Fundado em 15 de Outubro de 1992
Boletim Semanal de Distribuição
Eletrônica
Um dos maiores obstáculos capazes de retardar a propagação da Doutrina seria a falta de unidade. Para assegurar-se, no futuro, a unidade, uma condição se faz indispensável: que todas as partes do conjunto da Doutrina sejam determinadas com precisão e clareza, sem que coisa alguma fique imprecisa. Para isso, procedemos de maneira que os nossos escritos não se prestem a interpretações contraditórias e cuidaremos de que assim aconteça sempre.
(Allan Kardec, Obras Póstumas, 22a ed., FEB, pp. 339, 348)
Realizou-se em Goiânia, a progressista
capital do Estado de Goiás, nos dias 1o, 2 e 3 de outubro próximo
passado o 1o
CONGRESSO ESPÍRITA BRASILEIRO que teve como Tema Central ESPIRITISMO
NO BRASIL: ONTEM, HOJE E AMANHÃ. A principal inspiração
para a realização de tal evento em nível nacional
foi a comemoração dos 50 anos de Pacto Áureo, o acordo
de Unificação do Movimento Espírita Brasileiro, que
ocorreu em 5 de outubro de 1949. Sob a bandeira de Confraternizar,
Unificar
e Divulgar, a Federação
Espírita Brasileira (FEB) promoveu o evento, que por sua vez
foi realizado pela Federação
Espírita do Estado de Goiás. Nesta mesma data, ainda
se comemorou o nascimento do Codificador, Allan Kardec, ocorrido em Lyon,
na França, em 3 de outubro de 1804.
As amplas, confortáveis e modernas dependências do Centro de Cultura e Convenções de Goiânia acolheram aproximadamente 2 000 congressistas, provenientes de todos os estados brasileiros e alguns do exterior. A Sessão de Instalação do Congresso ocorreu no dia 1o (Sexta) às 19:00 h, tendo como pontos principais a mostra de um vídeo em homenagem a Francisco Cândido Xavier, o nosso querido médium mineiro Chico Xavier, seguida de uma palestra com o orador Divaldo Pereira Franco. Divaldo, com sua oratória vibrante e contagiante, transbordando entusiasmo, abordou a contextualização da Doutrina Espírita na evolução do pensamento humano, quando citando Charles Richet, o fundador da Metapsíquica, citou a divisão da evolução histórica dos fenômenos parapsíquicos em quatro períodos a saber: o Período Mítico, o Período magnético, o Período Espirítico e o Período Científico. Valendo-se de muitos exemplos colhidos na História Universal, Divaldo discorreu sobre estes períodos, destacando as características de cada um, enfatizando o surgimento da Doutrina Espírita na França e sua posterior consolidação nas terras brasileiras. Citou os batalhadores da unificação no passado, enfatizando o papel desempenhado por Bezerra de Menezes e por Lins de Vasconcellos, bem como outros vultos que muito fizeram pelo desenvolvimento do Espiritismo no Brasil.
No Sábado, dia 2, as atividades prosseguiram,
com o desenvolvimento de quatro painéis, que abordaram os seguintes
temas:
No Domingo, dia 3, último dia do congresso,
foram abordados os seguintes temas, na forma de painéis:
No final da palestra, utilizando-se das faculdades psicofônicas de Divaldo Franco, o emérito paladino da unificação do Espiritismo no Brasil, Bezerra de Menezes, dirigiu palavras de incentivo a permanecermos fiéis aos postulados libertadores de nossa consciência devedora e conclamou-nos à ação, pela realização.
Tendo em vista que os propósitos do Congresso
envolviam as ações de confraternizar, unificar
e divulgar, e o desenrolar das atividades, ficou-nos a certeza de
que os seus objetivos foram cumpridos, pois além do aprendizado
colhido junto àqueles que estão à nossa frente na
caminhada evolutiva, tivemos oportunidade de conhecer novas amizades e
apreciar expositores que não conhecíamos. A unificação,
trabalho árduo e que ainda é um desafio em nossas próprias
casas espíritas, há de nascer quando tocados pela mensagem
espírita, envidarmos esforços para conhecê-la em sua
real dimensão; então nossas atitudes passarão a refletir
seus postulados, como cartas vivas do Evangelho mandadas à toda
parte. Até lá, continuemos nosso trabalho de auto-conhecimento,
aprendizado, exemplificação ao nosso alcance e testemunho
pessoal!
Acordar e pensar no bem.
Levantar-se pensando no bem.
Preparar-se pensando no bem.
E relacionar-se agindo no bem.
Existem formas e formas de explorar a elucidação da benevolência, mas todas elas, infinitas em suas especificidades, só adquirem realidade na praxis do indivíduo. Sendo assim, penso que as Reuniões Doutrinárias das Instituições Espíritas e Missas e Sessões de Religiões e filosofias diversas devem, se voltadas para a educação espiritual de seus assistentes, discutir a gênese da sociedade humana, a sua lógica, suas determinações, suas bandeiras, pois que elas nada mais são que alimento gestado pelos indivíduos em suas formas de comportar-se no mundo.
A crítica da praxis que faz o mundo que gestamos é a única forma de criar condições de mudanças efetivas de sua transformação.
A isolada discussão de pequenas particularidades reduzidas à esfera do Indivíduo, desresponsabiliza-o do mundo existente, e assim, certamente reforca este na sua lógica e poder.
Criar um outro mundo, exige da maioria dos seres humanos se ocupar com a mudança do mundo existente.
Sonhar com o mundo paradizíaco e emocionar-se com seus traços é se sedar na luta da transformação do mundo real.
Atuar na gênese de um outro mundo enfrentando o atual em todas as suas dimensões e aspectos é viver o Evangelho Vivo da Realização Divina.
Ajudar é ser útil, é servir, e, para que isso se concretize, temos de, primeiramente, procurar nos colocar no lugar da pessoa que estamos querendo ajudar, para, assim, nos capacitarmos ao auxílio e a compreendermos as necessidades dessa outra pessoa.
No entanto, usualmente, agimos de modo totalmente oposto a isso. Interpretando de modo incorreto o "fazer aos outros aquilo que queremos que nos façam", damos ao outro aquilo que gostaríamos de receber e que, portanto, somente teria utilidade para nós.
Desse modo, ignoramos se o que estamos dando é importante, útil ou tem algum significado para a pessoa que está recebendo, e estamos apenas despendendo esforços sem utilidade alguma nem para o outro nem para nós mesmos, porque a intenção de ajudar se perdeu na ação destituída de resultados.
O fundamental, ao contrário do que usualmente se diz, não é a intenção, mas a ação! Vamos agir, direcionando nossa intenção em ações úteis, agindo e auxiliando de fato e sempre!
Katia Penteado
Artigo de altíssima qualidade, muito inteligente.
Ora, umas das maiores problemáticas em qualquer parte do planeta continua sendo o egoísmo, grande chaga espiritual. As condições do planeta seriam melhores, se todos nós aprendêssemos a ceder um pouco. Jesus nos ensinou: - Amar a si mesmo, ao próximo e a Deus sobre todas as coisas.
Como vamos amar ao próximo, se nós somos egoístas, não dividimos com o próximo aquilo que temos de melhor. Não é esquecermos de nós mesmos, doando tudo, aí nós nos tornaríamos um peso a mais para a sociedade. É ter a capacidade de aplicar os ensinamentos de Jesus no nosso dia - a - dia para que através do exemplo possamos auxiliar outras pessoas que queriam ser auxiliadas.
Duas são as asas que nos levam a evolução: Conhecimento e amor, entendendo como amor, a aplicação do conhecimento. Percebemos a seqüência:
Amar a si mesmo
Amar ao próximo
Amar a Deus sobre todas as coisas
Imaginemos quando jogamos uma pedra no lago, ele forma ondas concêntricas cada vez maiores, a começar em torno da pedra. É assim que deve ser o nosso amor.
A começar de dentro de nós mesmos, nos amando cada vez mais, para que num segundo plano começamos amando ao próximo e depois quem sabe um dia, tenhamos a condição de Amar a Deus sobre todas as coisas como Jesus nos ensinou através do exemplo.
A mudança se inicia a partir do momento que o indivíduo começa a mudar os seus paradigmas, entendendo que a Terra é uma escola de aprendizado, tanto no campo material como no espiritual.
Será que ainda somos como alunos que repetem o mesmo ano porque não aprendemos com as lições que a vida nos apresenta?
Imaginemos um programa de computador que sempre dá a mesma resposta. Será que nós não somos assim? Não mudando a nossa programação de valores, teremos sempre a mesma resposta. Mudando a programação, a resposta poderá ser diferente, dependendo se os nossos pensamentos estiverem de acordo com as Leis Divinas. A partir do momento que fugimos do equilíbrio, o desequilíbrio se implanta no nosso interior.
A cada ação uma reação de mesmo teor.
No campo físico os opostos se atraem.
No campo psíquico os iguais se atraem.
A época atual, é uma época de muitas conquistas, mas também de muitas incoerências.
Se conquistou tanto no campo científico e tecnológico. Mas e o ser humano, aonde ele está em tudo isso, ficou em último plano como um produto descartável.
Aonde ficam aqueles pessoas que não tem condições de fazer um curso de línguas, de informática, uma faculdade, uma pós-graduação, um mestrado, um doutorado, uma oportunidade de viajar para fora do país?
Claro que cada um deve procurar a sua evolução de acordo com os recursos que possui, mas não esqueçamos que a evolução num primeiro plano é individual, mas também ela é coletiva.
Ora uma nação só se torna forte, quando a sua base está forte, e aonde está esta base?
É na família, quando este núcleo está fortalecido, é como um efeito dominó.
Acaba se refletindo na comunidade, no bairro, no pais e no planeta.
Hoje se está quebrando as fronteiras físicas com a globalização, e as fronteiras espirituais como o egoísmo, a arrogância, a prepotência, quando nós vamos começar a quebrá-las?
De que adianta um mundo globalizado materialmente, mas falido espiritualmente.
A informática e a telecomunicação tem facilitado muito os trabalhos das pessoas, mas e essa massa de trabalhadores que são descartados, como é que ficam?
Os computadores não consomem produtos, eles são facilitadores de trabalho, mas e um pai de família e milhares de pessoas que estão desempregadas, como é que ficam?
Cortam-se empregados, robotizam as pessoas que continuam, gerando um carga de stress muito grande, gerando também doenças num prazo muito curto para cada indivíduo, porque é humanamente, impossível se trabalhar constantemente num ritmo alucinante.
Muito bem colocado pelo artigo o seguinte trecho abaixo:
"Não estamos contra a globalização, fruto natural do avanço da tecnologia que, sendo corretamente utilizada, será um progresso na aproximação e união dos povos. Nem contra os modernos conceitos da Qualidade Total, quando a mesma é bem entendida e aplicada, colocando o homem acima do lucro, deixando clara a função social de uma Organização, tão bem colocada no inesquecível discurso de Monteiro Lobato. O questionamento está em como as mesmas estão sendo utilizadas pela grande maioria dos principais agentes sócio - econômicos."
É importante nos estruturamos não só individualmente, mas também em grupo, procurando trabalhos que nos levem a um nível de conscientização, cada vez maior das coisas que ocorrem conosco e a nossa volta.
A nível individual, fazendo a nossa reforma íntima para que possamos evoluir cada vez mais, não só materialmente mas espiritualmente também.
A nível de grupo procurar atuar levando a bagagem individual própria , trocando experiências com outras pessoas, colocando em prática projetos viáveis de acordo com as possibilidades do grupo para atuar dentro das suas possibilidades.
As possibilidades são infinitas, basta acharmos o nosso espaço e começarmos a atuar.
A Terra é uma grande escola de aprendizado.
Quando cada um começar a fazer a sua parte, exercitando o amor de Jesus, trabalhando para eliminar o egoísmo primeiro dentro de si mesmo, com certeza todos nós começaremos a descobrir "o lado bom" que existe dentro cada um. De que adianta um mundo globalizado materialmente, mas falido espiritualmente, está na hora de fazer uma mudança de paradigmas não só no campo material, mas também no espiritual.
Parabéns para quem escreveu o artigo no boletim 343, que você continue cada vez mais levando a luz para aqueles que estão necessitados da luz do conhecimento. E que todos nós tenhamos a coragem de vivenciar o que estamos divulgando. Porque a maior mudança começa dentro de nós mesmos, vivenciando gradativamente os ensinamentos de Jesus.
Dear fellow spirits,
I would like to second the motion made by Mattos, of Sao Paulo, SP Brazil in GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS ESPÍRITAS Ano 07 - Número 355 - 1999, that during the 1st American Spiritist Congress - Miami 2000, the possibility of redefining spiritism officially in the English version of Encyclopedia Britannica be seriously addressed.
The current belief by English speaking societies is that spiritism is some type of mumbo jumbo* sect, synonymous with voodoo and ancient tribal rituals.
To place some credibility and 'sanity' back into the term, I emphasise that the definition of spiritism be re-visited and edited to 'catch up' with modern times.
God be in us always
Lolita
AUSTRALIA
Caros colegas espíritas,
Eu gostaria de apoiar a sugestão feita pelo Mattos no Boletim 355, para que seja seriamente discutida a possibilidade de redefinir oficialmente 'spiritism' (espiritismo) na versão em inglês da Enciclopédia Britânica.
A crença corrente nas sociedades de lingua inglesa é de que o Espiritismo é algum tipo de seita mumbo jumbo*, sinônimo de vodoo e de rituais tribais antigos.
Para devolver alguma credibilidade e 'sanidade' a este termo, eu enfatizo que a definição deve ser revista e editada para estar em dia com os tempos modernos.
Deus esteja sempre conosco,
Lolita
Australia
* Seita mumbo jumbo: Uma seita com rituais complicados, com formulas elaboradas e confusas para impressionar os incautos e tapea-los (vide "The Merrian-Webster Dicitionary"). (retorna ao texto)
"O Espiritismo não cria a renovação social; a madureza da Humanidade é que fará dessa renovação uma necessidade. Pelo seu poder moralizador, por suas tendências progressistas, pela amplitude de suas vistas, pelas generalidades das questões que abrange, o Espiritismo é mais apto, do que qualquer outra doutrina, a secundar o movimento de regeneração; por isso, é ele contemporâneo desse movimento. Surgiu na hora em que podia ser de utilidade, visto que para ele os tempos são chegados". (A Gênese, de Allan Kardec, cap. XVIII, item 25 - Editora FEB )INSTITUTO ESPÍRITA DE ESTUDOS E PESQUISAS SOCIAIS - IEPES
Atividades:
Queridos irmãos,
Peço que façam a correção
do endereço do Grupo de estudos espíritas Allan Kardec em
Oslo/Noruega. Tivemos mudanca de
diretoria e o endereço de contato e correspondência é:
Bergkrystallen 29, 1155 Oslo
Tel.: 22 74 29 79
e-mail: san-haug@online.no
Agradecidamente,
GEEAK- Norge c/Sania Haugen
Estivemos com algumas dificuldades na manutenção da homepage do GEAE, o que acabou resultando em endereços desatualizados e outros pequenos problemas. Essa situação tende a se normalizar nos próximos meses, já que o Sérgio Freitas (que é o nosso Webmaster) - está retornando aos poucos às suas atividades no grupo. O afastamento foi causado pela sua volta ao Brasil, após alguns anos em Portugal fazendo o doutorado, e ao trabalho de preparação da sua Tese.
Atenciosamente,
Carlos Iglesia
GRUPO
DE ESTUDOS AVANÇADOS ESPÍRITAS
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