnico. Não necessitam de doutrinação,
e sim do choque anímico (energia animalizada do médium) para
poder se recompor. Algumas vezes estão revivendo, em forma de alucinação,
o momento do ato impensado do suicídio. O doutrinador deverá
dar-lhe muito amor e carinho, cabendo ao grupo intensificar as vibrações
para acalmar este Irmão que tanto está sofrendo. Uma prece,
juntamente com um passe, são os melhores remédios para este
momento!
(8) Espíritos Desafiadores(
10)
– “Vêm desafiar-nos. Julgam-se fortes, invulneráveis e utilizam-se
desse recurso para amedrontar. Ameaçam os presentes com as mais variadas
perseguições e desafiam-se a que prossigamos interferindo em
seus planos.” Geralmente utilizam frases do tipo:
- “Deixe-me em paz ou lhe mostrarei quem sou...”
- “Você não sabe com quem está lidando...”
- “Você me paga...”
- “Eu os acompanharei, cada passo...”
- “Estarei vigiando dia e noite...”
- “Tenho poderes que você desconhece...”
“O doutrinador recorrerá a energia equilibrada,
dosada no amor, serena e segura, quando sentir necessidade. Espíritos
desse padrão vibratório, quase sempre têm que se comunicar
mais vezes. O que se observa é que a cada semana eles se apresentam
menos seguros, menos firmes e fortes que na anterior. Até que se atinge
o momento do despertar da consciência.”
(
11) “O doutrinador não
deve sustentar o medo, em nenhuma circunstância e por razão
nenhuma (...) E para combatê-lo nada mais justo que o inteirar-se da
Verdade já revelada, assenhoreando-nos das Leis Espirituais que regem
o intercâmbio ostensivo ou oculto entre encarnados e desencarnados
e que se encontram muito bem estudadas e codificadas por Allan Kardec”.
(9) Espíritos Sofredores – Todas as Entidades que se manifestam
são, na verdade, Espíritos Sofredores. Aqui apenas queremos
realçar aqueles Irmãos que ainda apresentam os males e sofrimentos
no momento da desencarnação. Sejam as dores de uma doença,
ou das dores de um acidente automobilístico, de um assassinato, ...
Aqui podemos utilizar a técnica da “Indução Hipnótica”,
que será estudada em um capítulo especial. Mas, podemos aliviar
as suas dores também através da Prece e do Passe Magnético.
“...há também as Entidades que desejam
perturbar o desenvolvimento das tarefas programadas. Para isso tentam envolver
os médiuns e demais participantes em vibrações de torpor,
agindo por hipnose, à qual todos devem reagir para não serem
dominados pela sonolência. Também aqueles Espíritos que
se sentem enfraquecidos, debilitados e em estado de prostração
podem transmitir ao médium o desejo de dormir.”
“Obsessão/Desobsessão”
– Suely Caldas Schubert
Responsabilidade, Rejane Spiegelberg Planer, Austria
(Este artigo que a Rejane nos enviou, foi originalmente escrito para a "
Revista
Internacional de Espiritismo" e publicado na edição de
dezembro de 2002 com o título "Evolução e Responsabilidade
Espírita")
Durante nossa evolução
sobre a terra, nós seres humanos, vimos desenvolvendo aos poucos
nossas capacidades intelectuais e espirituais. Passamos do ‘ser totalmente
instintivo’, que lutava animalescamente por sua sobrevivência num mundo
hostil, para um ‘ser mais sensivel’, que busca criar melhores condições
de sobrevivênvia para si mesmo e sua prole. Nesta evolução
passamos pela idade do fogo, da pedra, do ferro, chegamos ao que chamamos
de período civilizado. Enquanto ser gregário, agrupamo-nos
socialmente para vivermos em comunidades, em cidades.
Grandes civilizações desenvolveram-se, atingiram
o apogeu e decaíram. Crescemos intelectualmente e espiritualmente,
uns mais rápidamente, outros tantos lentamente, cada um de nós
em um ritmo próprio. Alguns povos especializaram-se no desenvolvimento
do intelecto, outros nos valores espirituais. Em muitas destas fases, o primitivismo
predominou através de guerras, do domínio dos fortes sobre
os mais fracos, tanto física como psicologicamente.
Há 2000 mil anos, Jesus trouxe à terra o
amor pelas criaturas, ensinando a todos nós que somente através
do amor, o homem atingirá seu apogeu evolutivo. No entanto, recebemos
estes ensinos divinos e mal percebemos a sua grandeza. Mesmo na época
de Jesus, muitos de nós não conseguimos perceber estes ensinos,
além da sua utilidade prática, momentânea, de cura de
nossos males físicos ou emocionais. Como diz Amélia Rodrigues
através da mediunidade de Divaldo Franco, “
Jesus aparece-lhes e
abre-lhes um elenco de novas possibilidades, oferecendo-lhes recursos incomuns,
oportunidades antes jamais imaginadas e causa uma rápida mudança
de conduta. ...A mensagem dEle, de renovação e de libertação
interior, no entanto passava quase despercebida...”
1
No entanto, a mudança ocorre. A semente do amor
estava plantada. Assim, apesar de momentos históricos negros, a arte
e a cultura ressurgem para nos mostrar a beleza do mundo e sensibilizar o
nosso espirito primitivo para as coisas mais elevadas.
Deixamos de apenas lutar pela sobrevivência. Agora
ainda trabalhamos para viver, mas apreciamos algumas comodidades e,
alguns de nós já desenvolveram o espirito crítico:
político, científico e artístico, alguns de nós
o ético-moral-religioso.
As guerras e revoluções continuaram e continuam,
mas de tempos em tempos, espíritos mais elevados renascem entre nós
para iluminar todos os campos da nossa cultura. Nestas ocasiões o
saber aprimora-se, e o conhecimento científico utilizado positivamente
proporciona-nos cada dia mais comodidades. No final do século 19,
os espíritos oferecem-nos a sua doutrina através de Allan Kardec.
No mundo ocidental vivíamos a revolução industrial.
Desenvolvíamos cada vez mais o conhecimento científico e a
nossa indústria sofreu forte impulso e desenvolveu-se. Estavamos também
aptos a adquirirmos mais conhecimentos sobre a vida espiritual. E a verdade
da vida espiritual surgiu através de manifestações em
várias partes do mundo. Allan Kardec iniciou o trabalho de codificação
da doutrina dos espíritos e esta também espalhou-se pelo mundo.
O século 20, século das grandes descobertas
científicas, de Einstein, Madame Curie, e outros tantos nomes
que contribuiram para o desenvolvimento da nossa ciência em todos os
seus ramos, também nos traz uma outra revolução - a
da comunicação. Já não vivemos isolados numa
região, mas somos co-participante no dia a dia da vida planetária.
Acompanhamos os acontecimentos no planeta e co-participamos, observando,
criticando. E este virá a ser um dos fatores importantes no nosso
processo evolutivo como ser humano. Participar para entender. Compreender
para poder nos modificar interiormente e mudar também o mundo a nossa
volta.
Facilidade de locomoção terrestre, maritima
e aérea ajuda o redescobrimento de culturas milenares como a da India,
Japão e da China. A medicina tradicional que faz transplantes do coração,
microcirurgias via computador, também é desafiada pelas praticas
milenares destas culturas. A medicina alternativa propaga-se e começa
a surgir a medicina vibracional.
Nós queremos ser co-participantes em todas áreas
de nosso desenvolvimento!
Estamos portanto, em meio a uma revolução
na nossa história de seres humanos. De um lado o materialismo oriundo
da revolução industrial e científica. De outro, a busca
de conhecimento espiritual e do auto-descobrimento, a busca da força
interior. Já não lutamos contra as feras para sobreviver. Mas
lutamos conosco mesmo, num esforço supremo para nos conhecermos e
libertarmos-nos dos grilhões de ferro a que nos atamos ao longo dos
séculos.
Hoje temos o conhecimento científico e espiritual
à mão. Os espíritos trouxeram a vida espírita
à luz do nosso conhecimento. E não somente através do
Espiritismo, pois em todas as religiões os fenômenos mediúnicos
estão presentes. É o mundo espiritual ajudando o mundo terreno
a progredir, ajudando a nos libertarmos através do conhecimento, ajudando-nos
a galgar degraus evolutivos mais rapidamente. Temos portanto, tempo para
pensar e capacidade para analisar. Temos a nossa disposição
o conhecimento científico e o conhecimento mundano. E nós espíritas
temos a disposição os ensinamentos morais e espirituais lançados
por Jesus e novamente analisados a luz do Espiritismo.
Ganhamos muito nestes milênios de nossa evolução
de homens e mulheres primitivos à civilizados. Ganhamos bem estar
social, vivemos mais. Temos à nossa disposição na prateleira
do super-mercado a alimentação para o corpo, entertemo-nos
com o rádio, a televisão, o video. Podemos nos comunicar com
o mundo pelo telefone e até pelo computador. Temos ainda à
nossa disposição alimento para alma, nos centros espiritas,
nos livros espiritas, no evangelho.
E o que o fazemos? Repetimos automaticamente como se a
palavra, o conhecimento trazido pelos espíritos não fosse para
nós mesmos, mas para outros. Propagandizamos nosso conhecimento, mas
não o aplicamos a nós mesmos. Esquecemos que Jesus advertiu:
“
Pedir-se-á muito aquele que muito recebeu, e prestará contas
aquele a quem foram confiadas muitas coisas. (Lucas 12:47-48)”.
Onde esta a nossa responsabilidade de espíritas?
Adquirimos muito conhecimento. É nos dado conhecer
as diferentes facetas dos ensinamentos de Jesus, explicados pelos espiritos
através de Allan Kardec, Chico Xavier, Divaldo Franco, Raul Teixeira
e tantos outros que nos apresentam as leis divinas, a moral cristã
e a vida espiritual em seus livros psicografados ou não. Temos ainda
a oportunidade, de discutir e analisar estas verdades nas reuniões
e palestras nos centros espiritas diariamente.
E o que fazemos com este conhecimento? Engavetamos no
armário da sala, na cristaleira fechada a sete chaves, onde todos
vêem mas ninguém toca? Ou vivemos o que já conhecemos
no nosso dia a dia, dando aos outros o que já adquirimos?
Viver o Espiritismo, é viver o Cristianismo, é
colocar em prática o que aprendemos com Jesus! É se preocupar
com os conselhos dos espíritos em cada comunicação,
em cada palestra que assistimos ou que proferimos, para entender onde ele
se aplica na nossa vida, e então praticá-lo. Praticá-lo
na nossa casa, no nosso trabalho, na nossa comunidade, na cidade, no país
em que vivemos.
O conhecimento que adquirimos é sempre nosso, nunca
é para o outro. E por isto Jesus adverte-nos “
(M
Por que
vedes o arqueiro no olho do vosso irmão, vós que não
vedes uma trave no vosso? (Mateus 7:3)”. Muitas vezes recebemos o conhecimento,
e o colocamos como exemplo para alguém que esta ao nosso lado, esquecendo
de analisar o nosso próprio comportamento à vista deste ensinamento.
Que ilusão! É a ilusão dos fariseus, que se achando
sábios esqueceram de praticar, para somente tagarelar! Seremos nós
como os antigos fariseus? Estaremos somente repetindo as palavras sem a preocupação
de colocá-las em prática na nossa vida?
Seremos nós como aqueles homens que viveram com
Jesus e não O conheceram?
Já não somos cegos. Recebemos muito conhecimento.
Temos portanto o dever e a responsabilidade de espalhar esta luz, não
através das palavras que proferimos, mas das ações que
praticamos!
Comunicar é a palavra do momento!
No entanto, comunicar somente não basta, é
preciso dar o exemplo!
1 Rodrigues, Amélia
(Espirito), …Até o fim dos tempos, psicografia de Divaldo Pereira Franco,
Salvador, BA, Livraria Alvorada Editora, 2000.
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Dúvida sobre o perispírito, Carlos Faraco,
Brasil
Gostaria de tirar uma dúvida sobre
o perispírito, que acredito deve ser interessante p/ muitas pessoas.
Trata-se do exposto no livro "A Gênese" - Cap.
XIV it 8:
"8. — Do meio onde se encontra é
que o Espírito extrai o seu perispírito, isto é, esse
envoltório ele o forma dos fluidos ambientes. Resulta daí que
os elementos constitutivos do perispírito naturalmente variam, conforme
os mundos. Dando-se Júpiter como orbe muito adiantado em comparação
com a Terra, como um orbe onde a vida corpórea não apresenta
a materialidade da nossa, os envoltórios perispirituais hão
de ser lá de natureza muito mais quintessenciada do que aqui. Ora,
assim como não poderíamos existir naquele mundo com o nosso
corpo carnal, também os nossos Espíritos não poderiam
nele penetrar com o perispírito terrestre que os reveste. Emigrando
da Terra, o Espírito deixa aí o seu invólucro fluídico
e toma outro apropriado ao mundo onde vai habitar."
Pergunta: Como se dá esta
troca de invólucro fluídico?
Fraternalmente
Carlos H. Faraco Gehren
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Pedindo Ajuda
(e-mail recebido pelo GEAE, com um pedido de ajuda
para superar a situação difícil criada pela desencarnação
de entes queridos)
Por favor já tentei de tudo eu preciso
só de uma palavrinha vinda de minha mãe já desencarnada,
para eu voltar a ser feliz, e saber se ela esta em uma das casas de Jesus
sobre cuidado ou não. Ela faleceu em agosto de 1999, (...) e o meu
padrasto em novembro de 1999, desde de la eu não vivo tem dia que
tenho vontade de tomar um monte de comprimidos para ver se eu os encontro
embora tenha uma base espirita, eu preciso de alguem que realmente seja honesto
e ela me transmita só uma palavrinha que desde de que ela viajou eu
faço a ela, e uma outro ao meu padrasto
Por favor me ajudem,
Caro Amigo,
Por sermos um grupo espírita dedicado ao estudo
da doutrina pela Internet não temos como ajudá-lo diretamente
na questão da psicografia. Não temos sessões mediunicas
associadas ao grupo.
Um caminho seria buscar um grupo espírita em sua
cidade, grupos como a "Mansão do Caminho" em Salvador ou as Uniões
e Federações Espíritas. Entre em contato também
com a Rádio Boa Nova (http://www15.dialdata.com.br/feal/radioboanova/).
Deixe-me porém observar-lhe que a comunicação
entre os dois planos da vida não é tão simples quanto
parece, nem mesmo é sempre conveniente. Nossos entes queridos, quando
chegam ao outro lado, também passam por uma fase de adaptação
a nova realidade e, muitas vezes, é necessário que descansem
um pouco das lutas pelas que passaram e esqueçam dos problemas que
por aqui ficaram. Naturalmente seus parentes devem estar amparados pelo plano
superior, assim como nós outros aqui na matéria, e os amigos
que os amparam talvez não considerem conveniente que eles interrompam
a convalescença para voltar-se aos problemas da retaguarda.
Meu amigo, reequilibre-se na vida, na certeza de que
Deus a tudo provê na hora certa, seu estado emocional provavelmente
é o fator que dificulta a comunicação. Nem pense em
arriscar-se a voltar para o mundo dos espíritos pelo "monte de comprimidos",
pois isto além de não melhorar seu estado intimo ainda o fará
ficar pior e impossibilitará por muito tempo seu retorno ao contato
dos que ama.
Permita que lhe sugira ler alguns livros, como os da
série André Luiz (principalmente Nosso Lar) e o da Dra. Marlene
Nobre, "Nossa Vida no Além", que o ajudarão a compreender o
que se passa com os desencarnados e quais os entraves na comunicação
imediata.
Estou copiando o Ivan Franzolim da ADE-SP, que talvez possa lhe indicar um grupo espírita
dedicado a psicografia.
Muita Paz e não desanime!
Carlos Iglesia
Caro Amigo,
Procuro compreender sua dor e suas saudades. Deve ser
difícil.
Mas tenha certeza que você tem força interior
para enfrentar essa situação. Confie, ore e exerça sua
vontade de se manter equilibrado e sereno. Nosso criador conspira a nosso
favor, apesar de às vezes, não consigamos perceber.
Conheço o Centro Espírita Aurélio
Agostinho em Uberaba e o Grupo Noel em São Paulo na Rua Domingos de
Morais, 1905. É uma tentativa, mas sabemos que se trata de um telefone
que funciona mais de lá para cá.
Um grande abraço e muita força.
Ivan
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13a Semana Espírita da Família de Taubaté,
USE, Brasil
A USE (União das Sociedades Espíritas),
da cidade de Taubaté, SP, estará realizando em março,
no Centro Espírita União e Caridade à rua dr. Dr. Souza
Alves, 142, a tradicional Semana Espírita da Família,
trazendo palestras e show musical. A semana começa no dia 08 e será
encerrada no dia 16 de março.
No cartaz para sua divulgação, os organizadores
colocam a questão: “Sabe para que serve a família ?”. E respondem:
“Todo mundo tem uma escola dentro de casa: é a Família, este
grupo abençoado que reúne tudo que se precisa para aprender
a amar ao próximo, perdoar, ser humilde, compartilhar, conviver e ser
feliz. Venha conhecer como a nossa família nos ajuda a ser melhores
pessoas. Traga a sua”.
Os expositores convidados, na ordem de participação,
são Richard Simonetti, no dia 8 de março, Wlademir Lisso, Eliseu
Pereira, Paulo Maurício Rosa, Antônio Carlos Arruda, Fábio
Rivera Vilaça Jr., Julia Nezu, Miguel Sardano e, terá como encerramento,
um show musical do cantor e músico Moacir Camargo, no dia 16 de março.
Informações podem ser obtidas no site http://www.use-taubate.zip.to
ou pelo telefone 12 – 3631 3987 ou na Livraria Espírita Cairbar
Schutel, à rua Dona Chiquinha de Mattos, 321, no centro da cidade.
As Palestras serão Gratuitas e sempre as 20h
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Grupo de Comunicação da ADE-SP na Internet,
Ivan Franzolin, Brasil
O que é Lista ou Grupo na Internet?
É um recurso disponível na
Internet, para facilitar a comunicação via mensagens por e-mail
(endereço eletrônico), entre um grupo de pessoas com
interesses em comum cadastrados na mesma lista. É bastante utilizada
para estudos, debates e elaboração de propostas.
Objetivos do Grupo de Comunicação da ADE-SP
A ADE-SP - Associação de Divulgadores do
Espiritismo do Estado de São Paulo, criou em agosto de 2002, seu Grupo
de Comunicação na Internet com os
seguintes objetivos:
· Manter
os formadores de opinião (comunicadores, divulgadores) atualizados
com notícias da ADE-SP e sobre assuntos relacionados à comunicação
social espírita.
· Estabelecer relações
fraternas entre pessoas com interesse comum no espiritismo e na comunicação;
· Facilitar e incentivar
estudos e propostas nos temas de interesse comum, por meio do diálogo
fraterno;
· Oferecer um ambiente
virtual agradável e útil aos interesses estabelecidos.
Funcionamento
Ao responder um e-mail recebido do Grupo, todos os participantes
do Grupo recebem o mesmo e-mail enviado. Dessa forma, todos acompanham todas
as
mensagens enviadas e podem participar de qualquer uma, opinando, complementando,
argumentando etc.. Só os inscritos no Grupo poderão receber
e enviar mensagens.
Quem possuir provedor com baixa capacidade para receber
e-mails deve avaliar a possibilidade de ter sua Caixa Postal bloqueada por
excesso de mensagens,
após um período maior sem acesso.
Princípios a serem obedecidos
Para que esse recurso possa ter sua utilidade maximizada,
é importante que todos sigam os seguintes princípios:
1. O conteúdo das mensagens deve estar relacionado com
Comunicação e Espiritismo. Não utilizar o Grupo para
veicular conteúdo não previsto, como propaganda. Havendo dúvida,
perguntar ao moderador do Grupo.
2. Qualquer participante tem liberdade para propor um assunto que poderá
ou não ser respondido pelo Grupo.
3. Os diálogos devem ocorrer de forma fraterna no campo das idéias,
não sendo aceitas o uso de palavras desrespeitosas.
4. Os assuntos serão livremente debatidos, não existindo o
responsável pela "palavra final". Seguimos o lema do Programa Ação
2000, na rádio Boa Nova: A ADE-SP discute as notícias, mas não
fecha a questão.
5. Usar e-mail particular e não o e-mail do Grupo (ade-sp.comunica@grupos.com.br),
para respostas simples solicitada por uma pessoa, ou para assuntos de interesse
particular e não coletivo.
6. Só enviar arquivos anexados se forem realmente pertinentes. Nesse
caso, devem ter tamanho inferior a 250 Kbytes. Utilizar sempre a compactação.
Vamos evitar sobrecarregar as Caixas Postais e os micros dos participantes.
Moderadores
São as pessoas responsáveis pela administração
do Grupo: inclusão, habilitação, exclusão, esclarecimentos
e advertências. Os Moderadores do Grupo de Comunicação
da ADE-SP são:
·
Ivan Franzolim ivanrf@terra.com.br
·
Marcos Chazan marcos_chazan@ig.com.br
Inscrição no Grupo
Enviar e-mail para o Moderador, com os seguintes dados:
·
Nome completo;
·
Cidade de residência
·
Instituição Espírita que participa
·
Atividade ligada à comunicação que exerce
Provedor
É a empresa que disponibiliza o software para
viabilizar a formação de grupos na Internet. A ADE-SP utiliza
os serviços da
http://www.grupos.com.br/grupos/ade-sp.comunica/
As informações sobre o Grupo
estão disponíveis neste endereço. A qualquer momento
os participantes poderão utilizar os e-mails a seguir:
Assinar: assinar-ade-sp.comunica@grupos.com.br
Cancelar assinatura: cancelar-ade-sp.comunica@grupos.com.br
Moderadores do Grupo: moderadores-ade-sp.comunica@grupos.com.br
Notícias da ADE-SP - Associação
de Divulgadores do Espiritismo do Estado de São Paulo
Nova Sede
Em 2003 nossa sede terá outro endereço,
para facilitar a presença de associados e do público em nossas
reuniões. Nossa nova sede será nas instalações
do Grupo Espírita Auta de Souza, situado à:
Rua Força Pública, 268/274, Santana
02012-080 - São Paulo - SP
Telefone: 6952-1582 [Américo]; 6262-7309 [Éder] no período
da manhã.
Internet: www.sp-ade.org.br
(em reformulação); E-mail: ade-sp@sp-ade.org.br
Participe do Grupo de Comunicadores na Internet.
Todos os espíritas que realizam
atividades na área da comunicação no Movimento Espírita
de São Paulo, podem trocar idéias e aprimorarem suas atividades,
participando do Grupo de Comunicadores da ADE-SP Associação
de Divulgadores do Espiritismo no Estado de São Paulo. O objetivo é
reunir vivências e conhecimentos diferentes para troca de experiências
e aprofundamento de temas relativos à comunicação e
divulgação. Para participar basta enviar um e-mail para a ADE-SP.
Reuniões abertas ao Público
Mantemos uma reunião por mês
aberta para o público, na qual abordamos assuntos relacionados à
área da comunicação, procurando incentivar a participação
do público.
Calendário para o próximo semestre -
das 17:30 às 19h reunião pública
01/02/2003 Reunião Pública
15/03/2003 Reunião Pública
05/04/2003 Reunião Pública
10/05/2003 Reunião Pública
07/06/2003 Reunião Pública
Gestão 2001-2004 - Cargos estatutários
Presidente:
Ivan René Franzolim
Vice-presidente:
Américo Luís Sucena de Almeida
Diretor Tesoureiro: Éder Favaro
Diretor Secretário: Marcos Chazan
Conselho Fiscal [3]: Tarcísio Basílio,
Dirceu Lukte, Etalivio Martins
Cargos estratégicos
Diretoria de Relações Institucionais
Arlete dos Santos Fernandes da Cruz
Diretoria de Relações com a Mídia
Douglas Brito
Diretoria de Relações Públicas Marco Vay
Diretoria de Eventos Ana Irene Chazan
Missão da ADE-SP (fundada em 1989)
Contribuir para a melhoria dos processos de comunicação
e divulgação do Espiritismo no estado de São Paulo, considerando
o potencial de contribuição de conhecimento espírita,
seja ele transmitido de forma integral ou parcial, para o aperfeiçoamento
moral e das relações entre as pessoas.
Quem pode se associar?
Todos os espíritas que desenvolvem atividades
relacionadas com a comunicação social espírita no estado
de São Paulo. Divulgadores da Doutrina Espírita, como: expositores;
articulistas; entrevistadores; divulgadores do livro; jornalistas; diagramadores;
técnicos em editoração, radialistas; escritores; editores
de livros, bibliotecários, livreiros, radialistas etc.
Programa Ação 2.000 - A Visão Espírita da
Noticia
A ADE-SP criou em 1998, o primeiro programa de jornalismo
espírita, com o apoio da Rede Boa Nova de Radio - 1450 AM na Grande
São Paulo e 1080 AM em Sorocaba e região, que já está
iniciando o sexto ano de atuação, com ampla receptividade demonstrada
pela audiência. O Ação 2000, também pode ser ouvido
pela antena parabólica em todo o Brasil e via Internet para o mundo:
www.radioboanova.com.br.
É apresentado aos sábados das 8 às 9 horas, trabalhando
as principais notícias e matérias da semana. É reapresentado
às segundas-feiras às 23 horas, contando com a participação
de dezessete divulgadores membros da ADE-SP.
Cursos
A ADE-SP possui vários programas de cursos voltados
para expositores iniciantes e experientes, relacionamento interpessoal, elaboração
de boletim, comunicação, programa de rádio etc.
Simpósios de Comunicação realizados
22 a 24 de abril de 1994 - 1º Simpósio
Paulista de Comunicação Espírita
6 a 8 de setembro de 1996 - 2º Simpósio Paulista de Comunicação
Social Espírita, com o tema: Divulgação com
Resultados, do expositor à Internet.
5, 6 e 7 de setembro de 1998 - 3º Simpósio de Comunicação
Social Espírita, com o tema: Os dois Pólos da Comunicação
Espírita: Mediunidade e Mídias.
7 e 8 de setembro de 2001- 4º Simpósio Paulista de Comunicação
Social Espírita, com o tema: Espiritismo: Comunicação
ou Divulgação? Espiritismo: Técnica ou Ética?
5º Simpósio Paulista de Comunicação
Social Espírita, está sendo planejado para o segundo
semestre desse ano.
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Erro no Boletim 450, Webmaster do site "Portal do Espírito"
Caros amigos,
Recebam nosso cordial abraço pelo seu sempre
excelente trabalho na divulgação da Doutrina Espírita.
Com alegria sempre esperamos seu boletim e o lemos avidamente, fonte de
grande valor e conhecimento.
Notamos pequeno engano no item de painel "Respostas
de Paulo Neto ao fanatismo religioso" (
Boletim 450)
em que são mencionados os artigos deste excelente articulista,
sendo apontado para procurá-los no site "
Universo Espírita",
infelizmente há um erro aqui, pois o link dentro deste apontador
remete ao nosso site, o
Portal do Espírito, assim ou o nome do site está
errado ou o link está errado. Por favor não entendam nossa
colocação como uma crítica, pedimos apenas a gentileza
de corrigir pelo menos a versão online do boletim, para evitar problemas
futuros, alterando o link para o site informado ou alterando o nome
para o nosso.
Abraços fraternos de toda a equipe do Portal.
Caros amigos,
Foi falha minha ao inserir os links no esboço
do Boletim - editado pelo Antonio Leite - me enganei com o nome do site.
Na próxima edição vamos publicar uma errata e já
vou corrigir a versão on-line.
A propósito, tenho visitado seu site e ele
está muito bem montado, parabéns !
Desculpem pela falha,
Carlos Iglesia
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GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS ESPÍRITAS
Informações Gerais - http://www.geae.inf.br/pt/faq
Conselho Editorial - editor@geae.inf.br
Coleção dos Boletins em Português - http://www.geae.inf.br/pt/boletins
Coleção do "The Spiritist Messenger" - http://www.geae.inf.br/en/boletins
Coleção do "Mensajero Espírita" - http://www.geae.inf.br/el/boletins