Fundado em 15 de
Outubro de 1992
Boletim Semanal
de Distribuição Eletrônica
"Fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão, face a face, em todas as épocas da humanidade", Allan Kardec
Palestras
Familiares de Além-Túmulo
O homem sendo o depositário, o administrador dos bens que Deus lhe depositou nas mãos, severas contas lhe serão pedidas do emprego que lhes dará, em virtude do seu livre-arbítrio. O mau emprego consiste em utilizá-los somente para a sua satisfação pessoal. Ao contrário, o emprego é bom sempre que dele resulta algum bem para os outros. O mérito é proporcional ao sacrifício que para tanto se impõe. A beneficência é apenas um dos modos de empregar a fortuna: ela alivia a miséria atual, aplaca a fome, preserva do frio e dá asilo ao abandonado. Mas um dever igualmente imperioso, igualmente meritório, é o de prevenir a miséria*. É essa, sobretudo, a missão das grandes fortunas, pela possibilidade de proporcionarem trabalhos de toda a espécie. E mesmo que elas tivessem de tirar um proveito natural, o bem não deixaria de existir, pois o trabalho desenvolve a inteligência e exalta a dignidade do homem, sempre satisfeito de poder dizer que ganhou o seu próprio pão, enquanto a esmola humilha e degrada. A fortuna concentrada numa só mão deve ser como uma fonte de água viva, que espalha a fecundidade e o bem-estar ao seu redor.
Oh, vós, ricos, que a empregardes segundo a vontade do Senhor, vosso próprio coração será o primeiro a beneficiar-se nessa fonte benfazeja, e tereis nesta vida os gozos inefáveis da alma, em vez dos gozos materiais do egoismo, que deixam o vazio no coração. Vosso nome será bendito sobre a Terra, e quando a deixardes, o Soberano Senhor vos dirigirá as palavras da parábola dos talentos: "Oh, bom e fiel servo, entrai no gôzo de vosso Senhor". Nessa parábola, o servo que enterrou o dinheiro que lhe havia sido confiado não é a imagem dos avarentos, em cujas mãos a fortuna se torna improdutiva ? Se, entretanto, Jesus fala principalmente de esmolas, é que no seu tempo, e no país em que vivia, ainda não se conheciam os trabalhos que as artes e as indústrias mais tarde criaram, e nos quais a fortuna pode ser empregada utilmente, para benefício geral. A todos os que podem dar, pouco ou muito, direi portanto: Dai esmolas quando necessário, mas o quanto possível, convertei-a em salário, a fim de que aquele que a recebe não tenha do que se envergonhar.*
* Os grifo são nossos (GEAE)
Ficamos muito felizes em poder contribuir de alguma forma, para as realizações pessoais de cada um de nossos membros e leitores com os vários Boletins editados ao longo de 1999 (Português e Inglês) e com as informações disponibilizadas na nossa homepage.
Continuamos todos juntos com as esperanças renovadas de que novas informações sejam disponibilizadas para toda a humanidade, visando o aprimoramento espiritual de nossos amigos de jornada terrena e a convivência em um planeta mais feliz em continuidade com o Projeto Terra Regenerada.
Nós do GEAE esperamos que em 2000, possamos continuar colaborando nesse processo, com o que nos for possível, para tão brilhante e importante projeto Divino.
Desejamos a TODOS, um FELIZ ANO 2000, com muita paz, amor, harmonia e prosperidade espiritual.
Ademir Xavier
Carlos Iglesia
José Cid
Raul Franzolin
Sérgio Freitas
O Natal se aproxima, e , pensando na curta passagem de Jesus sobre a Terra, me vem a seguinte indagação:
Partindo do princípio
de que os sofrimentos por nós experimentados são causas
do exercício de nosso livre-arbítrio
nesta ou em outra encarnação,
porque Jesus Cristo, que foi um exemplo da perfeição humana,
sofreu tanta humilhação e foi
torturado cruelmente até a morte?
Um abraço à todos
Flávio
Sua forma de interpretação da lei de livre arbítrio está muito relacionada com a lei de Talião - olho por olho, dente por dente.
Acontece que, na realidade, o nosso livre arbítrio nos permite escolher a forma de reparar os nossos erros ou, na minha opinião, forma de transformar em bem alguma atitude errada que tomamos em virtude de nossa ignorância.
Assim, ao contrário do que voce colocou, os sofrimentos que experimentamos não são provocados pelo nosso livre arbítrio. Nós, que ainda somos aprendizes, precisamos de ser "acordados". O sofrimento nos ajuda a perceber que existe alguem mais em volta de nós.
E por aí vai.
A medida que nos conscientizamos de nossa parte na criação, ou falando de forma mais clara - à medida que nos conscientizamos de que a verdadeira vida é a vida do espírito e que todo e qualquer sofrimento que afeta a matéria é muito pequeno; vamos perceber que é preciso servir de exemplo para irmãos que ainda precisam "acordar" e mostrar que, apesar de toda iniquidade e sofrimento neste mundo existe um reino de amor e alegria nos esperando, onde viveremos assim que alcançarmos a condição de espírito evoluído. Portanto, mostrar que a morte da matéria não é o fim, mas sim o retorno à vida espiritual.
Mas não pensemos que este reino de que falei é um local de contemplação passiva e inútil. Na realidade é um estado de trabalho, levando a lei do amor àqueles que necessitam. Como nós!
Um grande abraço,
José
Prezados confrades, Deus nos guarde.
Vejo que os confrades permanecem firmes nos propósitos do GEAE. Verifiquei que não mais foram feitas entrevistas e estou sugerindo que voltem a fazer isso.
Algumas pessoas que poderiam colaborar:
José Raul Teixeira
Orson Peter Carrara
Therezinha Oliveira
Sintam-se à vontade para entrar em contato comigo.
Fraternalmente
Paulo Roberto Wollmer
pwollmer@widesoft.com.br
_________________________________
Nota do Editor
Agradecemos ao amigo
Paulo Roberto Wollmer, nosso membro participante do GEAE, de Limeira-SP,
pela sugestão e apoio ao projeto de Entrevistas do GEAE, que esperamos
seja reativado o mais breve possível, devido a sua importância
nos estudos avançados espíritas. O projeto foi idealizado
e realizado pelo nosso companheiro e editor do GEAE, o Sérgio Freitas.
Infelizmente o nosso amigo
Paulo Wollmer já não se encontra mais em nosso plano terreno
trabalhando diretamente conosco, devido ao seu desencarne que ocorreu no
dia 15/12/99 as 12h30, aos 42 anos de idade, vítima de doença.
Mas, certamente será solicitado sua preciosa colaboração
junto ao bem comum no plano espiritual.
Enviamos nossos bons fluidos
de apoio a toda a sua família e amigos e também ao Paulo
aonde quer que se encontre.
Raul Franzolin Neto
Obs: Este Boletim estará sendo distribuído no dia 31/12/99.
ksillo
Mensagem psicografada em 10/04/96
Estamos planejando reorganizar as atividades
de Evangelização Infantil (ou Estudo Sistematizado para a
Infância e Adolescência) e estamos
procurando material da apoio na rede.
Programas, histórias, ilustrações, didática
e Pedagogia Espírita.
Qualquer sugestão será bem
vinda.
Muito obrigado! E que Jesus abençoe
o nosso trabalho.
Respostas para Nei Marcos
Sta. Rita do Passa Quatro - SP
grimaldi@linkway.com.br
mailto:amazzuca@mandic.com.br
ou
mazzuca@mandic.com.br
Se vcs. pudessem divulgar a mensagem, ficaríamos muito agradecidos.
~Desde já,
Muito Obrigado
Obrigado pelo seu trabalho e pelos links no seu site na Internet.
Por favor, anote os novos dados da Union Spirite Française et Francophone na Internet :
http://perso.wanadoo.fr/union.spirite/
Fraternalmente,
Charles.
Mando este para informar que o GEEAK Suécia possui a home page http://home.swipnet.se/GEEAK-se/ e o email
abraços!
David Liesenberg
Vamos ajudar a Alamar a colocar a REDE
VISÃO no ar.
Entre neste site, ajude-o e passe
adiante.
Não vamos ficar mais ocultos.
Temos que divulgar nossa Filosofia, Ciência e Religião.
Temos que nos unir para essa grande causa...
Obrigado pela visita:
http://www.geocities.com/redevisao
Manoel Sales
ENCONTRO DO GEAE
Prezados(as) amigos(as), Após mais de 7 anos de atividades do GEAE, acreditamos que já é momento para realizarmos um belo Evento Espírita com um ENCONTRO DO GEAE aberto ao público em geral. Como já divulgado, o GEAE foi talvez o primeiro grupo espírita eletrônico no mundo. Nessa oportunidade gostaríamos de contar também com a presença de representantes de outros grupos espíritas eletrônicos. Já realizamos dois pequenos Encontros dos Editores em Pirassununga. A idéia de um Evento maior já surgiu desde a criação do GEAE em 1992. Entendemos que este ano de 2000 trata-se de um período muito adequado a esse nosso objetivo. Assim estamos iniciando esse trabalho e queremos convidar os amigos do grupo para colaborarem conosco na organização do mesmo, principalmente aqueles que tem experiência e contatos de pessoas ligadas a esse tipo de Evento. A idéia será de um Evento realizado num dia todo em local estratégico (cidade) visando facilidade de transporte, hospedagem, minimização de custos no local do Evento (pensamos em um Hotel que ofereça um centro de convenções), etc. O Envento deverá contar com a presença dos 5 Editores do GEAE (oportunidade para nos conhercemos pessoalmente) e palestrantes convidados que farão apresentação de importantes temas espíritas. Nós sabemos que temos vários conferencistas de grande experiência no GEAE. Solicitamos, portanto, aqueles companheiros que gostariam de nos ajudar de alguma forma, ou diretamente ou indiretamente sugerindo temas, local do encontro, palestrantes, alguma atividade cultural-espírita (apresentações musical, teatro, etc) que entrem em contato conosco o mais breve possível, colocando no Assunto (Subject) da mensagem: ENCONTRO DO GEAE. O Espiritismo é o Caminho da Verdade e da Vida, seguir nesse caminho é progredir na felicidade eterna... fraternalmente, Os Editores