GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS ESPÍRITAS

Fundado em 15 de Outubro de 1992
Boletim Semanal de Distribuição Eletrônica



Ano 08 - Número 368 - 1999                         26 de outubro de 1999

Indíce
Textos Comentários Painel

Textos
1o CONGRESSO ESPÍRITA BRASILEIRO,  Participantes da 10a URE - PR, Brasil

(Texto enviado por Adilson Assis)
Um dos maiores obstáculos capazes de retardar a propagação da Doutrina seria a falta de unidade. Para assegurar-se, no futuro, a unidade, uma condição se faz indispensável: que todas as partes do conjunto da Doutrina sejam determinadas com precisão e clareza, sem que coisa alguma fique imprecisa. Para isso, procedemos de maneira que os nossos escritos não se prestem a interpretações contraditórias e cuidaremos de que assim aconteça sempre.
(Allan Kardec, Obras Póstumas, 22a ed., FEB, pp. 339, 348)


    Realizou-se em Goiânia, a progressista capital do Estado de Goiás, nos dias 1o, 2 e 3 de outubro próximo passado o 1o CONGRESSO ESPÍRITA BRASILEIRO que teve como Tema Central ESPIRITISMO NO BRASIL: ONTEM, HOJE E AMANHÃ. A principal inspiração para a realização de tal evento em nível nacional foi a comemoração dos 50 anos de Pacto Áureo, o acordo de Unificação do Movimento Espírita Brasileiro, que ocorreu em 5 de outubro de 1949. Sob a bandeira de Confraternizar, Unificar e Divulgar, a Federação Espírita Brasileira (FEB) promoveu o evento, que por sua vez foi realizado pela Federação Espírita do Estado de Goiás. Nesta mesma data, ainda se comemorou o nascimento do Codificador, Allan Kardec, ocorrido em Lyon, na França, em 3 de outubro de 1804.

    As amplas, confortáveis e modernas dependências do Centro de Cultura e Convenções de Goiânia acolheram aproximadamente 2 000 congressistas, provenientes de todos os estados brasileiros e alguns do exterior. A Sessão de Instalação do Congresso ocorreu no dia 1o (Sexta) às 19:00 h, tendo como pontos principais a mostra de um vídeo em homenagem a Francisco Cândido Xavier, o nosso querido médium mineiro Chico Xavier, seguida de uma palestra com o orador Divaldo Pereira Franco. Divaldo, com sua oratória vibrante e contagiante, transbordando entusiasmo, abordou a contextualização da Doutrina Espírita na evolução do pensamento humano, quando citando Charles Richet, o fundador da Metapsíquica, citou a divisão da evolução histórica dos fenômenos parapsíquicos em quatro períodos a saber: o Período Mítico, o Período magnético, o Período Espirítico e o Período Científico. Valendo-se de muitos exemplos colhidos na História Universal, Divaldo discorreu sobre estes períodos, destacando as características de cada um, enfatizando o surgimento da Doutrina Espírita na França e sua posterior consolidação nas terras brasileiras. Citou os batalhadores da unificação no passado, enfatizando o papel desempenhado por Bezerra de Menezes e por Lins de Vasconcellos, bem como outros vultos que muito fizeram pelo desenvolvimento do Espiritismo no Brasil.

    No Sábado, dia 2, as atividades prosseguiram, com o desenvolvimento de quatro painéis, que abordaram os seguintes temas:
 

  1. O Espiritismo Como Proposta de Vida (tendo como expositores Altivo Ferreira, Suely Caldas Schubert e J. Raul Teixeira 1);
  2. 50 Anos do Pacto Áureo (Juvanir Borges de Souza, Gerson Simões Monteiro);
  3. Estudo Regular do Espiritismo;
  4. O Centro Espírita e a Nova Era (Ivan René Franzolim);
  5. Em Defesa da Vida (Marlene Rossi Severino Nobre, Umberto Ferreira);
  6. Evangelização Espírita Infanto-Juvenil (Rute Vieira Ribeiro, Sandra Maria Borba Pereira);
  7. O Centro Espírita e Suas Funções (Alberto Almeida);
  8. Divulgação do Espiritismo;
    Em todos os painéis, após a fala do expositor, havia um tempo reservado para questionamentos. Paralelamente aos painéis, diversas palestras eram proferidas, com temática relacionada com o tema geral do Congresso. Na noite de Sábado, houve a Reunião do Conselho Federativo Nacional (CFN), comemorativa do cinqüentenário do Pacto Áureo. Após a fala dos representantes de cada região do Conselho, Lins de Vasconcellos (espírito) transmitiu uma mensagem psicofônica através do médium Divaldo Franco, a qual reiterava os compromissos de unificação que devem nortear as atividades do Movimento Espírita Brasileiro.

    No Domingo, dia 3, último dia do congresso, foram abordados os seguintes temas, na forma de painéis:
 

  1. Família e Espiritismo (Antonio Cesar Perri de Carvalho, Dalva Silva Souza);
  2. O Centro Espírita e suas Funções (Cecília Rocha);
  3. Pesquisas Históricas no Movimento Espírita;
  4. Comunicação e Fraternidade;
  5. Mediunidade: Ontem, Hoje e Amanhã (Jorge Andréia dos Santos);
  6. O Espiritismo e a Renovação Social;
  7. Assistência e Promoção Social Espírita;
  8. O Espiritismo e o Homem Moderno;
    Novamente, em paralelo aos painéis, palestras foram proferidas em diversas salas. Às 16:30 h iniciou-se a sessão de encerramento, que foi finalizada com palestra de Divaldo Franco, na qual o orador baiano abordou com maestria o mapa da viagem interior; trata-se uma interessante correlação entre o mapa da Palestina à época de Jesus, com fatos retirados dos Evangelhos: a conversão de Saulo de Tarso em Damasco (norte); o testemunho de Jesus em Jerusalém (sul); a solidariedade expressa na parábola do bom samaritano a caminho de Jericó (leste) e o acompanhamento de Jesus quando alguns de seus discípulos se dirigiam a Emaús (oeste). Cada direção deste mapa, segundo Divaldo, está relacionada com um estágio de nossa mudança interior e com uma parte da Codificação: a conversão com O Livro dos Espíritos (mudança na maneira de pensar); o testemunho com O Livro dos Médiuns (o exercício da mediunidade com Jesus e Kardec); a solidariedade com O Evangelho Segundo o Espiritismo (fora da caridade não há salvação); o acompanhamento com O Céu e o Inferno (as esperanças e as consolações resultantes da certeza na vida futura).

    No final da palestra, utilizando-se das faculdades psicofônicas de Divaldo Franco, o emérito paladino da unificação do Espiritismo no Brasil, Bezerra de Menezes, dirigiu palavras de incentivo a permanecermos fiéis aos postulados libertadores de nossa consciência devedora e conclamou-nos à ação, pela realização.

    Tendo em vista que os propósitos do Congresso envolviam as ações de confraternizar, unificar e divulgar, e o desenrolar das atividades, ficou-nos a certeza de que os seus objetivos foram cumpridos, pois além do aprendizado colhido junto àqueles que estão à nossa frente na caminhada evolutiva, tivemos oportunidade de conhecer novas amizades e apreciar expositores que não conhecíamos. A unificação, trabalho árduo e que ainda é um desafio em nossas próprias casas espíritas, há de nascer quando tocados pela mensagem espírita, envidarmos esforços para conhecê-la em sua real dimensão; então nossas atitudes passarão a refletir seus postulados, como cartas vivas do Evangelho mandadas à toda parte. Até lá, continuemos nosso trabalho de auto-conhecimento, aprendizado, exemplificação ao nosso alcance e testemunho pessoal!
 

Participantes da 10a URE - PR.


1 - Citaremos apenas os expositores mais conhecidos do público. (retorna ao texto)



Evangelizar-se Evangelizando o Mundo, Bomfim, Alemanha

    Acordar e pensar no bem.
    Levantar-se pensando no bem.
    Preparar-se pensando no bem.
    E relacionar-se agindo no bem.

    Existem formas e formas de explorar a elucidação da benevolência, mas todas elas, infinitas em suas especificidades, só adquirem realidade na praxis do indivíduo. Sendo assim, penso que as Reuniões Doutrinárias das Instituições Espíritas e Missas e Sessões de Religiões e filosofias diversas devem, se voltadas para a educação espiritual de seus assistentes, discutir a gênese da sociedade humana, a sua lógica, suas determinações, suas bandeiras, pois que elas nada mais são que alimento gestado pelos indivíduos em suas formas de comportar-se no mundo.

    A crítica da praxis que faz o mundo que gestamos é a única forma de criar condições de mudanças efetivas de sua transformação.

    A isolada discussão de pequenas particularidades reduzidas à esfera do Indivíduo, desresponsabiliza-o do mundo existente, e assim, certamente reforca este na sua lógica e poder.

    Criar um outro mundo, exige da maioria dos seres humanos se ocupar com a mudança do mundo existente.

    Sonhar com o mundo paradizíaco e emocionar-se com seus traços é se sedar na luta da transformação do mundo real.

    Atuar na gênese de um outro mundo enfrentando o atual em todas as suas dimensões e aspectos é viver o Evangelho  Vivo da Realização Divina.



Ajudar - Ajudando de Fato, Katia Penteado, Brasil

      Ajudar é ser útil, é servir, e, para que isso se concretize, temos de, primeiramente, procurar nos colocar no lugar da pessoa que estamos querendo ajudar, para, assim, nos capacitarmos ao auxílio e a compreendermos as necessidades dessa outra pessoa.

    No entanto, usualmente, agimos de modo totalmente oposto a isso. Interpretando de modo incorreto o "fazer aos outros aquilo que queremos que nos façam", damos ao outro aquilo que gostaríamos de receber e que, portanto, somente teria utilidade para nós.

    Desse modo, ignoramos se o que estamos dando é importante, útil ou tem algum significado para a pessoa que está recebendo, e estamos apenas despendendo esforços sem utilidade alguma nem para o outro nem para nós mesmos, porque a intenção de ajudar se perdeu na ação destituída de resultados.

    O fundamental, ao contrário do que usualmente se diz, não é a intenção, mas a ação! Vamos agir, direcionando nossa intenção em ações úteis, agindo e auxiliando de fato e sempre!

    Katia Penteado




Comentários
Qual é o nosso Paradigma ?, Carlos Yassu, Brasil


(Referente ao texto publicado no Boletim 343 - Qual é o Nosso Paradigma ? - de Gezler West)

    Artigo de altíssima qualidade, muito inteligente.

    Ora, umas das maiores problemáticas em qualquer parte do planeta continua  sendo o egoísmo, grande chaga espiritual. As condições do planeta seriam  melhores, se todos nós aprendêssemos a ceder um pouco. Jesus nos ensinou: - Amar a si mesmo, ao próximo e a Deus sobre todas as coisas.

    Como vamos amar ao próximo, se nós somos egoístas, não dividimos com o  próximo aquilo que temos de melhor. Não é esquecermos de nós mesmos, doando  tudo, aí nós nos tornaríamos um peso a mais para a sociedade. É ter a capacidade de aplicar os ensinamentos de Jesus no nosso dia - a -  dia para que através do exemplo possamos auxiliar outras pessoas que queriam  ser auxiliadas.

    Duas são as asas que nos levam a evolução: Conhecimento e amor, entendendo  como amor, a aplicação do conhecimento. Percebemos a seqüência:

    Amar a si mesmo

    Amar ao próximo

    Amar a Deus sobre todas as coisas

    Imaginemos quando jogamos uma pedra no lago, ele forma ondas concêntricas  cada vez maiores, a começar em torno da pedra.  É assim que deve ser o nosso amor.

    A começar de dentro de nós mesmos, nos amando cada vez mais, para que num  segundo plano começamos amando ao próximo e depois quem sabe um dia,  tenhamos a condição de Amar a Deus sobre todas as coisas como Jesus nos  ensinou através do exemplo.

    A mudança se inicia  a partir do momento que o  indivíduo começa a mudar os  seus paradigmas,  entendendo que a Terra é uma escola de aprendizado, tanto  no campo material como no espiritual.

    Será que ainda somos como alunos que repetem o mesmo ano porque não  aprendemos com as lições que a vida nos apresenta?

    Imaginemos um programa de computador que sempre dá a mesma resposta. Será  que nós não somos assim? Não mudando a nossa programação de valores, teremos sempre a mesma resposta. Mudando a programação, a resposta poderá ser  diferente, dependendo se os nossos pensamentos estiverem de acordo com as  Leis Divinas. A partir do momento que fugimos do equilíbrio, o desequilíbrio  se implanta no nosso interior.

    A cada ação uma reação de mesmo teor.

    No campo físico os opostos se atraem.

    No campo psíquico os iguais se atraem.

    A época atual, é uma época de muitas conquistas, mas também de muitas  incoerências.

    Se conquistou tanto no campo científico e tecnológico. Mas e o ser humano,  aonde ele está em tudo isso, ficou em último plano como um produto  descartável.

    Aonde ficam aqueles pessoas que não tem condições de fazer um curso de línguas, de informática, uma faculdade, uma pós-graduação, um mestrado, um  doutorado, uma oportunidade de viajar para fora do país?

    Claro que cada um deve procurar a sua evolução de acordo com os recursos que  possui, mas não esqueçamos que a evolução num primeiro plano é individual,  mas também ela é coletiva.

    Ora uma nação só se torna forte, quando a sua base está forte, e aonde está  esta base?

    É na família, quando este núcleo está fortalecido, é como um efeito dominó.

    Acaba se refletindo na comunidade, no bairro, no pais e no planeta.

    Hoje se está quebrando as fronteiras físicas com a globalização, e as  fronteiras espirituais como o egoísmo, a arrogância, a prepotência, quando nós vamos começar a quebrá-las?

    De que adianta um mundo globalizado materialmente, mas falido  espiritualmente.

    A informática e a telecomunicação tem facilitado muito os trabalhos das  pessoas, mas e essa massa de trabalhadores que são descartados, como é que  ficam?

    Os computadores não consomem produtos, eles são facilitadores de trabalho,  mas e um pai de família e milhares de pessoas que estão desempregadas, como  é que ficam?

    Cortam-se empregados, robotizam as pessoas que continuam, gerando um carga  de stress muito grande, gerando também doenças num prazo muito curto para  cada indivíduo, porque é humanamente, impossível se trabalhar constantemente  num ritmo alucinante.

    Muito bem colocado pelo artigo o seguinte trecho abaixo:

    "Não estamos contra a globalização, fruto natural do avanço da tecnologia  que, sendo corretamente utilizada, será um progresso na aproximação e união  dos povos. Nem contra os modernos conceitos da Qualidade Total, quando a  mesma é bem entendida e aplicada, colocando o homem acima do lucro, deixando  clara a função social de uma Organização, tão bem colocada no inesquecível  discurso de Monteiro Lobato. O questionamento está em como as mesmas estão  sendo utilizadas pela grande maioria dos principais agentes sócio -  econômicos."

    É importante nos estruturamos não só individualmente, mas também em grupo,  procurando trabalhos que nos levem a um nível de conscientização, cada vez  maior das coisas que ocorrem conosco e a nossa volta.

    A nível individual, fazendo a nossa reforma íntima para que possamos evoluir  cada vez mais, não só materialmente mas espiritualmente também.

    A nível de grupo procurar atuar levando a bagagem individual própria , trocando experiências com outras pessoas, colocando em prática projetos  viáveis de acordo com as possibilidades do grupo para atuar dentro das suas possibilidades.

    As possibilidades são infinitas, basta acharmos o nosso espaço e começarmos  a atuar.

    A Terra é uma grande escola de aprendizado.

    Quando cada um começar a fazer a sua parte, exercitando o amor de Jesus,  trabalhando para eliminar o egoísmo primeiro dentro de si mesmo, com certeza  todos nós começaremos a descobrir "o lado bom"  que existe dentro cada um. De que adianta um mundo globalizado materialmente, mas falido espiritualmente, está na hora de fazer uma mudança de paradigmas não só no  campo material, mas também no espiritual.

    Parabéns para quem escreveu o artigo no boletim 343, que você continue cada  vez mais levando a luz para aqueles que estão necessitados da luz do  conhecimento. E que todos nós tenhamos a coragem de vivenciar o que estamos  divulgando. Porque a maior mudança começa dentro de nós mesmos, vivenciando gradativamente os ensinamentos de Jesus.



Definição de Espiritismo na Enciclopédia Britânica, Lolita, Austrália

    Dear fellow spirits,

    I would like to second the motion made by Mattos, of Sao Paulo, SP Brazil in GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS ESPÍRITAS Ano 07 - Número 355 - 1999, that during the 1st American Spiritist Congress - Miami 2000, the possibility of redefining spiritism officially in the English version of Encyclopedia Britannica be seriously addressed.

    The current belief by English speaking societies is that spiritism is some type of mumbo jumbo* sect, synonymous with voodoo and ancient tribal rituals.

    To place some credibility and 'sanity' back into the term, I emphasise that the definition of spiritism be re-visited and edited to 'catch up' with modern times.

    God be in us always
    Lolita
    AUSTRALIA


(Segue abaixo um resumo/tradução - GEAE)

    Caros colegas espíritas,

    Eu gostaria de apoiar a sugestão feita pelo Mattos no Boletim 355, para que seja seriamente discutida a possibilidade de redefinir oficialmente 'spiritism' (espiritismo) na versão em inglês da Enciclopédia Britânica.

    A crença corrente nas sociedades de lingua inglesa é de que o Espiritismo é algum tipo de seita mumbo jumbo*, sinônimo de vodoo e de rituais tribais antigos.

    Para devolver alguma credibilidade e 'sanidade' a este termo, eu enfatizo que a definição deve ser revista e editada para estar em dia com os tempos modernos.

    Deus esteja sempre conosco,
    Lolita
    Australia

* Seita mumbo jumbo: Uma seita com rituais complicados, com formulas elaboradas e confusas para impressionar os incautos e tapea-los (vide "The Merrian-Webster Dicitionary"). (retorna ao texto)




Painel
Instituto Espírita de Estudos e Pesquisas Sociais - IEPES, Aylton Paiva, Brasil

"O Espiritismo não cria a renovação social; a madureza da Humanidade é que fará dessa renovação uma necessidade. Pelo seu poder moralizador, por suas tendências progressistas, pela amplitude de suas vistas, pelas generalidades das questões que abrange, o Espiritismo é mais apto, do que qualquer outra doutrina, a secundar o movimento de regeneração; por isso, é ele contemporâneo desse movimento. Surgiu na hora em que podia ser de utilidade, visto que para ele os tempos são chegados". (A Gênese, de Allan Kardec, cap. XVIII, item 25 - Editora FEB )
   INSTITUTO ESPÍRITA DE ESTUDOS E PESQUISAS SOCIAIS - IEPES
   Rua Luiz Gama, 1029, Centro
   Lins, São Paulo, CEP   16400-000
   Brasil
   Tel:   (14) 522-3876
   Fax: (14) 522-3877
   E-mail: paiva@linsnet.br

   Atividades:

  1. Promover o estudo correlativo entre a Doutrina Espírita e as Ciências Sociais e Humanas;
  2. Promover a divulgação desses estudos sob a forma de artigos, monografias,teses, livros e vídeos;
  3. Cadastrar espíritas que se dedicam aos estudos das ciências sociais e humanas e estimuá-los a produzirem matéria a respeito e as encaminharem ao Instituto, que promoverá a sua divulgação;
  4. Cadastrar pessoas espíritas ou simpatizantes que atuam nas áreas dos Poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário, em todos os níveis.
  5. Subsidiar com o Evangelho e o Espiritismo correlacionados com as Ciências Sociais e Humanas as pessoas que atuam diretamente na estrutura da sociedade.


Mudança de Endereço do GEEAK, Sania Haugen, Noruega


    Gruppen for spiritistiske studier Allan Kardec
 

   Queridos irmãos,

    Peço que façam a correção do endereço do Grupo de estudos espíritas Allan Kardec em Oslo/Noruega. Tivemos mudanca de
diretoria e o endereço de contato e correspondência é:

    Bergkrystallen 29, 1155 Oslo
    Tel.: 22 74 29 79
    e-mail: san-haug@online.no

    Agradecidamente,
    GEEAK- Norge c/Sania Haugen



Cara Sania,

   Estivemos com algumas dificuldades na manutenção da homepage do GEAE, o que acabou resultando em endereços desatualizados e outros pequenos problemas. Essa situação tende a se normalizar nos próximos  meses, já que o Sérgio Freitas (que é o nosso Webmaster) - está  retornando aos poucos às suas atividades no grupo. O afastamento foi causado pela sua volta ao Brasil, após alguns anos em Portugal fazendo o doutorado, e ao trabalho de preparação da sua Tese.

    Atenciosamente,
    Carlos Iglesia

GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS ESPÍRITAS