Estou enviando em anexo textos que preparei para
um Centro Espírita que frequento. São textos extraidos de
livros e revistas abordando Aborto, Suicidio, Drogas e Mediunidade. Gostaria
de colocar, se forem interesse de vocês, em disponibilidade no site
do GEAE.
Abração,
Rubens
Uma pessoa deseja morrer. Ingeriu comprimidos, deseja morrer conversando com alguém e espera que o plantonista pos-sa ser esta pessoa, possa reprensentar este outro para que não esteja só nesta passagem. O plantonista arrisca perguntar se está certo de que‚ isto
que realmente quer, se não gostaria que lhe fosse enviado socorro.
A pessoa recusa, não quer voltar atrás e pede ao plantonista
que fale com ela.
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Foi numa tentativa de elucidar alguns fatores que possam estar em jogo na vivência destas pessoas, no momento em que decidem se matar, que este trabalho nasceu”.(**) |
Por que as pessoas se matam?
O que poderá levar
o homem a recorrer a esse ato tão irracional?
(1) Falta de Fé? - é a total descrença de uma outra vida após a morte. Tem a ilusão de que, provocando a própria morte, será o fim de todo o sofrimento e o início de um eter-no sono profundo. É a falta de Espiritualidade e da crença nas obras do Criador.
(2) Orgulho ferido? - Pode ser considerado, também, co-mo falta de fé, porque a fé‚ conduz à humildade, e esta é inimiga do orgulho.
(3) Tédio da vida? Muitas vezes, as pessoas não conse-guem definir um objetivo em sua vida. No fundo, é ausência da fé para suportar as provas que a vida lhe impõe. As dificul-dades são tantas, e não encontrando forças para sair do ma-rasmo, a pessoa acaba se entediando. Quem tem fé não deserta da vida, pois sabe que os recursos Divinos são inesgotáveis. E a oração é o maior dos instrumentos para se conseguir que essa ajuda venha dos Planos mais Altos.
(4) Medo do fracasso? - Medo de ser humilhado, ironiza-do por não ter sido um vencedor. No fundo, todos os problemas que levam as pessoas ao suicidio é a falta de fé, é a fragi-lidade espiritual.
O nosso propósito, através desse trabalho, é fazer uma abordagem psicológica e espiritual do suicida, e quais são os motivos que o levam para tal ato.
Rubens Santini de Oliveira
São Paulo, 10 de março
de l995.
“Há alguns anos, conheci Aparecida. Havia ingerido um poderoso agrotóxico e estava viva apenas graças à rapidez do socorro, uma diálise renal.
Sorria-me, sem graça, na expectativa do que ia fazer.
- O que houve Aparecida?
- Eu só ia dar um susto no meu marido. Tinhamos brigado.
- Você não sabia que poderia morrer?
- Pensei que aquilo só matava bicho sem osso...
Na sua simplicidade, Aparecida me dizia que não queria morrer. Ela tinha “ossos”, um esqueleto interno, mental, que a prendeu à vida.
Já outros suicidas têm um “esqueleto” mais frágil. E não suportam as vicissitudes da vida, mais ainda quando ela os frustra e lhes causa sofrimentos.
Existem sofrimentos que fazem parte da vida e há aqueles desnecessários. Muitos de nós não nos satisfazemos com os que já existem (e, muitas vezes, são tantos!). E procuramos outros. Como complicamos nossas vidas, como que atraídos pelo sofrer!
Não seria isto uma espécie de suicidio?”
“O suicidio, desde a Antiguidade, sempre foi punido severamente. Plutarco, um antigo historiador, nos conta o seguinte:
Moças passam a enforcar-se e logo apresenta uma “epidemia” de suicidio de jovens. Nenhuma medida fez com que ela cesse, até que alguém propõe que as jovens sejam condenados a terem seu cadáver levado nú, em passeata, até o cemitério. Com essa medida, a “epidemia” se extingue.”(1)
“Em Tebas e Chipre, o morto era privado de honras fúne-bres. Em Atenas, no século IV, cortava-se a mão direita da-quele que cometera o suicidio. Esta era enterrada distante do resto do corpo do individuo de forma a evitar uma posterior vingança do morto. O objetivo era desmanchar seu estratagema, destitui-lo de poder, da capacidade de assassinar os vivos. Ainda no século IV, Santo Agostinho assinala que o suicidio era uma “pervesão detestável” e “demoníaca”, e que o “não matarás” estendia-se também a “não matarás a si próprio”. A Igreja utilizava todos os recursos disponíveis para a repressão ao suicidio. Outras religiões também condenavam o suicidio, como é o caso da judaica, com a prática de enterrar o corpo do suicida em sepultura à parte.”(2)
“O suicidio do presidente Getúlio Vargas implica, não só um ato de vingança contra seus inimigos, que se sentiram culpados e responsáveis, mas principalmente, o objetivo do suicido foi a permanência de Vargas influenciando os sobreviventes, como numa vida pós-morte: “saio da vida para entrar na História”, escreve em sua carta-testamento.”(1)
“Em novembro de l978, houve um suicidio coletivo de 913 pessoas na Guiana, seguidoras da seita Templo do Povo, do pastor americano Jim Jones. Eles se envenenaram com cianureto, enquanto seu lider deu um tiro na própria cabeça.”(3)
“No primeiro semestre de 1986, o número de adolescentes suicidas cresceu no Japão. A policia atribuiu o fato à morte da cantora pop Yokiko Okada, então com 18 anos, que se jogou de uma altura de 7 andares. Foram registrados 30 suicidios entre adolescentes no país, após o acontecimento.”(3)
“Personagens fictícios da literatura também inspira este tipo de gesto. Em 1774, o lançamento do livro “Werther” do poeta alemão Goethe, provocou uma onda de suicidio na Europa. Motivo: a identificação com o destino do personagem-titulo do livro, que se mata com um tiro por amor. A “epidemia” de suicidio foi tão longe que várias pessoas, na maioria jovens se matavam envergando casacos azuis e colete amarelo, as roupas que o personagem usava no final do livro.”(3)
“Romeu e Julieta, da obra de Shakekspeare, assim como tantos Romeus e Julietas da vida real, se matam para vingar-se de seu ambiente e das pessoas que estão ao seu redor”(1)
(Continua no próximo boletim)
Caro Carlos,
Do meu ponto de vista, a civilização
ocidental ainda não conseguiu caminhar com a diferença. É
diferente? Exclui! Dessa maneira, cometemos as maiores injustiças,
genocídios, etc..
Nós espíritas também não
sabemos lidar com a diferença: nem internamente e nem externamente.
Qualquer tipo de atitude pode ser um bom motivo
para uma perversa exclusão.
Ainda vai levar tempo para entendermos que somos diferentes uns dos outros, e que quanto mais diferentes mais iguais; que cada um tem seu tempo de evolução e que não existem tempos iguais; e que cada um lerá Kardec de maneira diferente e que a diversidade cultural também tornará mais diferente esta leitura diferente de cada um.
A diversidade interna de uma religião e externas das várias religiões é a grande riqueza e a vida maior do processo religioso.
Imagine quantas religiões existem no universo !
E nós aqui na Terra nos matando para afirmar
com sangue que a nossa é melhor, ou que somos o povo escolhido,
ou outras tolices qualquer inventadas para dominar, oprimir, explorar,
etc. Quanta ignorância e mesquinharia. Tínhamos ou não
que matar Jesus? Melhoramos depois do assassinato? Muito pouco.
Do meu ponto de vista, o espiritismo quando nega
a hierarquia religiosa contribui para horizontalizar sua prática
e teoria. Mas os espíritas acabam hierarquizando o espiritismo e
verticalizando o seu processo religioso. Na Terra tanto nós como
os irmãos desencarnados vivem o atraso religioso, acaba um influenciando
o outro e as mudanças se dando de forma pequena e de maneira demorada.
Este atraso pode ser notado no contexto histórico da Era Industrial que é mais avançado do que o da Era Agrícola. Como vivermos reencarnados nessas duas eras podemos concluir que não mudamos quase nada desde Cristo.
A minha esperança está na Era do Conhecimento que emerge. O Capital Intelectual diferentemente do Material precisa da cooperação entre os homens para se desenvolver, para chegar ao sucesso do ultrapassar. Os avanços científicos tem demonstrado esta necessidade. Ninguém detém o saber total, só o Pai Celestial.
As leis do mercado e da livre concorrência limitam os caminhos para se buscar ter o maior patrimônio, tem que se ser o mais forte no mercado para dominar tudo. Não ter concorrentes e a expansão total do patrimônio material são a fonte maior do poder, a garantia maior de sobrevivência na Terra, no lado material. Quem for o maior será o melhor.
Logicamente, o ser não vale absolutamente nada. Desse modo, qualquer discurso moral nada vale e as religiões tornam-se coração do homem sem coração (Marx).
É preciso ter muita paciência! Ainda teremos que evoluir muito. Quando compreendermos que o universo é muito maior do que esse mundinho pequeno e mesquinho chamado Terra, entenderemos melhor o que cada um é nessa vida material.
Sergio Athayde
Li no último Boletim (número 330), na seção de Comentários "Roustanguismo: Aplicação...", de Jorge Campos, que o número estimado de adeptos no Brasil é de 10 milhões. No entanto, apontado por pesquisa do Censo Demográfico do Brasil feita pelo IBGE, em 1991, temos somente 1.644.355 de espíritas (cf. http://www.sidra.ibge.gov.br no links: Resumo por Assunto; Religião).
Gostaria de saber se nesse número apontado pelo confrade estariam incluídos também aqueles se são simpatizantes do Espiritismo, mas professam outra religião. Conversando com as pessoas no nosso dia-a-dia, realmente me parece muito maior o número de espíritas no Brasil que aquele apontado pela pesquisa do IBGE.
Fraternalmente,
Rubens
O número de espíritas no Brasil é uma estimativa que coletei do suplemento do Jornal Espírita da FEESP, de outubro de 98, onde cita-se a cifra de 7% da população atual do País. Quanto ao critério do censo, realmente não sei qual foi (...)
Numa edição da revista Visão
Espírita do Alamar Régis tem um levantamento feito pela FERGS,
muito bom, mas restrito à Porto Alegre. Existem citações
de que no Brasil teríamos cerca de 7000 centros
espíritas. Talvez fosse interessante uma consulta à FEB
e à FEESP para se ter um número mais correto possível
(...)
Jorge Campos
Ola', Amigos.
Uns amigos meus, que estao a ajudar a organizar
o próximo Encontro Nacional de Jovens Espiritas (portugueses) pediram-me
o e-mail ou URL da Uniao das Sociedades Espiritas do Estado do Rio de Janeiro.
Se algum de vós for do Rio, dava para me
enviar esse contacto ?
Grato,
Jorge Gomes
Talvez nosso irmão do México, assim como todos os amigos de língua espanhola, ficasse feliz em saber que, no Canal #Espiritismo/España, além de se discutir diariamente temas ligados à Doutrina Espírita, completamente em Espanhol, tem-se uma Lista de Discussão dedicada a textos, matérias e dúvidas sobre Doutrina Espírita que poderá ser muito útil a seus estudos.
O endereço do Canal #Espiritismo/España é: http://www.irc-espiritismo.org.br/espana
Para se inscrever na Lista de Discussão (as
instruções estão também na página) é
só enviar um e-mail a: majordomo@irc-espiritismo.org.br
com o SUBJECT em branco e na primeira linha da mensagem: "subscribe
usuarios-hispano"
Nossa responsável pelo Canal #Espiritismo/España, "benevol", pode ser contactada pelo e-mail benevol@irc-espiritismo.org.br
Espero que tenha sido útil,
Todas as Conferências serão proferidas pelo Presidente da Confederação Espírita Panamericana - C.E.P.A. - Lic. JON AIZPÚRUA
DIA 26/03 (sexta) - 20h
"Faculdades Integradas de Guarulhos"
Rua Barão de Mauá, 600 -
Centro - Guarulhos
Tema:"PSICOLOGIA, PARAPSICOLOGIA E ESPIRITISMO"
ENCONTRO DE DIRIGENTES ESPÍRITAS - SÃO PAULO
DIA: 27/03 (sábado) das 9h às 17h.
C.E. "JOSÉ BARROSO"
Rua Inácio de Araújo, 255 Brás
Mesa redonda: "CEPA: MITOS OU VERDADES"
Moderador: Arq. Ciro Pirondi
Participantes da mesa:
Dia 27/03 (sábado) - 20h30min
LAR REDENÇÃO
Rua Redenção, 82
Belenzinho
Lançamento do Livro:
"CONCEPTO ESPIRITA DE LA SOCIOLOGIA E ORIGEN DE
LAS IDEAS MORALES"
do livre pensador Manuel S. Porteiro
- apresentação Lic. JON AIZPÚRUA
Após haverá Jantar Confraternativo - "LAR REDENÇÃO" (confirmar presença com antededência)
DIA 28/03 (domingo) - 18 h.
Centro de Estudos Espíritas " José
Herculano Pires"
Rua Alicante, 389 - Vila Esperança - São
Paulo
Tema: "ESPIRITISMO E SOCIEDADE"
DIA: 29/03 (segunda) - 20 h.
PALÁCIO NOVE DE JULHO
"ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO
PAULO"
Ato Solene:
Tema: "CONCEPÇÃO HISTÓRICO
SOCIAL DO ESPIRITISMO E O MUNDO ATUAL"
DIA 30/03 (terça) - 20 h.
Universidade Santa Cecilia; Anfiteatro 1
Rua Osvaldo Cruz, 266 4º andar
Santos
Tema: "RESPOSTAS DO ESPIRITISMO AOS PROBLEMAS DO
MUNDO ATUAL"
DIA 31/03 (quarta) - 20 h.
Grupo Espírita "Obreiros da Eternidade"
Rua Manoel Muniz dos Anjos, 14 - Tremembé
Tema: "O ESPIRITISMO NA AMÉRICA LATINA"
DIA 01/04 (quinta) - 20 h.
Grupo Espírita Manoel Bento
Rua Alfredo Pujol, 77 Santana
Tema: "VISÃO ESPÍRITA DE JESUS"
DIA: 03/04 (sábado) - 18h
INSTITUTO DE CULTURA ESPÍRITA DE SÃO
PAULO
Museu Espírita de São Paulo
Rua Guaricanga, 357 Lapa
Tema: "O LIVRO NA HISTÓRIA OU A HISTÓRIA
DO LIVRO"
Maiores informações através
do telefone: ( 011 ) 6694 - 7996 ou pelo E-mail: cacacci@originet.com.br
Visite o site da CEPA: http://www.solsoft.com.ar/cepa/
e http://www.visitweb.com/cimacepa/
GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS ESPÍRITAS
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