Fundado em 15 de Outubro de 1992
Boletim Semanal de Distribuição
Eletrônica
O homem costuma avaliar os acontecimentos da vida como castigos divinos. A maioria das pessoas acredita que o ser humano é pecador, e que seus pecados redundam em castigos por parte de Deus.
Essa maneira de pensar foi herdada da maneira equivocada de como as religiões abordam o assunto. A interpretação bíblica do paraíso perdido, do pecado cometido por Adão e Eva, da influência da cobra e da expulsão do casal do Eden e sua conseqüente vida de trabalho, considerando-se como um mal o suor do homem na busca de seu sustento, criou nas pessoas a falsa idéia de que o homem tem que sofrer e que ele é um pecador que deve ser punido pelo seu pecado.
Outra conseqüência desse erro é se acreditar que Deus é cruel e vingativo, e que Ele castiga aos seus filhos. E erro maior ainda é o de se considerar esse castigo eterno em local destinado ao suplício dos pecadores, por toda a eternidade.
O Espiritismo nos dá uma outra visão. O homem não é um pecador, é um espírito criado simples e ignorante, destinado a alcançar, por seu próprio esforço, a plenitude, a perfeição, a felicidade. Deus criou a todos iguais, sem privilégios para ninguém, e dotou o homem do livre-arbítrio para que cada um possa caminhar com inteira liberdade de ação e aprender com o próprio erro. Estabeleceu normas e bases corretas, e uma lei de reajuste automático denominada Lei de Causa e Efeito.
A Lei de Causa e Efeito é complemento necessário à Lei de Justiça, de Amor e de Caridade. Por ela o homem vai se depurando, evoluindo, corrigindo os erros, até conseguir, mercê de seu próprio esforço, alcançar a perfeição e a conseqüente felicidade.
A Lei de Causa e Efeito é também chamada Lei de Ação e de Reação. É uma lei automática, ou seja, já tem embutida em si mesmo os efeitos decorrentes de nossos atos. Atos bons trazem como conseqüência efeitos bons. Atos maus, efeitos maus. Assim, quem planta ventos colhe tempestades. Quem planta amor colhe amor. A semeadura é livre, a colheita é obrigatória.
Todos, absolutamente todos, colherão sempre apenas e tão somente o que plantarem. Ninguém poderá colher maçãs se plantou bananas.
O homem, no início simples e ignorante, vai agindo e ampliando o seu livre-arbítrio à medida que evolui e adquire mais conhecimentos. Ele erra, porque não conhece. Com as conseqüências de seu erro, ele aprende, e quando aprende não erra mais.
Há uma diferença fundamental entre o erro e o pecado. Erro é conseqüência de desconhecimento, de imaturidade, de falta de calma, de falta de melhor estrutura. É o caso das crianças, que em sua aprendizagem sofrem muitas vezes efeitos de seus atos imaturos e imprecisos, até que, já adultos, sorriem ao verificar quanta coisa tiveram de passar por sua própria culpa. Muita gente costuma dizer: "se eu tivesse, quando mais moço, a experiência que tenho hoje, como as coisas teriam sido diferentes."
Pecado, segundo o Dicionário Caldas Aulete, é a transgressão de uma lei religiosa ou dos preceitos da Igreja. Segundo o mesmo dicionário, todos nós que somos espíritas e que não seguimos os preceitos da Igreja e suas leis, somos pecadores.
Para nós, Deus é a suprema perfeição, causa primária de todas as coisas. Deus é infinitamente bom e justo e não castiga os seus filhos, que não pediram para ser criados e se são ainda imperfeitos e cheios de falhas e erros, são porque foram feitos assim por Ele.
Deus nos criou para a felicidade, não para o sofrimento. É um erro supor que a Terra será sempre um vale de lágrimas. Ela, hoje, ainda planeta de expiação e de provas, abriga em seu seio espíritos muito imperfeitos, e a situação caótica do mundo nada mais é que a colheita coletiva que estamos fazendo dos atos repletos de egoísmo e de desamor que temos feito ao longo de nossa grande caminhada pela fieira das reencarnações.
Mas um dia, com toda a certeza, aprenderemos com os nossos próprios erros, e colocaremos em nossos corações o evangelho de Jesus. Aprendendo a nos amar, e colocando esse amor na frente de todos os nossos atos, mudaremos o mundo e construiremos aqui na Terra um planeta maravilhoso, habitável, fraterno, saudável e feliz. Somos os construtores de nosso destino. Por enquanto, é um destino muito feio, calcado no egoísmo, no orgulho, na prepotência. Mas as conseqüências de nossos erros guardam em si mesmos o remédio para nossos males, e nos impulsionam a mudar, a modificar nossa vida, nossos hábitos, nosso modo de agir.
Um velho carpinteiro estava para se aposentar. Contou a seu chefe os planos de largar o serviço de carpintaria e de construção de casas para viver uma vida mais calma com sua família. Claro que sentiria falta do pagamento mensal, mas necessitava da aposentadoria.
O dono da empresa sentiu em saber que perderia um
de seus melhores empregados e pediu a ele que construísse uma última
casa
como um favor especial.
O carpinteiro consentiu, mas, com o tempo, era fácil ver que seus pensamentos e seu coração não estavam no trabalho. Ele não se empenhou no serviço e utilizou mão de obra e matérias primas de qualidade inferior.
Foi uma maneira lamentável de encerrar sua carreira.
Quando o carpinteiro terminou o trabalho, o construtor veio inspecionar a casa e entregou a chave da porta ao carpinteiro:
"Esta é a sua casa", ele disse, "meu present para você."
Que choque! Que vergonha! Se ele soubesse que estava construindo sua própria casa, teria feito completamente diferente, não teria sido tão relaxado. Agora iria morar numa casa feita de qualquer maneira. Assim acontece conosco. Construímos nossas vidas de maneira distraída, reagindo mais que agindo, desejando colocar menos do que o melhor. Nos assuntos importantes não empenhamos nosso melhor esforço. Então, em choque, olhamos para a situação que criamos e vemos que estamos morando na casa que construímos. Se soubéssemos disso, teríamos feito diferente. Pense em você como o carpinteiro. Pense sobre sua casa. Cada dia você martela um prego novo, coloca uma armação ou levanta uma parede. Construa sabiamente. É a única vida que você construirá. Mesmo que tenha somente mais um dia de vida, esse dia merece ser vivido graciosamente e com dignidade.
Na placa na parede está escrito:
"A vida é um projeto de faça você
mesmo."
Quem poderia dizer isso mais claramente?
Sua vida de hoje é o resultado de suas
atitudes e escolhas feitas no passado.
Sua vida de amanhã será o resultado
das atitudes e escolhas que fizer hoje."
O episódio acima nos dá a idéia exata de que a justiça divina, que, como diz o povo, não falha, é centrada em nossos próprios atos. Nós plantamos, e nós colhemos. Deus não irá nos castigar porque erramos. Nós sim, colhendo o resultado do que plantamos, vamos nos melhorando, nos aperfeiçoando, até podermos alcançar nosso objetivo, que é a felicidade e a perfeição.
Todas las grandes verdades tienen su momento propio, su fecha
y sitio para surgir en el escenario terrestre... Así es que
vino con Moisés, el gran legislador hebreo, la primera Revelación
Divina que trajo las nociones de justicia, aunque de manera muy primitiva.
Aproximadamente 18 siglos más tarde, con Jesús, conocimos las verdaderas nociones del Amor y de la Vida Futura.
Después, en igual cantidad de tiempo, cuando la Humanidad ya se encontraba lista para mayores y más amplios conocimientos, vino el Espiritismo, revelando la Verdad, que otra cosa no es sino el "Consolador" prometido por Jesús, conforme las anotaciones de San Juan, cap. 14, v. 15, 16, 17 y 26, donde podemos leer las siguientes palavras de nuestro Maestro Mayor:
"Si me amáis, guardad mis mandamientos. Yo rogaré al Padre, y os dará otro Consolador, para que more siempre con vosotros. Él os enseñará todas las cosas, y os acordará todo aquello que yo os hubiese dicho".
Dijo nuestro Maestro Allan Kardec, en el capítulo VI, ítem 4, § 2º del libro "El Evangelio Según el Espiritismo", que "el Espiritismo tiene el tiempo señalado a cumplir lo que Cristo prometió. Él llama a los hombres a la observancia de la ley y enseña todas las cosas haciendo comprender lo que Cristo sólo dijo en parábolas".
(...) De ese modo" - continúa Kardec - "el Espiritismo realiza lo que Jesús dijo del Consolador prometido: conocimiento de las cosas que hace que el hombre sepa de dónde viene y adonde va y por qué está en la Tierra; recuerdo de los principios de la Ley de Dios y consuelo por la fe y la esperanza".
Así tenemos con Moisés, la Primera Revelación (Justicia); con Jesús la Segunda Revelación (Amor) y con Allan Kardec la Tercera Revelación (Verdad). Pero debemos comprender conforme las palabras de Kardec que "El Espiritismo no es obra de un hombre; ninguno puede llamarse su fundador porque es tan antiguo como la Creación".
Cinco libros constituyen las obras fundamentales del Espiritismo:
1 - El Libro de los Espíritus;
2 - El Libro de los Médiums;
3 - El Evangelio Según el Espiritismo;
4 - El Cielo y el Infierno;
5 - La Génesis.
El Libro de los Espíritus, surgió en Paris, el 18.04.1857, y contiene, entre otras cosas, los siguientes temas: Los principios de la Doctrina Espírita sobre la Inmortalidad del Alma, la Naturaleza de los Espíritus y sus relaciones con los hombres, las Leyes Morales, la Vida Presente, la Vida Futura y el Porvenir de la Humanidad según la enseñanza dada por los Espíritus Superiores con la ayuda de diferentes médiums.
La Codificación Espírita es una luz ofrecida por los Espíritus Superiores, que debemos utilizar para poder iluminar nuestros caminos, no sólo de conocimientos, sino, ante todo, de evolución espiritual y moral.
El Libro de los Espíritus fue editado solamente después de un exhaustivo estudio y observación por parte de Allan Kardec, dedicado, en aquellos tiempos, por entero a los trabajos de la Codificación.
Él sabía de la importancia de este libro, de ahí que le dedicara varios años de hondos estudios.
Recogiendo todas las conmunicaciones que a él llegaban y comparándolas entre sí, de ahí surgió en un principio, un libro con 501 preguntas que, en una posterior edición, y ya con más informaciones que ofrecer, vió la luz tal como la conocemos hoy día con 1.019 preguntas y sus respectivas respuestas, así como los comentarios desarrollados por Kardec.
Dividido en cuatro partes, en la Parte Primera estudia naturalmente las Causas Primeras, empezando con la pregunta: "¿Qué es Dios?" Y los Espíritus Superiores contestan con una síntesis maravillosa: "Dios es la Inteligencia Suprema, Causa Primera de todas las cosas".
En la Parte Segunda, estudia El Mundo Espírita o de los Espíritus, que esde donde venimos todos y para donde volveremos un día.
En la Parte Tercera estudia las Leyes Morales y en la Parte Cuarta, Las Esperanzas y Consuelos en la cual podemos conocer las verdaderas nociones del Cielo y del Infierno sin los perjuicios de las supersticiones y de las leyendas...
Cada una de estas cuatro partes en que se divide El Libro de los Espíritus resultaron en otros cuatro grandes libros que también son libros básicos ya mencionados arriba y de los cuales vamos hablar un poquito desde ahora, empezando por:
El Libro de los Médiums, editado el 15.01.1861, es el guía de los médiums y de los evocadores. Conteniendo la enseñanza especial de los Espíritus acerca de la teoría de todos los géneros de manifestaciones, los medios de comunicar con el Mundo Invisible, el desarrollo de la mediumnidad, las dificultades y los escollos que se pueden encontrar en la práctica del Espiritismo. A bien de la verdad, el El Libro de los Médiums es la continuación del Libro de los Espíritus. ¡Qué tesoro el que guarda este libro! Todo un tratado experimental de los fenómenos mal llamados "sobrenaturales". Nos da respuestas a las mil preguntas que se hacen todos aquellos que de alguna forma viven directa o indirectamente esos fenómenos o las facultades que los provocan. Él contiene el resultado de la observación y comprobación de los fenómenos espíritas, en una época donde el charlatanismo y el fraude, además de la ignorancia, no facilitaba esta labor.
Ya no hay superstición, leyendas, equívocos, hechizos, etcétera, que nos oscurezca el camino de progreso por la vía de la mediumnidad, cuando ésta se practica y se desarrolla correctamente. Con el asesoramiento de este fabuloso libro, no tendremos problemas a la hora de comprender y estudiar el significado de lo que son las distintas mediumnidades y qué hacer con ellas cuando se nos presentan.
¡Aprovechemos este maravilloso tratado de mediumnidad y el sendero que él nos ofrece para evolucionar a la vez que saldamos deudas con la contabilidad Divina!
El Evangelio Según el Espiritismo, editado el abril de 1864, es otro libro básico de la Codificación Espírita que contiene la explicación de las máximas morales de Cristo, su concordancia con el Espiritismo y su aplicación a las diversas posiciones y circunstancias de la Vida de relación.
En este libro está desarrollado el aspecto religioso del Espiritismo en su verdadero sentido de religación del hombre con Dios, sin los perjuicios de los dogmas e invenciones del hombre, y muy lejos de las fábulas, rituales, ceremonias exteriores, equívocos, ficciones y mentiras agregadas a las enseñanzas de Jesús en las edades antiguas.
La Génesis editado el 06.01.1868, estudia los verdaderos hechos alrededor de los milagros y de las profecías según el Espiritismo, bien como trata de las teorías sobre la formación de la Tierra, el Bien y el Mal, Uranografía General, además de hacernos comprender que hoy día, en estos momentos, se está operando uno de los movimientos generales que traerá la transformación de la Humanidad. Son las hojas del otoño que caen, a las que sucederán las hojas reverdecidas, ya que la Humanidad tiene sus estaciones, así como los individuos tienen edades diversas. Las hojas muertas de la Humanidad caen impulsadas por las ráfagas heladas, pero renacerán más vivaces bajo el mismo soplo de Vida, pues ellas no se extinguem jamás, sólo se purifican...
El Cielo y el Infierno, editado el 01.08.1865, contiene el examen comparado de las Doctrinas sobre el tránsito de la Vida corporal a la espiritual, las penas y las recompensas futuras, los ángeles y los demonios, las penas eternas, etcétera, seguido de numerosos ejemplos de la situación real del Alma en el momento de la muerte y después de ella, con el testemonio de los propios Espíritus ubicados en los más variados matices evolutivos.
Existe también un sexto libro, llamado "Obras Póstumas" escrito por Allan Kardec, pero publicado solamente el 1890, por lo tanto, 21 años después del deceso del Maestro, cuyo contenido constituye excelente material para estudios, aunque el mismo no sea un libro básico.
Según el naturalista Alfred Russel Wallace, "el Espiritismo es una ciencia experimental que nos ofrece la única base de una verdadera filosofía y de una pura religión. Él ha abolido los términos sobrenatural y milagro, ampliando la esfera de las leyes y del dominio de la Naturaleza y, por tal motivo, descubre y explica lo que hay de real en las supersticiones y en los supuestos milagros de todas las edades".
Allan Kardec dijo que "si la religión, adecuada en sus comienzos a los limitados conocimientos humanos, hubiese seguido el progreso constante del Espíritu humano, no existirían hoy incrédulos, porque la necesidad de creer es inherente a la naturaleza humana. El hombre creerá si se le brinda el alimento espiritual que armonice con sus necesidades intelectuales."
Quiere saber de dónde viene y hacia dónde va, mas si la meta que se le señala no responde a sus aspiraciones ni a la idea que tiene de Dios, si ella contradice los descubrimientos científicos y si, además, se le imponen condiciones ilógicas para alcanzarla, negará todo.
He aquí cómo San Agustín termina la "Conclusión" del "Libro de los Espíritus":
"Hace tiempo se han destrozado los hombres y anatematizado en nombre de un Dios de paz y misericordia, y Dios Se siente ofendido de semejante sacrilegio. El Espiritismo es el lazo que los unirá un día, pues les hará ver dónde está la Verdad y dónde el error, pero aún habrá durante mucho tiempo, escribas y fariseos que lo negarán como negaron a Cristo.
¿Queréis saber bajo la influencia de cuáles Espíritus están las diversas sectas que dividen al mundo? Juzgadlos por sus obras y principios. Jamás han sido instigadores del mal los Espíritus buenos; jamás han aconsejado ni legitimado el asesinato y la violencia; jamás han excitado los odios de partido, ni la sed de riquezas y honores, ni la avidez de los bienes terrenos.
Solamente los que son buenos, humanos y benévolos para con todos, son sus predilectos y también los de Jesús; porque siguen el camino que les enseñó para llegar a Él."
La precipua finalidad del Espiritismo es hacer mejor a los que estudian y practican sus enseñanzas que otras no son sino las del próprio Cristo de Dios. El Espiritismo facultanos saber de dónde venimos, lo que estamos haciendo aquí y para dónde vamos despues de nuestro deceso corporal, bien como las condiciones que vamos encontrar en el Más Allá, y que esas condiciones están vinculadas al nuestro "modus-vivendi" del presente, ya que dijo Jesús: (Mateo, 16:27)
"A cada uno según sus obras".
Antonio,
um dos livros espíritas mais indicado para crianças é o "Pai Nosso", do Chico Xavier, psicografado por Meimei. A editora é a FEB (http://www.febrasil.org.br) . São vários contos, todos incentivando a ordem moral, de leitura simples.
Grande abraço,
Ciro Pompeu
Parece-me que há uma exagerada manifestação coletiva sobre os tempos que vivemos. Só posso ver um sentido a esse "fim dos tempos", o de que nosso calendário mudará o primeiro digito que marca a contagem de anos e só...
Os números parecem ter desde remota antigüidade uma influência mística sobre os reencarnados (não sabemos sobre essa possível influência sobre os Espíritos). Isso acarreta essa sensação quase perene de "sexta-feira fim de expediente" que estamos vivendo principalmente neste atual semestre de 1999. É como se qualquer esfoço neste momento fosse inútil pois estamos no fim de tudo. Talvez aqui possamos ver mais uma causa para a "recessão econômica" que assola boa parte do globo.
Haverá mudança de ano, século e milênio, se bem que com relação aos dois últimos comete-se um erro aritmético elementar ao se considerar o ano que vem como o início do novo século e milênio. O que importa na cabeça de todos é a mudança da data, o novo dígito que anuncia a chegada de uma "nova era" . Simplesmente aguarda-se a chegada de algo ou alguém que nunca chegará (*)...
Os anos entretanto passam e tem todos o mesmo valor na escala dos mundos. Só para o Espírito e as coletividades de Espíritos é que alguns anos podem ter sentido especial pois eles se ligam, pelo próprio trabalho dos Espíritos e razão de ser das coisas, a um passado muitas vezes nem um pouco honroso.
É inútil lutar contra esse estado. O bom de tudo isso - pelo menos é o que esperamos no momento - é que, com a mudança realizada, aguardamos um novo estado de espírito nas pessoas. Depois de "chegarmos ao fundo do poço" será a hora de recomeçar a escalada. Novos tempos melhor dizendo aguardam sim as sociedades. Até lá porém teremos que ter paciência em suportar a influência da mística dos números.
Muita paz,
Ademir
(*) É bom lembrar que muitos povos da Terra vivem diariamente contando seus dias de acordo com calendários diferentes (por exemplo o calendário muçulmano). Isso é um bom argumento contra aqueles que defendem a influência concreta dos números sobre as coisas. Datados desde a perspectiva desses povos, podemos ainda estar muito longe do "fim dos tempos" qualquer que seja a influência pressuposta na mudança dos dígitos das datas.
Envio-lhes algumas perguntas, cuja solução apresenta grande complexidade, as quais venho compilando durante os meus anos de estudo da doutrina espírita não tendo, no entanto, obtido respostas satisfatórias. Ei-las:
1) A mediunidade dinâmica ou de compromisso está presente no corpo físico como atributo a ser utilizado pelo espírito encarnado. Existe a possibilidade da combinação genética dos pais, influenciada pelo espírito ao se reencarnar, determinar um corpo com atributos mediúnicos?
2) Subjugação ou possessão só pode ocorrer nos médiuns de compromisso ou também nos médiuns que possuem a mediunidade generalizada ou estática?
3) Pode o espírito encarnado transformar sua mediunidade estática em mediunidade de compromisso?
4) A mediunidade de compromisso é sempre precedida do compromisso assumido pelo espírito de aceitá-la e utilizá-la para o bem, antes de reencarnar-se?
Ficar-lhe-ia muito grato pelas respostas que puder me enviar informando-me, inclusive, a literatura consultada.
Nicelmo Andrade
Caros amigos do grupo de estudos avançados espíritas
Sou estudante da doutrina espírita kardecista.
Estou interessado em saber como anda o espiritismo na Itália e na
França; também de saber de núcleos espiritas
na Itália e na França além do que vocês
tem cadastrado no banco de dados de núcleos espíritas de
vocês
Grato pela atenção
Queridos Amigos,
Gostaria de obter algum material sobre o médium
musical Leslie Flint. Caso tenham material referente a outros médiuns
musicais, ficaria satisfeito se vocês o compartilhassem comigo.
Sou melômano por música erudita. Inclusive, Divaldo Franco
já fez citações sobre Leslie. Posso contar com a gentileza
de vocês?
Abraços!
Wellington Soares da Costa
Estimados Senhores,
A Associação Mundo Espírita-AME
é uma instituição que tem apenas dois objetivos, de
conformidade com seu estatuto:
O projeto de divulgação do Esperanto nos arraiais espíritistas já está em fase de acabamento, e em breve distribuiremos informações a respeito para toda a imprensa espírita brasileira.
Agora, a AME está construindo sua página na Internet (http://www.amespirita.org.br), a qual terá uma seção em Esperanto, para atingir pessoas do mundo inteiro.
O objetivo desta é pedir a esse Grupo autorização para traduzirmos para a língua internacional matérias divulgadas por seu boletim informativo GEAE. Os artigos a serem traduzidas ficarão a critério da Diretoria desta Assocoiação.
Pedimos, também, permissão para fazermos uma ligação com a sua página para informar aos esperantistas de outros países endereços de instituições espíritas com as quais eles pudessem contatar, endereços esses já registrados por Vossas Senhorias.
Por outro lado, agradeceríamos a gentileza da inserção de links de sua parte, bem como a divulgação de nossa página, se possível de maneira permanente, não só nos boletins, como também no seu site.
Com nossos agradecimentos antecipados, rogamos à Fonte Suprema do Bem que continue nos favorecendo com as bênçãos do Trabalho.
Respeitosas Saudações
ASSOCIAÇÃO MUNDO ESPÍRITA
Francisco Mattos de Oliveira
Presidente
http://www.amespirita.org.br
Caros Amigos da AME-Esperanto,
Desculpe-nos o atraso na publicação do seu e-mail, o problema está realmente na nossa capacidade de tratar os e-mails recebidos com a presteza necessaria. Sua proposta, e o que vocês já tem realizado, nos impressionaram bastante e gostariamos de parabeniza-los, em nome de todos os colegas do GEAE, pelo seu trabalho.
Podemos imaginar as dificuldades de se divulgar o Espiritismo nos países do leste europeu, que durante tantos anos estiveram fechados e agora passam por situações econômicas dificeis. Não deixa de ser um fato bastante significativo que a ponte para esse contato seja o Esperanto, idealizado por Zammenhof para ser o idioma que unirá fraternalmente os povos.
Não há problemas quanto aos links para a página do GEAE e as traduções das matérias publicadas. Colocamo-nos a sua disposição para a divulgação no Boletim de textos referentes ao Espiritismo em Esperanto e ao Esperanto.
Atenciosamente,
Carlos Iglesia
Aproveitamos para pedir aos colegas do GEAE que colaborem na divulgação do trabalho da AME-Esperanto, levando a informação aos grupos espíritas de que participam e, se possivel, colocando links nas suas homepages.
Carlos Iglesia
O Espiritismo no Brasil: Ontem, Hoje e Amanhã - Ação
de Confraternizar, Unificar e Divulgar
01/10/1999 - 03/10/1999
Local: Goiás
Endereco: Rua. 1113, nº 40
Cidade: Goiânia - Brasil
E-mail: ceb@feego.org.br
Entre em contato com a Federação Espírita do Estado de Goiás e peça a sua Ficha de Inscrição, nela contém o Temário.
Idilmar Silva
Centro Espírita Frei Evangelista
Rua. Leopoldo Machado, s/n
Cep 68900-000 - Fone: (096)- 222-1335
Juventude Espírita: A Sublime Esperança do Cristo
18/09/1999 - 19/09/1999
Local: Escola Estadual Joaquim Murtinho
Endereco: Avenida Afonso Pena, 2455
Cidade: Campo Grande (MS), Brasil
E-mail: bpascal@zaz.com.br
Sábado (18/09)
13h-Abertura;
14h-1º Ciclo de Estudos;
16h-Intervalo;
16h30-2º Ciclo de Estudos;
18h-Banho e Jantar;
19h30-3º Ciclo de Estudos;
21h30-Apresentações
Artísticas;
23h-Culto nos
alojamentos(repouso).
Domingo (19/09)
06h-Café;
07h15-Apresentação
de Temas Livres;
08h-Preparação
para atividades práticas;
08h45-Atividades de Práticas
Assistenciais;
11h15-Avaliação
das Práticas; 11h45-Encerramento;
13h-Almoço de Confraternização.
Os Encontros Fraternos Auta de Souza tiveram origem nas Confraternizações das Campanhas de Fraternidade Auta de Souza, e como tais, desenvolvem-se em duas fases: uma teórica, com cursos de conteúdo doutrinário ministrados em sala de aula, e outra prática, ocasião em que os participantes podem vivenciar o conteúdo teórico apresentado.
O Coral Despertar convida a todos a participar da: "Lista de discussão sobre música e espiritismo"
Alguns objetivos desta lista:
Espaço virtual para discussão sobre espiritismo. Para alguns será um espaço de aprofundamento de conhecimentos; para outros uma forma de perder os conceitos errados que têm quando se fala de espiritos.
O espiritismo não é, de forma alguma, coisa de bruxas e feiticeiros. Desde os primórdios que o ser humano tem no seu sub-consciente a existencia de vida para além da morte. A própria Bíblia faz inúmeras referências a anjos e demónios.
Será que os anjos desde então não mais se comunicaram connosco?
Não. Somente devido aos preconceitos introduzidos na sociedade por diversas formas é que hoje ainda é assunto tabu falar de espiritos.
Vamos, todos juntos, trocar experiências e conhecimentos e estou certo que sairemos todos beneficiados desta troca de idéias.
Um Abraço
David Pires
Inscrição na lista:
http://www.onelist.com/subscribe/espiritismo
espiritismo-subscribe@onelist.com
Conferência Espírita Brasil-Portugal Comemorativo dos 500 Anos do Descobrimento do Brasil:
http://www.geocities.com/Athens/Parthenon/1631/eventos/internacionais/CELB.htm
SETEMBRO/99
A convite da Federação Espírita Portuguesa
- fep@ip.pt
(1) Associação Comercial de Coimbra - Rua Sá da Bandeira, 90 ## Informações sobre a conferência Tel: 039-49405817 Moura Cine Teatro Caridade Mourense 21:00 h. Conferência
18 Faro Instituto Português da Juventude 21:00 h. Conferência
19 Loulé Assembleia Municipal de Loulé 9:00 às 17:30 h. SEMINÁRIO
20 Sines Salão da Sociedade Filarmónica 21:00 h. Conferência
21 Coimbra Associação Comercial de Coimbra (1) 21:00 h. Conferência
22 Águeda Associação Consolação e Vida (2) 21:00 h. Conferência
23 Viana do Castelo (3) 21:00 h. Conferência
24 Viseu Associação Cultural Espiritualista 21:00 h. Conferência
25 Porto Núcleo Espírita Cristão 9:00 às 17:30 h. SEMINÁRIO
26 Lisboa Federação Espírita Portuguesa 9:00 às 17:30 h. SEMINÁRIO
27 Lisboa Federação Espírita Portuguesa 21:00 h. Conferência
Veja as últimas alterações aos locais onde se desenvolverão as palestras do Dr. Raul Teixeira, nomeadamente em Coimbra e Viana do Castelo. Esteja atento(a) a eventuais alterações de última hora. Visite a página do programa de conferências na véspera da Conferência a realizar na localidade mais próxima de si.
GRUPO
DE ESTUDOS AVANÇADOS ESPÍRITAS
|