Vendo a verdadeira enxurrada de e-mails originada pelo desentendimento
entre duas importantes instituições espíritas brasileiras,
fico imaginando o quanto a singela proposta - sempre relembrada no Natal
-
do "Glória a Deus nas Alturas, Paz na Terra aos homens de boa-vontade"
está longe da nossa realidade cotidiana.
Será possivel que dois grupos, compostos de pessoas sérias e de boa-vontade, não conseguem chegar a um entendimento ? E não chegando a um entendimento, não podem seguir seus caminhos em paz, cada um continuando seu trabalho e provando através dos resultados quem efetivamente está mais próximo da verdade ?
Meus amigos, nossos votos de que a razão e a compreensão prevaleçam sobre o desejo de vitória ou o gosto pela luta. Deus permita que não vejamos entre nós, Espíritas, as divisões rancorosas que tanto infelicitaram a História humana.
Que exista um modo Espírita de divergir, pois se concordassemos em tudo não seriamos humanos ou não estariamos ainda encarnados neste mundo ...
A propósito, gostariamos de solicitar para as pessoas responsaveis pelo envio desses e-mails que fizessem a gentileza de retirar o GEAE da lista de distribuição,
Paz a todos,
Carlos Iglesia
Cada amanhecer representa divina concessão que não podes, nem deves desconsiderar.
Mantém, portanto, atitude positiva em relação aos acontecimentos que devem ser enfrentados:
Otimismo diante da ocorrências que surgirão;
Coragem no conforto das lutas naturais;
Recomeço de tarefa interrompida;
Ocasião de realizar o programa planejado;
Cada amanhecer é convite sereno à conquista de valores que parecem inalcançaveis.
À medida que o dia avança, aproveita os minutos, sem pressa, nem postergação do dever.
Não te aflijas ante o volume de coisas e problemas que tens pela frente.
Dirige cada ação à sua finalidade específica.
Após concluir um serviço, inicia outro e, sem mágoa dos acontecimentos desagradáveis, volve à lição com disposição, avançando, passo a passo, até o momento de conclusão dos deveres planejados.
Não tragas do dia precedente o resumo das desditas e dos aborrecimentos.
Amanhecendo, começa o teu dia com alegria renovada e sem passado negativo, enriquecendo pelas experiências que te constituirão recurso valioso para a vitória que buscas.
Divaldo Pereira Franco
Pelo espírito de Joanna de Ângelis
(do livro: Episódios Diários)
"Guardai-vos dos maus obreiros."
- Paulo (Filipenses, 3:2).
Paulo de Tarso não recomenda sem razão o cuidado a observar-se o assédio dos maus obreiros.
Em todas as atividades do bem, o trabalhador sincero necessita preservar-se contra o veneno que procede do servidor infiel.
Enquanto os servos leais se desvelam, dedicados, nas obrigações que lhes são deferidas, os maus obreiros procuram o repouso indébito, conclamando companheiros à deserção e à revolta. Ao invés de cooperarem, atendendo aos compromissos assumidos, entregam-se à crítica jocosa ou áspera, menosprezando os colegas de luta.
Estimam as apreciações desencorajadoras.
Fixam-se nos ângulos ainda inseguros da obra em execução, despreocupados das realizações já feitas.
Manuseiam textos legais a fim de observarem como farão valer direitos com esquecimento de deveres.
Ouvem as palavras alheias com religiosa atenção para extraírem os conceitos verbais menos felizes, de modo a estabelecerem perturbações.
Chamam covardes os cooperadores humildes, e bajuladores os eficientes ou compreensivos.
Destacam os defeitos de todas as pessoas, exceto os que lhes são peculiares.
Alinham frases brilhantes e complacentes, ensopando-as em óleo de perversidades ocultas.
Semeiam a dúvida, a desconfiança e o dissídio, quando percebem que o êxito vem próximo.
Espalham suspeitas e calúnias, entre os que organizam e executam.
Fazem-se advogados para serem acusadores.
Vestem-se à maneira de ovelhas, dissimulando as feições dos lobos.
Costumam lamentar-se por vítimas para serem verdugos mais completos.
"Guardai-vos dos maus obreiros".
O conselho do apóstolo aos gentios permanece cheio de oportunidade e significação.
Emmanuel.
Psc. F. C. Xavier (No livro "Vinha de Luz",
publicado pela FEB).
Aos amigos, com carinho, do pequeno servidor e irmão de ideal, ofereço este simples texto sobre o que penso a respeito do namoro, à luz da doutrina espírita, que procuro compreender nos meus estudos e vivências.
NO MÊS DOS NAMORADOS
Dia 12 de Junho é o dia dos namorados. Já pela aproximação deste dia, ficamos mais apaixonados, mais sensíveis as necessidades de afeto,... Neste dia os casais se buscam com mais carinho, com o desejo mais forte de estarem juntos. É um clima que fica no ar. Um clima de amor, de romantismo,... Os casais trocam presentes, saem para passear juntos, vivem momentos de amor intenso, fazem e refazem juras de amor eterno, de fidelidade perene, entre outras mil. Sonham juntos, viajam no mundo da imaginação sobreexcitada pelos sentimentos afetivos aflorados, extremamente aflorados.
Neste dia, para milhares de casais de namorados, tudo reflete amor. Poderíamos dizer que o amor está no ar. Mas, nem todos compartilham desta situação aprazível neste dia. Assim como para quem esta acompanhado, este dia se torna maravilhoso, para quem está sozinho, principalmente se já teve alguém a quem muito amou, esta data significa saudade e sofrimento, recordação e melancolia.
Para uns é só felicidade, e haverá maior felicidade que a de compartilhar a vida com o ser amado ? Para outros é só tristeza, e haverá maior tristeza que a de não estar mais junto de alguém a quem amamos e que também nos amou ?
Julgamos importante refletir, neste mês dos namorados, sobre a importância do amor em nossas vidas, sobre a responsabilidade que temos para com aqueles que amamos, sobre o compromisso que assumimos num relacionamento afetivo.
Se estamos unidos a alguém, agradeçamos a Deus, e nos esforcemos por ser dignos desta alegria, desta felicidade, que nem todos têm na Terra. Se estamos temporariamente sozinhos, não nos aflijamos em demasia, porque a saudade ou a carência de afeto é uma prova necessária para que aprendamos a valorizar o amor, assim como a fome nos ensina a valorizar o alimento, assim também como o frio nos ensina a valorizar o agasalho.
Quem ama, inquieta-se pela felicidade do ser amado. E realizar felicidade de quem amamos é muito mais que oferecer-lhe lindos e preciosos presentes. Além de doar do que temos, devemos doar do que somos, além das jóias preciosas devemos doar a manifestação dos tesouros de nosso afeto, das riquezas do coração, do ouro do amor puro, do diamante da fidelidade, das pérolas da sinceridade.
O amor também há que ser sereno e brando, para ser constante. Como um rio tranqüilo que caminha seguro em direção ao mar ou como uma chuva fina que fertiliza o solo sem destruir.
Como é bom estar enamorado! Como é bom ser amado e como é maravilhoso estar amando! Todavia, não convertamos o fogo de nosso amor no incêndio da paixão avassaladora.
O namoro, além do mais é o começo de um relacionamento, que pode perdurar ou não, e se perdurar deverá coroar-se de bênçãos no matrimônio, através do qual, formamos a família, recebemos nossos filhos, edificamos nossos lares,...
Caros amigos leitores, a todos desejamos muita felicidade
no amor. Que nos inspiremos mais uma vez em Jesus, nosso Mestre maior,
em todas as situações. Foi ele quem nos ensinou: "Amai-vos
uns aos outros como eu vos amei." E cremos, sinceramente, isto também
vale para o compromisso afetivo, seja ela no
namoro, no noivado ou no casamento, na Terra e no mais além.
Muita Paz.
Gilberto Costa Valle
Uberaba, 02 de Junho de 1999.
Todos os dias venho recebendo gratuitamente e-mails (sem ser solicitados) de uma discordancia que existe no movimento espirita. (...)
A pergunta é se o Espiritismo seria o Consolador que Jesus prometeu.?
O texto bíblico citado é João 14:15
15 Se me amardes, guardareis os meus mandamentos.
16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará
outro Consolador, para que fique convosco para sempre.
17 a saber, o Espírito da verdade,
o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem
o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará
em vós.
18 Não vos deixarei órfãos;
voltarei a vós.
19 Ainda um pouco, e o mundo não
me verá mais; mas vós me vereis, porque eu vivo, e vós
vivereis.
Para qualquer espírita, isto não tem nem porque ser discutido, pois o Evangelho Segundo o Espiritismo (Allan Kardec) tem um capítulo inteiro dedicado dedicado sobre o tema: CAPÍTULO VI — O CRISTO CONSOLADOR
Eu tenho vivido em pais de fala hispana e tenho muitos amigos que moram em países hispano falantes, e nos sabemos da grande influencia que tem a Igreja Católica. O livro o Evangelho Segundo o Espiritismo, é muito difícil de encontrar nas livrarias, a diferença do Livro dos Médiuns e dos Espíritos, isso influencia muito na literatura. Muito espirita de fala castelhana não conhece o Evangelho Segundo o Espiritismo, nem sabe que pertence a autoria de Allan Kardec, menos ainda os livros de Francisco Cândido Xavier, Divaldo Franco, Herculano Pires, e outros.
Os que mais circulam são os de correntes espiritualistas em geral, e poderíamos citar a Ramatis dentre deles. A Revista América Espírita, órgão oficial da CEPA, não colocava como livro espirita o E.S.E dentro das obras da codificação até alguns anos atras, dificilmente se encontrava a palavra Jesus, Deus, amor, caridade, como se estas palavras foram perigosas ou anti-cientistas.
Mais, no suposto de que, o Evangelho Segundo o Espiritismo
não tivesse formado parte das obras básicas, nos podemos,
mesmo assim chegar a conclusão que o Espiritismo, cumpre o
estabelecido na previsão de Jesus por simples lógica, mais
vou me basear no codificador para esclarecer possíveis
duvidas..
Mostro uma pequena pesquisa realizada com os Livros Básicos da Doutrina antes de começar:
A palavra consola, consolador ou consoladora aparece:
P.625 Qual o tipo mais perfeito que Deus
tem oferecido ao homem, para lhe servir de guia e modelo?
R. “Jesus.”
Sendo o nosso modelo, e Jesus tendo prometido um consolador, Espírito de Verdade (seja dito, o espirito encarregado da Codificação), que esclarecerá o que ele venho nos dizer, o Espiritismo cumpre perfeitamente o papel de consolador.
Cito segundo o próprio Kardec alguns pontos:
P.1017 Alguns Espíritos disseram estar
habitando o quarto, o quinto céus, etc. Que queriam dizer
com isso?
R ...Estava reservado ao Espiritismo dar de tudo
isso a explicação mais racional, mais grandiosa e,
ao mesmo tempo, mais consoladora para a Humanidade.
(Livro dos Espíritos - DAS CONTRADIÇÕES
E DAS MISTIFICAÇÕES)
300. A pretensão que manifestam é
a negação do que o Espiritismo tem de mais belo e de
mais consolador: as relações do mundo visível com
o mundo invisível, dos homens com os seres que lhes são caros
e que assim estariam para eles sem remissão perdidos.
(Livro dos Médiuns - 1ª PARTE — CAPÍTULO
XI)
4. Essas práticas supersticiosas perpetuaram-se
até à Idade Média, mas hoje a razão predomina,
ao mesmo tempo que o Espiritismo veio mostrar o fim exclusivamente
moral, consolador e religioso das relações de além-túmulo.
(O Ceu e o Inferno 357 CAPÍTULO XVII —
Predições do Evangelho)
Anunciação do Consolador ................................................385 (O Capítulo inteiro)
Sob o nome de Consolador e de Espírito de Verdade, Jesus anunciou a vinda daquele que havia de ensinar todas as coisas e de lembrar o que ele dissera.
40 — O Espiritismo realiza, como ficou demonstrado
(cap. 1, nº 30), todas as condições do Consolador
que Jesus prometeu.
(A Gêneses)
Quantos corações já foram
consolados por esta crença religiosa! Quantas lágrimas hão
secado!
(DISCURSO DE C. FLAMMARION - Obras Póstumas)
Deixo sua própria conclusão, E antes
de dizer si Kardec diz que é ou não, sempre é bom
dar um olhar
nas obras da Doutrina que abraçamos.
Luis Hu Rivas
Uma das mais importantes vantagens que a Internet oferece é sua possibilidade de comunicação rapida e eficiente. Principalmente a comunicação por e-mails é um dos recursos mais poderosos, pois permite que quem escreve possa faze-lo no momento mais adequado e quem recebe possa ler a mensagem quando tiver o tempo necessário.
Quando se aliam os recursos de comunicação fornecidos pela rede com o interesse em usa-los, os beneficios são inestimaveis. Uma comunicação bem sucedida depende efetivamente do interesse do emissor em gerar a informação e do interesse do destinatário em recebe-la. Quando esse interesse mutuo não existe, há desperdicio de tempo e de recursos.
Nos meios de comunicação de massa é dificil o direcionamento da mensagem, já na Internet há a possibilidade da interatividade. As partes envolvidas na comunicação podem estabelecer um contato inicial e só prosseguir se o interesse for confirmado. Uma lista de distribuição de e-mails é efetivamente isso, um mecanismo da Internet em que as pessoas interessadas se inscrevem e passam a receber ou prover a informação que atende aos objetivos de ambas as partes.
É totalmente desaconselhavel o cadastramento "a revelia" em uma lista, pois o resultado é o envio de e-mails indesejados, não só se gastam inutilmente os recursos de linha para sua transmissão; recursos de armazenamento nos servidores; recursos na maquina do destinatário, como também o recurso mais precioso - A paciência de quem recebe. Resultado, criam-se inimigos em quantidade e com extrema facilidade.
Enfim, eis um pequeno recado aos amigos que também administram listas de distribuição de e-mails na Internet: Não incluam ninguém sem que haja uma solicitação a respeito ! Divulgem suas listas nos meios disponiveis - muitos, como o GEAE, estão abertos a divulgação de listas e grupos de discussão sobre Espiritismo - e só remetam os e-mails aos endereços que lhes forem fornecidos com essa finalidade.
Tal conselho, enviar somente aos interessados, fazia parte do conjunto básico de regras que orientava a "etiqueta" na Internet dos tempos de rede acadêmica. Nos parece que continua sendo uma excelente orientação, inclusive quando orientada a comunicação Espírita.
Atenciosamente,
Carlos Iglesia
Realização USEERJ e Abrigo Teresa de Jesus
Tema: música e vida
Dia: 11 de julho de 1999
Horário: 8:30 às 18:30 h
Local: Abrigo Teresa de Jesus -
Rua Ibituruna, 53 - Maracanã - Rio de Janeiro
- RJ
Palestra:
Contribuição: R$12,00 (almoço
e material didático)
contatos: telefax USEERJ (021)224-1244, Otavio (021)
569.4231 ou Corrêa (021) 264.1044
informações:
GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS ESPÍRITAS
|