GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS ESPÍRITAS
Fundado em 15 de Outubro de 1992
Boletim Semanal de Distribuição Eletrônica

Ano 07 - Número 327 - 1999                           9 de janeiro de 1999

 Indíce
Textos Comentários Perguntas Painel

Texto
Espiritismo, Evidências Ciêntificas (III), José Lucas, Portugal

        O Espiritismo tem uma componente científica. Agora, são os cientistas não espíritas que o vêm comprovar. Vamos hoje continuar com experiências científicas que provam a eficácia da fluidoterapia, prática comum nas associações espíritas, que engloba o passe espírita (transmissão do magnetismo humano mais energias espirituais para a pessoa necessitada) e a água magnetizada por essas mesmas energias.

        A Drª Dolores Krieger, doutora em Filosofia, prof. de Enfermagem na Universidade de Nova York «...teve oportunidade de observar o desempenho do Coronel Stabany (um conhecido curador Húngaro, reformado do exército, com fama de ter capacidades magnéticas curativas) durante várias semanas de cada verão, numa clínica (provisória) de cura. Ela ficou impressionada com a quantidade de pessoas, cuja saúde melhorava, inclusive casos dados como perdidos pela medicina.» (As Curas Paranormais - como se processam, cap. 13, 10ª ed.; São Paulo: Pensamento, 1995).

       Assim sendo, ela decidiu investigar. Utilizou um grupo de vários doentes, e solicitou  o apoio do Coronel Stabany  e da Dr.ª Otelia Bengssten, MD (médica), bem como da Sr.a Dora Kunz (vidente). Um grupo recebeu tratamento directo,  por imposição das mãos. A Dr.ª Krieger mediu os níveis de hemoglobina, antes e depois do passe magnético (imposição das mãos) efectuado pelo Coronel Stabany, e «Constatou a ocorrência de aumentos significativos nos níveis de hemoglobina dos pacientes do grupo que recebeu o passe» (Medicina Vibracional - Uma Medicina para o Futuro, cap. VIII, 12ª ed.; São Paulo: Cultrix).

        «A tendência para a energia curativa elevar os níveis de hemoglobina era tão forte, que pacientes cancerosos submetidos à cura, por imposição das mãos, apresentaram ocasionalmente elevações nos níveis de hemoglobina, apesar de estarem a ser tratados com quimioterapia.» (Gerber, cap. VIII, 1997). «Foi demonstrado que as elevações nos níveis sanguíneos de hemoglobina indicavam, com segurança, a ocorrência de verdadeiras alterações bioenergéticas e fisiológicas, produzidas pela aplicação das energias curativas.» (Gerber, cap. VIII, 1997).

        Mas não foi somente esta cientista que pôde comprovar a acção eficaz da fluidoterapia através do passe magnético (imposição das mãos). Uma outra cientista decidiu  investigar outras áreas.


O passe espírita, com imposição das mãos,
bem como a água magnetizada pelos curadores,
influem positivamente na saúde física e psíquica das pessoas.

        A Dr.ª Justa Smith, freira franciscana, bioquímica e enzimologista, recebeu o título de doutora em pesquisa original sobre os efeitos dos campos magnéticos na actividade da enzima. Em 1967 era  presidente do Departamento de Ciências Naturais, num colégio particular em Rosary Hill, Buffalo, USA.

        Ela pensou da seguinte maneira: «As enzimas são os catalisadores do sistema metabólico. Qualquer cura, ou doença, primeiramente, deve activar o sistema enzimático. E raciocinou que se os campos magnéticos podiam aumentar a actividade da enzima tripsina digestiva - o que ocorria na sua pesquisa - e se a luz ultravioleta podia diminuir a actividade - o que ocorria na sua pesquisa -  então qual o efeito sobre a mesma enzima que poderia ocorrer na imposição de mãos - se é que havia? E decidiu descobrir. A Dr.ª Smith propôs, inicialmente, comparar os efeitos da imposição de mãos do Coronel Stabany sobre a enzima tripsina, com os efeitos do campo magnético sobre a mesma enzima, bem como sobre os controles. Para fazer isso, preparou soluções de tripsina, as quais foram depois divididas em quatro frascos de vidro... um deles foi tratado pelo Coronel Stabany, que simplesmente colocou as suas mãos ao redor do frasco tapado, durante um espaço máximo de 75 minutos. O segundo ficou exposto à luz ultravioleta no comprimento de onda mais prejudicial para a proteína (o Dr. Bernard Grad sugerira que a enzima se tornasse “doente”, a fim de demonstrar a evidência da cura). Um terceiro frasco foi exposto a um campo magnético elevado (8.000 a 13.000 gauss), com acréscimos horários de até 3 horas. O quarto, não tratado, era o controle. Os resultados de um mês de estudo demonstraram que a energia ou força proveniente das mãos do Coronel Stabany activavam as enzimas, quantitativa e qualitativamente, comparáveis à actividade originada por um campo magnético de 8.000 a 13.000gauss. Isso representa uma actividade muito significativa, considerando que vivemos num campo magnético médio com cerca de 0,5gauss. Os efeitos nas enzimas danificadas (expostas á luz ultravioleta) foram essencialmente os mesmos. Os resultados... indicam que algum tipo de energia foi canalizada pelas mãos do Coronel Stabany, sendo suficiente para activar as enzimas em um grau significativo» (Meek, cap. 13, 1995).

        Bibliografia: “Fluidoterapia: Evidências Científicas”, trabalho apresentado pela Associação Cultural Espírita (Caldas da Rainha – Portugal) no 2º Congresso Espírita Mundial, Lisboa, 1998 - Drª Dolores Krieger.




Texto
O Sofrimento e os Animais: Trecho de entrevista com Chico Xavier, O Espírita Mineiro, Brasil


    (Texto enviado por Ivan Franzolim, Brasil, nas suas palavras: Segue uma entrevista sobre o assunto com Francisco Cândido Xavier, médium de respeito cuja fala merece nosso estudo, investigação e reflexão, principalmente neste tema pouco discutido e ainda muito mal compreendido na Doutrina Espírita).


Entrevista com Francisco Cândido Xavier
Jornal O Espírita Mineiro de junho 1991

        Como devemos encarar a questão da existência de deformidade congênita nos animais, a cegueira, se eles não tem o livre arbítrio?

        Chico Xavier:  Nossos benfeitores espirituais nos esclarecem que é preciso que todos nós consideremos que os animais diversos, a nos rodearem a existência de seres humanos em evolução no Planeta Terra, são nossos irmãos menores, desenvolvendo em si mesmos o próprio princípio inteligente. Se nós, seres humanos já alcançamos os domínios da inteligência, desenvolvendo agora as potências intuitivas, eles, os animais, estão aperfeiçoando paulatinamente seus instintos na busca da inteligência. Da mesma maneira que nós humanos aspiramos alcançar algum dia a angelitude na Vida Maior, personificada em Nosso Mestre e Senhor Jesus, eles, os animais, aspiram ser no futuro distante homens e mulheres inteligentes e livres. Assim sendo, nós podemos nos considerar como irmãos mais velhos e mais experimentados dos animais. Ora, nós já sabemos que a Lei Divina institui a Solidariedade entre os seres, e por isso, podemos facilmente concluir que a nós, seres humanos, Deus outorgou a condução e a proteção de nossos irmãos mais novos, os animais.

        E o que é que nós estamos fazendo com esta responsabilidade santa de proteger e guiar o reino animal? Como é que esta humanidade terrestre tem agido em relação aos animais nos inúmeros séculos da nossa história?

        Chico Xavier: Por ventura nós, os homens, não temos nos convertido em algozes impiedosos dos animais ao invés de seus protetores fiéis? Quem ignora que a vaca sofre imensamente a caminho do matadouro? Quem desconhece que minutos antes do golpe fatal, os bovinos derramam lágrimas de angústia? Não temos treinado determinadas raças de cães exaustivamente para o morticínio e o ataque? Que dizermos das caçadas impiedosas de aves e animais silvestres, unicamente por prazer esportivo? Que dizermos das
devastações inconseqüentes ao meio ambiente? Tudo isso se resume em graves responsabilidades para os seres humanos! A angústia, o medo e o ódio que provocamos nos animais lhes altera o equilíbrio natural de seus princípios espirituais, determinando ajustamento em posteriores existências, a se configurarem por deformidade congênitas. A responsabilidade maior recairá sempre nos desvios de nós mesmos, os seres humanos, que não soubemos guiar os animais à senda do Amor e do Progresso, segundo a vontade de Deus.

        Agora vejamos, se determinado cão é treinado para o ataque e a morte com requintes de crueldade, se ele é programado para o mal, pode ocorrer que em determinado momento de superexcitação, esse mesmo cão treinado para atacar os estranhos, ataque as crianças de sua própria casa ou os próprios donos. Aí teremos um desajuste induzido pela irresponsabilidade humana. Ora, esse mesmo cão aspira crescer espiritualmente para a Inteligência e o Livre-arbítrio. Mas, para isso ele precisará experimentar o sofrimento que lhe reajuste o campo emotivo, apreendendo a pouco e pouco a Lei de Ação e Reação. Assim, ele provavelmente renascerá com sérias inibições congênitas. A responsabilidade de tudo isso, no entanto, dever-se-á a maldade humana.




Comentário
Doutrinação, Pedro Vieira

(Respondendo a pergunta de Nelson Leal sobre "Doutrinação" no Boletim 326)

Caro Nelson,

        Por diversas vezes Espíritos com psiquismo infantil nos aparecem nas reuniões de desobsessão em nossas Casas Espíritas, mas seria precipitado dizer que "se fazem passar por crianças".

        Antes de entrar no problema em si, é importante dizer que há realmente aqueles Espíritos que, dissimulados, podem se fazer passar por sofredores ou mesmo crianças, com o intuito de confundir e enganar, casos que serão prontamente identificados pelo dirigente da reunião, que dará seguimento ao tratamento como entidades que realmente são e não como crianças, mas acredito que o amigo não esteja tratando desses casos.

        O Espírito é o elemento inteligente do Universo, seu pensamento, seu sentimento, sua experiência fazem parte do seu patrimônio espiritual, mas a encarnação da qual acaba de sair influencia seu psiquismo de maneira sempre muito forte e nossos irmãos espirituais têm sempre o cuidado de não provocar nele choques que iriam confundir mais que esclarecer. Daí nossas próprias colônias espirituais guardarem em si tão estreita semelhança com o Plano Físico, para nossa readaptação ao Mundo Espiritual.

        Espíritos ainda jovens, que desencarnam nessa situação, trazem impressa em seu psiquismo essa impressão, que sabemos, é de certa perturbação, readaptação ao corpo físico. O Espírito realmente acredita ser quem ele é, e vê-se sempre na idade em que está (nós mesmos fazemos isso). Portanto, as crianças as
quais se referem das reuniões de desobsessão normalmente acreditam ser crianças realmente, simplesmente porque vêem que ainda existem, e ligam imediatamente a individualidade ao corpo físico ou à personalidade que assumiram na última encarnação (como isso é comum, não?).

        O mais interessante é que muitas delas sabem que desencarnaram, descrevem colônias espirituais e falam de seus "tios", que levaram elas até ali. Falam de sua família, falam da companhia que têm de outras crianças na colônia espiritual, etc. Qual deve então ser a postura do doutrinador?

        Certamente se esses Espíritos foram levados à desobsessão é porque necessitam esclarecimento e orientação. O doutrinador deve manter com eles essa postura de orientação, falando a eles da maneira como possam entender. Forçar o Espírito a assumir uma personalidade que ainda não é capaz de assumir pode fazê-lo entrar em mais confusão ao invés de auxiliá-lo, que é o objetivo.

        O doutrinador deve ter uma grande empatia para com os Espíritos comunicantes, sabendo identificar, pela sensibilidade que provém da experiência o que um Espíritos está preparado para ouvir e o que ele não está.

        O mais correto a se fazer é conversar com ele como criança, como um "tio", explicando a ele não como vivem as crianças e não fazendo-o ver que tem que "crescer", etc, mas buscar, dentro desse psiquismo infantil, os problemas e as angústias que o fizeram ir até a reunião.

        Evangelizadores infantis, principalmente acostumados a lidar com crianças em trabalhos assistenciais, podem ajudar muito a adquirir a linguagem e a sensibilidade necessária para ajudá-lo a entrar dentro de si mesmo, da maneira que pode, para buscar soluções para os problemas que enfrenta.

        Tratar um Espírito na condição em que ele se encontra não é ir contra a Doutrina Espírita admitindo um "Espírito-de-criança", ou um ser à parte, mas simplesmente respeitar, como Deus e os Espíritos Superiores respeitam, o psiquismo que se readequa à realidade espiritual, dando o alento que o Espírito necessita da
forma que ele consegue captar.

        Um abraço,
        O amigo Pedro Vieira




Pergunta
Sócrates e o Espiritismo, Rubens Monteiro, Brasil

Caros Irmãos,

        É com alegria que vos escrevo e agradeço à Deus a oportunidade de trocarmos idéias nesse fórum de debates. Quero neste momento aproveitar para compartilhar algumas impressões pessoais e vos solicitar luzes sobre minhas indagações.

        Em O Evangelho Segundo o Espiritismo, Kardec, no item IV (Sócrates e Platão, precursores da idéia cristã e do Espiritismo / Resumo da Doutrina de Sócrates e Platão) da Introdução, nos reporta à Doutrina Socrática e Platônica. É com grande admiração que leio esse texto sob a pena do codificador e vejo na pessoa de Socrátes um espírito de grande envergadura.

        Buscando algo além li também alguns dos diálogos de Platão e deverasmente me impressionou o conhecido por FÉDON (ou da alma), quando se relata o último dos diálogos de Sócrates com aqueles que se colocavam como seus discípulos, antes de emborcar a taça de cicuta que o reconduziu ao Plano Espiritual.
 
        Esse diálogo é de uma beleza ímpar, pois apresenta a lucidez que gozava Sócrates nos seus setenta anos de idades (no ano de 399 a.C.). O filósofo grego tece comentários sobre as suas perquirições sobre a vida e a vida após a vida (desculpem-me o pleonasmo) e nos apresenta sua leitura sobre o Mundo Espiritual, a Lei de Causa e Efeito (ou karma, para quem o preferir), a erraticidade, a sorte dos espíritos mais ou menos
apegados à matéria, a Lei da Pluralidade das Existências ou Reencarnação e até mesmos os diferentes mundos que compõem a nossa Terra, segundo seu padrão vibratório (inclusive tocando em questões, como encarei, sobre planos celestes, zonas umbralinas e até tema um tanto polêmico, mesmo no meio espírita, como as zonas infernais - subcrustais).

        É claro que somente pude enxergar essas nuances pela óptica espírita, que tanto nos elucida e nos delega a responsabilidade sobre nossos destinos, posto que se apóia no livre arbítrio de nossa consciência.

        Kardec traçou os paralelos entre a doutrina socrática e espírita e podemos ver que o mestre lionês o faz com a maestria que seu espírito investigativo permite. Porém senti-me ligeiramente desconfortável numa parte do diálogo FÉDON (ou da alma), quando me pareceu que Sócrates é paradoxal em afirmar ora que a ciência, no sentido de consciência, que temos é somente uma lembrança do que já sabemos (o que eu diria que muito se assemelha com a Pedagogia de Piaget, por um lado), e ora parece crer na evolução, no aprendizado real pela busca da Verdade. Outra questão que também me trouxe certa confusão foi a de que Kardec não comentou sobre a crença de Sócrates na Metempsicose (reencarnação em corpos de animais), crença esta que os próprios espíritos que auxiliaram Allan Kardec na codificação colocam como falsa, pois que os espíritos não INvoluem, mas somente Evoluem ou estacionam, podendo apenas deteriorar suas formas periespirituais.

        Posto isso pergunto aos irmãos que mais bagagem já amealharam... Sócrates era um evolucionista ou somente cria que tudo já sabemos e na carne somente rememoramos ? E... estou equivocado e Sócrates não cria na metempsicose ou Kardec não nos brindou com seus comentários sobre este ponto de divergência entre as doutrinas socrática e espírita ?

        Agradeço a oportunidade e deixo aqui meus mais fraternos votos de paz.




Pergunta
O Concílio de Nicéia, Boni, Brasil

Alô amigos do GEAE.

        Assisto as 2as feiras as 21:00 no canal Mundo (canal 49 propriedade da HBO), um programa chamado: "Ancient Mysteries". Eles sempre tem programas sobre a biblia, Mulheres da Biblia e temas correlatos. Ontem passou um especial sobre a Reencarnacao.

        Eles comecaram dos tempos dos Filosofos e matematicos reencarnacionistas (Pitagoras, Socrates, Platao e outros). Passaram pelas religioes Orientais (Janismo , Hinduismo , Budismo,etc...) que eram comentadas por estudiosos (cientistas) de Universidades Americanas. Chegaram mesmo a contar por mais de 5 minutos a Irmas Fox, ressaltando que apesar de muitas pessoas nao acreditarem, era fato que elas realmente acertaram sobre o antigo morador assassinado em sua casa e que comecou a fazer barulho (o inicio da historia delas). O atual Dalai-Lama foi descoberto aos 4 anos de idade e incrivelmente, apesar da familia dele nunca ter ido ao Tibet, ele sempre fez referencia ao Tibet desde os 4 anos e sempre afirmou que iria morar la um dia. A historia chegou aos Monges que fizeram um "safari" ate a casa dele. O menino reconheceu objetos pessoais e ainda, acredite se quiser, tinha "todos" os sinais que o Dalai anterior falou que teria ao reencarnar.

        Outra coisa citada no programa: eles afirmaram que no Concilio de Niceia, os reencarnacionistas foram obrigados a esquecer esta teoria, pois senao seriam punidos. O programa chegou ao requinte de mostrar passagens da Biblia (AT e NT) aonde podemos ter a sugestao de reencarnacao.

    Minha duvida : alguem poderia falar mais deste Concilio ? Citar livros ou paginas na WEB ?

    Boni/ASTRANS




Pergunta
O Conceito Gnóstico de "Queda Espiritual", José Irmão, Brasil

Cordiais Saudações,
 
        Procuro algum estudo porventura existente sobre o conceito kardecista da criação  do  espírito simples e ignorante,  em  face do conceito gnóstico  da  imersão  da  centelha espiritual  na  matéria.  Por conceito gnóstico, sobre o qual não  sou especialista, reporto  ao  estudo (apresentação ) realizada  por  Hermínio C. Miranda  no  livro  O Evangelho Gnóstico de Tomé,  Publicações Lachâtre.
 
    Um abraço fraterno,
 
    José Irmão




Painel
Espiritismo no Japão, Sonia Sumi, Japão

 
Caros confrades.
 
Paz em Jesus.
 
        Muitas pessoas nos tem escrito procurando saber maiores informaçes sobre o trabalho desenvolvido por aqui pelo Japão. Na impossibilidade de responder a todas as cartas individualmente, pensamos em fazer algo mais generalizado, e como já possuímos a nossa HP em japonês, vio-nos a idéia de construir nossa HP também em português.
 
        Esse trabalho está apenas começando e terá como principal característica prestar informações sobre os trabalhos desenvolvidos pela Comunhão Espírita Cristã Francisco Câdido Xavier, assim como também sobre o nosso ainda muito verde movimento espírita no território japonês. Naturalmente abordaremos outros temas além de "ESPIRITISMO NO JAPÃO".
 
        Uma pequenina parte dessa tarefa já se encontra disponibilizada em nossa HP. Quem desejar conhecer poderá acessar: http://www.bekkoame.or.jp/~tsumi

        Rogamos aos companheiros que desejarem ajudar, que por favor, nos enviem colaborações diversas e artigos originais de sua autoria, para que possamos enriquecê-la, lembrando no entanto, que nem todas as
colaborações poderão ser aproveitadas, por razões óbvias.
 
        Contando com sua visita e se possível, com sua participação, agradecemos antecipadamente as críticas e sugestões que nos forem enviadas e despedimo-nos com fraternais abraços.
 
         Sonia Sumi
        COMUNHÃO ESPÍRITA CRISTÃ FRANCISCO CANDIDO XAVIER

 
 
                                 GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS ESPÍRITAS