Fundado em 15 de Outubro de 1992
Boletim Semanal de Distribuição
Eletrônica
Ao lado dos acontecimentos que se nos parecem uma gigantesca crise em nosso planeta, inúmeros outros se nos caracterizam o oposto, ou seja, o nascimento de um novo mundo. A transformação lenta e gradual que a terra vem sofrendo, de mundo de expiações e provas à mundo de regeneração, conforme preconiza a Doutrina Espírita, tem deixado muitas pessoas em estado de pânico e alerta, muitos achando que a terra sumirá da composição Universal, explodirá ou sei lá mais o que, um verdadeiro estado patológico que faz previsões de uma gigantesca crise em nosso planeta. A transformação de que se fala e realmente está acontecendo, e não é de hoje, é muito mais uma transformação no íntimo das pessoas, revoluções de sentimentos, análises profundas da id e do ego. É lógico que estas transformações refletem essas revoluções mas nada é causa para pânico.
Cabe o estudo da Gênese, livro que compõe as obras básicas de Kardec, capítulo XVIII, em seu ítem 9 : Sim, decerto, a Humanidade se transforma, como já se transformou noutras épocas, e cada transformação se assinala por uma crise que é, para o gênero humano, o que são para os o indivíduos, a crise do crescimento. Aquelas se tornam, muitas vezes, penosas, dolorosas, e arrebatam consigo as gerações e as instituições, mas, são sempre seguidas de uma fase de progresso material e moral. ...
Estamos neste período de crescimento. Um período que não iniciou hoje, agora. Estamos já há praticamente ou mais de um século neste tempo de transformação. Neste período de crescimento, que estamos passando, o espiritismo florescerá e seus frutos serão visíveis. A transformação das sociedades poderão até ser penosas, dolorosas, que refletirão, também, no mundo dos espíritos pois, reencarnáveis que são, estão diretamente ligados com as comoções que passamos, entretanto serão passageiras como nos esclarece a Gênese.
O Universo, como um todo, nos projeta que as perturbações que sentimos e que percebemos, são apenas projeções parciais, isoladas, que se nos afiguram grandiosas, entretanto, se olhadas no conjunto, podemos perceber que tais comoções são apenas aparentes e que se harmonizam como o todo.
O progresso da humanidade, é inconteste. Os resultados que os homens vem chegando sob o ponto de vista das ciências e artes, são evidentes. Resta-nos realizar ainda um imenso progresso que é o de realizar, promover a harmonia entre si, a fraternidade e o amor ao próximo, a caridade efetiva, a soidariedade desinteressada , estando assim se revestindo das características necessárias ao progresso e bem estar moral.
O espiritismo não cria a renovação social. O amadurecimento da humanidade é que fará esta renovação. Ë o Espiritismo, entretanto, o mais ápto a secundar o movimetno de regeneração porque tem um grande poder moralizador, e suas tendencias progressistas. Surgiu ele na hora em que teria utilidade e também no tempo certo da compreensão dele.
Para que na Terra sejam felizes os homens, necessário se faz que a povoem espíritos bons, sejam eles encarnados ou desencarnados. Havendo chegado o tempo, grande emigração se verifica e os que continuem praticando o mal pelo mal, verificada a transformação da terra, serão exclídos, para que não ocasionem mais outras e novas comoções. Irão expiar o endurecimento de seus corações, uns em mundos inferiores, outros em raças terrestres ainda atrasadas, equivalentes a mundos daquela ordem, às quais levariam os conhecimentos adquiridos com o objetivo de fazê-las avançar.
Tudo se processará exteriormente com a capital diferença de que um aparte dos Espíritos que estavam encarnados na Terra, não mais reencarnarão neste planeta. Cada criança que nascer, em vez de um espírito atrasado e inclinado ao mal, que antes nela reencarnaria, virá um espírito mais adiantado e propenso ao bem.
A regeneração da humanidade, portanto, não exige absolutamente a renovação integral dos Espíritos, basta a modificação de suas disposições morais.
Opera-se, neste instante, um desses movimentos destinados a fazer a remodelação da humanidade. A multiplicidade das causas de destruição são um sinal característico de que os tempos são chegados. São as folhas novas da primavera que ressurgem e fazem desabrochar um NOVO MUNDO.
Cuando mencionamos la palabra religión, muchas personas incluso dentro de la propia Doctrina Espírita ven en ello un mal incurable del cual temen al contagio; unos esquivan comentarios al respecto, otros tratan de enmarcarla con un fondo horripilante, degradante y hasta temeroso. Sin embargo, cuando medito sobre tales cuestiones veo en todo esto un problema de falsa interpretación o quizás sea no se haya sabido colocar las cosas tal como son.
Por ningún concepto mi intención está basada en realizar una defensa a priori de la cuestión religiosa. Mi interés está llamado a colocar puntos donde deban ir porque si bien es cierto que tantos errores se han cometido en nombre de la religión, también creo oportuno destacar lo dicho por el Espíritu Emmanuel en la Obra El Consolador, que vino a través de la mediumnidad de Francisco C. Xavier, en los ítenes 108 y 292, al decir:
Las nociones religiosas, con la ejemplificación de los más altos deberes de la Vida, constituyen la base de toda la educación, en la sagrada sociedad de la familia. (# 108)
Todos los hombres deberían entender por religión el sentimiento divino que aclara la senda de las almas y cada Espíritu comprenderá, conforme a la pauta de su nivel evolutivo. (# 292)
Todo esto nos deja sumamente aclarado acerca del verdadeiro objetivo de la religión, pero, para breve análisis citaré el criterio que al respecto del tema tenía el Codificador del Espiritismo, el Maestro Allan Kardec en su obra prima: El Libro dos los Espíritus1:
Todos nosotros, sin excepción, tarde o temprano, alcanzaremos el término fatal de la Vida. Ningún poder podría substraernos a esa necesidad, he aquí lo que es positivo. Las preocupaciones del mundo, frecuentemente, nos desvían el pensamiento de lo que ocurre más allá del túmulo, pero cuando llega el momento supremo, pocos son los que no se preguntan en qué se volverán; porque la idea de dejar la existencia sin retorno tiene algo de pungente...
¿Quién podría, en efecto, encarar con indiferencia una separación absoluta, eterna, de todo lo que se amó? ¿Quién podría ver sin miedo abrirse ante si el abismo inmenso de la nada donde vendrían a desaparecer para siempre todas nuestras facultades, todas nuestras esperanzas?
La religión nos enseña que eso no puede ser así y la razón nos lo confirma. La religión nos enseña, además, que seremos felices o infelices, según el bien o el mal que hiciéramos; pero, ¿Cuál es esa felicidad que nos espera en el seno de Dios? ¿Es una beatitud, una contemplación eterna, sin otro empleo que el de cantar las alabanzas al Creador?... Nadie, se dice, volvió para darnos cuenta de él, esto es un error y la misión del Espiritismo es precisamente esclarecernos sobre ese futuro, de hacérnolos hasta cierto punto tocar con los dedos, y con la mirada, no más solamente con el raciocinio, sino con los hechos...
¿Hay ahí algo antirreligioso? Muy al contrario, puesto que los incrédulos encuentran en ello la Fe, los tíbios una renovación de fervor y confianza. El Espiritismo es, pues, el más poderoso auxiliar de la religión...
Analizando en planteamiento anterior y por el contenido de las palabras del Maestro Kardec, nos damos cuenta que nadie más que él respectó y consideró acertado el papel que desempeña la religión, aún cuando esta pudiera contener principios que estuvieron lejos de la Verdad y el razonamiento lógico.
Pasemos a reflexionar sobre otras opiniones que al respecto de la religión nos dejó Kardec, cuando pronunció el Discurso de Apertura en la Sesión Anual Conmemorativa de los Muertos en la Sociedad Parisiense de Estudios Espíritas en el 1º de Noviembre de 1868:
Si las asambleas religiosas - hablamos en general, sin alusión particular a ningún culto - se apartan con frecuencia y en gran medida del objetivo primitivo y fundamental, que es la comunión fraterna de los pensamientos, si en la enseñanza que en ellas se brinda no siempre há seguido el movimiento progresivo de la Humanidad, ello es debido a que los hombres no progresan al mismo tiempo; lo que no hacen en una etapa lo harán en otra; a medida que se esclarecen reconocen las deficiencias que hay en sus instituciones y las corrigen; comprenden que lo que era bueno en una época, en relación al grado de civilización alcanzado, se torna insuficiente en un estado más adelantado...
¿Existe en el párrafo anterior alguna crítica negativa por parte del Codificador? No, sólo nos explica que la religión ha sido objeto de la incomprensión a causa del bajo nivel evolutivo en el que aún está inmerso el hombre, pero, una vez alcanzada la progresión necesaria habrá más conciencia con mayor claridad, que permitirá se hagan reflexiones positivas en torno a las diferentes instituciones religiosas existentes.
Continuemos analizando lo dicho por Kardec en el mismo discurso:
Dijimos que el verdadero objetivo de las asambleas religiosas debe ser la comunión de pensamientos. Una religión, en su acepción fiel y verdadera es un lazo que religa a los hombres en una comunidad de sentimientos...
Luego, y valorando lo expuesto por el Codificador del Espiritismo, me atrevo a afirmar que ninguna religión que trata de unir a los hombres por los sentimientos más nobles sea una mala y temerosa religión, pues al contrario es el hombre - como bien fué dicho por el Codificador - el que tergiversa, mal interpreta y desvía los verdaderos principios de las religiones, donde deben primar la Caridad y el Amor al prójimo, amando a Dios por sobre todas las cosas.
Las siguientes palabras pronunciadas por el Maestro Kardec, en igual discurso, no dejan lugar a dudas respecto a la esencia de los lazos que se establecen por una religión:
El lazo establecido por una religión, sea cual sea su objetivo, es pues, un lazo esencialmente moral que liga los corazones, que identifica los pensamientos y las aspiraciones, y no sólo el convencionalismo de los compromisos sociales que se rompen a voluntad, o el de la introducción de fórmulas que hablan más a los ojos que al Espíritu. El efecto de ese lazo moral es establecer entre quienes él une como consecuencia de la comunión de miras y de sentimientos, la fraternidad y la solidaridad, la indulgencia y la benevolencia mútuas...
Allan Kardec, también anota2:
La ciencia y la religión son las dos palancas de la inteligencia humana, la una revela las leyes del mundo material, la otra las del mundo moral, pero teniendo las unas y las otras el mismo principio, que es Dios.
Está por demás decir que todas las religiones convergen a un mismo punto: Amar a Dios por sobre todas las cosas, quedando convenido que ese punto de vista religioso, tiene el Espiritismo por base las verdades fundamentales de todas las religiones que son: Dios, el Alma y su inmortalidad, las penas y recompensas futuras, aunque la Doctrina sea independiente de todo culto particular, los dogmas, las liturgias y los ritos; pero no por ello rechaza a las demás religiones, porque según el propio significado de la palabra religión es el Espiritismo una consecuencia directa de esta; además de no rechazar a las religiones no las critica, las comprende y respecta porque ve en ella el deseo de ofrecer el mejoramiento moral al hombre haciendo un llamado al valor y a la resignación a todos los que sufren, demonstrándoles que nunca es tarde para el comienzo, pidiendo a todos que avancen por la senda del bien y del amor por sus semejantes.
En El Libro de los Espíritus, los Mentores Espirituales que asistieron a Kardec, dejan esclarecido lo referente a las distintas creencias en las cuestiones siguientes:
Questión 838 - ¿Toda creencia,
aunque fuese notoriamente falsa, es respetable?
Respuesta: Toda creencia es respetable,
cuando es sincera y conduce a la práctica del bien.
Las creencias censurables son las que conducen al mal.
Questión 839 - ¿Somos reprensibles
por escandalizar en su creencia a aquel que no piensa como nosotros?
Respuesta: Es faltar a la caridad y atentar
a la libertad de pensar.
Para concluir, expongo lo comunicado por el Espíritu de Verdad3:
(...) Observad, por lo demás, que los principios fundamentales en todas partes son los mismos y deben reuniros en un pensamiento común: el amor de Dios y la práctica del bien.
Cualquiera que sea el modo de progresar que se suponga para las almas, el objeto final es el mismo: hacer el bien. No hay, pues, dos modos de hacerlo. La mejor doctrina, es aquella que más satisface al corazón y a la razón, y que más elementos tiene para conducir a los hombres al bien.
1 - Kardec, A. in El
Libro de los Espíritus - Cuestión 148 y Revue Spirite
04/1859 - # 4 - Cuadro de la Vida Espírita.
2 - Kardec, A. in El
Evangelio Según el Espiritismo - Capítulo I, ítem
8
3 - Kardec, A. in El Libro de los Médiums
- 2ª parte - Capítulo XXVII, ítem 302
No Espiritismo a interpretação é algo fundamental e, por tanto temos o livre arbítrio. Deus não nos dá prêmios ou castigos. Não devemos nos castrar, temos direito a tudo, só que sendo espíritas sabemos as consequências de nossos atos, faz-se o que quer.
A respeito da pergunta de Sérgio Azevedo no Boletim nº 343, caso ainda não seja de seu conhecimento, foi publicado um livro biográfico, pela Federação Espirita do Paraná, em 1997, intitulado Lins de Vasconcelos - O Diplomata da Unificação e o Paladino do Estado Leigo.
O endereço da Federação Espirita do Paraná, caso não o encontre em alguma livraria espirita, é o seguinte:
Alameda Cabral, 300
Curitiba - PR
80410-210
Um abraço a todos,
Fernando Porto
A frase abaixo é atribuída a Leon Denis, gostaria de saber da veracidade desta afirmativa e qual a conclusão que poderíamos tirar da mesma.
"O espiritismo caminhará com os homens, sem os homens e apesar dos homens"
Antecipo meus agradecimentos,
Fernando Almeida.
Vou deixar minha opinião:
Com os homens
Com os homens que trabalham em prol do progresso e da divulgação
do Espiritismo.
Sem os homens
Com os espíritos que trabalham em prol do progresso e da divulgação
do Espiritismo.
Apesar dos homens
Apesar daqueles que ajem em desacordo com a Doutrina Espírita ou
que trabalham contra o progresso do Espiritismo.
Um grande abraço,
Jose Cid.
Gostaria de levantar uma questão relativa ao passe e, sobretudo, à "fluidificação" da água: durante os trabalhos de passe, em uma casa espírita que frequentava, sempre era advertido aos participantes que evitassem colocar água em garrafas plásticas para "fluidificação", pois o material plástico dificultava muito o trabalho dos irmãos espirituais encarregados de "fluidificar" a água.
Isto tem algum fundamento científico? Os polímeros, sendo macromoléculas, teriam esta propriedade de dificultar o transporte dos fluídos vitais e espirituais?
Sou espirita e gostaria de saber mais informações
sobre o fenomeno da incorporação. Nas pesquisas realizadas
em livros não encontrei maiores detalhes sobre esse tipo de
mediunidade. Gostaria que voces me indicassem algum livro ou me enviassem
alguma materia sobre isso.
Conto com sua colaboração.
José Marcelo Rossi
Estou atualmente morando na Suica e gostaria de receber o e-mail /telefone ou nome da pessoa responsavel pela Associacao Filosofica Esp. Francisco de Assis em Zurich para fazer contato.
Grato,
Abraco fraterno
Roberto
Gostaria de saber porque que alguns animais nascem com defeitos físicos, já que não têm livre arbítrio(se é que não têm). Seria débito de outras vidas (Karma)? Se tudo tem uma causa, qual seria o motivo de tal fato?
Visite a Página da 60ª Semana Epírita Macaense, que ocorrerá de 17 à 24 de julho deste ano. La´ você encontrara´ informações sobre o evento, programação dos estudos e palestras, fotos e curiosidades a respeito da Semana.
O endereco da pagina e´ http://www.lagosnet.com.br/macaeespirita/
Aguardamos sua visita e nos pomos a disposição.
Abracos Fraternos,
Departamento de Divulgação
União Espírita Macaense
Macaé -RJ
mit größter Freude im Herzen darf ich
Euch den erstmaligen Besuch in deutschem Lande von Reynaldo Leite, offiziell
mitteilen. Er hat sich verdient gemacht vor allem im Gebiet der spiritistischen
christlichen Psychologie, der er zur Verbreitung der spirituellen
höheren Erkenntnissen widmete, sowohl in Brasilien (genauer in
Tatuapé São Paulo), als auch in anderen Ländern wie
Schweden, Portugal, Japan, etc.
GEEAK MÜNCHEN
VORTRAG
"die wahre Werte des Lebens nach dem christlichen
Spiritismus" mit REYNALDO LEITE
DATUM: 27.08.1999
BEGINN: 19:00 Uhr
Ort: EHG-TU Steinikeweg 4
(U-Bahn Theresienstr.)
Der Vortrag wird auf Brasilianisch mit deutscher
Übersetzung gehalten.
Anschliessend Diskussionsmöglichkeiten.
REYNALDO LEITE - ein brasilianisches Medium zwischen der geistigen und der materiellen Wirklichkeit. Seine Bücher behandeln Themen wie: Reinkarnation, Selbstmord, Laster und moralische Erneuerung.
Info & Kontakt, e-Mail: arnoldo.silvap@stud.uni-muenchen.de
Tel.: 089-72939734
com grande alegria dentro do coração,
tenho a permissão de comunicar oficialmente, pela primeira vez em
terras alemãs, a
visita de Reynaldo Leite. Ele se tornou conhecido principalmente
na área da psicologia espírita cristã, para a qual
ele se dedica, em prol da difusão dos conhecimentos espirituais
elevados, tanto no Brasil (mais precisamente em Tatuapé , São
Paulo) como em países como Suécia, Portugal, Japão,
etc.
GEEAK MÜNCHEN
SEMINÁRIO
DEPRESSÃO- maneiras de sair dela
DATA: 28.08.1999
INÍCIO: 14:00 hs
LOCAL: EHG-TU Steinikeweg 4 (Metrô Theresienstr.)
Informações pelo e-Mail: arnoldo.silvap@stud.uni-muenchen.de
Tel.: 089-72939734
Abriu recentemente em Lisboa o "Ponto de Apoio à Vida" com o fim de dar apoio a grávidas em dificuldades. Os contactos são:
Ponto de Apoio à Vida
Rua Santana à Lapa, 72
r/c
1200-799 Lisboa
Tel.: (01) 397 81 17
Email: pavida@sapo.pt
Por favor divulguem!
Pedíamos também que nos enviassem endereços de pessoas que tenham interesse em receber estas mensagens com informações dos Juntos pela Vida.
Cumprimentos,
J.p.V.
(Juntos pela Vida)
Que a paz de Jesus esteja em nossos corações,
Pertenço ao Lar Espírita Chico Xavier, do qual sou, no momento, presidente, em Recife, Pernambuco e a nossa instituição acabou de lançar uma Home Page:
http://www.larchicoxavier.com.br
A nossa HP tem por objetivo contribuir para a divulgação do Espiritismo, em termos práticos. A partir da confecção da página, mostramos os trabalhos de uma Casa Espírita, relativamente grande, uma vez que recebemos por reunião de 500 a 600 pessoas, todas interessadas em um melhor aprendizado da Doutrina Espírita.
O Lar Espírita Chico Xavier tem conseguido, até o momento, unir a caridade prática com os estudos e informações ao público. Somos um grupo bem unido, com dois núcleos de trabalho, um na capital, Recife, e o outro no interior do estado. Estes dois núcleos são apresentados em nossa HP, com fotografias, no intuito de estimular outros companheiros ao trabalho na bendita seara da caridade.
Com um sincero voto de progresso ao GEAE, ficamos aqui ao dispor dos amigos e irmãos.
Vera Lucia de Souza Cohim
Presidente do Lar Espírita
Chico Xavier
Av. Bernardo Vieira de Melo,
7967 - Candeias
Jaboatão dos Guararapes
PE
Cep: 54460-030
Telefone: (81) 4695088
E.mails: isadora1@elogica.com.br
e rudi@hotlink.com.br
A Sociedade Editora Espírita F. V. Lorenz está lançando um novo romance do Conde J. W. Rochester: "A Força do Amor", psicografado pela médium Arandi Gomes Teixeira, de São Paulo, com linda capa em quatro cores, boa diagramação, 340 páginas.
Leitura instrutiva e agradável, que conforta o coração! Telefone: (021) 221-2269.
O lançamento será em São Paulo, no dia 16/07/1999, às 20:00, na Fraternidade Espírita "Auta de Souza", Rua Loefgreen, 1428 - Vila Clementino (próximo ao metrô Santa Cruz), com palestra sobre o autor e autógrafos da médium.
Maiores informações podem ser obtidas no site sobre o Conde J. W. Rochester:
http://www.espiritismo.com/rochester
GRUPO
DE ESTUDOS AVANÇADOS ESPÍRITAS
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